O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS PROFESSORAS, ALUNOS E ALUNAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO PANDÊMICO, EM MARABÁ-PA, ASSIM COMO EXPLICITAR OS DESAFIOS DE DUAS RESIDENTES EM RELAÇÃO AO CONTEXTO EM QUE FORAM INSERIDAS NO ÂMBITO DE UM SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. DISCUTE-SE NO DECORRER DESSE ESTUDO A MODALIDADE DE ENSINO REMOTO, SEUS IMPASSES, DIFICULDADES E APRENDIZADOS, COM UM OLHAR NA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA SOBRE A POSIÇÃO DAS PROFESSORAS DIANTE DESSA NOVA REALIDADE DO CONTEXTO EDUCACIONAL. DEIXANDO EXPLÍCITO A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA, PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA O TRABALHO ABRAÇA AS IDEIAS DE PAULO FREIRE (1967), PIMENTA (1995) E ROSA (2020), ENTRE OUTROS. A ABORDAGEM METODOLÓGICA FOI DESENVOLVIDA DENTRO DE UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA SENDO QUE OS DADOS COLETADOS PARTIRAM DA OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DURANTE O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS REMOTAS E DAS DEMAIS ATIVIDADES OCORRIDAS NA ESCOLA. COMO RESULTADO DAS ANÁLISES DIZEMOS QUE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E OS DEMAIS ÓRGÃOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE MARABÁ-PA, NÃO BUSCARAM SE EMPENHAR EM ALCANÇAR TODOS OS ALUNOS E ALUNAS DURANTE O ENSINO REMOTO, POIS A MAIORIA NÃO TINHA ACESSO À INTERNET NEM MESMO À APARELHOS TECNOLÓGICOS, MAIS TIVERAM COMO SOLUÇÃO PARA A MAIORIA DOS ALUNOS E ALUNAS O ENVIO DE CADERNOS DE ATIVIDADES, SEM SABER SE AS PROFESSORAS APROVAVAM ESSA METODOLOGIA, NEM MESMO SE OS ALUNOS/AS CONSEGUIRIAM ENTENDER O CONTEÚDO APRESENTADO EM CADA CADERNO DE ATIVIDADES.