FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB ATAQUE: POLÍTICAS E PROGRAMAS EM DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84775 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 1591 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB ATAQUE: POLÍTICAS E PROGRAMAS EM DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEMATIZA A DISCUSSÃO SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CENÁRIO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS E DEMOCRATIZANTES, MATERIALIZADA EM PROPOSTA COLETIVA DE INVESTIGAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEMOCRACIA E DIREITO À EDUCAÇÃO – GRUPEFOR. DAS PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO NO GRUPEFOR, TRÊS SÃO INVESTIGAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E UMA INVESTIGAÇÃO COLETIVA DO GRUPO. AS TRÊS PESQUISAS, REALIZADAS POR PROFESSORES DAS REDES PÚBLICAS, E VINCULADAS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ (PPGEDU/FFP/UERJ), TÊM COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO ESCOLAS, PROFESSORES/GESTORES E PROGRAMAS FEDERAIS EM DIFERENTES MUNICÍPIOS FLUMINENSES, AMPLIANDO A COMPREENSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TERRITÓRIOS CIRCUNSCRITOS AO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. AS INVESTIGAÇÕES FOCALIZAM (1) PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PIRP) NOS CURSOS DE LICENCIATURA E O PARFOR NO CURSO DE PEDAGOGIA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, E (2) O IDEB E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO, A PARTIR DO PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO E SUA RELAÇÃO COM OS PROGRAMAS FEDERAIS E A GESTÃO DE RECURSOS, EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA COLETIVA OBJETIVA INVESTIGAR PROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NAS SÉRIES INICIAIS DAS REDES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO, ANALISANDO COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA A ADEQUAÇÃO A BNCC ESTÁ SENDO PLANEJADA E REALIZADA. A PESQUISA VISA ANALISAR A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES, ARTICULANDO A FORMAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR, QUALIDADE DE ENSINO E GESTÃO DEMOCRÁTICA, E COM A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOCENTES, EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA. ANALISAMOS ASSIM, EM DUAS REDES DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, COMO OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES, VISANDO A ADEQUAÇÃO CURRICULAR A BNCC, SE ORGANIZAM, INVENTARIANDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E GESTORES SOBRE O PROCESSO. AS INVESTIGAÇÕES UTILIZAM ABORDAGENS QUALITATIVAS E, EM CONSONÂNCIA COM AS DISCUSSÕES REALIZADAS NO GRUPEFOR, PROJETAM ARTICULAR MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA QUE FAVORECEM A PARTICIPAÇÃO COLETIVA COMO PARTE DO PROCESSO FORMATIVO DAS PESQUISADORAS, A PARTIR DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE SUA ATUAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL, COMO POTENCIAL AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE NORTEIA AS INVESTIGAÇÕES SE FUNDAMENTA NA CONCEPÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO, OPTANDO POR SE ANCORAR NO PENSAMENTO FREIREANO, E SUAS CATEGORIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMPROMISSO SOCIAL, E OS CONCEITOS GRAMSCIANOS DE HEGEMONIA E INTELECTUAIS ORGÂNICOS, VISANDO AMPLIAR A COMPREENSÃO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE GESTORES E PROFESSORES E SUAS INTERPRETAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SEUS EFEITOS NOS PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO OU RESTRIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E DO DIREITO À EDUCAÇÃO. ASSIM, A METODOLOGIA PROPOSTA SE FUNDAMENTA NA CONCEPÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO, NORTEADA PELOS PRINCÍPIOS DA BASE COMUM NACIONAL DA ANFOPE, O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE/NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO OU RESTRIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E DO DIREITO À EDUCAÇÃO, NO CENÁRIO ATUAL DE ATAQUES À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E À EDUCAÇÃO PÚBLICA, EM MOMENTO DE REFLUXO DA DEMOCRACIA NO PAÍS. NA IMPLEMENTAÇÃO DESSE PROCESSO, POLÍTICO E DISPUTADO, CABEM, ENTRETANTO, BRECHAS E POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA, PERMITINDO INVESTIGAR COMO SE DÃO OS PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO E DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À ESCOLARIZAÇÃO NAS REDES PÚBLICAS, DIANTE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS. PARA COMPREENDER ESSE PROCESSO E ESSAS ARTICULAÇÕES, RECORREMOS À ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, UTILIZADA PARA PENSAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS, POR SER UM REFERENCIAL ANALÍTICO FLEXÍVEL E DINÂMICO, PARA INVESTIGAR A NATUREZA COMPLEXA E A MÚTUA INTERFERÊNCIA E INFLUÊNCIA ENTRE AS ESTRUTURAS MACRO E MICROPOLÍTICAS EM TODOS OS CONTEXTOS QUE COMPÕE A POLÍTICA EDUCACIONAL. CONSIDERAMOS, NOS PROJETOS EM CURSO, QUE ESSA ABORDAGEM METODOLÓGICA FAVORECE A ANÁLISE CRÍTICA DESSE PROCESSO, IMERSO DE FORMA INDISSOCIÁVEL NOS CONTEXTOS MACRO E MICROSSOCIAIS, DESDE SUA FORMULAÇÃO INICIAL ATÉ SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA E SEUS EFEITOS, EM ESPECIAL, POR RESSALTAR A ATUAÇÃO DOS AGENTES LOCAIS A PAR DE APOIOS INSTITUCIONAIS. A ABORDAGEM CARACTERIZA A POLÍTICA COMO UM CICLO CONTÍNUO QUE ABARCA CONTEXTOS QUE SE INTER-RELACIONAM E PERMITEM O ALCANCE DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, SEM CONFLITUAR COM O REFERENCIAL TEÓRICO, A NATUREZA DA PESQUISA E AS POSIÇÕES DOS PESQUISADORES QUE FAZEM PARTE DO PROJETO. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DO TRABALHO COLETIVO E FORMATIVO DE PESQUISADORES QUE INVESTIGAM A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DOCENTE, NAS REDES PÚBLICAS FLUMINENSES, EM DISCUSSÃO COMUM COM REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO TAMBÉM COMUM, PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA E SOLIDÁRIA. CONSIDERAMOS QUE O DESMONTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS SE EFETIVA PELA IMPOSIÇÃO ACELERADA DE UMA LEGISLAÇÃO QUE IMPACTA NEGATIVAMENTE A EDUCAÇÃO PÚBLICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O OBJETIVO DO PROJETO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ESPECIFICAMENTE, DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, É INVIABILIZAR A CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES DEMOCRÁTICAS E INCLUSIVAS DE ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO E PRECARIZAR A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ASSIM COMO SUA CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO, QUE SOFREM ACELERADO E VORAZ PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO. O RETROCESSO ATUAL COLOCA EM RISCO OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS E A DEMOCRACIA, EXIGINDO A ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS SETORES PROGRESSISTAS, DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DOS PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LAICA E ESTATAL. OS RESULTADOS INICIAIS APONTAM PARA OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS, E A IMPOSIÇÃO DE PROCESSOS DE PADRONIZAÇÃO, CENTRALIZAÇÃO E CONTROLE, QUE CERCEIAM A ATUAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO, EM TENTATIVAS DE SUPRESSÃO DA AUTONOMIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, ATINGINDO O DIREITO À EDUCAÇÃO. A CENTRALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES NESSE PROCESSO DE DESCARACTERIZAÇÃO E DESMONTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO É EVIDENTE E SE MATERIALIZA NAS PROPOSTAS GERENCIALISTAS VINCULADAS À CONTRARREFORMA EDUCACIONAL DE MATRIZ NEOLIBERAL, VISANDO ATENDER AOS INTERESSES PRIVATISTAS ARTICULADOS À REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO. DADA O DESENVOLVIMENTO DAS INVESTIGAÇÕES, NOS PERMITEM CONCLUIR QUE, A AGENDA POLÍTICA DOS GOVERNOS ELEITOS NO CONTEXTO DA CRISE, NÃO CONTEMPLA A PREOCUPAÇÃO COM A ELEVAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, COM A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E NEM COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO EVIDENCIAM AS ANÁLISES DA LEGISLAÇÃO, À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO E OS DADOS EMPÍRICOS LEVANTADOS NAS INVESTIGAÇÕES. ESSAS PREOCUPAÇÕES ESTÃO NO CERNE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEMOCRACIA E DIREITO À EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GESTÃO DEMOCRÁTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO, PADRONIZAÇÃO CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA_ID1591_01112021112314.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCILIA AUGUSTA LINO" "autor_nome_curto" => "LUCILIA A LINO" "autor_email" => "prof.lucilia.uerj@gmail.c" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84775 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 457 "inscrito_id" => 1591 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB ATAQUE: POLÍTICAS E PROGRAMAS EM DESMONTE E DESCARACTERIZAÇÃO" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEMATIZA A DISCUSSÃO SOBRE AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CENÁRIO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS E DEMOCRATIZANTES, MATERIALIZADA EM PROPOSTA COLETIVA DE INVESTIGAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEMOCRACIA E DIREITO À EDUCAÇÃO – GRUPEFOR. DAS PESQUISAS EM DESENVOLVIMENTO NO GRUPEFOR, TRÊS SÃO INVESTIGAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E UMA INVESTIGAÇÃO COLETIVA DO GRUPO. AS TRÊS PESQUISAS, REALIZADAS POR PROFESSORES DAS REDES PÚBLICAS, E VINCULADAS AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UERJ (PPGEDU/FFP/UERJ), TÊM COMO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO ESCOLAS, PROFESSORES/GESTORES E PROGRAMAS FEDERAIS EM DIFERENTES MUNICÍPIOS FLUMINENSES, AMPLIANDO A COMPREENSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TERRITÓRIOS CIRCUNSCRITOS AO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. AS INVESTIGAÇÕES FOCALIZAM (1) PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES - O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PIRP) NOS CURSOS DE LICENCIATURA E O PARFOR NO CURSO DE PEDAGOGIA EM DUAS UNIVERSIDADES FEDERAIS, E (2) O IDEB E A GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO, A PARTIR DO PAPEL DO DIRETOR ESCOLAR NA PRODUÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO E SUA RELAÇÃO COM OS PROGRAMAS FEDERAIS E A GESTÃO DE RECURSOS, EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. A PESQUISA COLETIVA OBJETIVA INVESTIGAR PROCESSOS DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NAS SÉRIES INICIAIS DAS REDES PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO, ANALISANDO COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES PARA A ADEQUAÇÃO A BNCC ESTÁ SENDO PLANEJADA E REALIZADA. A PESQUISA VISA ANALISAR A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES, ARTICULANDO A FORMAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE SENTIDOS SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR, QUALIDADE DE ENSINO E GESTÃO DEMOCRÁTICA, E COM A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOCENTES, EM PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA. ANALISAMOS ASSIM, EM DUAS REDES DA REGIÃO METROPOLITANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, COMO OS PROCESSOS FORMATIVOS DOS PROFESSORES, VISANDO A ADEQUAÇÃO CURRICULAR A BNCC, SE ORGANIZAM, INVENTARIANDO A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES E GESTORES SOBRE O PROCESSO. AS INVESTIGAÇÕES UTILIZAM ABORDAGENS QUALITATIVAS E, EM CONSONÂNCIA COM AS DISCUSSÕES REALIZADAS NO GRUPEFOR, PROJETAM ARTICULAR MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA QUE FAVORECEM A PARTICIPAÇÃO COLETIVA COMO PARTE DO PROCESSO FORMATIVO DAS PESQUISADORAS, A PARTIR DA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE SUA ATUAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL, COMO POTENCIAL AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO. O REFERENCIAL TEÓRICO QUE NORTEIA AS INVESTIGAÇÕES SE FUNDAMENTA NA CONCEPÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO, OPTANDO POR SE ANCORAR NO PENSAMENTO FREIREANO, E SUAS CATEGORIAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMPROMISSO SOCIAL, E OS CONCEITOS GRAMSCIANOS DE HEGEMONIA E INTELECTUAIS ORGÂNICOS, VISANDO AMPLIAR A COMPREENSÃO SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE GESTORES E PROFESSORES E SUAS INTERPRETAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E SEUS EFEITOS NOS PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO OU RESTRIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E DO DIREITO À EDUCAÇÃO. ASSIM, A METODOLOGIA PROPOSTA SE FUNDAMENTA NA CONCEPÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO, NORTEADA PELOS PRINCÍPIOS DA BASE COMUM NACIONAL DA ANFOPE, O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DE/NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO OU RESTRIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E DO DIREITO À EDUCAÇÃO, NO CENÁRIO ATUAL DE ATAQUES À FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E À EDUCAÇÃO PÚBLICA, EM MOMENTO DE REFLUXO DA DEMOCRACIA NO PAÍS. NA IMPLEMENTAÇÃO DESSE PROCESSO, POLÍTICO E DISPUTADO, CABEM, ENTRETANTO, BRECHAS E POSSIBILIDADES DE RESSIGNIFICAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA, PERMITINDO INVESTIGAR COMO SE DÃO OS PROCESSOS DE AMPLIAÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO E DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À ESCOLARIZAÇÃO NAS REDES PÚBLICAS, DIANTE DA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS. PARA COMPREENDER ESSE PROCESSO E ESSAS ARTICULAÇÕES, RECORREMOS À ABORDAGEM DO CICLO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, UTILIZADA PARA PENSAR POLÍTICAS EDUCACIONAIS, POR SER UM REFERENCIAL ANALÍTICO FLEXÍVEL E DINÂMICO, PARA INVESTIGAR A NATUREZA COMPLEXA E A MÚTUA INTERFERÊNCIA E INFLUÊNCIA ENTRE AS ESTRUTURAS MACRO E MICROPOLÍTICAS EM TODOS OS CONTEXTOS QUE COMPÕE A POLÍTICA EDUCACIONAL. CONSIDERAMOS, NOS PROJETOS EM CURSO, QUE ESSA ABORDAGEM METODOLÓGICA FAVORECE A ANÁLISE CRÍTICA DESSE PROCESSO, IMERSO DE FORMA INDISSOCIÁVEL NOS CONTEXTOS MACRO E MICROSSOCIAIS, DESDE SUA FORMULAÇÃO INICIAL ATÉ SUA IMPLEMENTAÇÃO NO CONTEXTO DA PRÁTICA E SEUS EFEITOS, EM ESPECIAL, POR RESSALTAR A ATUAÇÃO DOS AGENTES LOCAIS A PAR DE APOIOS INSTITUCIONAIS. A ABORDAGEM CARACTERIZA A POLÍTICA COMO UM CICLO CONTÍNUO QUE ABARCA CONTEXTOS QUE SE INTER-RELACIONAM E PERMITEM O ALCANCE DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, SEM CONFLITUAR COM O REFERENCIAL TEÓRICO, A NATUREZA DA PESQUISA E AS POSIÇÕES DOS PESQUISADORES QUE FAZEM PARTE DO PROJETO. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DO TRABALHO COLETIVO E FORMATIVO DE PESQUISADORES QUE INVESTIGAM A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DOCENTE, NAS REDES PÚBLICAS FLUMINENSES, EM DISCUSSÃO COMUM COM REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO TAMBÉM COMUM, PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA E SOLIDÁRIA. CONSIDERAMOS QUE O DESMONTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS SE EFETIVA PELA IMPOSIÇÃO ACELERADA DE UMA LEGISLAÇÃO QUE IMPACTA NEGATIVAMENTE A EDUCAÇÃO PÚBLICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O OBJETIVO DO PROJETO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS, ESPECIFICAMENTE, DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, É INVIABILIZAR A CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES DEMOCRÁTICAS E INCLUSIVAS DE ELEVAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO E PRECARIZAR A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ASSIM COMO SUA CARREIRA E CONDIÇÕES DE TRABALHO, QUE SOFREM ACELERADO E VORAZ PROCESSO DE PRECARIZAÇÃO. O RETROCESSO ATUAL COLOCA EM RISCO OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS E A DEMOCRACIA, EXIGINDO A ORGANIZAÇÃO E MOBILIZAÇÃO DOS SETORES PROGRESSISTAS, DA UNIVERSIDADE PÚBLICA E DOS PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, LAICA E ESTATAL. OS RESULTADOS INICIAIS APONTAM PARA OS IMPACTOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS ATUAIS, E A IMPOSIÇÃO DE PROCESSOS DE PADRONIZAÇÃO, CENTRALIZAÇÃO E CONTROLE, QUE CERCEIAM A ATUAÇÃO DO MAGISTÉRIO PÚBLICO, EM TENTATIVAS DE SUPRESSÃO DA AUTONOMIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR, DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E DA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, ATINGINDO O DIREITO À EDUCAÇÃO. A CENTRALIDADE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES NESSE PROCESSO DE DESCARACTERIZAÇÃO E DESMONTE DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO É EVIDENTE E SE MATERIALIZA NAS PROPOSTAS GERENCIALISTAS VINCULADAS À CONTRARREFORMA EDUCACIONAL DE MATRIZ NEOLIBERAL, VISANDO ATENDER AOS INTERESSES PRIVATISTAS ARTICULADOS À REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO. DADA O DESENVOLVIMENTO DAS INVESTIGAÇÕES, NOS PERMITEM CONCLUIR QUE, A AGENDA POLÍTICA DOS GOVERNOS ELEITOS NO CONTEXTO DA CRISE, NÃO CONTEMPLA A PREOCUPAÇÃO COM A ELEVAÇÃO DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, COM A MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO, DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E NEM COM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA, COMO EVIDENCIAM AS ANÁLISES DA LEGISLAÇÃO, À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO E OS DADOS EMPÍRICOS LEVANTADOS NAS INVESTIGAÇÕES. ESSAS PREOCUPAÇÕES ESTÃO NO CERNE DAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DEMOCRACIA E DIREITO À EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GESTÃO DEMOCRÁTICA, POLÍTICAS EDUCACIONAIS, REFORMA EMPRESARIAL DA EDUCAÇÃO, PADRONIZAÇÃO CURRICULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA_ID1591_01112021112314.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCILIA AUGUSTA LINO" "autor_nome_curto" => "LUCILIA A LINO" "autor_email" => "prof.lucilia.uerj@gmail.c" "autor_ies" => "UERJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }