Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MENDHI - UM VIZIR EM LUXIAR: UMA HISTÓRIA VIRTUAL CRIADA NO CLUBE DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES

Palavra-chaves: ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, EQUAÇÕES, CLUBE DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA VIRTUAL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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O CLUMAT - UEG SE ENCONTRA ALICERÇADO EM PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, DA TEORIA DA ATIVIDADE E NA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICO DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE).   SENDO ASSIM, OS SUJEITOS, NESTE CASO OS PROFESSORES EM FORMAÇÃO, FORAM COLOCADOS FRENTE A NECESSIDADE DE ORGANIZAR UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM (SDA) ACERCA DO CONCEITO DE EQUAÇÃO. AO ENCONTRO DE TAL AÇÃO O OBJETIVO POSTO ERA INVESTIGAR A COMPREENSÃO DE COMO O PLANEJAMENTO DESSA SDA ACERCA DO CONCEITO DE EQUAÇÃO, NO CONTEXTO FORMATIVO DO CLUMAT CONTRIBUÍA PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE DESSE ESPAÇO FAZEM PARTE – APROXIMADAMENTE 30 LICENCIANDOS. EM BUSCA DE COMPREENDER COMO ESSE PROCESSO SE DEU OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA COM CARACTERÍSTICAS DE EXPERIMENTO FORMATIVO, AQUI ENTENDIDO COMO UMA ESTRUTURA INVESTIGATIVA REALIZADA EM VÁRIAS ETAPAS, NAS QUAIS O PROCESSO DE EXECUÇÃO, ASSIM COMO DE OBTENÇÃO DOS DADOS, DE APRESENTAÇÃO DOS OBJETOS AOS SUJEITOS, DE REGISTRO E DE ANÁLISE DO MOVIMENTO DO PENSAMENTO DO SUJEITO OCORREM SIMULTANEAMENTE. A ESCOLHA DESSA METODOLOGIA ESTÁ PAUTADA NAS POTENCIALIDADES QUE O EXPERIMENTO FORMATIVO PODE OFERECER A UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO SOBRE O PROCESSO APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. ESSA METODOLOGIA É VISTA COMO UMA TENTATIVA DE OFERTAR AOS SUJEITOS DE PESQUISA AS CONDIÇÕES OBJETIVAS PARA QUE POSSAM TRANSFORMAR O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ESCOLARES NA ESTEIRA DO DESENVOLVIMENTO DE SUAS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA. EM MEIO AS ETAPAS QUE SUCEDERAM ESSA INVESTIGAÇÃO É IMPORTANTE SALIENTAR QUE A COLETA DE DADOS PARA POSTERIOR ANÁLISE SE SUCEDEU ATRAVÉS DO USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COM A GRAVAÇÃO DOS ENCONTROS SEMANAIS DO CLUMAT DURANTE O ANO DE 2020 E MEADOS DE 2021. SOMENTE A PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO LETIVO DE 2020 ACONTECEU DE FORMA PRESENCIAL, UMA VEZ QUE A IMPOSSIBILIDADE DE CONTATO ENTRE OS CLUBISTAS SURGIU JUNTO AO CONTEXTO PANDÊMICO NO QUAL ESTAMOS IMERSOS ATÉ A ATUALIDADE, DESSA FORMA TODAS AS POSTERIORES REUNIÕES ACONTECERAM DE FORMA REMOTA E FORAM GRAVADAS E TRANSCRITAS. O CLUMAT SE FUNDA DIANTE DAS NECESSIDADES E ANSEIOS POSTOS NA BUSCA POR UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE CONTEMPLE UM DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO EM SUAS CAPACIDADES MÁXIMAS. PARA TANTO, OS CLUBISTAS ENCONTRAM NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE) UMA ESTRUTURA METODOLÓGICA QUE REFLETE AS COMPREENSÕES DO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, OU SEJA, ONDE OS ELEMENTOS (SÍNTESE HISTÓRICA – SH -, SDA E SÍNTESE COLETIVA) QUE CONSTITUEM A AOE SEJAM CONSIDERADOS COMO CAMINHO PARA O ENTENDIMENTO DE QUE OS CONCEITOS MATEMÁTICOS SÃO PRODUTOS DAS NECESSIDADES HUMANAS. TODAVIA, A AOE NÃO É COMPREENDIDA APENAS COMO UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, MAS PARA, ALÉM DISSO, COMO PRINCÍPIO DO FENÔMENO EDUCATIVO E MEIO PARA A INVESTIGAÇÃO DE DIVERSOS ASPECTOS PARTICULARES DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. DESTE MODO, AS SDAS PLANEJADAS NO CLUMAT COMPREENDEM A CONSTITUIÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS COMO PRODUTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS, COMO OBJETO DE SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA HUMANIDADE. TAIS SDAS POSSUEM ENTRE SEUS OBJETIVOS CONTEMPLAR A ESSÊNCIA DO CONCEITO, OU SEJA, O MOMENTO DE SURGIMENTO E PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM DADO CONCEITO. DESTE MODO, ANTES DE DESENVOLVERMOS A SDA NÓS ELABORAMOS A SÍNTESE HISTÓRICA DO CONCEITO (SH) QUE PERMITE IDENTIFICAR ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM. FRENTE A ESTRUTURA DA AOE, IDENTIFICA-SE A SDA COMO UM DE SEUS ELEMENTOS ESSENCIAIS POR POSSUIR EM SI O POTENCIAL DE PROPICIAR O SURGIMENTO DO MOTIVO DE APRENDIZAGEM, BEM COMO MEIO DE DESENCADEAR A TENSÃO CRIATIVA DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE FORMA A LEVAR OS SUJEITOS A SE (RE)ORGANIZAREM A FIM DE ATRIBUIR SENTIDOS E SIGNIFICADOS A UM CONCEITO QUE CONSIDERAM RELEVANTE PARA SI. O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA SDA MATERIALIZADA NESSE TRABALHO COMO HISTÓRIA VIRTUAL (HV) É FRUTO DE COMPREENSÕES DE UM COLETIVO QUE INVESTIGOU O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE EQUAÇÕES, QUE SE INICIOU A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DE UMA SH, VISTO QUE ELA NORTEOU TODAS AS AÇÕES E DECISÕES TOMADAS NA CONSTRUÇÃO DA HV. AS HVS QUE SÃO UMA DAS FORMAS QUE A SDA PODE SE MATERIALIZAR – PODENDO TAMBÉM SE APRESENTAR COMO SITUAÇÕES COTIDIANAS OU JOGOS – TEM QUE SER CAPAZ DE PERMITIR COM QUE O OS SUJEITOS PERPASSEM POR PARTE DA NECESSIDADE REAL QUE LEVOU O HOMEM A CRIAR O OBJETO MATEMÁTICO POSTO EM DISCUSSÃO, OU SEJA, NÃO É NECESSARIAMENTE A PRÓPRIA HISTÓRIA DO CONCEITO, PORÉM CARREGA EM SI A SUA ESSÊNCIA. A HV AQUI DISCUTIDA RECEBEU O NOME DE ‘MENDHI – UM VIZIR EM LUXIAR’, POIS ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADA AO CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL E HISTÓRICO-ECONÔMICO DA SOCIEDADE DO ANTIGO EGITO, SENDO A MESMA DETENTORA DE ELEMENTOS HISTÓRICO-CULTURAIS QUE POSSIVELMENTE PERMITIRAM O SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DESSE CONCEITO MATEMÁTICO. A REFERIDA HV DÁ DESTAQUE ÀS IDEIAS DE EQUIVALÊNCIA E VARIÁVEL, SENDO AMBAS IMPRESCINDÍVEIS, PARA O ENTENDIMENTO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO. ESSA HV TEM COMO CENÁRIO AS RELAÇÕES COMERCIAIS DO ANTIGO EGITO, ONDE ENCONTRAMOS A OPORTUNIDADE DE CRIAR UM ESPAÇO HISTÓRICO-SOCIAL COMPOSTO POR UMA TEIA DE RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS QUE SUSTENTAM AS IDEIAS DE EQUIVALÊNCIA E VARIÁVEL, VISTO QUE A ORGANIZAÇÃO COMERCIAL DA ÉPOCA CONCEBIA A OPORTUNIDADE DE MANIFESTÁ-LOS. A HV OPORTUNIZOU AOS SUJEITOS PERPASSAREM PELAS TRÊS ETAPAS DA ÁLGEBRA (RETÓRICA, SINCOPADA E SIMBÓLICA) EM MOMENTOS ESPECÍFICOS E COM PROBLEMAS DESENCADEADORES APROPRIADOS PARA CONDUZIR INTENCIONALMENTE OS SUJEITOS A ESSAS FASES. NESTE VIÉS, CONSIDERAMOS QUE A PROPOSTA FORMATIVA POSTA NO CLUBE DE MATEMÁTICA AFIANÇA A QUESTÃO DE QUE A ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR QUE PRIVILEGIA O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO CONCEITO PODE ANCORAR-SE TEÓRICO-METODOLOGICAMENTE NA PROPOSIÇÃO DE SDAS MATERIALIZADAS COMO HVS. TAL PROPOSTA NÃO É SIMPLISTA, POIS A HISTÓRIA VIRTUAL NÃO É SIMPLES HISTÓRIA FACTUAL, POIS ESTÁ TODO O TEMPO IMPREGNADA DO CONCEITO, CONSIDERANDO QUE O MESMO OBJETIVA VÁRIAS NECESSIDADES HUMANAS POSTAS SÓCIO-HISTORICAMENTE, ENTRETANTO, TEM SE MOSTRADO UM CAMINHO VALIOSO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES VEM SENDO PAUTA, COM RECORRÊNCIA, DE DIVERSOS ESTUDOS QUE DESTACAM QUE A ATIVIDADE PRINCIPAL DO PROFESSOR É O ENSINO, NESSA CONCEPÇÃO OS PROFESSORES SE FORMARÃO MEDIANTE O MOVIMENTO DE ORGANIZAÇÃO DAS SUAS ATIVIDADES DE ENSINO. NESSE CAMINHO E DIANTE DA NECESSIDADE DE OUTRA PROPOSTA PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E QUE ESTE POSSUA INTERFACE COM A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS É QUE ESPAÇOS COMO O CLUBE DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - CAMPUS SUDOESTE - SEDE QUIRINÓPOLIS (CLUMAT - UEG) EXISTE. TAL AMBIENTE BUSCA PROPICIAR POR INTERMÉDIO DO PLANEJAMENTO COMPARTILHADO DE SUAS AÇÕES, CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA E DO ENSINO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS POR MEIO DE UM OLHAR QUE PRIVILEGIA A HISTORICIDADE DOS CONCEITOS QUE SÃO ENSINADOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA (EB). 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EM BUSCA DE COMPREENDER COMO ESSE PROCESSO SE DEU OPTOU-SE POR UMA METODOLOGIA COM CARACTERÍSTICAS DE EXPERIMENTO FORMATIVO, AQUI ENTENDIDO COMO UMA ESTRUTURA INVESTIGATIVA REALIZADA EM VÁRIAS ETAPAS, NAS QUAIS O PROCESSO DE EXECUÇÃO, ASSIM COMO DE OBTENÇÃO DOS DADOS, DE APRESENTAÇÃO DOS OBJETOS AOS SUJEITOS, DE REGISTRO E DE ANÁLISE DO MOVIMENTO DO PENSAMENTO DO SUJEITO OCORREM SIMULTANEAMENTE. A ESCOLHA DESSA METODOLOGIA ESTÁ PAUTADA NAS POTENCIALIDADES QUE O EXPERIMENTO FORMATIVO PODE OFERECER A UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO SOBRE O PROCESSO APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA. ESSA METODOLOGIA É VISTA COMO UMA TENTATIVA DE OFERTAR AOS SUJEITOS DE PESQUISA AS CONDIÇÕES OBJETIVAS PARA QUE POSSAM TRANSFORMAR O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS ESCOLARES NA ESTEIRA DO DESENVOLVIMENTO DE SUAS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA. EM MEIO AS ETAPAS QUE SUCEDERAM ESSA INVESTIGAÇÃO É IMPORTANTE SALIENTAR QUE A COLETA DE DADOS PARA POSTERIOR ANÁLISE SE SUCEDEU ATRAVÉS DO USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS COM A GRAVAÇÃO DOS ENCONTROS SEMANAIS DO CLUMAT DURANTE O ANO DE 2020 E MEADOS DE 2021. SOMENTE A PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO LETIVO DE 2020 ACONTECEU DE FORMA PRESENCIAL, UMA VEZ QUE A IMPOSSIBILIDADE DE CONTATO ENTRE OS CLUBISTAS SURGIU JUNTO AO CONTEXTO PANDÊMICO NO QUAL ESTAMOS IMERSOS ATÉ A ATUALIDADE, DESSA FORMA TODAS AS POSTERIORES REUNIÕES ACONTECERAM DE FORMA REMOTA E FORAM GRAVADAS E TRANSCRITAS. O CLUMAT SE FUNDA DIANTE DAS NECESSIDADES E ANSEIOS POSTOS NA BUSCA POR UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE CONTEMPLE UM DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO EM SUAS CAPACIDADES MÁXIMAS. PARA TANTO, OS CLUBISTAS ENCONTRAM NA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO (AOE) UMA ESTRUTURA METODOLÓGICA QUE REFLETE AS COMPREENSÕES DO MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, OU SEJA, ONDE OS ELEMENTOS (SÍNTESE HISTÓRICA – SH -, SDA E SÍNTESE COLETIVA) QUE CONSTITUEM A AOE SEJAM CONSIDERADOS COMO CAMINHO PARA O ENTENDIMENTO DE QUE OS CONCEITOS MATEMÁTICOS SÃO PRODUTOS DAS NECESSIDADES HUMANAS. TODAVIA, A AOE NÃO É COMPREENDIDA APENAS COMO UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, MAS PARA, ALÉM DISSO, COMO PRINCÍPIO DO FENÔMENO EDUCATIVO E MEIO PARA A INVESTIGAÇÃO DE DIVERSOS ASPECTOS PARTICULARES DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. DESTE MODO, AS SDAS PLANEJADAS NO CLUMAT COMPREENDEM A CONSTITUIÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS COMO PRODUTO DAS RELAÇÕES SOCIAIS E HISTÓRICO-CULTURAIS, COMO OBJETO DE SOLUÇÃO PARA OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELA HUMANIDADE. TAIS SDAS POSSUEM ENTRE SEUS OBJETIVOS CONTEMPLAR A ESSÊNCIA DO CONCEITO, OU SEJA, O MOMENTO DE SURGIMENTO E PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UM DADO CONCEITO. DESTE MODO, ANTES DE DESENVOLVERMOS A SDA NÓS ELABORAMOS A SÍNTESE HISTÓRICA DO CONCEITO (SH) QUE PERMITE IDENTIFICAR ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A CONSTITUIÇÃO DA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM. FRENTE A ESTRUTURA DA AOE, IDENTIFICA-SE A SDA COMO UM DE SEUS ELEMENTOS ESSENCIAIS POR POSSUIR EM SI O POTENCIAL DE PROPICIAR O SURGIMENTO DO MOTIVO DE APRENDIZAGEM, BEM COMO MEIO DE DESENCADEAR A TENSÃO CRIATIVA DOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE FORMA A LEVAR OS SUJEITOS A SE (RE)ORGANIZAREM A FIM DE ATRIBUIR SENTIDOS E SIGNIFICADOS A UM CONCEITO QUE CONSIDERAM RELEVANTE PARA SI. O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DA SDA MATERIALIZADA NESSE TRABALHO COMO HISTÓRIA VIRTUAL (HV) É FRUTO DE COMPREENSÕES DE UM COLETIVO QUE INVESTIGOU O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE EQUAÇÕES, QUE SE INICIOU A PARTIR DA ORGANIZAÇÃO DE UMA SH, VISTO QUE ELA NORTEOU TODAS AS AÇÕES E DECISÕES TOMADAS NA CONSTRUÇÃO DA HV. AS HVS QUE SÃO UMA DAS FORMAS QUE A SDA PODE SE MATERIALIZAR – PODENDO TAMBÉM SE APRESENTAR COMO SITUAÇÕES COTIDIANAS OU JOGOS – TEM QUE SER CAPAZ DE PERMITIR COM QUE O OS SUJEITOS PERPASSEM POR PARTE DA NECESSIDADE REAL QUE LEVOU O HOMEM A CRIAR O OBJETO MATEMÁTICO POSTO EM DISCUSSÃO, OU SEJA, NÃO É NECESSARIAMENTE A PRÓPRIA HISTÓRIA DO CONCEITO, PORÉM CARREGA EM SI A SUA ESSÊNCIA. A HV AQUI DISCUTIDA RECEBEU O NOME DE ‘MENDHI – UM VIZIR EM LUXIAR’, POIS ESTÁ INTRINSECAMENTE LIGADA AO CONTEXTO SOCIAL, CULTURAL E HISTÓRICO-ECONÔMICO DA SOCIEDADE DO ANTIGO EGITO, SENDO A MESMA DETENTORA DE ELEMENTOS HISTÓRICO-CULTURAIS QUE POSSIVELMENTE PERMITIRAM O SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DESSE CONCEITO MATEMÁTICO. A REFERIDA HV DÁ DESTAQUE ÀS IDEIAS DE EQUIVALÊNCIA E VARIÁVEL, SENDO AMBAS IMPRESCINDÍVEIS, PARA O ENTENDIMENTO DO CONCEITO DE EQUAÇÃO. ESSA HV TEM COMO CENÁRIO AS RELAÇÕES COMERCIAIS DO ANTIGO EGITO, ONDE ENCONTRAMOS A OPORTUNIDADE DE CRIAR UM ESPAÇO HISTÓRICO-SOCIAL COMPOSTO POR UMA TEIA DE RELAÇÕES SOCIOECONÔMICAS QUE SUSTENTAM AS IDEIAS DE EQUIVALÊNCIA E VARIÁVEL, VISTO QUE A ORGANIZAÇÃO COMERCIAL DA ÉPOCA CONCEBIA A OPORTUNIDADE DE MANIFESTÁ-LOS. A HV OPORTUNIZOU AOS SUJEITOS PERPASSAREM PELAS TRÊS ETAPAS DA ÁLGEBRA (RETÓRICA, SINCOPADA E SIMBÓLICA) EM MOMENTOS ESPECÍFICOS E COM PROBLEMAS DESENCADEADORES APROPRIADOS PARA CONDUZIR INTENCIONALMENTE OS SUJEITOS A ESSAS FASES. NESTE VIÉS, CONSIDERAMOS QUE A PROPOSTA FORMATIVA POSTA NO CLUBE DE MATEMÁTICA AFIANÇA A QUESTÃO DE QUE A ORGANIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR QUE PRIVILEGIA O MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO CONCEITO PODE ANCORAR-SE TEÓRICO-METODOLOGICAMENTE NA PROPOSIÇÃO DE SDAS MATERIALIZADAS COMO HVS. TAL PROPOSTA NÃO É SIMPLISTA, POIS A HISTÓRIA VIRTUAL NÃO É SIMPLES HISTÓRIA FACTUAL, POIS ESTÁ TODO O TEMPO IMPREGNADA DO CONCEITO, CONSIDERANDO QUE O MESMO OBJETIVA VÁRIAS NECESSIDADES HUMANAS POSTAS SÓCIO-HISTORICAMENTE, ENTRETANTO, TEM SE MOSTRADO UM CAMINHO VALIOSO.

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