O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO À LUZ DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8996 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 1019 "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO À LUZ DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM" "resumo" => "A condição de leitor e escritor tem se mostrado como um requisito indispensável à ascensão ao mundo letrado e, consequentemente, à participação plena na sociedade. Sendo assim, a linguagem necessita ser concebida a partir do ponto de vista interacional e dialógica. Para tanto, nos embasamos teoricamente nos estudos e concepções acerca da linguagem desenvolvidos pelos teóricos Bakthin e Vygostsky (In: Freitas,1994), bem como, na perspectiva do letramento Soares (2008). Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma proposta didática de ensino de leitura e escrita que foi desenvolvida numa turma do 1º ano do Ensino Fundamental, localizada no município de Campina Grande-PB. Essa intervenção se fundamentou através da seguinte questão: De que modo o ensino da leitura e da escrita, envolvendo o tema da realidade social do aluno através da literatura infantil, proporciona condições para o desenvolvimento da prática do texto em sala de aula. Nesse contexto, esse estudo permitiu compreender que o processo de desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade está permeado por todo um contexto social e histórico, isso tudo influencia o leitor direta ou indiretamente, fazendo com que esse leitor e escritor apresentem vários sentidos para um texto. E que este processo necessita ser espontâneo e não como a escola o apresenta, ou seja, de maneira estruturalista e fragmentada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_10_2014_01_01_07_idinscrito_1019_c78f855b6dd7f32538f3f53a4187e22c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA DIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "thatdf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8996 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 1019 "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO À LUZ DOS ESTUDOS DA LINGUAGEM" "resumo" => "A condição de leitor e escritor tem se mostrado como um requisito indispensável à ascensão ao mundo letrado e, consequentemente, à participação plena na sociedade. Sendo assim, a linguagem necessita ser concebida a partir do ponto de vista interacional e dialógica. Para tanto, nos embasamos teoricamente nos estudos e concepções acerca da linguagem desenvolvidos pelos teóricos Bakthin e Vygostsky (In: Freitas,1994), bem como, na perspectiva do letramento Soares (2008). Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma proposta didática de ensino de leitura e escrita que foi desenvolvida numa turma do 1º ano do Ensino Fundamental, localizada no município de Campina Grande-PB. Essa intervenção se fundamentou através da seguinte questão: De que modo o ensino da leitura e da escrita, envolvendo o tema da realidade social do aluno através da literatura infantil, proporciona condições para o desenvolvimento da prática do texto em sala de aula. Nesse contexto, esse estudo permitiu compreender que o processo de desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade está permeado por todo um contexto social e histórico, isso tudo influencia o leitor direta ou indiretamente, fazendo com que esse leitor e escritor apresentem vários sentidos para um texto. E que este processo necessita ser espontâneo e não como a escola o apresenta, ou seja, de maneira estruturalista e fragmentada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA E LITERATURA INFANTIL NO CENÁRIO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS." "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LEITURA, ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_10_2014_01_01_07_idinscrito_1019_c78f855b6dd7f32538f3f53a4187e22c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANA DIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "TATIANA" "autor_email" => "thatdf@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }