RESUMO
DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19, ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO SUPERIOR DE TODO MUNDO FORAM AFETADOS, E COMO UMA MEDIDA EMERGENCIAL INICIARAM- SE AS AULAS E ATIVIDADES REMOTAS. COM ISSO O AMBIENTE ESCOLAR PASSOU POR GRANDES MODIFICAÇÕES, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PÚBLICO DO PARANÁ DERAM CONTINUIDADE ÀS SUAS ATIVIDADES LETIVAS DE MANEIRA REMOTA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS COMO O GOOGLE MEET E GOOGLE CLASSROOM. HOUVE A NECESSIDADE DE REINVENTAR NOVAS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE APRENDER OU ENSINAR, SURGINDO A OPORTUNIDADE DOS PROFESSORES REPENSAREM SUAS PRÁTICAS, COM UM OLHAR ATENTO ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS. PARTINDO DESSE CENÁRIO, OBJETIVA-SE RELATAR AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS ENTRE OS RESIDENTES E PRECEPTOR PARTICIPANTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DURANTE AULAS REMOTAS DE DISCIPLINA DE CIÊNCIAS. AS INFORMAÇÕES CONTIDAS FORAM COLETADAS ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES, INTERAÇÕES, INTERVENÇÕES, REFLEXÕES E VIVÊNCIAS, SUSTENTADAS POR PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA EM ESTUDOS DA ÁREA EDUCACIONAL. PERCEBEU-SE QUE A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS FICOU MAIS ATIVA A PARTIR DO MOMENTO QUE SE ADAPTOU ANTIGAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ADICIONOU-SE NOVAS ESTRATÉGIAS PARA AS AULAS, COMO: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS; PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS (FILMES, DOCUMENTÁRIOS, FILMES); GAMIFICAÇÃO E PARÓDIAS MUSICAIS. ESSAS ESTRATÉGIAS SE TORNARAM UM IMPORTANTE FATOR NA CONSTRUÇÃO DE AÇÕES INDIVIDUAIS E/OU COLETIVAS QUE AUXILIARAM NAS REFLEXÕES DE COMO TRABALHAR COM OS ALUNOS E MELHORAR O APRENDIZADO NO ENSINO REMOTO.