Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ONDE HÁ ENSINO REMOTO HÁ APRENDIZAGENS

Palavra-chaves: COVID-19, ENSINO REMOTO, CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, TEORIA DIALÓGICA DO DISCURSO, Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A QUADRA CHUVOSA NO CEARÁ TEM INÍCIO NO MÊS DE MARÇO, E, ESPECIALMENTE NOS MUNICÍPIOS DO SERTÃO CEARENSE, O SERTANEJO AGUARDA ESSE TEMPO COM ESPERANÇA E MUITA FÉ POIS, SEGUNDO ELE, AS CHUVAS SÃO TRAZIDAS POR SÃO JOSÉ, CUJO DIA SE CELEBRA NO DIA 19 DE MARÇO. NO ANO DE 2020, EMBORA A ANSIEDADE DO SERTANEJO CONTINUASSE MOVENDO SUAS EXPECTATIVAS, OUTRA CHUVA ASSOLOU NOSSO PAÍS, ALIÁS, UMA TEMPESTADE DE MORTES CAUSADAS POR UM VÍRUS QUE LOGO ESTE FATO FOI RECONHECIDO PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE COMO UMA PANDEMIA. DESTA FORMA, NA MESMA DATA QUE REPRESENTA FÉ CRISTÃ, O POVO CEARENSE SE DEPAROU COM O DECRETO DO GOVERNADOR, EM QUE SUSPENDEU “ATIVIDADES EDUCACIONAIS PRESENCIAIS EM TODAS AS ESCOLAS, UNIVERSIDADES E FACULDADE, DAS REDES DE ENSINO PÚBLICA, OBRIGATORIAMENTE A PARTIR DE 19 DE MARÇO, PODENDO ESSA SUSPENSÃO INICIAR-SE A PARTIR DE 17 DE MARÇO” (ARTIGO 3O, INCISO III). PARA ATENDER AO DECRETO DO GOVERNADOR, PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES E, CONSEQUENTEMENTE, A PROPAGAÇÃO DA COVID-19, DOENÇA CAUSADA PELO CORONA VÍRUS, A ESCOLA TEVE QUE SE PLANEJAR E SE REORGANIZAR E, ASSIM, ADOTOU O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COMO OFERTA DE ENSINO. ASSIM COMO A ESCOLA, TODOS OS PROFESSORES PRECISARAM SE REINVENTAR E TIVERAM QUE SE PREPARAR PARA O ENSINO REMOTO. GRANDES E NOVOS DESAFIOS FORAM TRAZIDOS PARA PROFESSORES, GESTÃO E TAMBÉM PARA OS ALUNOS. O PRESENTE TRABALHO VISA APRESENTAR E ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR SEIS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS QUE, POR ATRAVESSARMOS UM MOMENTO DE PANDEMIA NO BRASIL, PRECISARAM ADERIR AO ENSINO REMOTO, MESMO NOS MAIS LONGÍNQUOS LUGAREJOS DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DO CEARÁ. AS PROFESSORAS QUE RESPONDERAM AO NOSSO QUESTIONÁRIO E, CONTRIBUÍRAM, PORTANTO, PARA ELUCIDAR ALGUNS PONTOS SOBRE OS QUAIS NOS QUESTIONÁVAMOS A RESPEITO DE ELAS, ALÉM DE TEREM QUE SE INSERIR NESSA MODALIDADE DE ENSINO, PRECISAREM TAMBÉM BUSCAR SUPERAÇÃO PARA QUAISQUER OBSTÁCULOS QUE SE LHES APRESENTASSEM AO LONGO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DAS CRIANÇAS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE TRABALHO, DENTRE VÁRIAS LEITURAS, EMBASAMOS NOSSAS DISCUSSÕES EM AMORIM (2016) E BAKHTIN (2010, 2011, 2018) QUE EMBASA A TEORIA DIALÓGICA DO DISCURSO; NO TOCANTE À ALFABETIZAÇÃO E AO ENSINO REMOTO, BUSCAMOS APOIO EM DOWLING (2000), COLLELO (2018, 2021); EM FRANÇA FILHO, ANTUNES E COUTO (2020), EM PAES E FREITAS (2020). PARA COLETA DOS QUESTIONÁRIOS, UTILIZAMOS O FORMULÁRIO DO GOOGLE DOCS, ESPECIALMENTE POR NÃO PODERMOS TER CONTATO COM AS PESSOAS DEVIDO À PANDEMIA. POR QUESTÕES ÉTICAS, SOLICITAMOS QUE AS PROFESSORAS RESPONDESSEM SEM SE IDENTIFICAREM. OS ENUNCIADOS, ANALISADOS COM BASE NOS ESTUDOS DA TEORIA DIALÓGICA DO DISCURSO, REVELAM QUE, ALÉM DO DESGASTE CAUSADO PELA PANDEMIA, É BEM DIFÍCIL PARA O PROFESSOR CONCILIAR SUAS ATIVIDADES PESSOAIS COM AS DO TRABALHO, VISTO QUE EM CASA NÃO HÁ AMBIENTE ADEQUADO PARA SUAS AULAS E, INFELIZMENTE, OS RECURSOS TECNOLÓGICOS SÃO AINDA INSUFICIENTES PARA PROFESSORES E, ESPECIALMENTE, PARA ALUNOS QUE MUITAS VEZES PRECISAM DIVIDIR EQUIPAMENTO COM IRMÃOS OU, AINDA, USAR CELULAR DE TERCEIROS. JUNTE-SE A ISSO A LACUNA QUE TODOS SENTIMOS DA INTERAÇÃO PROMOVIDA NOS ENCONTROS PRESENCIAIS, DO OLHAR NO OLHO, FACE A FACE. E, APESAR DAS DIFICULDADES, OS PROFESSORES MANIFESTARAM RESPOSTAS POSITIVAS NO ENFRETAMENTO DESSES PROBLEMAS.

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