CASSIANO, Aline Amaral et al.. Importância da avaliação para o professor. Anais do VIII ENALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/84799>. Acesso em: 24/12/2024 13:11
A AVALIA??O ? CLASSIFICADA COMO PARTE COMPLEMENTAR DOS M?TODOS EDUCATIVOS, SENDO INDISPENS?VEL EM TODA PROPOSTA DE EDUCA??O, UMA VEZ QUE SE ENCONTRA UNIDA AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NA MAIORIA DAS VEZES ? VISTA APENAS COMO UMA SIMPLES CLASSIFICA??O POR NOTAS, ?ROTULANDO? OS ALUNOS, AO TEMPO QUE DEVERIA SER VISTA COMO UMA MANEIRA DO DOCENTE ORIENTAR A SUA PR?TICA, DE MODO A IR DE ENCONTRO COM AS LEG?TIMAS NECESSIDADES DOS SEUS ALUNOS. NO QUE DIZ RESPEITO AOS TIPOS, A AVALIA??O PODE SER NORMATIVA SE BASEIA EM NORMAS, COMPARANDO CADA ALUNO COM A M?DIA DE DESEMPENHO DE UM GRUPO E A CRITERIAL QUE ? BASEADA EM CRIT?RIOS E AVALIA O DESEMPENHO DO ALUNO COM BASE NOS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM. DIANTE DO EXPOSTO, PERCEBE- SE QUE A AVALIA??O SE ENCONTRA DURANTE TODO PROCESSO EDUCACIONAL, E N?O APENAS EM UM DETERMINADO MOMENTO, SENDO, PORTANTO, UM INSTRUMENTO PRESENTE DESDE O IN?CIO AO FIM NO TRABALHO DO PROFESSOR. PARTINDO DESTE CONTEXTO, OBJETIVOU - SE COM ESTE TRABALHO REALIZAR UM ESTUDO TE?RICO, A FIM DE DISCUTIR AS IDEIAS SOBRE AVALIA??O PEDAG?GICA NO CONTEXTO DA SUA IMPORT?NCIA PARA O PROFESSOR. ADOTOU - SE PARA ESTE TRABALHO A REVIS?O BIBLIOGR?FICA NARRATIVA, UMA VEZ QUE ESTA N?O ? IMPARCIAL, PERMITINDO ACESSO ?S EXPERI?NCIAS DE DIFERENTES AUTORES QUE DIALOGAM SOBRE O ASSUNTO PROPOSTO: AVALIA??O PEDAG?GICA, FUN??O E NECESSIDADE - A IMPORT?NCIA DA AVALIA??O PARA O PROFESSOR. O LEVANTAMENTO DOS DADOS FOI EM BASE DE DADOS DE PESQUISA, DISPON?VEIS GRATUITAMENTE NA WEB, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: IMPORT?NCIA DA AVALIA??O PEDAG?GICA; AVALIA??O E ENSINO APRENDIZAGEM, AVALIA??O X PROFESSOR. A POPULA??O DO ESTUDO FOI MISTA, CONTENDO DIVERSAS LITERATURAS (LIVROS, ARTIGOS CIENT?FICOS, DISSERTA??ES, TESES, MONOGRAFIAS, RESENHAS E ARTIGOS DE OPINI?O) PERTINENTES AO TEMA, PREFERENCIALMENTE OS TE?RICOS RELACIONADOS AO ASSUNTO COMO: CIPRIANO LUCKESI, JUSSARA HOFFMANN, PHILIPPE PERRENOUD, MARY STELA CHUEIRI, MARIA CELINA MELCHIOR E OUTROS. FORAM INCLU?DAS APENAS AS PUBLICA??ES QUE RESPONDERAM ? QUEST?O DO ESTUDO, NO IDIOMA PORTUGU?S. A AVALIA??O N?O INCIDE APENAS EM AVALIAR O ALUNO, MAS TODO CONTEXTO ESCOLAR E SOCIAL QUE ELE VIVE, SENDO ASSIM POSS?VEL FAZER UM DIAGN?STICO VISANDO SANAR AS DIFICULDADES QUANTO ? APRENDIZAGEM NA SUA TOTALIDADE, OU SEJA, EM ?MBITO PR?TICO E TE?RICO, APRESENTANDO - SE COMO UM ELEMENTO DE FUNDAMENTAL IMPORT?NCIA NO DESENVOLVIMENTO DO ALUNO E DO PROFESSOR. O PROCESSO DE AVALIA??O EST? LIGADO ? PR?TICA PEDAG?GICA DO PROFESSOR E, ASSIM, INFLUENCIA DIRETAMENTE NO CEN?RIO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, RESULTANDO EM HABILIDADES, COMPORTAMENTOS E COMPREENS?ES DE SEUS ALUNOS, PODENDO RESSALTAR QUE: NA CONDI??O DE AVALIADOR DESSE PROCESSO, O PROFESSOR INTERPRETA E ATRIBUI SENTIDOS E SIGNIFICADOS ? AVALIA??O ESCOLAR, PRODUZINDO CONHECIMENTOS E REPRESENTA??ES A RESPEITO DA AVALIA??O. DE MANEIRA GERAL, A AVALIA??O PEDAG?GICA DA APRENDIZAGEM VEM A SER DEFINIDA COMO UM ARTIF?CIO QUE O PROFESSOR ENCONTRA DE CONSEGUIR INFORMA??ES QUANTO AOS AVAN?OS E AS DIFICULDADES DOS ALUNOS, UM PROCEDIMENTO DE NATUREZA PERMANENTE, CAPAZ DE CONCEDER SUPORTE AO M?TODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISANDO CONTRIBUIR PARA O PLANEJAMENTO DE ATUA??ES QUE PERMITAM AUXILIAR O ALUNO A AVAN?AR, COM SUCESSO, NO SEU PROCESSO EDUCACIONAL. NESTE CONTEXTO ENTENDER O QUE ? AVALIA??O TEM SE TORNADO UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ?MBITO ESCOLAR, NO QUE DIZ RESPEITO AOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS. LAMENTAVELMENTE, MUITOS DOCENTES UTILIZAM A PROVA PARA AVALIAR SEUS ALUNOS, NO ENTANTO, N?O DESMERECENDO ESTE EXCELENTE INSTRUMENTO AVALIATIVO, ELA N?O PODE SER E NEM DEVE SER USADA COMO MEIO DE DETERMINAR A SUPERIORIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO. NO ENTANTO, ESSE PADR?O DE AVALIA??O PEDAG?GICA J? ? QUESTION?VEL UMA VEZ QUE OUTROS MODELOS DE AVALIA??O J? EST?O DISPON?VEIS PARA OS DOCENTES EM TODAS AS MODALIDADES DE ENSINO. A AVALIA??O ? TRADICIONALMENTE ASSOCIADA, NA ESCOLA, ? CRIA??O DE HIERARQUIAS DE EXCEL?NCIA. ASSIM, PODEMOS ALEGAR QUE O M?TODO AVALIATIVO TEM ANALOGIA DIRETA COM A ACEP??O QUE O PROFESSOR OBTEVE SOBRE AVALIA??O DA APRENDIZAGEM, EM FUN??O DISTO, PARA QUE OCORRA O CONHECIMENTO DE AVALIA??O COMO INSTRUMENTO DIAL?GICO QUE FAVORECE A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO CONFORME PROPOSTA DE LUCKESI ? PRECISO UMA FORMA??O INICIAL COERENTE E CONTINUADA DENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. A A??O DE AVALIAR NOS IMPLICA AVAN?O NO PROCESSO E NO RESULTADO, UMA VEZ QUE AUXILIA NA MOTIVA??O DE APRENDIZAGENS INOVADORAS E COMPREENS?O DA A??O DE ENSINAR, PORTANTO N?O PODE SER CONSIDERADA COMO RESULTADO DE MOMENTO, MAS SIM DE UM PROCESSO, EMPREGANDO ASSIM TODAS AS SUAS MODALIDADES. PARA OS PROFESSORES, AVALIAR ? UMA OPORTUNIDADE PARA CONFERIR SE OS ALUNOS ALCAN?ARAM AS METAS PR?-DEFINIDAS. SENDO ASSIM POSS?VEL TRAZER NOVO DIRECIONAMENTO ?S ATUA??ES PEDAG?GICAS PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM ATINGIDOS. DE FORMA QUE A AVALIA??O DEMANDA UMA INTEGRA??O ENTRE OS OBJETIVOS PROPENDIDOS E OS INSTRUMENTOS EMPREGADOS. ISTO S? SE ALCAN?A SE EMPREGARMOS CONCEITOS QUE APRIMOREM OS CONHECIMENTOS A FIM DE QUE RESPONDA OS DESAFIOS QUE SURGEM NO PROCESSO EDUCATIVO. A AVALIA??O EDUCACIONAL DEVE ACOMPANHAR CADA PASSO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ? UMA TAREFA DID?TICA IMPRESCIND?VEL E CONSTANTE NO TRABALHO DO PROFESSOR. ? ATRAV?S DELA QUE V?O SENDO CONFRONTADOS OS RESULTADOS ALCAN?ADOS NO DECORRER DO TRABALHO CONJUNTO DOS EDUCADORES E EDUCANDOS, SENDO POSS?VEL VERIFICAR PROGRESSOS, DIFICULDADES E NORTEAR FUTUROS TRABALHOS.