DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) IMPOSTO PELA PANDEMIA DO VÍRUS SARS-COV-2, HOUVE A NECESSIDADE DE REINVENTAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO, NÃO SENDO DIFERENTE NA APLICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID – PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, DO SUBPROJETO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. DESTARTE, PARA REALIZAR UM TRABALHO QUE FOSSE COESO E OPERANTE COM O CONTEXTO DO ERE, OPTOU-SE PELO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS, AS QUAIS VIABILIZARAM A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E INOVADORAS NA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SUBPROJETO. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO OBJETIVOU APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO SUBPROJETO NA JORNADA DE ADAPTAÇÃO, APLICAÇÃO E APRENDIZAGEM REFERENTE AO ERE, COM ÊNFASE NAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS UTILIZADAS NO ÂMBITO DO PROJETO. O SUBPROJETO PIBID DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS É DESENVOLVIDO NO COLÉGIO ESTADUAL INOCÊNCIO DE OLIVEIRA, SITUADO NA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA, PARANÁ E CONTA COM UM NÚCLEO DE 13 INTEGRANTES, SENDO 2 COORDENADORAS, 1 SUPERVISORA, 8 ACADÊMICAS BOLSISTAS E 2 ACADÊMICAS VOLUNTÁRIAS. ESTA EQUIPE ATENDE TURMAS DE PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO ANOS DO ENSINO MÉDIO, OS ALUNOS COM IDADES QUE VARIAM ENTRE 15 E 18 ANOS, MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. AS BASES EPISTEMOLÓGICAS E METODOLÓGICAS QUE NORTEIAM O TRABALHO DO SUBPROJETO ESTÃO PAUTADAS NOS PARADIGMAS E ABORDAGENS EDUCACIONAIS INOVADORAS, COM ÊNFASE NA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, INICIADO EM 01 DE OUTUBRO DE 2020 ATÉ (PRESENTE DATA), FORAM APLICADAS DIFERENTES METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS. DENTRE AS METODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS DESTACAM-SE A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM, O PAINEL INTEGRADO, O JOGO DE CARTAS, A CORRIDA INTELECTUAL GAMIFICADA E O DEBATE INTELIGENTE. PARA VIABILIZAR O TRABALHO DESENVOLVIDO NO ERE E APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS CITADAS ANTERIORMENTE, UTILIZOU COMO BASE E O APOIO TEÓRICO AS OBRAS “A SALA DE AULA INOVADORA - ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FOMENTAR O APRENDIZADO ATIVO” DE AUTOR FAUSTO CAMARGO E THUINIE DAROS, (2018) E A OBRA METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS PROFUNDA DOS AUTORES LILIAN BACICH E JOSÉ MORAN (2018), ALÉM DA EXPERIÊNCIA DAS COORDENADORAS DE ÁREA E SUPERVISORA DO SUBPROJETO. PARA AS APLICAÇÕES DAS ATIVIDADES DO SUBPROJETO, FORAM SELECIONADAS DIFERENTES METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS QUE ATENDESSEM OS REQUISITOS PARA O PROGRESSO DAS AULAS. COMO CADA METODOLOGIA DEMANDAVA SUAS PRÓPRIAS ESPECIFICIDADES, OS DESAFIOS INCLUÍAM A BUSCA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS QUE ATENDESSEM ESSA DEMANDA, FOSSE PARA SOCIALIZAÇÃO, COMPETIÇÃO, TESTES E AFINS. DESSA FORMA, O CONTEÚDO PARA APLICAÇÃO DE CADA METODOLOGIA ATIVA SUBSIDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS FOI BASEADO NO PLANO DE DOCÊNCIA ESTIPULADO PELA GRADE COMUM CURRICULAR E PLANO DE AULA DA PROFESSORA REGENTE, CADA GRUPO PODERIA ESCOLHER O CONTEÚDO, QUE SE DIFERENCIAVA DEPENDENDO DA TURMA EM QUESTÃO, E DESENVOLVER A APLICAÇÃO DA REFERIDA ESTRATÉGIA, BASEANDO-SE NESTE CONTEÚDO. ASSIM, INICIAVA- SE O PREPARO ANTECIPADO DO MATERIAL, ESTE, ERA REVISADO COM AS COORDENADORAS E SUPERVISORA DO SUBPROJETO. APÓS A CONCLUSÃO DO PREPARO DE CADA PLANO DE AULA, A APLICAÇÃO FOI REALIZADA COM A EQUIPE DO PROJETO PARA QUE FOSSEM VERIFICADOS E DETERMINADOS PONTOS QUE PODERIAM SER APERFEIÇOADOS, SENDO ESTA PRÉ-APLICAÇÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS POSSIBILITAVA A RETIFICAÇÃO DA ESTRATÉGIA ANTES DESTA SER APLICADA COM AS TURMAS DE ALUNOS ATENDIDOS PELO PROJETO. PREVIAMENTE AO INÍCIO E AO TÉRMINO DAS APLICAÇÕES DAS METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS FORAM DISPONIBILIZADOS AOS ALUNOS FORMULÁRIOS DO TIPO PRÉ-TESTE E PÓS-TESTE. ESTES FORAM HOSPEDADOS NO GOOGLE FORMULÁRIOS. OS TESTES OBJETIVARAM AVERIGUAR O CONHECIMENTO DO ALUNO A RESPEITO DA METODOLOGIA E TECNOLOGIA DIGITAL APLICADA, ASSIM COMO O SEU POTENCIAL PARA MAXIMIZAR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS. FORAM APLICADAS 11 TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS AOS ALUNOS PARA SUBSIDIAR AS METODOLOGIAS ATIVAS. A PARTIR DESTA QUANTIFICAÇÃO FORAM FEITAS CATEGORIZAÇÕES UTILIZANDO-SE DA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN (1977). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS FORAM CATEGORIZADAS CONFORME SUA PRINCIPAL UTILIZAÇÃO: 1) TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS VOLTADOS PARA A GAMIFICAÇÃO, 2) TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS VOLTADOS PARA COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO E EXPOSIÇÃO E 3) TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS UTILIZADAS PARA EXPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA A GAMIFICAÇÃO, COMPREENDEM AS PLATAFORMAS UTILIZADAS PARA FINS LÚDICOS QUE PERMITEM A CRIAÇÃO DE JOGOS QUE TRAZEM A GAMIFICAÇÃO ASSOCIADA AO ENSINO. NESTA CATEGORIA PODEMOS CITAR O KAHOOT, QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE TESTES DE MÚLTIPLA ESCOLHA E RACIOCÍNIO RÁPIDO, ALÉM TAMBÉM DO POWERPOINT QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE ALGUNS JOGOS. O QUIZLET PERMITE O ENSINO ATRAVÉS DE FLASH CARDS, BEM COMO O GARTIC, QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE DESENHOS COMO PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM. APLICATIVOS COMO O BINGO BAKER TAMBÉM POSSIBILITAM A CONSTRUÇÃO E FIXAÇÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DE JOGOS SIMPLES. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS CLASSIFICADAS NA CATEGORIA DE COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO E EXPOSIÇÃO SÃO AQUELAS QUE PERMITEM A ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DE CHAMADAS DE VÍDEO COM OS ALUNOS E AINDA PERMITE A EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDOS POR COMPARTILHAMENTO, ASSIM COMO AS LOUSAS DIGITAIS. NESTA CATEGORIA PODEM SER ALOCADOS OS APLICATIVOS TAIS COMO GOOGLE MEET, O QUAL FOI USADO MAJORITARIAMENTE NOS ENCONTROS DA EQUIPE E NAS AULAS DO PERÍODO ERE E HÍBRIDO E SUAS FERRAMENTAS ACESSÓRIAS COMO O JAMBOARD, OS DOCUMENTOS DO GOOGLE, ALÉM DO KUMOSPACE QUE TAMBÉM PERMITE A REALIZAÇÃO DE CHAMADAS DE VÍDEO, COMPARTILHAMENTO ENTRE OUTROS. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS CATEGORIZADAS COMO DE EXPOSIÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE CONTEÚDOS, SÃO AQUELAS QUE PERMITEM A CRIAÇÃO DE CONTEÚDOS INTERATIVOS E DE EXPOSIÇÃO ATRAVÉS DE PÔSTERES, MURAIS DIGITAIS E OUTRAS DIVERSAS FERRAMENTAS INFORMATIVAS E INTERATIVAS. NESTA CATEGORIA SE ABRANGE A PROPOSTA DO CANVA, A LOUSA INTERATIVA DO JAMBOARD, O GOOGLE MEET QUE PROMOVE A APRESENTAÇÃO DE TELA, O POWERPOINT QUE VIABILIZA A CRIAÇÃO DE INCONTÁVEIS CONTEÚDOS EXPOSITIVOS E O PADLET QUE OPORTUNIZA A CRIAÇÃO DE QUADROS COLABORATIVOS ARMAZENADOS EM NUVEM.  RESSALTA-SE QUE ALGUMAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS FORAM CATEGORIZADAS EM DUAS OU MAIS CATEGORIAS, VISTO AOS SEUS AMPLOS ESPECTROS DE ABRANGÊNCIA NA ÁREA EDUCACIONAL. DEPREENDE-SE ASSIM, A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE TAIS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS TANTO PARA O ERE, QUANTO PARA O ENSINO PRESENCIAL, POIS A PARTIR DESTAS, OBTEVE-SE UM ENSINO ATIVO DE QUALIDADE, O QUE VIABILIZA O INÍCIO DE UMA REMODELAÇÃO PARADIGMÁTICA ENVOLVENDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA ALIADA A TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS.