ESSE RELATO TRATA DE VIVÊNCIAS DE UMA SUPERVISORA DO PIBID DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO ESTADO DO PARÁ. MOSTRA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO SOBRE ETNOCIÊNCIAS, QUE CONSIDEROU OS SABERES E AS PRÁTICAS DOS ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO NO COMPONENTE CURRICULAR BIOLOGIA. DIVIDE-SE METODOLOGICAMENTE EM 3 ETAPAS, ONDE A PRIMEIRA TRATA DO PLANEJAMENTO TEÓRICO DO PROJETO, A SEGUNDA DA BUSCA POR UM ESPAÇO E A TERCEIRA PELAS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS. PORÉM, EMBORA O PROJETO ESTEJA EM PLENO DESENVOLVIMENTO, JÁ TEM-SE ALGUNS RESULTADOS. SENDO QUE O MARCO DOS RESULTADOS ALCANÇADOS, FOI A REABERTURA DE UM LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR QUE HÁ ANOS ESTAVA DESATIVADO NA ESCOLA E TROUXE O ALUNO COMO PROTAGONISTA, POIS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS APLICADOS A PARTIR DE QUESTIONÁRIOS, OS ALUNOS TROUXERAM A DEMANDA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO. ESSES FATOS, SÓ REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ENTRE O PIBID, A UNIVERSIDADE E A ESCOLA PÚBLICA.