Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A GEOGRAFIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ABORDANDO O CONCEITO DE MIGRAÇÃO

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, MIGRAÇÕES, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS, Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
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      CONSIDERANDO OS CEN?RIOS QUE VIVEMOS COTIDIANAMENTE E A VELOCIDADE DE INFORMA??ES NO QUAL OS JOVENS \r\n
      E ADOLESCENTES EST?O INSERIDOS, ENCONTRAMOS NAS ESCOLAS, ESTUDANTES QUE J? N?O MAIS POSSUEM GRANDE \r\n
      INTERESSE EM T?CNICAS TRADICIONAIS DE ENSINO QUE SE LIMITAM APENAS ? COPIAR E DECORAR CONCEITOS EM SEU \r\n
      CADERNO. OS ESTUDANTES QUE VIVEM A CONTEMPORANEIDADE, NECESSITAM DE DIFERENTES FORMAS E LINGUAGENS \r\n
      PARA O ESTIMULO DE DISTINTAS ABORDAGENS NAS PROPOSTAS QUE ENVOLVAM OS MAIS VARIADOS CONTE?DOS \r\n
      GEOGR?FICOS. O ENSINO DE GEOGRAFIA, VEM BUSCANDO DIFERENTES LINGUAGENS METODOL?GICAS QUE, DE ACORDO \r\n
      COM DA CUNHA (2021) PROMOVEM A CURIOSIDADE E ESTIMULEM A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO. ENTRE AS \r\n
      COMPET?NCIAS ESPEC?FICAS DA GEOGRAFIA DENTRO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), \r\n
      ENCONTRAMOS A POSSIBILIDADE DE ALIAR A GEOGRAFIA COM AS LINGUAGENS CARTOGR?FICAS E ICONOGR?FICAS, A PARTIR \r\n
      DA CONCEP??O DE DIFERENTES G?NEROS TEXTUAIS E AT? MESMO DAS GEOTECNOLOGIAS. DE ACORDO COM MELO, \r\n
      MEDEIROS E SILVA (2013), OS QUADRINHOS, POR SEREM ORIUNDOS DE DUAS ARTES, A ESCRITA E O DESENHO, ATRAEM \r\n
      UM GRANDE P?BLICO ENTRE OS ESTUDANTES. EM AMBAS AS ARTES, ENCONTRAMOS REPRESENTA??ES DO ESPA?O \r\n
      GEOGR?FICO, SENDO ASSIM, PROPORCIONAM DIFERENTES TEMAS QUE PODEM SER ABORDADOS DENTRO DO ENSINO DE \r\n
      GEOGRAFIA, COMO ? O CASO DOS CONCEITOS QUE RELACIONAM A MIGRA??O NO ENSINO DE GEOGRAFIA. \r\n
      COMPREENDE-SE ENT?O QUE OS FLUXOS MIGRAT?RIOS CONTEMPOR?NEOS T?M SE DADO PRINCIPALMENTE PELA \r\n
      RELA??O ENTRE O GLOBAL E O LOCAL (BAUMAN, 1999), NOS QUAIS A MOBILIDADE ESPACIAL DE PRODUTOS, BENS, \r\n
      SERVI?OS E, TAMB?M, DE PESSOAS FOI FACILITADA. A GLOBALIZA??O OCASIONA UMA MAIOR PREDISPOSI??O AOS \r\n
      FLUXOS MIGRAT?RIOS VISTO QUE ACARRETA UMA NOVA FORMA DE ORGANIZA??O DOS ESPA?OS EM QUE OS FLUXOS J? \r\n
      CITADOS SE INTENSIFICAM (ASSIS, 2012). OS MIGRANTES DESTE S?CULO EXPERIENCIAM ESSE FEN?MENO COM \r\n
      MAIOR INTENSIDADE E CONSIDERANDO A MOBILIDADE ESPACIAL DE PESSOAS, S?O CADA VEZ MAIS CONSTANTES AS \r\n
      MANCHETES DE JORNAIS QUE NOTICIAM O TR?NSITO DE REFUGIADOS PELO MUNDO. COM A INTENSIFICA??O DESSES \r\n
      MOVIMENTOS MIGRAT?RIOS, SEJA PELA ESCASSEZ DE RECURSOS QUE PROVEM O SUSTENTO AT? POR CONFLITOS POL?TICOS \r\n
      OU RELIGIOSOS, PESSOAS S?O DESAFIADAS A SE ARRISCAREM EM DIFERENTES FRONTEIRAS E CONTINENTES. A PARTIR DA \r\n
      PROBLEM?TICA AQUI ANUNCIADA, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO FOCO INVESTIGAR COMO ESSAS POPULA??ES \r\n
      MIGRANTES SE CORRELACIONAM, SE JUSTAP?EM E SE INTERPELAM EM DIFERENTES ESPA?OS A PARTIR DA VIS?O E \r\n
      PERCEP??O DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EXPRESSAS POR MEIO DAS HIST?RIAS EM \r\n
      QUADRINHOS. SEGUNDO NERYS E FREITAS (2018), ATRAV?S DAS HIST?RIAS EM QUADRINHOS, ENCONTRAMOS \r\n
      CONTEXTOS SOCIAIS, POL?TICOS E CULTURAIS QUE EXPRESS?O ANSEIOS E CURIOSIDADES EM UM MUNDO FICCIONAL, \r\n
      POR?M, BASEADOS NO REAL, PROPORCIONANDO ASSIM, UMA APROXIMA??O ENTRE SEUS POSS?VEIS LEITORES. SENDO \r\n
      ASSIM, ESTE TRABALHO TRAZ UMA PR?TICA QUE CONSTITUIU ESTA PONTE ENTRE A ARTE, ATRAV?S DA LITERATURA E DO \r\n
      DESENHO, E A GEOGRAFIA ATRAV?S DAS HIST?RIAS EM QUADRINHOS. A METODOLOGIA QUE PROPORCIONOU O \r\n
      ANDAMENTO DESSE ESTUDO SE BASEIA, EM UMA PERSPECTIVA DE CUNHO QUALITATIVA CENTRADA EM ASPECTOS QUE \r\n
      N?O PODEM SER QUANTIFICADOS, NO ENTANTO, NECESSITAM DA COMPREENS?O E EXPLICA??O DA DIN?MICA DAS \r\n
      RELA??ES SOCIAIS. OS PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS QUE POSSIBILITARAM A COMPREENS?O DA PESQUISA SE \r\n
      DESENVOLVEM DE FORMA BIBLIOGR?FICA, AO MESMO TEMPO EM QUE FORAM REALIZADAS PESQUISAS DE CAMPO, A PARTIR DE PR?TICAS ESCOLARES, DIRECIONADAS PARA AS AULAS DE GEOGRAFIA. A PR?TICA FOI DESENVOLVIDA EM UM \r\n
      S?TIMO ANO DE UMA ESCOLA P?BLICA DE BLUMENAU/SC NO ANO DE 2021. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, \r\n
      DISCUTIMOS COM OS ESTUDANTES SOBRE O CONCEITO DE MIGRA??ES, PERGUNTAMOS A TURMA S SABIAM O QUE \r\n
      SIGNIFICAVA ESSA PALAVRA E TRANSCREVEMOS AS PRINCIPAIS IDEIAS NO QUADRO, A FIM DE CONSIDERAR OS \r\n
      CONHECIMENTOS PR?VIOS DOS ESTUDANTES. SEGUINDO, TRABALHAMOS O CONCEITO DE MIGRA??O E EXPLORAMOS \r\n
      OQUE S?O MIGRA??ES INTERNAS, MIGRA??ES EXTERNAS, ?XODO RURAL E MIGRA??ES TEMPOR?RIAS. UM FATO \r\n
      INTERESSANTE A SER DESTACADO, ? A MANEIRA COM QUE OS ESTUDANTES RELACIONAVAM ESTES CONCEITOS COM OS \r\n
      INFLUENCIADORES QUE ACOMPANHAVAM NA INTERNET, OS ESTUDANTES LISTARAM NOMES QUE FORAM DE OUTROS \r\n
      ESTADOS PARA S?O PAULO, E AT? MESMO, NOMES QUE FORAM PARA OS ESTADOS UNIDOS PRODUZIR CONTE?DO PARA \r\n
      AS REDES SOCIAIS. COM OS CONCEITOS APROPRIADOS, FOI PROPOSTO AOS ESTUDANTES, QUE FIZESSEM REPRESENTA??ES \r\n
      DO CONCEITO DE MIGRA??O ATRAV?S DE UMA HIST?RIA EM QUADRINHOS. OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA \r\n
      REPRESENTAREM ATRAV?S DE HIST?RIAS EXPLICATIVAS (QUE EXPLICAVAM SOBRE O CONCEITO DE MIGRA??O, OU MAIS \r\n
      ESPECIFICAMENTE MIGRA??O INTERNA, EXTERNA, ?XODO RURAL OU MIGRA??O TEMPOR?RIA) OU EXEMPLIFICATIVAS\r\n
      (SANDO EXEMPLOS DE MIGRA??ES, RELACIONANDO OS CONCEITOS TRABALHADOS COM NARRATIVAS, ASSIM COMO \r\n
      FIZERAM COM OS CRIADORES DE CONTE?DO). VISTO QUE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ? PRECISO A \r\n
      PERCEP??O DAQUILO QUE DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS/DAS ESTUDANTES, DESSA FORMA V?-SE A \r\n
      NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVOS MEIOS QUE POSSIBILITEM A CONSTRU??O DE NOVOS SABERES. OS ESTUDANTES \r\n
      PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA ATIVIDADE E DEMONSTRARAM INTERESSE DURANTE SUA REALIZA??O. POR FIM, FIZEMOS \r\n
      UM VARAL NO QUAL EXPOMOS OS TRABALHOS REALIZADOS, TORNANDO SUAS ARTES PARTE DO ESPA?O DA SALA DE AULA, \r\n
      ESPA?O ESTE, ONDE SE CONSTITUEM. COM ESSA PR?TICA ESCOLAR FOI POSS?VEL PERCEBER AS POTENCIALIDADES DO \r\n
      USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, VISTO QUE AS HIST?RIAS EM QUADRINHOS PROPORCIONAM \r\n
      DISTINTOS ESPA?OS DE REFLEX?O A PARTIR DE CONTEXTOS DIVERSOS, COMO POL?TICOS, SOCIAIS E CULTURAIS, \r\n
      PROMOVENDO A PROBLEMATIZA??O DE TEM?TICAS CONTEMPOR?NEAS, COMO O CONCEITO DE MIGRA??O, POR MEIO \r\n
      DA CONSTRU??O DE HIST?RIAS, POR VEZES FICT?CIAS, MAS QUE S?O PAUTADAS EM DILEMAS E SITUA??ES REAIS. ? A \r\n
      PARTIR DAS M?LTIPLAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS DISTINTOS CONTEXTOS QUE O EDUCADOR E A \r\n
      EDUCADORA T?M O DEVER DE PROMOVER PR?TICAS E PROPOSTAS QUE INSTIGUEM E DESPERTEM AO ESTUDANTE UMA \r\n
      PERCEP??O CR?TICA DA REALIDADE, PARA QUE ASSIM POSSA ATUAR DE MANEIRA REFLEXIVA NO ESPA?O EM QUE ATUA \r\n
      E MODIFICA. O TRABALHO BUSCOU ABORDAR O USO DE UMA LINGUAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA, QUE ? POUCO \r\n
      EXPLORADA, INCLUSIVE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E SUAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE EXPLORAR \r\n
      OS CONCEITOS DA CI?NCIA GEOGR?FICA, AL?M DE PROPICIAR UMA NOVA FORMA DE VER E PERCEBER O ESPA?O \r\n
      GEOGR?FICO. A INTEN??O DE ELABORAR UM ARTIGO SOCIALIZANDO PR?TICAS PEDAG?GICAS QUE ENVOLVAM DIFERENTES \r\n
      LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA ? O DE PROPORCIONAR A MOVIMENTA??O ENTRE AS PESQUISAS E O CONTEXTO \r\n
      UNIVERSIT?RIO E A COMUNIDADE ESCOLAR, PROMOVENDO AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA E AOS PROFESSORES E \r\n
      PROFESSORAS DA EDUCA??O B?SICA A POSSIBILIDADE DE NOVAS ABORDAGENS PARA TRABALHAR OS CONTE?DOS \r\n
      PROGRAM?TICOS DA CI?NCIA GEOGR?FICA. COMO EDUCADORAS, DA ?REA DA GEOGRAFIA PRINCIPALMENTE, TEMOS O \r\n
      DEVER DE FORMAR CIDAD?OS QUE SEJAM CAPAZES DE ATUAR NO ESPA?O QUE ATUAM E PRODUZEM, POSSIBILITANDO \r\n
      A PROBLEMATIZA??O, O DI?LOGO E AT? MESMO A PRODU??O DO CONHECIMENTO. SENDO ASSIM ? NECESS?RIO TRAZER \r\n
      DIFERENTES CONTEXTOS E ABORDAGENS QUE ALIEM A TEORIA A PR?TICA, EVIDENCIANDO A PR?XIS NO AMBIENTE \r\n
      ESCOLAR, UMA VEZ QUE OS DISTINTOS MEIOS DE REPRESENTA??O, COMO ? O CASO DO RECURSO DID?TICO DAS HIST?RIAS \r\n
      EM QUADRINHOS, COMPLEMENTAM E POTENCIALIZAM A EXPLICA??O DAS AULAS DE GEOGRAFIA, AL?M DE DESPERTAR \r\n
      O INTERESSE DOS ESTUDANTES ACERCA DE ASSUNTOS QUE N?O S?O MUITO BEM RECEPCIONADOS EM ALGUMAS TURMAS \r\n
      E/OU FAIXA ET?RIA. AS HIST?RIAS EM QUADRINHOS PROPORCIONAM E DESENVOLVEM AO EDUCANDO A CAPACIDADE \r\n
      DE CRIAR E VISUALIZAR O ESPA?O E AS RELA??ES EM QUE ESTE EST? ENVOLVIDO, COMPREENDENDO SEU PAPEL COMO \r\n
      CIDAD?O CRITICO E ATUANTE NESSE ESPA?O DE UMA MANEIRA L?DICA E CRIATIVA, INSTIGANDO NOVOS SENTIDOS E \r\n
      PERCEP??ES.
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      E ADOLESCENTES EST?O INSERIDOS, ENCONTRAMOS NAS ESCOLAS, ESTUDANTES QUE J? N?O MAIS POSSUEM GRANDE \r\n
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      PARA O ESTIMULO DE DISTINTAS ABORDAGENS NAS PROPOSTAS QUE ENVOLVAM OS MAIS VARIADOS CONTE?DOS \r\n
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      GEOGRAFIA, COMO ? O CASO DOS CONCEITOS QUE RELACIONAM A MIGRA??O NO ENSINO DE GEOGRAFIA. \r\n
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      RELA??O ENTRE O GLOBAL E O LOCAL (BAUMAN, 1999), NOS QUAIS A MOBILIDADE ESPACIAL DE PRODUTOS, BENS, \r\n
      SERVI?OS E, TAMB?M, DE PESSOAS FOI FACILITADA. A GLOBALIZA??O OCASIONA UMA MAIOR PREDISPOSI??O AOS \r\n
      FLUXOS MIGRAT?RIOS VISTO QUE ACARRETA UMA NOVA FORMA DE ORGANIZA??O DOS ESPA?OS EM QUE OS FLUXOS J? \r\n
      CITADOS SE INTENSIFICAM (ASSIS, 2012). OS MIGRANTES DESTE S?CULO EXPERIENCIAM ESSE FEN?MENO COM \r\n
      MAIOR INTENSIDADE E CONSIDERANDO A MOBILIDADE ESPACIAL DE PESSOAS, S?O CADA VEZ MAIS CONSTANTES AS \r\n
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      MIGRANTES SE CORRELACIONAM, SE JUSTAP?EM E SE INTERPELAM EM DIFERENTES ESPA?OS A PARTIR DA VIS?O E \r\n
      PERCEP??O DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EXPRESSAS POR MEIO DAS HIST?RIAS EM \r\n
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      CONTEXTOS SOCIAIS, POL?TICOS E CULTURAIS QUE EXPRESS?O ANSEIOS E CURIOSIDADES EM UM MUNDO FICCIONAL, \r\n
      POR?M, BASEADOS NO REAL, PROPORCIONANDO ASSIM, UMA APROXIMA??O ENTRE SEUS POSS?VEIS LEITORES. SENDO \r\n
      ASSIM, ESTE TRABALHO TRAZ UMA PR?TICA QUE CONSTITUIU ESTA PONTE ENTRE A ARTE, ATRAV?S DA LITERATURA E DO \r\n
      DESENHO, E A GEOGRAFIA ATRAV?S DAS HIST?RIAS EM QUADRINHOS. A METODOLOGIA QUE PROPORCIONOU O \r\n
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      RELA??ES SOCIAIS. OS PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS QUE POSSIBILITARAM A COMPREENS?O DA PESQUISA SE \r\n
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      DISCUTIMOS COM OS ESTUDANTES SOBRE O CONCEITO DE MIGRA??ES, PERGUNTAMOS A TURMA S SABIAM O QUE \r\n
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      CONHECIMENTOS PR?VIOS DOS ESTUDANTES. SEGUINDO, TRABALHAMOS O CONCEITO DE MIGRA??O E EXPLORAMOS \r\n
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      INTERESSANTE A SER DESTACADO, ? A MANEIRA COM QUE OS ESTUDANTES RELACIONAVAM ESTES CONCEITOS COM OS \r\n
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      (SANDO EXEMPLOS DE MIGRA??ES, RELACIONANDO OS CONCEITOS TRABALHADOS COM NARRATIVAS, ASSIM COMO \r\n
      FIZERAM COM OS CRIADORES DE CONTE?DO). VISTO QUE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ? PRECISO A \r\n
      PERCEP??O DAQUILO QUE DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS/DAS ESTUDANTES, DESSA FORMA V?-SE A \r\n
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      PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA ATIVIDADE E DEMONSTRARAM INTERESSE DURANTE SUA REALIZA??O. POR FIM, FIZEMOS \r\n
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      EDUCADORA T?M O DEVER DE PROMOVER PR?TICAS E PROPOSTAS QUE INSTIGUEM E DESPERTEM AO ESTUDANTE UMA \r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

CONSIDERANDO OS CEN?RIOS QUE VIVEMOS COTIDIANAMENTE E A VELOCIDADE DE INFORMA??ES NO QUAL OS JOVENS E ADOLESCENTES EST?O INSERIDOS, ENCONTRAMOS NAS ESCOLAS, ESTUDANTES QUE J? N?O MAIS POSSUEM GRANDE INTERESSE EM T?CNICAS TRADICIONAIS DE ENSINO QUE SE LIMITAM APENAS ? COPIAR E DECORAR CONCEITOS EM SEU CADERNO. OS ESTUDANTES QUE VIVEM A CONTEMPORANEIDADE, NECESSITAM DE DIFERENTES FORMAS E LINGUAGENS PARA O ESTIMULO DE DISTINTAS ABORDAGENS NAS PROPOSTAS QUE ENVOLVAM OS MAIS VARIADOS CONTE?DOS GEOGR?FICOS. O ENSINO DE GEOGRAFIA, VEM BUSCANDO DIFERENTES LINGUAGENS METODOL?GICAS QUE, DE ACORDO COM DA CUNHA (2021) PROMOVEM A CURIOSIDADE E ESTIMULEM A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO. ENTRE AS COMPET?NCIAS ESPEC?FICAS DA GEOGRAFIA DENTRO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), ENCONTRAMOS A POSSIBILIDADE DE ALIAR A GEOGRAFIA COM AS LINGUAGENS CARTOGR?FICAS E ICONOGR?FICAS, A PARTIR DA CONCEP??O DE DIFERENTES G?NEROS TEXTUAIS E AT? MESMO DAS GEOTECNOLOGIAS. DE ACORDO COM MELO, MEDEIROS E SILVA (2013), OS QUADRINHOS, POR SEREM ORIUNDOS DE DUAS ARTES, A ESCRITA E O DESENHO, ATRAEM UM GRANDE P?BLICO ENTRE OS ESTUDANTES. EM AMBAS AS ARTES, ENCONTRAMOS REPRESENTA??ES DO ESPA?O GEOGR?FICO, SENDO ASSIM, PROPORCIONAM DIFERENTES TEMAS QUE PODEM SER ABORDADOS DENTRO DO ENSINO DE GEOGRAFIA, COMO ? O CASO DOS CONCEITOS QUE RELACIONAM A MIGRA??O NO ENSINO DE GEOGRAFIA. COMPREENDE-SE ENT?O QUE OS FLUXOS MIGRAT?RIOS CONTEMPOR?NEOS T?M SE DADO PRINCIPALMENTE PELA RELA??O ENTRE O GLOBAL E O LOCAL (BAUMAN, 1999), NOS QUAIS A MOBILIDADE ESPACIAL DE PRODUTOS, BENS, SERVI?OS E, TAMB?M, DE PESSOAS FOI FACILITADA. A GLOBALIZA??O OCASIONA UMA MAIOR PREDISPOSI??O AOS FLUXOS MIGRAT?RIOS VISTO QUE ACARRETA UMA NOVA FORMA DE ORGANIZA??O DOS ESPA?OS EM QUE OS FLUXOS J? CITADOS SE INTENSIFICAM (ASSIS, 2012). OS MIGRANTES DESTE S?CULO EXPERIENCIAM ESSE FEN?MENO COM MAIOR INTENSIDADE E CONSIDERANDO A MOBILIDADE ESPACIAL DE PESSOAS, S?O CADA VEZ MAIS CONSTANTES AS MANCHETES DE JORNAIS QUE NOTICIAM O TR?NSITO DE REFUGIADOS PELO MUNDO. COM A INTENSIFICA??O DESSES MOVIMENTOS MIGRAT?RIOS, SEJA PELA ESCASSEZ DE RECURSOS QUE PROVEM O SUSTENTO AT? POR CONFLITOS POL?TICOS OU RELIGIOSOS, PESSOAS S?O DESAFIADAS A SE ARRISCAREM EM DIFERENTES FRONTEIRAS E CONTINENTES. A PARTIR DA PROBLEM?TICA AQUI ANUNCIADA, A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO FOCO INVESTIGAR COMO ESSAS POPULA??ES MIGRANTES SE CORRELACIONAM, SE JUSTAP?EM E SE INTERPELAM EM DIFERENTES ESPA?OS A PARTIR DA VIS?O E PERCEP??O DE ESTUDANTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EXPRESSAS POR MEIO DAS HIST?RIAS EM QUADRINHOS. SEGUNDO NERYS E FREITAS (2018), ATRAV?S DAS HIST?RIAS EM QUADRINHOS, ENCONTRAMOS CONTEXTOS SOCIAIS, POL?TICOS E CULTURAIS QUE EXPRESS?O ANSEIOS E CURIOSIDADES EM UM MUNDO FICCIONAL, POR?M, BASEADOS NO REAL, PROPORCIONANDO ASSIM, UMA APROXIMA??O ENTRE SEUS POSS?VEIS LEITORES. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO TRAZ UMA PR?TICA QUE CONSTITUIU ESTA PONTE ENTRE A ARTE, ATRAV?S DA LITERATURA E DO DESENHO, E A GEOGRAFIA ATRAV?S DAS HIST?RIAS EM QUADRINHOS. A METODOLOGIA QUE PROPORCIONOU O ANDAMENTO DESSE ESTUDO SE BASEIA, EM UMA PERSPECTIVA DE CUNHO QUALITATIVA CENTRADA EM ASPECTOS QUE N?O PODEM SER QUANTIFICADOS, NO ENTANTO, NECESSITAM DA COMPREENS?O E EXPLICA??O DA DIN?MICA DAS RELA??ES SOCIAIS. OS PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS QUE POSSIBILITARAM A COMPREENS?O DA PESQUISA SE DESENVOLVEM DE FORMA BIBLIOGR?FICA, AO MESMO TEMPO EM QUE FORAM REALIZADAS PESQUISAS DE CAMPO, A PARTIR DE PR?TICAS ESCOLARES, DIRECIONADAS PARA AS AULAS DE GEOGRAFIA. A PR?TICA FOI DESENVOLVIDA EM UM S?TIMO ANO DE UMA ESCOLA P?BLICA DE BLUMENAU/SC NO ANO DE 2021. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, DISCUTIMOS COM OS ESTUDANTES SOBRE O CONCEITO DE MIGRA??ES, PERGUNTAMOS A TURMA S SABIAM O QUE SIGNIFICAVA ESSA PALAVRA E TRANSCREVEMOS AS PRINCIPAIS IDEIAS NO QUADRO, A FIM DE CONSIDERAR OS CONHECIMENTOS PR?VIOS DOS ESTUDANTES. SEGUINDO, TRABALHAMOS O CONCEITO DE MIGRA??O E EXPLORAMOS OQUE S?O MIGRA??ES INTERNAS, MIGRA??ES EXTERNAS, ?XODO RURAL E MIGRA??ES TEMPOR?RIAS. UM FATO INTERESSANTE A SER DESTACADO, ? A MANEIRA COM QUE OS ESTUDANTES RELACIONAVAM ESTES CONCEITOS COM OS INFLUENCIADORES QUE ACOMPANHAVAM NA INTERNET, OS ESTUDANTES LISTARAM NOMES QUE FORAM DE OUTROS ESTADOS PARA S?O PAULO, E AT? MESMO, NOMES QUE FORAM PARA OS ESTADOS UNIDOS PRODUZIR CONTE?DO PARA AS REDES SOCIAIS. COM OS CONCEITOS APROPRIADOS, FOI PROPOSTO AOS ESTUDANTES, QUE FIZESSEM REPRESENTA??ES DO CONCEITO DE MIGRA??O ATRAV?S DE UMA HIST?RIA EM QUADRINHOS. OS ESTUDANTES FICARAM LIVRES PARA REPRESENTAREM ATRAV?S DE HIST?RIAS EXPLICATIVAS (QUE EXPLICAVAM SOBRE O CONCEITO DE MIGRA??O, OU MAIS ESPECIFICAMENTE MIGRA??O INTERNA, EXTERNA, ?XODO RURAL OU MIGRA??O TEMPOR?RIA) OU EXEMPLIFICATIVAS (SANDO EXEMPLOS DE MIGRA??ES, RELACIONANDO OS CONCEITOS TRABALHADOS COM NARRATIVAS, ASSIM COMO FIZERAM COM OS CRIADORES DE CONTE?DO). VISTO QUE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ? PRECISO A PERCEP??O DAQUILO QUE DESPERTA O INTERESSE E A CURIOSIDADE DOS/DAS ESTUDANTES, DESSA FORMA V?-SE A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAR NOVOS MEIOS QUE POSSIBILITEM A CONSTRU??O DE NOVOS SABERES. OS ESTUDANTES PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA ATIVIDADE E DEMONSTRARAM INTERESSE DURANTE SUA REALIZA??O. POR FIM, FIZEMOS UM VARAL NO QUAL EXPOMOS OS TRABALHOS REALIZADOS, TORNANDO SUAS ARTES PARTE DO ESPA?O DA SALA DE AULA, ESPA?O ESTE, ONDE SE CONSTITUEM. COM ESSA PR?TICA ESCOLAR FOI POSS?VEL PERCEBER AS POTENCIALIDADES DO USO DE DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, VISTO QUE AS HIST?RIAS EM QUADRINHOS PROPORCIONAM DISTINTOS ESPA?OS DE REFLEX?O A PARTIR DE CONTEXTOS DIVERSOS, COMO POL?TICOS, SOCIAIS E CULTURAIS, PROMOVENDO A PROBLEMATIZA??O DE TEM?TICAS CONTEMPOR?NEAS, COMO O CONCEITO DE MIGRA??O, POR MEIO DA CONSTRU??O DE HIST?RIAS, POR VEZES FICT?CIAS, MAS QUE S?O PAUTADAS EM DILEMAS E SITUA??ES REAIS. ? A PARTIR DAS M?LTIPLAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SEUS DISTINTOS CONTEXTOS QUE O EDUCADOR E A EDUCADORA T?M O DEVER DE PROMOVER PR?TICAS E PROPOSTAS QUE INSTIGUEM E DESPERTEM AO ESTUDANTE UMA PERCEP??O CR?TICA DA REALIDADE, PARA QUE ASSIM POSSA ATUAR DE MANEIRA REFLEXIVA NO ESPA?O EM QUE ATUA E MODIFICA. O TRABALHO BUSCOU ABORDAR O USO DE UMA LINGUAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA, QUE ? POUCO EXPLORADA, INCLUSIVE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, E SUAS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE EXPLORAR OS CONCEITOS DA CI?NCIA GEOGR?FICA, AL?M DE PROPICIAR UMA NOVA FORMA DE VER E PERCEBER O ESPA?O GEOGR?FICO. A INTEN??O DE ELABORAR UM ARTIGO SOCIALIZANDO PR?TICAS PEDAG?GICAS QUE ENVOLVAM DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA ? O DE PROPORCIONAR A MOVIMENTA??O ENTRE AS PESQUISAS E O CONTEXTO UNIVERSIT?RIO E A COMUNIDADE ESCOLAR, PROMOVENDO AOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA E AOS PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDUCA??O B?SICA A POSSIBILIDADE DE NOVAS ABORDAGENS PARA TRABALHAR OS CONTE?DOS PROGRAM?TICOS DA CI?NCIA GEOGR?FICA. COMO EDUCADORAS, DA ?REA DA GEOGRAFIA PRINCIPALMENTE, TEMOS O DEVER DE FORMAR CIDAD?OS QUE SEJAM CAPAZES DE ATUAR NO ESPA?O QUE ATUAM E PRODUZEM, POSSIBILITANDO A PROBLEMATIZA??O, O DI?LOGO E AT? MESMO A PRODU??O DO CONHECIMENTO. SENDO ASSIM ? 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