Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO POR MEIO DE ELEMENTOS DO COTIDIANO E O ENGAJAMENTO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO CTS, FÍSICA NO COTIDIANO, ELETROMAGNETISMO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84722
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 2009
    "titulo" => """
      ENSINO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO POR\r\n
      MEIO DE ELEMENTOS DO COTIDIANO E O ENGAJAMENTO DE\r\n
      ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
      """
    "resumo" => "NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESTACAM-SE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FÍSICA, MÓDULO 2, ABRIL A SETEMBRO DE 2021, ENVOLVENDO DUAS TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE COLÉGIO PÚBLICO, EM CURITIBA, PARANÁ. OBJETIVOU-SE AVERIGUAR O NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, PERCEBIDO PELOS RESIDENTES, EM RESPOSTA AOS ELEMENTOS COTIDIANOS ESCOLHIDOS PARA A APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ELETRICIDADE E DE MAGNETISMO. A ABORDAGEM DE ELEMENTOS DO COTIDIANO SE REPORTA AO PANORAMA TEÓRICO DA EDUCAÇÃO CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE). AS ANÁLISES ABRANGERAM APORTE A RELATÓRIOS DE ATIVIDADES SEMANAIS, DESCRITIVOS E ANALÍTICOS SOBRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS, E PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A ESCOLHA DA ABORDAGEM COM ELEMENTOS DO COTIDIANO FACILITOU E PROMOVEU A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS EM DETERMINADOS MOMENTOS, ENQUANTO, EM OUTROS MOMENTOS, OS ELEMENTOS ESCOLHIDOS NÃO RESULTARAM EM UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO, PRINCIPALMENTE, POR SE DISTANCIAREM DO CONTEXTO IMEDIATO DOS DISCENTES."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CTS, FÍSICA NO COTIDIANO, ELETROMAGNETISMO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2009_26102021173241.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BREYTNER MACIEL NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BREYTNER"
    "autor_email" => "breytner.nascimento@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84722
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 341
    "inscrito_id" => 2009
    "titulo" => """
      ENSINO DE CONCEITOS DE ELETRICIDADE E MAGNETISMO POR\r\n
      MEIO DE ELEMENTOS DO COTIDIANO E O ENGAJAMENTO DE\r\n
      ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
      """
    "resumo" => "NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESTACAM-SE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FÍSICA, MÓDULO 2, ABRIL A SETEMBRO DE 2021, ENVOLVENDO DUAS TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE COLÉGIO PÚBLICO, EM CURITIBA, PARANÁ. OBJETIVOU-SE AVERIGUAR O NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, PERCEBIDO PELOS RESIDENTES, EM RESPOSTA AOS ELEMENTOS COTIDIANOS ESCOLHIDOS PARA A APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ELETRICIDADE E DE MAGNETISMO. A ABORDAGEM DE ELEMENTOS DO COTIDIANO SE REPORTA AO PANORAMA TEÓRICO DA EDUCAÇÃO CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE). AS ANÁLISES ABRANGERAM APORTE A RELATÓRIOS DE ATIVIDADES SEMANAIS, DESCRITIVOS E ANALÍTICOS SOBRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS, E PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A ESCOLHA DA ABORDAGEM COM ELEMENTOS DO COTIDIANO FACILITOU E PROMOVEU A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS EM DETERMINADOS MOMENTOS, ENQUANTO, EM OUTROS MOMENTOS, OS ELEMENTOS ESCOLHIDOS NÃO RESULTARAM EM UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO, PRINCIPALMENTE, POR SE DISTANCIAREM DO CONTEXTO IMEDIATO DOS DISCENTES."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO CTS, FÍSICA NO COTIDIANO, ELETROMAGNETISMO, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID2009_26102021173241.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BREYTNER MACIEL NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "BREYTNER"
    "autor_email" => "breytner.nascimento@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESTACAM-SE ATIVIDADES EDUCACIONAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FÍSICA, MÓDULO 2, ABRIL A SETEMBRO DE 2021, ENVOLVENDO DUAS TURMAS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, DE COLÉGIO PÚBLICO, EM CURITIBA, PARANÁ. OBJETIVOU-SE AVERIGUAR O NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, PERCEBIDO PELOS RESIDENTES, EM RESPOSTA AOS ELEMENTOS COTIDIANOS ESCOLHIDOS PARA A APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE ELETRICIDADE E DE MAGNETISMO. A ABORDAGEM DE ELEMENTOS DO COTIDIANO SE REPORTA AO PANORAMA TEÓRICO DA EDUCAÇÃO CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE). AS ANÁLISES ABRANGERAM APORTE A RELATÓRIOS DE ATIVIDADES SEMANAIS, DESCRITIVOS E ANALÍTICOS SOBRE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS, E PRODUÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. A ESCOLHA DA ABORDAGEM COM ELEMENTOS DO COTIDIANO FACILITOU E PROMOVEU A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS AULAS EM DETERMINADOS MOMENTOS, ENQUANTO, EM OUTROS MOMENTOS, OS ELEMENTOS ESCOLHIDOS NÃO RESULTARAM EM UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO, PRINCIPALMENTE, POR SE DISTANCIAREM DO CONTEXTO IMEDIATO DOS DISCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.