O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CONSTRUÇÃO DE UM MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL A PARTIR DO CONTEÚDO CICLISMO E PROMOVER UMA FORMAÇÃO COM PROFESSORES PARA UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE O ENSINO REMOTO. PARA ISSO, FOI ELABORADO UM E-BOOK COMPOSTO POR 8 AULAS SOBRE O USO DA BICICLETA A PARTIR DE UMA INTERVENÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO COM UMA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA COM A PARTICIPAÇÃO DE 517 ALUNOS DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO, FOI REALIZADA UMA OFICINA ONLINE COM 4 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E 2 PROFESSORAS DE APOIO. NOS RESULTADOS OBTIDOS, CONCLUÍMOS QUE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E RESPONSÁVEIS APROVARAM A INTERVENÇÃO COM O CICLISMO NA ESCOLA, E TODO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO MATERIAL, INTERVENÇÃO, FORMAÇÃO DOCENTE E AÇÕES COLABORATIVAS FORAM FUNDAMENTAIS PARA NOS APROXIMAR DOS ALUNOS E DAS ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA, ALÉM DE TER SIDO UM OBJETO MOTIVADOR DE CONTINUAÇÃO DA GRADUAÇÃO EM TEMPOS INCERTOS.