A condição de leitor e escritor tem se mostrado como um requisito indispensável à ascensão ao mundo letrado e, consequentemente, à participação plena na sociedade. Sendo assim, a linguagem necessita ser concebida a partir do ponto de vista interacional e dialógica. Para tanto, nos embasamos teoricamente nos estudos e concepções acerca da linguagem desenvolvidos pelos teóricos Bakthin e Vygostsky (In: Freitas,1994), bem como, na perspectiva do letramento Soares (2008). Nesse contexto, o presente artigo apresenta uma proposta didática de ensino de leitura e escrita que foi desenvolvida numa turma do 1º ano do Ensino Fundamental, localizada no município de Campina Grande-PB. Essa intervenção se fundamentou através da seguinte questão: De que modo o ensino da leitura e da escrita, envolvendo o tema da realidade social do aluno através da literatura infantil, proporciona condições para o desenvolvimento da prática do texto em sala de aula. Nesse contexto, esse estudo permitiu compreender que o processo de desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade está permeado por todo um contexto social e histórico, isso tudo influencia o leitor direta ou indiretamente, fazendo com que esse leitor e escritor apresentem vários sentidos para um texto. E que este processo necessita ser espontâneo e não como a escola o apresenta, ou seja, de maneira estruturalista e fragmentada.