NESSE RELATO APRESENTAMOS UMA EXPERIÊNCIA DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (ID) DO SUBPROJETO MATEMÁTICA E FÍSICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ (UNIFEI), NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO E REALIZAÇÃO DOS SÁBADOS LETIVOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE ITAJUBÁ-MG. LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS IDEIAS DE NÓVOA, E AS DIFICULDADES IMPOSTAS PELO ENSINO REMOTO, ESSE TIPO DE ATIVIDADE TEM SIDO UMA FORMA DE VIVENCIAR A FORMAÇÃO DENTRO DA PROFISSÃO E TAMBÉM DE LEVAR PARA OS ALUNOS UMA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM MAIS CONTEXTUALIZADA, FUGINDO AOS PADRÕES TRADICIONAIS. NA FÍSICA FORAM ABORDADOS TRÊS TEMAS: ASTRONOMIA, MULHERES NA CIÊNCIA E LABORATÓRIO REMOTO. NA MATEMÁTICA OS TEMAS FORAM: MATEMÁTICA E MÚSICA, MATEMÁTICA E DANÇA E MATEMÁTICA E ARTES VISUAIS. TODAS AS ATIVIDADES CONTARAM COM A PARTICIPAÇÃO DE CONVIDADOS PARA APROFUNDAR OS TEMAS. PARA OS BOLSISTAS ID, A PARTICIPAÇÃO E CRIAÇÃO DESTE TIPO DE EVENTO EVENTO MOSTROU-SE EFETIVA POR TER PROPICIADO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, EM RELAÇÃO ÀS AULAS NORMAIS, ALÉM DE PERMITIR UMA POSSIBILIDADE DE APRENDER A LIDAR COM O NERVOSISMO E OS IMPREVISTOS, A USAR RECURSOS TECNOLÓGICOS DE FORMA MAIS APLICADA, A INTERAGIR COM OS ALUNOS, A PLANEJAR ALGO MAIS LÚDICO E DIFERENTE E A SABER DESENVOLVER UMA ATIVIDADE EM UM TEMPO DETERMINADO.