O PRESENTE ESTUDO NASCE DAS INQUIETAÇÕES DAS AUTORAS RELATIVAS ÀS PESQUISAS QUE VÊM REALIZANDO A RESPEITO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA/CAPES (PRP/CAPES), O QUE AS LEVA A QUESTIONAR EM QUE OS MODELOS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA AJUDAM A REPENSAR OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR. PARA TANTO, BUSCAMOS APRESENTAR AS REFERÊNCIAS SOBRE EXPERIÊNCIAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA ANTERIORES AO PRP/CAPES, TRAÇANDO UMA CRONOLOGIA E DIVIDINDO EM DOIS TIPOS DE RESIDÊNCIA: AO LONGO DO CURSO DE LICENCIATURA E APÓS A FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO, COMO FORMA DE ESPECIALIZAÇÃO, DIMENSIONANDO SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA REFLETIRMOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM NÍVEL SUPERIOR E A FORMAÇÃO CONTÍNUA. AO LONGO DO TEXTO SERÃO ABORDADOS CONCEITOS COMO IMERSÃO, PESQUISA, PROBLEMATIZAÇÃO, REFLEXÃO E COLABORAÇÃO, CONSIDERADOS PEÇAS FUNDAMENTAIS PARA QUE OS ESTUDANTES NA FORMAÇÃO EM NÍVEL SUPERIOR E OS PROFESSORES CONSTRUAM SEUS PROCESSOS FORMATIVOS DE MANEIRA CONTÍNUA. ASSIM, CONSIDERAMOS QUE AS EXPERIÊNCIAS AQUI APRESENTADAS DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA APRESENTAM CAMINHOS QUE POSSIBILITAM UMA REFORMULAÇÃO DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE CURSOS DE LICENCIATURA, VISANDO UMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVA. OS CONCEITOS EXPRESSOS ANTERIORMENTE SÃO IMPORTANTES REFERÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA E DE ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS E FUNDAMENTAIS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE FORMATIVA DE PROFESSORES, CONTRIBUINDO PARA ULTRAPASSAR AS FRAGILIDADES ATUAIS NESSA ÁREA E A DICOTOMIA ENTRE TEORIA E PRÁTICA.