A educação química precisa de mudanças didático-metodológicas, pois está em vigência na rede
básica e superior de ensino, a metodologia transmissiva, que é apontada como desmotivante, bancária
e que prejudica o processo de ensino-aprendizagem. Uma prática que contribui significativamente para
o ensino de Química é o uso de jogos e atividades lúdicas, que pertence a um grupo de práticas
protagonizadoras que contribui para efetivar a educação em todos os níveis de ensino. Este trabalho
tem o intuito de discutir os conceitos sobre o uso de jogos na educação química, bem como, analisar a
utilização de jogos em química. O percurso metodológico deste trabalho se deu por meio de uma
revisão bibliográfica em trabalhos acadêmicos, livros e artigos disponibilizados nos buscadores
Google Acadêmico, Scielo e Periódico Capes; bem como, através de uma revisão integrativa com dez
artigos descritivos da aplicação de jogos no ensino de química. Os resultados apontam a
ressignificação de jogos populares em jogos didáticos para avaliar e discutir diversos conteúdos
químicos, porém, ainda tem sido desconsiderada a cultura lúdica do alunado na proposição de jogos
em química. Portanto, nota-se que a formação de professores de química, precisa de mais práticas
protagonizadoras, pois assim, será possível implementá-las em suas práxis quando futuros docentes.
Dessa forma, será possível também que os estudantes tenham seu protagonismo na educação química
e possam ser cidadão críticos e ativos democraticamente.