COM A CHEGADA DA PANDEMIA E COM TODAS AS RESTRIÇÕES DE ISOLAMENTO SOCIAL AS ESCOLAS FORAM FECHADAS, COM ISSO O ENSINO TRADICIONAL FOI SUBSTITUÍDO POR TEMPO INDETERMINADO PELO ENSINO REMOTO. CONSEQUENTEMENTE OS PROFESSORES PRECISARAM ADAPTAR O ENSINO, BUSCANDO FERRAMENTAS ALTERNATIVAS QUE PUDESSEM SUPRIR AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL NARRAR A EXPERIÊNCIA DOS LICENCIANDOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA QUE, OBSERVANDO A BAIXA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E A DESMOTIVAÇÃO COM AS AULAS ONLINE, OPTARAM POR UTILIZAR FERRAMENTAS DIGITAIS INTERATIVAS PARA AJUDAR NO PROCESSO DE ENSINO E NA APRENDIZAGEM. DIANTE DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS, CONCLUI-SE QUE, COM O AUXÍLIO DE FERRAMENTAS ALTERNATIVAS É POSSÍVEL CONSTRUIR UM PROCESSO DE ENSINO UM POUCO MAIS EFICIENTE E EFICAZ, EMBORA NÃO TENHA ATINGIDO A APRENDIZAGEM DE TODOS.