Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA O PROFESSOR

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO ESCOLAR, DIAGNÓSTICO, PROFESSOR, , Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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PARTINDO DESTE CONTEXTO, OBJETIVOU - SE COM ESTE TRABALHO REALIZAR UM ESTUDO TE?RICO, A FIM DE DISCUTIR AS IDEIAS SOBRE AVALIA??O PEDAG?GICA NO CONTEXTO DA SUA IMPORT?NCIA PARA O PROFESSOR. ADOTOU - SE PARA ESTE TRABALHO A REVIS?O BIBLIOGR?FICA NARRATIVA, UMA VEZ QUE ESTA N?O ? IMPARCIAL, PERMITINDO ACESSO ?S EXPERI?NCIAS DE DIFERENTES AUTORES QUE DIALOGAM SOBRE O ASSUNTO PROPOSTO: AVALIA??O PEDAG?GICA, FUN??O E NECESSIDADE - A IMPORT?NCIA DA AVALIA??O PARA O PROFESSOR. O LEVANTAMENTO DOS DADOS FOI EM BASE DE DADOS DE PESQUISA, DISPON?VEIS GRATUITAMENTE NA WEB, UTILIZANDO OS SEGUINTES DESCRITORES: IMPORT?NCIA DA AVALIA??O PEDAG?GICA; AVALIA??O E ENSINO APRENDIZAGEM, AVALIA??O X PROFESSOR. 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LAMENTAVELMENTE, MUITOS DOCENTES UTILIZAM A PROVA PARA AVALIAR SEUS ALUNOS, NO ENTANTO, N?O DESMERECENDO ESTE EXCELENTE INSTRUMENTO AVALIATIVO, ELA N?O PODE SER E NEM DEVE SER USADA COMO MEIO DE DETERMINAR A SUPERIORIDADE ENTRE PROFESSOR E ALUNO. NO ENTANTO, ESSE PADR?O DE AVALIA??O PEDAG?GICA J? ? QUESTION?VEL UMA VEZ QUE OUTROS MODELOS DE AVALIA??O J? EST?O DISPON?VEIS PARA OS DOCENTES EM TODAS AS MODALIDADES DE ENSINO. A AVALIA??O ? TRADICIONALMENTE ASSOCIADA, NA ESCOLA, ? CRIA??O DE HIERARQUIAS DE EXCEL?NCIA. ASSIM, PODEMOS ALEGAR QUE O M?TODO AVALIATIVO TEM ANALOGIA DIRETA COM A ACEP??O QUE O PROFESSOR OBTEVE SOBRE AVALIA??O DA APRENDIZAGEM, EM FUN??O DISTO, PARA QUE OCORRA O CONHECIMENTO DE AVALIA??O COMO INSTRUMENTO DIAL?GICO QUE FAVORECE A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO CONFORME PROPOSTA DE LUCKESI ? PRECISO UMA FORMA??O INICIAL COERENTE E CONTINUADA DENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO. A A??O DE AVALIAR NOS IMPLICA AVAN?O NO PROCESSO E NO RESULTADO, UMA VEZ QUE AUXILIA NA MOTIVA??O DE APRENDIZAGENS INOVADORAS E COMPREENS?O DA A??O DE ENSINAR, PORTANTO N?O PODE SER CONSIDERADA COMO RESULTADO DE MOMENTO, MAS SIM DE UM PROCESSO, EMPREGANDO ASSIM TODAS AS SUAS MODALIDADES. PARA OS PROFESSORES, AVALIAR ? UMA OPORTUNIDADE PARA CONFERIR SE OS ALUNOS ALCAN?ARAM AS METAS PR?-DEFINIDAS. SENDO ASSIM POSS?VEL TRAZER NOVO DIRECIONAMENTO ?S ATUA??ES PEDAG?GICAS PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM ATINGIDOS. DE FORMA QUE A AVALIA??O DEMANDA UMA INTEGRA??O ENTRE OS OBJETIVOS PROPENDIDOS E OS INSTRUMENTOS EMPREGADOS. ISTO S? SE ALCAN?A SE EMPREGARMOS CONCEITOS QUE APRIMOREM OS CONHECIMENTOS A FIM DE QUE RESPONDA OS DESAFIOS QUE SURGEM NO PROCESSO EDUCATIVO. A AVALIA??O EDUCACIONAL DEVE ACOMPANHAR CADA PASSO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, UMA VEZ QUE ? UMA TAREFA DID?TICA IMPRESCIND?VEL E CONSTANTE NO TRABALHO DO PROFESSOR. ? ATRAV?S DELA QUE V?O SENDO CONFRONTADOS OS RESULTADOS ALCAN?ADOS NO DECORRER DO TRABALHO CONJUNTO DOS EDUCADORES E EDUCANDOS, SENDO POSS?VEL VERIFICAR PROGRESSOS, DIFICULDADES E NORTEAR FUTUROS TRABALHOS."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A AVALIA??O ? CLASSIFICADA COMO PARTE COMPLEMENTAR DOS M?TODOS EDUCATIVOS, SENDO INDISPENS?VEL EM TODA PROPOSTA DE EDUCA??O, UMA VEZ QUE SE ENCONTRA UNIDA AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NA MAIORIA DAS VEZES ? VISTA APENAS COMO UMA SIMPLES CLASSIFICA??O POR NOTAS, ?ROTULANDO? OS ALUNOS, AO TEMPO QUE DEVERIA SER VISTA COMO UMA MANEIRA DO DOCENTE ORIENTAR A SUA PR?TICA, DE MODO A IR DE ENCONTRO COM AS LEG?TIMAS NECESSIDADES DOS SEUS ALUNOS. NO QUE DIZ RESPEITO AOS TIPOS, A AVALIA??O PODE SER NORMATIVA SE BASEIA EM NORMAS, COMPARANDO CADA ALUNO COM A M?DIA DE DESEMPENHO DE UM GRUPO E A CRITERIAL QUE ? BASEADA EM CRIT?RIOS E AVALIA O DESEMPENHO DO ALUNO COM BASE NOS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM. DIANTE DO EXPOSTO, PERCEBE- SE QUE A AVALIA??O SE ENCONTRA DURANTE TODO PROCESSO EDUCACIONAL, E N?O APENAS EM UM DETERMINADO MOMENTO, SENDO, PORTANTO, UM INSTRUMENTO PRESENTE DESDE O IN?CIO AO FIM NO TRABALHO DO PROFESSOR. 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