NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID, O ENSINO REMOTO SE APROPRIOU DE FERRAMENTAS E CONHECIMENTOS PRÉVIOS DO EAD, CONTUDO, A MUDANÇA OBRIGATÓRIA E REPENTINA TROUXE MUITOS PROBLEMAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM, COMO DESÂNIMO POR PARTE DOS ALUNOS, DIFICULDADES COM AS NOVAS TECNOLOGIAS E PROBLEMAS DE ACESSO À INTERNET. NESSE CONTEXTO, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO COTIDIANO ESCOLAR PROPOSTAS PELO PIBID DERAM LUGAR ÀS ATIVIDADES MOTIVADORAS QUE AUXILIASSEM OS PROFESSORES NA BUSCA ATIVA DOS ALUNOS E NA REDUÇÃO DA DESMOTIVAÇÃO E/OU EVASÃO ESCOLAR. O PRESENTE TRABALHO RELATA SOBRE AS DIFICULDADES DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, DURANTE O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, NUMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR REALIZADA PELA EQUIPE PIBID/UFSCAR - CAMPUS SOROCABA, PELAS ÁREAS DE BIOLOGIA E FÍSICA. APÓS A BAIXA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO ORIGINAL, HOUVE A MOTIVAÇÃO EM BUSCAR IMPRESSÕES DOS PROFISSIONAIS DE ENSINO ACERCA DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL E SEUS EFEITOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. BUSCOU-SE AS PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE CADA NÍVEL EDUCACIONAL E, ASSIM, OS MATERIAIS DE ENTREVISTA FORAM REUNIDOS EM UM PODCAST E DISPONIBILIZADO PARA A ESCOLA. ATRAVÉS DAS RESPOSTAS DOS PROFESSORES, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE O PROBLEMA NA RELAÇÃO COM OS ALUNOS NÃO ERA EXCLUSIVO DA ESCOLA PARCEIRA DO PROJETO, MAS DE OUTRAS ESCOLAS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. O RELATO DOS PROFESSORES CORROBORA AS OBSERVAÇÕES DOS PIBIDIANOS QUANTO À DIFICULDADE DE SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS. É UNÂNIME, ENTRE ENTREVISTADOS E ENTREVISTADORES, AFIRMAR QUE AS ESCOLAS NÃO ESTAVAM COMPLETAMENTE ESTRUTURADAS PARA AS DINÂMICAS DE UM ENSINO REMOTO.