Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE A DIVERSIDADE DOS POLINIZADORES ADAPTADA AO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, BIODIVERSIDADE, POLINIZADORES, Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84713
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 2386
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE A DIVERSIDADE DOS POLINIZADORES ADAPTADA AO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O PIBID VISA A INSERÇÃO DE DISCENTES NO COTIDIANO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, PROPORCIONANDO-LHES OPORTUNIDADES DE CRIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS, TECNOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES DE CARÁTER INOVADOR E INTERDISCIPLINAR. ASSIM COMO TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS, AS AÇÕES DO PIBID NOS ANOS DE 2020 E 2021 FORAM AFETADAS PELO SURGIMENTO DA COVID-19. COM A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS, FOI NECESSÁRIO O AUXÍLIO DE SUPORTES REMOTOS DE ENSINO E A INTRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS, APOIADAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA QUE AS AULAS PUDESSEM CONTINUAR. O ENSINO REMOTO, NO ENTANTO, TROUXE UMA SÉRIE DE DESAFIOS E UM DELES FOI A ELABORAÇÃO OU ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO QUE SE ADEQUASSEM A ELE. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA (SDI) PRODUZIDA POR LICENCIANDOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COM ADAPTAÇÕES DESENVOLVIDAS PARA ADEQUAR AS ATIVIDADES INTERATIVAS AO ENSINO REMOTO. A SDI ELABORADA ABORDA O CONCEITO DE BIODIVERSIDADE POR MEIO DA DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DE POLINIZADORES, DANDO ENFOQUE AO GRUPO DAS ABELHAS. AS ATIVIDADES INTERATIVAS PRODUZIDAS UTILIZARAM RECURSOS SIMPLES PRESENTES EM PLATAFORMAS OU FERRAMENTAS DIGITAIS COMO O MENTIMETER E O APRESENTAÇÕES GOOGLE. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA SDI PROPORCIONOU AOS LICENCIANDOS A EXPERIÊNCIA DE DISCUTIR OS DESAFIOS DE PRODUZIR MATERIAIS PEDAGÓGICOS BASEADOS EM REFERENCIAIS TEÓRICOS ASSIM COMO A POTENCIALIDADE DE RECURSOS DIGITAIS PARA A ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES AO CONTEXTO EDUCATIVO DO ENSINO REMOTO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, BIODIVERSIDADE, POLINIZADORES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID2386_24112021174029"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAUÊ ANANDA DE LIMA SANAS"
    "autor_nome_curto" => "MAUÊ"
    "autor_email" => "mauesanas@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84713
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 705
    "inscrito_id" => 2386
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE A DIVERSIDADE DOS POLINIZADORES ADAPTADA AO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "O PIBID VISA A INSERÇÃO DE DISCENTES NO COTIDIANO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, PROPORCIONANDO-LHES OPORTUNIDADES DE CRIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS, TECNOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES DE CARÁTER INOVADOR E INTERDISCIPLINAR. ASSIM COMO TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS, AS AÇÕES DO PIBID NOS ANOS DE 2020 E 2021 FORAM AFETADAS PELO SURGIMENTO DA COVID-19. COM A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS, FOI NECESSÁRIO O AUXÍLIO DE SUPORTES REMOTOS DE ENSINO E A INTRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS, APOIADAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA QUE AS AULAS PUDESSEM CONTINUAR. O ENSINO REMOTO, NO ENTANTO, TROUXE UMA SÉRIE DE DESAFIOS E UM DELES FOI A ELABORAÇÃO OU ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO QUE SE ADEQUASSEM A ELE. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA (SDI) PRODUZIDA POR LICENCIANDOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COM ADAPTAÇÕES DESENVOLVIDAS PARA ADEQUAR AS ATIVIDADES INTERATIVAS AO ENSINO REMOTO. A SDI ELABORADA ABORDA O CONCEITO DE BIODIVERSIDADE POR MEIO DA DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DE POLINIZADORES, DANDO ENFOQUE AO GRUPO DAS ABELHAS. AS ATIVIDADES INTERATIVAS PRODUZIDAS UTILIZARAM RECURSOS SIMPLES PRESENTES EM PLATAFORMAS OU FERRAMENTAS DIGITAIS COMO O MENTIMETER E O APRESENTAÇÕES GOOGLE. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA SDI PROPORCIONOU AOS LICENCIANDOS A EXPERIÊNCIA DE DISCUTIR OS DESAFIOS DE PRODUZIR MATERIAIS PEDAGÓGICOS BASEADOS EM REFERENCIAIS TEÓRICOS ASSIM COMO A POTENCIALIDADE DE RECURSOS DIGITAIS PARA A ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES AO CONTEXTO EDUCATIVO DO ENSINO REMOTO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO POR INVESTIGAÇÃO, BIODIVERSIDADE, POLINIZADORES, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA_ID2386_24112021174029"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAUÊ ANANDA DE LIMA SANAS"
    "autor_nome_curto" => "MAUÊ"
    "autor_email" => "mauesanas@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PIBID VISA A INSERÇÃO DE DISCENTES NO COTIDIANO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO, PROPORCIONANDO-LHES OPORTUNIDADES DE CRIAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM EXPERIÊNCIAS METODOLÓGICAS, TECNOLÓGICAS E PRÁTICAS DOCENTES DE CARÁTER INOVADOR E INTERDISCIPLINAR. ASSIM COMO TODAS AS ATIVIDADES HUMANAS, AS AÇÕES DO PIBID NOS ANOS DE 2020 E 2021 FORAM AFETADAS PELO SURGIMENTO DA COVID-19. COM A SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS ESCOLAS, FOI NECESSÁRIO O AUXÍLIO DE SUPORTES REMOTOS DE ENSINO E A INTRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS, APOIADAS EM TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA QUE AS AULAS PUDESSEM CONTINUAR. O ENSINO REMOTO, NO ENTANTO, TROUXE UMA SÉRIE DE DESAFIOS E UM DELES FOI A ELABORAÇÃO OU ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO QUE SE ADEQUASSEM A ELE. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É APRESENTAR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA (SDI) PRODUZIDA POR LICENCIANDOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) COM ADAPTAÇÕES DESENVOLVIDAS PARA ADEQUAR AS ATIVIDADES INTERATIVAS AO ENSINO REMOTO. A SDI ELABORADA ABORDA O CONCEITO DE BIODIVERSIDADE POR MEIO DA DISCUSSÃO DA IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE DE POLINIZADORES, DANDO ENFOQUE AO GRUPO DAS ABELHAS. AS ATIVIDADES INTERATIVAS PRODUZIDAS UTILIZARAM RECURSOS SIMPLES PRESENTES EM PLATAFORMAS OU FERRAMENTAS DIGITAIS COMO O MENTIMETER E O APRESENTAÇÕES GOOGLE. O PROCESSO DE PRODUÇÃO DA SDI PROPORCIONOU AOS LICENCIANDOS A EXPERIÊNCIA DE DISCUTIR OS DESAFIOS DE PRODUZIR MATERIAIS PEDAGÓGICOS BASEADOS EM REFERENCIAIS TEÓRICOS ASSIM COMO A POTENCIALIDADE DE RECURSOS DIGITAIS PARA A ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES AO CONTEXTO EDUCATIVO DO ENSINO REMOTO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Marcelo Pereira

    O site dos Anais do VIII ENALIC indica erro ao carregar documento em PDF do artigo ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE A DIVERSIDADE DOS POLINIZADORES ADAPTADA AO ENSINO REMOTO. Solicito que o problema seja corrido.

    02/05/2022 18:20:58

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.