ESSE TRABALHO TEM POR OBJETIVO RELATAR AS REFLEXÕES FREIREANAS DESENCADEADAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAR DO CONSELHO DE CLASSE EM UMA ESCOLA-CAMPO, DURANTE NOSSA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ. PARA TANTO, ESSE TEXTO ESTÁ ORGANIZADO A PARTIR DOS REGISTROS EM DIÁRIO DE BORDO, INSTRUMENTO QUE UTILIZAMOS PARA DOCUMENTAR E REGISTRAR AS ATIVIDADES REALIZADAS COM O NÚCLEO 2 E COM A ESCOLA-CAMPO. PARA ABORDARMOS ESSA TEMÁTICA, RECORREMOS ÀS FONTES BIBLIOGRÁFICAS DE PAULO FREIRE (1979; 2002) E LIMA (2007), NO QUAL FORAM UTILIZADAS DURANTE NOSSOS ESTUDOS COLETIVOS NO PROGRAMA, EM RAZÃO DO CENTENÁRIO DO EDUCADOR, E QUE NOS AUXILIA A REFLETIR SOBRE OS PRINCÍPIOS PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR EM UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA E HUMANIZADORA. PARA COMPREENDER O CONSELHO DE CLASSE E SUA ORGANIZAÇÃO, RECORREMOS ÀS INDICAÇÕES DE DALBEN (2006) ONDE O CONSELHO DE CLASSE É ENTENDIDO COMO UM ESPAÇO DA ESCOLA QUE PRECISA ESTAR FUNDAMENTADO EM UM MOVIMENTO DIALÉTICO QUE COMPREENDE A COMUNICAÇÃO ENTRE TODOS OS MEMBROS ATUANTES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES, PERCEBEMOS QUE O LEGADO DE PAULO FREIRE PERMANECE VIVA, NO QUAL PERCEBEMOS SOLUÇÕES PENSADAS DE FORMA COLETIVA, A FIM DE INTENSIFICAR O DIÁLOGO ENTRE OS INDIVÍDUOS QUE FORMAM A COMUNIDADE ESCOLAR. DESTE MODO, CONFORME APRENDEMOS COM PAULO FREIRE, A PRÁTICA DOCENTE CRÍTICA DEVE SER REALIZADA ATRAVÉS DO MOVIMENTO DINÂMICO/DIALÉTICO E COLETIVO, OBJETIVANDO UMA TOMADA DE DECISÃO DESCENTRALIZADORA, PARTICIPATIVA E QUE COMPREENDE O CONTEXTO SOCIAL EM QUE O ALUNO ESTÁ INSERIDO.