É sabido que as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vêm se tornando de forma crescente importantes instrumentos de nossa cultura e sua utilização um meio concreto de inclusão e interação no mundo (LEVY, 1999). Este estudo objetiva discutir como os recursos tecnológicos podem contribuir para a educação especial, enfatizando a tecnologia assistiva e seus usos. Foi realizado um estudo de revisão bibliográfica, em sites, livros e periódicos científicos, com ênfase nas discursões de Santarosa (1997) e Levy (1999) sobre o tema. Uma sociedade mais permeável à diversidade questiona seus mecanismos de segregação e vislumbra novos caminhos de inclusão social da pessoa com deficiência. Este fato tem estimulado e fomentado novas pesquisas, inclusive com a apropriação dos acelerados avanços tecnológicos disponíveis na atualidade. A presença crescente das TIC aponta para diferentes formas de relacionamento com o conhecimento e sua construção, assim como para novas concepções e possibilidades pedagógicas. A utilização da tecnologia na educação, principalmente, o uso do computador como ferramenta pedagógica, é fundamental para promover a inclusão digital e social de pessoas com necessidades especiais. Essa constatação é ainda mais evidente e verdadeira quando nos referimos as pessoas com deficiência. Tecnologia Assistiva é uma expressão nova, que se refere a um conceito ainda em pleno processo de construção e sistematização. No Brasil, o processo de apropriação e sistematização do conceito e classificação de Tecnologia Assistiva, é ainda mais incipiente e recente. Existe um número incontável de possibilidades, de recursos simples e de baixo custo, que podem e devem ser disponibilizados nas salas de aula inclusivas, conforme as necessidades específicas de cada aluno com necessidades educacionais especiais presente nessas salas. As TICs são utilizadas através de tecnologias assistivas, quando o objetivo final desejado é a utilização do próprio computador, para que são necessárias determinadas ajuda técnica que facilitem esta tarefa. Segundo Santarosa (1999), as TICs podem ser utilizadas em quatro áreas: como sistema auxiliares ou prótese para a comunicação, utilizadas para controle do ambiente, como ferramentas ou ambientes de aprendizagem, como meio de inserção no mundo do trabalho profissional. “Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis” (RADABAUGH, 1993, p. 35). Desenvolver recursos de acessibilidade seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras causadas pela deficiência e inserir esse indivíduo nos ambientes ricos para aprendizagem proporcionados pela cultura. Na área educacional a Tecnologia Assistiva vem se tornando, cada vez mais, uma ponte para abertura de novo horizonte nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiências.