CONSIDERANDO OS CEN?RIOS QUE VIVEMOS COTIDIANAMENTE E A VELOCIDADE DE INFORMA??ES NO QUAL OS JOVENS
E ADOLESCENTES EST?O INSERIDOS, ENCONTRAMOS NAS ESCOLAS, ESTUDANTES QUE J? N?O MAIS POSSUEM GRANDE
INTERESSE EM T?CNICAS TRADICIONAIS DE ENSINO QUE SE LIMITAM APENAS ? COPIAR E DECORAR CONCEITOS EM SEU
CADERNO. OS ESTUDANTES QUE VIVEM A CONTEMPORANEIDADE, NECESSITAM DE DIFERENTES FORMAS E LINGUAGENS
PARA O ESTIMULO DE DISTINTAS ABORDAGENS NAS PROPOSTAS QUE ENVOLVAM OS MAIS VARIADOS CONTE?DOS
GEOGR?FICOS. O ENSINO DE GEOGRAFIA, VEM BUSCANDO DIFERENTES LINGUAGENS METODOL?GICAS QUE, DE ACORDO
COM DA CUNHA (2021) PROMOVEM A CURIOSIDADE E ESTIMULEM A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO. ENTRE AS
COMPET?NCIAS ESPEC?FICAS DA GEOGRAFIA DENTRO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC),
ENCONTRAMOS A POSSIBILIDADE DE ALIAR A GEOGRAFIA COM AS LINGUAGENS CARTOGR?FICAS E ICONOGR?FICAS, A PARTIR
DA CONCEP??O DE DIFERENTES G?NEROS TEXTUAIS E AT? MESMO DAS GEOTECNOLOGIAS. DE ACORDO COM MELO,
MEDEIROS E SILVA (2013), OS QUADRINHOS, POR SEREM ORIUNDOS DE DUAS ARTES, A ESCRITA E O DESENHO, ATRAEM
UM GRANDE P?BLICO ENTRE OS ESTUDANTES. EM AMBAS AS ARTES, ENCONTRAMOS REPRESENTA??ES DO ESPA?O
GEOGR?FICO, SENDO ASSIM, PROPORCIONAM DIFERENTES TEMAS QUE PODEM SER ABORDADOS DENTRO DO ENSINO DE
GEOGRAFIA, COMO ? O CASO DOS CONCEITOS QUE RELACIONAM A MIGRA??O NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
COMPREENDE-SE ENT?O QUE OS FLUXOS MIGRAT?RIOS CONTEMPOR?NEOS T?M SE DADO PRINCIPALMENTE PELA
RELA??O ENTRE O GLOBAL E O LOCAL (BAUMAN, 1999), NOS QUAIS A MOBILIDADE ESPACIAL DE PRODUTOS, BENS,
SERVI?OS E, TAMB?M, DE PESSOAS FOI FACILITADA. A GLOBALIZA??O OCASIONA UMA MAIOR PREDISPOSI??O AOS
FLUXOS MIGRAT?RIOS VISTO QUE ACARRETA UMA NOVA FORMA DE ORGANIZA??O DOS ESPA?OS EM QUE OS FLUXOS J?
CITADOS SE INTENSIFICAM (ASSIS, 2012). OS MIGRANTES DESTE S?CULO EXPERIENCIAM ESSE FEN?MENO COM
MAIOR INTENSIDADE E CONSIDERANDO A MOBILIDADE ESPACIAL DE PESSOAS, S?O CADA VEZ MAIS CONSTANTES AS
MANCHETES DE JORNAIS QUE NOTICIAM O TR?NSITO DE REFUGIADOS PELO MUNDO. COM A INTENSIFICA??O DESSES
MOVIMENTOS MIGRAT?RIOS, SEJA PELA ESCASSEZ DE RECURSOS QUE PROVEM O SUSTENTO AT? POR CONFLITOS POL?TICOS
OU RELIGIOSOS, PESSOAS S?O DESAFIADAS A SE ARRISCAREM EM DIFERENTES FRONTEIRAS E CONTINENTES. A PARTIR DA
PROBLEM?TICA AQUI ANUNCIADA, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO FOCO INVESTIGAR COMO ESSAS POPULA??ES
MIGRANTES SE CORRELACIONAM, SE JUSTAP?EM E SE INTERPELAM EM DIFERENTES ESPA?OS A PARTIR DA VIS?O E
PERCEP??O DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EXPRESSAS POR MEIO DAS HIST?RIAS EM
QUADRINHOS. SEGUNDO NERYS E FREITAS (2018), ATRAV?S DAS HIST?RIAS EM QUADRINHOS, ENCONTRAMOS
CONTEXTOS SOCIAIS, POL?TICOS E CULTURAIS QUE EXPRESS?O ANSEIOS E CURIOSIDADES EM UM MUNDO FICCIONAL,
POR?M, BASEADOS NO REAL, PROPORCIONANDO ASSIM, UMA APROXIMA??O ENTRE SEUS POSS?VEIS LEITORES. SENDO
ASSIM, ESTE TRABALHO TRAZ UMA PR?TICA QUE CONSTITUIU ESTA PONTE ENTRE A ARTE, ATRAV?S DA LITERATURA E DO
DESENHO, E A GEOGRAFIA ATRAV?S DAS HIST?RIAS EM QUADRINHOS. A METODOLOGIA QUE PROPORCIONOU O
ANDAMENTO DESSE ESTUDO SE BASEIA, EM UMA PERSPECTIVA DE CUNHO QUALITATIVA CENTRADA EM ASPECTOS QUE
N?O PODEM SER QUANTIFICADOS, NO ENTANTO, NECESSITAM DA COMPREENS?O E EXPLICA??O DA DIN?MICA DAS
RELA??ES SOCIAIS. OS PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS QUE POSSIBILITARAM A COMPREENS?O DA PESQUISA SE
DESENVOLVEM DE FORMA BIBLIOGR?FICA, AO MESMO TEMPO EM QUE FORAM REALIZADAS PESQUISAS DE CAMPO, A PARTIR DE PR?TICAS ESCOLARES, DIRECIONADAS PARA AS AULAS DE GEOGRAFIA. A PR?TICA FOI DESENVOLVIDA EM UM
S?TIMO ANO DE UMA ESCOLA P?BLICA DE BLUMENAU/SC NO ANO DE 2021. EM UM PRIMEIRO MOMENTO,
DISCUTIMOS COM OS ESTUDANTES SOBRE O CONCEITO DE MIGRA??ES, PERGUNTAMOS A TURMA S SABIAM O QUE
SIGNIFICAVA ESSA PALAVRA E TRANSCREVEMOS AS PRINCIPAIS IDEIAS NO QUADRO, A FIM DE CONSIDERAR OS
CONHECIMENTOS PR?VIOS DOS ESTUDANTES. SEGUINDO, TRABALHAMOS O CONCEITO DE MIGRA??O E EXPLORAMOS
OQUE S?O MIGRA??ES INTERNAS, MIGRA??ES EXTERNAS, ?XODO RURAL E MIGRA??ES TEMPOR?RIAS. UM FATO
INTERESSANTE A SER DESTACADO, ? A MANEIRA COM QUE OS ESTUDANTES RELACIONAVAM ESTES CONCEITOS COM OS
INFLUENCIADORES QUE ACOMPANHAVAM NA INTERNET, OS ESTUDANTES LISTARAM NOMES QUE FORAM DE OUTROS
ESTADOS PARA S?O PAULO, E AT? MESMO, NOMES QUE FORAM PARA OS ESTADOS UNIDOS PRODUZIR CONTE?DO PARA
AS REDES SOCIAIS. COM OS CONCEITOS APROPRIADOS, FOI PROPOSTO AOS ESTUDANTES, QUE FIZESSEM REPRESENTA??ES
DO CONCEITO DE MIGRA??O ATRAV?S DE UMA HIST?RIA EM QUADRINHOS. OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA
REPRESENTAREM ATRAV?S DE HIST?RIAS EXPLICATIVAS (QUE EXPLICAVAM SOBRE O CONCEITO DE MIGRA??O, OU MAIS
ESPECIFICAMENTE MIGRA??O INTERNA, EXTERNA, ?XODO RURAL OU MIGRA??O TEMPOR?RIA) OU EXEMPLIFICATIVAS
(SANDO EXEMPLOS DE MIGRA??ES, RELACIONANDO OS CONCEITOS TRABALHADOS COM NARRATIVAS, ASSIM COMO
FIZERAM COM OS CRIADORES DE CONTE?DO). VISTO QUE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ? PRECISO A
PERCEP??O DAQUILO QUE DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS/DAS ESTUDANTES, DESSA FORMA V?-SE A
NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVOS MEIOS QUE POSSIBILITEM A CONSTRU??O DE NOVOS SABERES. OS ESTUDANTES
PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA ATIVIDADE E DEMONSTRARAM INTERESSE DURANTE SUA REALIZA??O. POR FIM, FIZEMOS
UM VARAL NO QUAL EXPOMOS OS TRABALHOS REALIZADOS, TORNANDO SUAS ARTES PARTE DO ESPA?O DA SALA DE AULA,
ESPA?O ESTE, ONDE SE CONSTITUEM. COM ESSA PR?TICA ESCOLAR FOI POSS?VEL PERCEBER AS POTENCIALIDADES DO
USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, VISTO QUE AS HIST?RIAS EM QUADRINHOS PROPORCIONAM
DISTINTOS ESPA?OS DE REFLEX?O A PARTIR DE CONTEXTOS DIVERSOS, COMO POL?TICOS, SOCIAIS E CULTURAIS,
PROMOVENDO A PROBLEMATIZA??O DE TEM?TICAS CONTEMPOR?NEAS, COMO O CONCEITO DE MIGRA??O, POR MEIO
DA CONSTRU??O DE HIST?RIAS, POR VEZES FICT?CIAS, MAS QUE S?O PAUTADAS EM DILEMAS E SITUA??ES REAIS. ? A
PARTIR DAS M?LTIPLAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS DISTINTOS CONTEXTOS QUE O EDUCADOR E A
EDUCADORA T?M O DEVER DE PROMOVER PR?TICAS E PROPOSTAS QUE INSTIGUEM E DESPERTEM AO ESTUDANTE UMA
PERCEP??O CR?TICA DA REALIDADE, PARA QUE ASSIM POSSA ATUAR DE MANEIRA REFLEXIVA NO ESPA?O EM QUE ATUA
E MODIFICA. O TRABALHO BUSCOU ABORDAR O USO DE UMA LINGUAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA, QUE ? POUCO
EXPLORADA, INCLUSIVE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E SUAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE EXPLORAR
OS CONCEITOS DA CI?NCIA GEOGR?FICA, AL?M DE PROPICIAR UMA NOVA FORMA DE VER E PERCEBER O ESPA?O
GEOGR?FICO. A INTEN??O DE ELABORAR UM ARTIGO SOCIALIZANDO PR?TICAS PEDAG?GICAS QUE ENVOLVAM DIFERENTES
LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA ? O DE PROPORCIONAR A MOVIMENTA??O ENTRE AS PESQUISAS E O CONTEXTO
UNIVERSIT?RIO E A COMUNIDADE ESCOLAR, PROMOVENDO AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA E AOS PROFESSORES E
PROFESSORAS DA EDUCA??O B?SICA A POSSIBILIDADE DE NOVAS ABORDAGENS PARA TRABALHAR OS CONTE?DOS
PROGRAM?TICOS DA CI?NCIA GEOGR?FICA. COMO EDUCADORAS, DA ?REA DA GEOGRAFIA PRINCIPALMENTE, TEMOS O
DEVER DE FORMAR CIDAD?OS QUE SEJAM CAPAZES DE ATUAR NO ESPA?O QUE ATUAM E PRODUZEM, POSSIBILITANDO
A PROBLEMATIZA??O, O DI?LOGO E AT? MESMO A PRODU??O DO CONHECIMENTO. SENDO ASSIM ? NECESS?RIO TRAZER
DIFERENTES CONTEXTOS E ABORDAGENS QUE ALIEM A TEORIA A PR?TICA, EVIDENCIANDO A PR?XIS NO AMBIENTE
ESCOLAR, UMA VEZ QUE OS DISTINTOS MEIOS DE REPRESENTA??O, COMO ? O CASO DO RECURSO DID?TICO DAS HIST?RIAS
EM QUADRINHOS, COMPLEMENTAM E POTENCIALIZAM A EXPLICA??O DAS AULAS DE GEOGRAFIA, AL?M DE DESPERTAR
O INTERESSE DOS ESTUDANTES ACERCA DE ASSUNTOS QUE N?O S?O MUITO BEM RECEPCIONADOS EM ALGUMAS TURMAS
E/OU FAIXA ET?RIA. AS HIST?RIAS EM QUADRINHOS PROPORCIONAM E DESENVOLVEM AO EDUCANDO A CAPACIDADE
DE CRIAR E VISUALIZAR O ESPA?O E AS RELA??ES EM QUE ESTE EST? ENVOLVIDO, COMPREENDENDO SEU PAPEL COMO
CIDAD?O CRITICO E ATUANTE NESSE ESPA?O DE UMA MANEIRA L?DICA E CRIATIVA, INSTIGANDO NOVOS SENTIDOS E
PERCEP??ES.