Este trabalho objetiva fazer uma reflexão sobre as contribuições do estágio supervisionado para a formação na diversidade. Sua escritura partiu da seguinte situação problema: quais as contribuições do estágio supervisionado no processo formativo de pedagogos na diversidade? Trata-se de uma abordagem predominantemente bibliográfica construída a partir dos autores: Barreiro e Gebran (2006), Bellochio e Beineke (2007), Dayrell (2006), Nóvoa (1995), Pimenta e Lima (2004), Pimenta (2012), dente outros. A discussão percorre a ideia de que a inserção da diversidade cultural na educação perpassa os processos formativos e que o estágio supervisionado traz diversas oportunidades para os alunos dos cursos de licenciatura compreenderem a diversidade cultural que permeia as escolas, observando a necessidade de práticas que valorizem as diferenças na escola. Na tessitura pontuamos que as experiências vividas no estágio são uma oportunidade para que os futuros professores possam vivenciar momentos para a construção de uma identidade profissional. Nesse sentido, os professores dos estagiários precisam trabalhar de tal modo que os preparem para a diversidade das salas de aula. Esse espaço, pode inclusive representar instância multicultural transformadora, na medida em que permite o encontro entre culturas diferenciadas e novas sínteses dele decorrentes, rumo a uma educação valorizadora da diversidade cultural e promotora do sucesso e da equidade.