O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FOI OFERTADO, PELA PRIMEIRA VEZ, DE FORMA REMOTA PARA OS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ (UTFPR), DEVIDO A PANDEMIA CAUSADA PELO CORONAVÍRUS (COVID-19). DESSA MANEIRA, TODAS AS ATIVIDADES, ENCONTROS, OBSERVAÇÕES E REGÊNCIAS FORAM REALIZADAS DE FORMA SÍNCRONA POR MEIO DE PLATAFORMAS ONLINE. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM VIGÊNCIA DE DEZOITO MESES SENDO DIVIDIDO EM TRÊS MÓDULOS, CADA UM COM PERÍODO DE SEIS MESES. EM CADA MÓDULO É REALIZADO UMA ATIVIDADE QUE DEMANDA UMA CARGA HORÁRIA MAIOR EM COMPARAÇÃO COM AS DEMAIS. NO PRIMEIRO MÓDULO, FORAM FEITAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS COM O INTUITO DE SE APROFUNDAR NOS ASSUNTOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA A FIM DE RELATAR AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NAQUELE MÓDULO E REGISTRÁ-LAS EM UM LIVRO QUE SERÁ PUBLICADO POSTERIORMENTE. NO SEGUNDO MÓDULO, A PRINCIPAL ATIVIDADE DESENVOLVIDA FOI UMA OFICINA DE MATEMÁTICA COM A FINALIDADE, INICIALMENTE, DE APLICAR SOMENTE NAS ESCOLAS CONTEMPLADAS, PORÉM, COMO SERIA A PRIMEIRA VEZ QUE A UTFPR APLICARIA UMA OFICINA MATEMÁTICA DE FORMA REMOTA, FOI PRECISO SE ORGANIZAR COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA E CAUTELA PARA IDENTIFICAR AS VARIÁVEIS QUE AUXILIARIAM OU DIFICULTARIAM DURANTE O PROCESSO DE REGÊNCIA NAS ESCOLAS. ALGUMAS SEMANAS ANTES DA APLICAÇÃO DA OFICINA, POSTERIORES ÀS PRÉVIAS, FOI DEBATIDO A POSSIBLIDADE DE OPORTUNIZAR ESCOLAS QUE NÃO FORAM CONTEMPLADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA PARTICIPAR DAS OFICINAS, UMA VEZ QUE, COMO SERÃO REALIZADAS REMOTAMENTE, PARA ACESSÁ-LAS, BASTAVA ENTRAR NA PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO PARA PARTICIPAR. FOI DECIDIDO PELOS DOCENTES ORIENTADORES UTILIZAR A PLATAFORMA ZOOM, A MESMA UTILIZADA PELA UTFPR NAS AULAS SÍNCRONAS, POR SUPORTAR ATÉ 1.000 USUÁRIOS. AS OFICINAS FORAM APLICADAS EM DOIS DIAS CONSECUTIVOS NO PERÍODO MATUTINO, SENDO EM CADA DIA OFERTADO AS MESMAS OFICINAS, ENTRETANTO EM HORÁRIOS DIFERENTES DE FORMA A OPORTUNIZAR COLÉGIOS QUE SÓ PODERIAM PARTICIPAR APENAS UM DIA. PARA MELHOR ATENDER OS ALUNOS, DE FORMA A SER COERENTE OS ASSUNTOS DAS OFICINAS COM OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS DOS ESTUDANTES, AS OFICINAS FORAM ORGANIZADAS EM DOIS GRUPOS DE ACORDO COM SEUS CONTEÚDOS, SENDO UM GRUPO PARA O ENSINO MÉDIO E OUTRO PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. EM PARCERIA COM O NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE, FORAM DIVULGADOS PARA OS COLÉGIOS PÚBLICOS PERTENCENTES AO NÚCLEO DESTA CIDADE UM CONVITE PARA PARTICIPAR DAS OFICINAS DE MATEMÁTICA REALIZADAS PELA UTFPR, POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, APRESENTANDO AS DATAS QUE OCORRERÃO AS OFICINAS BEM COMO OS TEMAS, PLATAFORMA UTILIZADA, E UM MANUAL PARA INSTALAR E ACESSAR O SOFTWARE ZOOM COM OS LINKS DAS SALAS. NESSE CONTEXTO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É RELATAR AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA MATEMÁTICA QUE FOI APLICADA EM COLÉGIOS PÚBLICOS DO ESTADO DO PARANÁ DE FORMA REMOTA. POR SER UMA ATIVIDADE INÉDITA, DÚVIDAS E INCERTEZAS SURGIRAM NO DECORRER DO PLANEJAMENTO DA OFICINA REMOTA. ASSIM, DESTACAREMOS A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS RESIDENTES, DOCENTES ORIENTADORES E DOS PROFESSORES PRECEPTORES QUE AUXILIARAM PARA DETERMINAR AS VARIÁVEIS QUE PODERIAM COMPROMETER OU PREJUDICAR CADA UMA DAS OFICINAS MATEMÁTICAS ATRAVÉS DE DEBATES E DO PREENCHIMENTO DE FICHAS AVALIATIVAS, ALÉM DAS SUGESTÕES QUE AGREGARAM PARA QUE A OFICINA “BRINCANDO COM FÓSFOROS” OBTIVESSE UM RESULTADO MAIS IMPACTANTE. EM RELAÇÃO AOS PONTOS POSITIVOS DE APLICAR A OFICINA REMOTAMENTE, NOTAMOS QUE A PRINCIPAL VANTAGEM FOI QUE TURMAS DE DIFERENTES COLÉGIOS E CIDADES PUDERAM PARTICIPAR E PROMOVER UMA DISCUSSÃO SOBRE AS SOLUÇÕES DOS DESAFIOS. POR CONTA DISTO, FOI POSSÍVEL CRIAR UM AMBIENTE DE COMPETIÇÃO DENTRO DE CADA TURMA E ENTRE CADA TURMA. POR OUTRO LADO, DIVERSAS DIFICULDADES FORAM RELATADAS E IDENTIFICAMOS POSSÍVEIS PROBLEMAS QUE PODERIAM TER OCORRIDO, COMO, POR EXEMPLO, A PERCA DE CONEXÃO COM A INTERNET. CONTUDO, O QUE OBSERVAMOS DURANTE A OFICINA FOI A FALTA DE INTERAÇÃO DIRETA ENTRE OS RESIDENTES E OS ESTUDANTES, O QUE FOI NOTADO ERA UMA BUSCA DE INFORMAÇÕES ENTRE PROFESSOR REGENTE COM ALUNOS E PROFESSOR REGENTE COM OS RESIDENTES, LOGO, O PROFESSOR REGENTE SE TORNOU UM INTERMEDIADOR ENTRE OS RESIDENTES E OS ALUNOS. PARTICIPAR DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA OPORTUNIZA OS ACADÊMICOS A SE DEDICAREM À ESTAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE FORMA MAIS INTENSIVA, ABRINDO POSSIBILIDADE PARA UM APROFUNDAMENTO AO CONHECER REALIDADES DIFERENTES EM CADA COLÉGIO CONTEMPLADO. COM O INTUITO DE RELATAR A EXPERIÊNCIA ADQUIRIDAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, ESTE TRABALHO DESCREVE COMO OCORREU UMA OFICINA MATEMÁTICA MINISTRADA DE FORMA REMOTA PARA DIVERSOS COLÉGIOS PÚBLICOS. DE FATO, POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FOI POSSÍVEL OBTER UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ, DE ESTAGIAR NA LICENCIATURA REMOTAMENTE. POR CONTA DISSO, IDENTIFICAMOS NA PRÁTICA AS DIFICULDADES PRESENTES NAS ESCOLAS E POR PROFESSORES DA NECESSIDADE DE CRIAR ADAPTAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO EM UM PERÍODO DE PANDEMIA. CASO UMA PRÓXIMA OFICINA SEJA REALIZADA REMOTAMENTE, ACREDITAMOS QUE SE TODOS OS RESIDENTES ESTIVEREM NO MESMO AMBIENTE, TEREM UMA FORMA PARA CONVERSAR E INTERAGIR COM CADA ALUNO, SERÁ MAIS SATISFATÓRIO E SIGNIFICATIVO TANTO PARA OS ALUNOS QUANTO PARA OS RESIDENTES.