A AVALIAÇÃO NA MODALIDADE REMOTA TEM EVIDENCIADO UMA BUSCA POR RESPOSTAS PRONTAS NA INTERNET DAS QUESTÕES PROPOSTAS NA PROVA, COPIANDO A RESPOSTA INTEGRAL DO BUSCADOR, E EM ALGUMAS VEZES A RESPOSTA NEM MESMO CONDIZ COM A QUESTÃO. SABENDO DESSA FACILIDADE OS ALUNOS NÃO SE PREPARAM PARA A AVALIAÇÃO, TENDO EM VISTA APENAS A NOTA. PARA SUPERAR ESSA DIFICULDADE FOI REALIZADA UMA ELABORAÇÃO COLETIVA DE UMA SÍNTESE DO CONTEÚDO “COLA CONSENTIDA” (ROMANOWSKI E MARTINS, 2017), FEITA PELOS ESTUDANTES CONSIDERANDO SEU ENTENDIMENTO DOS CONCEITOS OBTIDOS DURANTE AS AULAS. O REGISTRO FOI FEITO ATRAVÉS DE UM ARQUIVO DE IMAGEM (.JPG) ONDE OS ALUNOS PONTUAM OS ELEMENTOS BÁSICOS DO CONTEÚDO QUE SERÃO CONSULTADOS DURANTE A REALIZAÇÃO DA PROVA, EVITANDO UMA AVALIAÇÃO CENTRADA NA BUSCA DE RESPOSTAS PRONTAS NA INTERNET. ALÉM DISSO, A ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES DA AVALIAÇÃO FORAM FEITAS PELOS PIBIDIANOS SEM ESTAR RELACIONADA EM QUALQUER PÁGINA WEB. A ABORDAGEM TEÓRICA-METODOLÓGICA DA EXPERIÊNCIA PAUTOU-SE NO MÉTODO DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO TENDO COMO REFERÊNCIA (MARTINS, 2016, ROMANOWSKI, 2017, MANIESI, 2021). OS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA MOSTRAM QUE: (I) OS ESTUDANTES ELABORARAM SUAS RESPOSTAS MOSTRANDO A PERCEPÇÃO DOS CONCEITOS E CONCLUSÕES DO ESTUDO REALIZADO DURANTE AS AULAS; (II) HOUVE UMA DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA DE RESPOSTAS COPIADAS DA INTERNET DE FORMA ERRADA; (III) A ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES PELOS PIBIDIANOS E NÃO COPIADAS DE BANCOS DE QUESTÕES ESTIMULOU OS ESTUDANTES A CONSULTAR A COLA CONSENTIDA ELABORADA COLETIVAMENTE. (IV) OS RESULTADOS EM FORMA DE NOTAS TAMBÉM APRESENTARAM MELHORAS, COM DOIS ALUNOS GABARITANDO A PROVA E NENHUM ZERO.