COM A IMPOSSIBILIDADE DAS AULAS PRESENCIAIS E DIANTE DOS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, CONCEBEMOS AÇÕES NO PIBID 2020-2022, PROJETO BIOLOGIA DA UFRJ, NO COLÉGIO PEDRO II, RIO DE JANEIRO. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É APRESENTAR E PROBLEMATIZAR A CONSTRUÇÃO, USO E AVALIAÇÃO DESSA INICIATIVA DE PRODUÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS REMOTOS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE “REINVENÇÃO” DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LIMITADAS PELA PANDEMIA. DENTRE AS QUESTÕES ESTÁ A ANÁLISE DA ABRANGÊNCIA E DO PAPEL DESEMPENHADO PELOS MATERIAIS DIDÁTICOS REMOTOS PARA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO COLABORATIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NA REDE SOCIAL INSTAGRAM, SELECIONADA A PARTIR DO ACESSO POR GRANDE PARTE DOS ALUNOS, E PELA NECESSIDADE DE COMUNICAÇÃO E FEEDBACK INSTANTÂNEO ENTRE PROFESSOR-ALUNOS. ESTABELECEMOS, A PARTIR DO DEBATE TEÓRICO SOBRE INTERATIVIDADE - INTERAÇÃO DO SUJEITO MEDIADA POR MEIO DE MÁQUINAS - E INTERAÇÃO - RELAÇÃO DO USUÁRIO COM O TEXTO, COM O CONHECIMENTO COMPARTILHADO NOS MATERIAIS PRODUZIDOS -, QUAIS OS LIMITES DAS AÇÕES, DESDE A FORMULAÇÃO ATÉ O USO DA FERRAMENTA E DOS CONTEÚDOS DOS MATERIAIS PENSADOS PARA APOIO ÀS AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS DA DISCIPLINA, NO PERÍODO ENTRE FEVEREIRO DE 2020 E JULHO DE 2021. PARTIMOS DOS DEBATES TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE AUTORES DO CAMPO DA EDUCAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO; CONSIDERAMOS O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS, QUE APONTAM PARA A POLISSEMIA ENVOLVIDA NOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AFINAL, NÃO BASTAVA USAR AS REDES SOCIAIS, SERIA PRECISO PENSAR COMO USÁ-LAS PARA ENSINAR CIÊNCIAS DA NATUREZA A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. PORTANTO, CONSIDERAMOS TAMBÉM AS NECESSIDADES PARA A INTERATIVIDADE - DIALÓGICA E COM A INTERVENÇÃO DO USUÁRIO -, E DAÍ ESTABELECEMOS OS PRINCÍPIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE NOSSO MATERIAL EDUCATIVO. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, RECONHECEMOS O DESAFIO DA MULTIDIRECIONALIDADE, COMO A CRIAÇÃO COLABORATIVA CONFORME ANUNCIAM OS AUTORES DA EDU-COMUNICAÇÃO. ANALISAMOS OS ALGORITMOS DE FUNCIONAMENTO E ENGAJAMENTO DA PLATAFORMA INSTAGRAM E A MOVIMENTAÇÃO NAS DUAS PÁGINAS DO PROJETO “BIOTA” E “BIO É O BICHO”, COM TRÊS INTERAÇÕES DA EQUIPE EXECUTORA A CADA SEMANA: UMA APRESENTAÇÃO DO TEMA EM FORMATO DE STORIES NAS SEGUNDAS-FEIRAS, A POSTAGEM DAS PUBLICAÇÕES NAS QUARTAS-FEIRAS E A REALIZAÇÃO DE STORIES INTERATIVOS NAS SEXTAS-FEIRAS. CONSIDERAMOS PRIMEIRAMENTE O LEVANTAMENTO DOS ACESSOS (QUANTITATIVO) DE NOSSOS ESTUDANTES AO INSTAGRAM, BUSCANDO COMPREENDER AS INTERAÇÕES COM OS MATERIAIS POSTADOS (QUALITATIVO). NA BUSCA POR COMPREENDER OS FENÔMENOS INTERATIVOS OU A AUSÊNCIA DESSES FENÔMENOS NA RELAÇÃO CRIADORES/USUÁRIOS/REDE SOCIAL/CONHECIMENTO, PARTIMOS PARA ANÁLISE DE CINCO ASPECTOS BÁSICOS: PARTICIPAÇÃO-INTERVENÇÃO, BIDIRECIONALIDADE, DISPONIBILIZAR MÚLTIPLAS REDES ARTICULATÓRIAS, ENGENDRAR A COOPERAÇÃO, SUSCITAR A EXPRESSÃO E A CONFRONTAÇÃO DAS SUBJETIVIDADES. OS RESULTADOS EVIDENCIAM UMA DIFICULDADE EM PROMOVER A INTERATIVIDADE E A INTERAÇÃO POR MEIO DOS MATERIAIS. DO TOTAL DE ALUNOS QUE TIVERAM CONHECIMENTO E ERAM O PÚBLICO DA PROPOSTA (174), APENAS 26,4% (46) SEGUIRAM O PERFIL "BIO É O BICHO". JÁ O PERFIL DENOMINADO "BIOTA" TEVE UM ENGAJAMENTO MAIOR, 66% (115) DOS ALUNOS SEGUIRAM O PERFIL. ENTRETANTO, CONSIDERAMOS O NÚMERO DE COMENTÁRIOS ABAIXO DO ESPERADO, ALÇANDO A MÉDIA DE UM COMENTÁRIO POR POST, ENQUANTO O OUTRO PERFIL NÃO OBTEVE COMENTÁRIOS. OS POSTS MAIS CURTIDOS EVIDENCIAM QUE OS ALUNOS TÊM MAIS INTERESSE EM ASSUNTOS SOBRE ELEMENTOS DO COTIDIANO, POR EXEMPLO, O POST DENOMINADO “CACHORRO ANIMAL SOCIAL” FOI O MAIS CURTIDO DO PERFIL “BIO É BICHO”. O POST MAIS CURTIDO NO PERFIL "BIOTA" FOI SOBRE VACINAS, TEMA AMPLAMENTE EXPOSTO E DISCUTIDO NA MÍDIA FAZENDO COM QUE OS ALUNOS TENHAM INTERESSE EM SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO. ALÉM DISSO, O USO DESTA REDE SOCIAL É VISTO PELOS ALUNOS APENAS COMO ENTRETENIMENTO, POR ISSO CRIAR UM GRUPO INTERESSADO EM ACOMPANHAR UM CONTEÚDO COM OUTRA PROPOSTA ALÉM DA DIVERSÃO REPRESENTA UMA TAREFA DIFÍCIL JÁ QUE COMPETIMOS COM MUITAS FORMAS DE INFORMAÇÃO REUNIDAS EM UMA MESMA PLATAFORMA. DENTRO DESSE GRANDE UNIVERSO DE INFORMAÇÕES, É IMPORTANTE RESSALTAR AINDA A DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA AO EXIBIR CONTEÚDO PARA SEUS USUÁRIOS. DE ACORDO COM O ALGORITMO DE FUNCIONAMENTO DA PLATAFORMA, O PADRÃO DE CONSUMO DE CONTEÚDO DO USUÁRIO O INSERE EM “BOLHAS DE FILTRO”, MASSIFICANDO A EXPOSIÇÃO A DETERMINADOS TIPOS DE CONTEÚDO E DIFICULTANDO A VISUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DIVERGENTES DESSA BOLHA. EXPANDINDO ESSA ASSOCIAÇÃO PARA A RELAÇÃO EDUCAÇÃO-ENTRETENIMENTO NO INSTAGRAM, CONCLUÍMOS QUE OS CONTEÚDOS EDUCATIVOS RELACIONADOS AO ENSINO DA DISCIPLINA CIÊNCIAS DA NATUREZA NÃO INTEGRARAM A BOLHA DE ENTRETENIMENTO ESTABELECIDA NO PERFIL DOS ALUNOS, O QUE DIFICULTA SEU ENGAJAMENTO NATURAL ÀS POSTAGENS DO PIBID. ALÉM DISSO, ESSES ESTÍMULOS ESTÃO RELACIONADOS A FATORES DEPENDENTES DA DINÂMICA DE INTERAÇÃO DAS REDES SOCIAIS, COMO OS “LIKES”, OS QUAIS, DEPENDENDO DA QUANTIDADE SOBRE UMA POSTAGEM, PODEM CAUSAR RESPOSTAS NEUROFISIOLÓGICAS EM JOVENS DO ENSINO MÉDIO E AFETAR SEU PADRÃO DE COMPORTAMENTO SOBRE O CONTEÚDO CONSUMIDO. CONSIDERAMOS, PORTANTO, QUE NÃO HOUVE UMA TROCA SISTEMÁTICA OU SIGNIFICATIVA, O ALUNO FOI RECEPTOR DE INFORMAÇÕES, NÃO HOUVE UMA INTERAÇÃO RECÍPROCA. A PARTIR DESSES LIMITES E POSSIBILIDADES ACUMULAMOS SUBSÍDIOS PARA MUDANÇAS NA PROPOSTA DIDÁTICO-CIENTÍFICA DOS MATERIAIS, EM DIÁLOGO COM AS POTENCIALIDADES EDUCATIVAS DOS ESTUDANTES.