Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

APLICAÇÃO DA TÉCNICA DOS SEIS CHAPÉUS AOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: PIBID, CIÊNCIAS, CLONAGEM, METODOLOGIA ATIVA, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84615
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 334
    "inscrito_id" => 205
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA TÉCNICA DOS SEIS CHAPÉUS AOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => """
      O PRIMEIRO CONTATO COM OS CONCEITOS DE GEN?TICA, HEREDITARIEDADE E EVOLU??O ? NO ENSINO FUNDAMENTAL, \r\n
      DE MANEIRA QUE OS DISCENTES POSSAM COMPREENDER OS PROCESSOS NA QUAL AS CARACTER?STICAS S?O TRANSMITIDAS \r\n
      DE UM SER VIVO PARA OUTRO, OU COMO DETERMINADA ESP?CIE SE ADAPTA ? UM AMBIENTE, ELE PRECISA SABER OS \r\n
      CONCEITOS QUE EST?O ENVOLVIDOS TAIS COMO: GENES, CROMOSSOMOS, GEN?TIPO, FEN?TIPO E HEREDITARIEDADE. \r\n
      ESSES CONTE?DOS S?O BASTANTE DESAFIADORES, POIS TRAZEM UMA VIS?O MAIS MOLECULAR A QUAL OS ALUNOS AINDA \r\n
      N?O TIVERAM ACESSO. SEM CONTAR QUE A METODOLOGIA ESCOLHIDA PELO DOCENTE PODE IMPLICAR NO \r\n
      ENTENDIMENTO DOS ASSUNTOS, O QUE LEVA A COMPREENS?O E MEMORIZA??O DAS DEFINI??ES E CONCEITOS SEM \r\n
      RELACIONAR AO COTIDIANO. AO PENSAR EM UM M?TODO, NA QUAL PODERIA AUXILIAR NA CONCENTRA??O E RACIOC?NIO \r\n
      MAIS SISTEMATIZADO E OBJETIVO SOBRE UMA DETERMINADA PROBLEM?TICA, O M?DICO INGL?S EDWARD DE BONO \r\n
      EM SEU LIVRO ?SEIS CHAP?US DO PENSAMENTO? PONTUA SOBRE ORIENTAR DE FORMA DIRETA O ESTUDO DE UMA \r\n
      SITUA??O PROBLEMA ATRAV?S DE V?RIOS TIPOS DE RACIOC?NIOS DIFERENTES. ESSA T?CNICA FAZ O USO DE SEIS \r\n
      CHAP?US, OS QUAIS REPRESENTAM UM TIPO DE PENSAMENTO, SEJA ELE MEDIADOR, EMOTIVO, CR?TICO, CRIATIVO, \r\n
      BEN?FICO OU COM BASE EM FATOS PROMOVENDO UM PENSAMENTO MAIS CR?TICO. PENSANDO EM FORMAR ALUNOS \r\n
      MAIS ATIVOS, REFLEXIVOS E CR?TICOS ACERCA DOS CONTE?DOS DE GEN?TICA E HEREDITARIEDADE, A PESQUISA TEVE \r\n
      COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA DA EDUCA??O B?SICA UTILIZANDO O M?TODO \r\n
      DA T?CNICA DOS SEIS CHAP?US E RECURSOS DIGITAIS AUXILIARES COM BASE NOS CONTE?DOS DE GEN?TICA E \r\n
      HEREDITARIEDADE, ALIADO ? TEM?TICA DE CLONAGEM. A INTERVEN??O FOI DESENVOLVIDA DE MANEIRA VIRTUAL NO \r\n
      ANO DE 2021, NO CENTRO DE EDUCA??O INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA, NAS TURMAS DO 1? ANO (EM REVIS?O \r\n
      DOS CONTE?DOS DO 9?) PELOS INTEGRANTES DO PIBID. A MESMA CONTOU COM DOIS ENCONTROS QUE SE DERAM DE \r\n
      FORMA S?NCRONA ATRAV?S DA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, NA QUAL O PRIMEIRO ENCONTRO FOI PARA \r\n
      DISPONIBILIZAR E EXPLICAR O MATERIAL DE REFER?NCIA PARA OS ALUNOS. ATRAV?S DO SITE DO PROGRAMA ELES \r\n
      PODERIAM ACESSAR O INFOGR?FICO COM O RESUMO DO CONTE?DO PRODUZIDO PELOS INTEGRANTES DO PROGRAMA, E \r\n
      UM V?DEO QUE ABORDAVA SOBRE O PROCESSO DE CLONAGEM, PARA QUE NO ENCONTRO SEGUINTE COM BASE NESSE \r\n
      REFERENCIAL PUDESSEM EXPRESSAR SEUS PENSAMENTOS ACERCA DO TEMA SEGUINDO A T?CNICA. NO SEGUNDO \r\n
      ENCONTRO S?NCRONO, OS INTEGRANTES UTILIZARAM COMO RECURSO A PLATAFORMA DIGITAL PADLET PARA A EXPOSI??O \r\n
       \r\n
      1 GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO \r\n
      RIO GRANDE DO NORTE - UERN, LETICIAJOSEANE@ALU.UERN.BR; \r\n
      2 GRADUANDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO \r\n
      RIO GRANDE DO NORTE - UERN, COSTANETO@ALU.UERN.BR;\r\n
      3 GRADUANDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO \r\n
      RIO GRANDE DO NORTE - UERN, LUCASMARINHEIRO@ALU.UERN.BR; \r\n
      4 MESTRE EM CI?NCIAS BIOL?GICAS. PROFESSORA DO SEEC- CENTRO DE EDUCA??O INTEGRADA PROFESSOR \r\n
      ELISEU VIANA- CEIPEV, ANDRESSAKLIMA@GMAIL.COM; \r\n
      5 MESTRE - DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS. UNIVERSIDADE DO ESTADO \r\n
      DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN, ISMENIAMARTINS@UERN.BR. \r\n
      DE OPINI?O DOS ALUNOS EM CADA CHAP?U, OS QUAIS REPRESENTAVAM UM TIPO DE PENSAMENTO, COMO APONTADO \r\n
      ANTERIORMENTE. PARA CONTAR COM A PARTICIPA??O DOS DISCENTES FOI NECESS?RIO EXPLICAR A DIN?MICA DA T?CNICA \r\n
      E COMO IRIA FUNCIONAR A REALIZA??O DA INTERVEN??O. PARA ACESSAR A PLATAFORMA, OS PARTICIPANTES DO PIBID \r\n
      DISPONIBILIZARAM O LINK E DE ACORDO COM A PERGUNTA DE CADA CHAP?U OS DISCENTES PODERIAM RESPONDER \r\n
      DIRETO NA PLATAFORMA, OU NO CHAT DO GOOGLE MEET, PARA QUE ASSIM PUDESSEM DISCUTIR SOBRE A RESPOSTA DE \r\n
      CADA QUESTIONAMENTO REALIZADO. OS PIBIDIANOS FICARAM COM O CHAP?U AZUL QUE SE TRATAVA DO MEDIADOR DA \r\n
      DISCUSS?O. ENT?O, A DIN?MICA TEVE IN?CIO COM O CHAP?U BRANCO, ONDE OS ALUNOS EXPUSERAM ATRAV?S DE \r\n
      FATOS SUAS OPINI?ES ACERCA DO QUE ELES COMPREENDERAM DO CONTE?DO E COMO ELES CONCEITUAM A GEN?TICA. \r\n
      PARTINDO PARA O SEGUNDO CHAP?U (VERMELHO), O QUAL SE TRATAVA DOS SENTIMENTOS, OU SEJA, COMO SE SENTIAM \r\n
      EM RELA??O AO PROCEDIMENTO DE CLONAGEM, GEROU BASTANTE DISCUSS?O E PERGUNTAS, POIS ELES CONSEGUIRAM \r\n
      TRAZER REFER?NCIAS DO SEU COTIDIANO AO CONTE?DO, COMENTANDO SOBRE NOVELAS E FILMES COM ESSA TEM?TICA\r\n
      E AT? MESMO A QUEST?O DE IRM?OS G?MEOS E O PL?GIO. O TERCEIRO CHAP?U ABORDADO FOI O PRETO, ONDE \r\n
      DEVERIAM COMENTAR SOBRE PONTOS NEGATIVOS E CR?TICOS ACERCA DO PROCEDIMENTO DE CLONAGEM, CONSTATANDO \r\n
      UMA VIS?O MAIS RELIGIOSA, EMP?TICA E ECOL?GICA SOBRE O ASSUNTO. NO CHAP?U AMARELO, IRIAM EXPOR SEU \r\n
      PENSAMENTO SOBRE OS BENEF?CIOS QUE A GEN?TICA TROUXE PARA A SOCIEDADE. J? NO VERDE, FORAM BASTANTE \r\n
      CRIATIVOS COM A FORMULA??O DE IDEIAS SOBRE O AVAN?O DA GEN?TICA E COMO ISSO PODERIA INFLUENCIAR EM SUAS \r\n
      VIDAS. COM INTUITO DE AVALIAR DE MANEIRA FORMATIVA O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A TEM?TICA E \r\n
      CONTE?DOS ABORDADOS, NA PLATAFORMA PADLET ELES DEVERIAM SE DIVIDIR EM GRUPOS E CONSTRUIR UM MAPA \r\n
      MENTAL COM OS TEMAS MENDEL E A GEN?TICA; CLONAGEM; TRANSG?NICOS E DOEN?AS HEREDIT?RIAS. OS ALUNOS \r\n
      NO MOMENTO S?NCRONO E NO ASS?NCRONO PARA A CONSTRU??O DO MAPA MENTAL DEMONSTRARAM BASTANTE \r\n
      ENTUSIASMO, E FOI PERCEPT?VEL QUE OS ASSUNTOS QUANDO ENSINADOS UTILIZANDO ESSES INSTRUMENTOS DID?TICOS \r\n
      INCENTIVAM A PARTICIPA??O E SENSO INVESTIGATIVO. ASSIM, A UTILIZA??O DE METODOLOGIAS ATIVAS E L?DICAS \r\n
      QUE COLOQUEM O ALUNO PARA PENSAR, REFLETIR E OPINAR TORNAM-SE MAIS EFICAZES PARA O APRENDIZADO. \r\n
      PORTANTO, A UTILIZA??O DA T?CNICA MOSTROU-SE RELEVANTE EM POSSIBILITAR AO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL \r\n
      DE CI?NCIAS QUE ESSE CONTE?DO APRESENTA EXECU??O PR?TICA E QUE O USO INDEVIDO DOS CONHECIMENTOS \r\n
      CIENT?FICOS PODEM ACARRETAR PROBLEMAS ?TICOS E SOCIAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, CIÊNCIAS, CLONAGEM, METODOLOGIA ATIVA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID205_26102021170349.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA JOSEANE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LET"
    "autor_email" => "letjoseany@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84615
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 334
    "inscrito_id" => 205
    "titulo" => "APLICAÇÃO DA TÉCNICA DOS SEIS CHAPÉUS AOS CONTEÚDOS DE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => """
      O PRIMEIRO CONTATO COM OS CONCEITOS DE GEN?TICA, HEREDITARIEDADE E EVOLU??O ? NO ENSINO FUNDAMENTAL, \r\n
      DE MANEIRA QUE OS DISCENTES POSSAM COMPREENDER OS PROCESSOS NA QUAL AS CARACTER?STICAS S?O TRANSMITIDAS \r\n
      DE UM SER VIVO PARA OUTRO, OU COMO DETERMINADA ESP?CIE SE ADAPTA ? UM AMBIENTE, ELE PRECISA SABER OS \r\n
      CONCEITOS QUE EST?O ENVOLVIDOS TAIS COMO: GENES, CROMOSSOMOS, GEN?TIPO, FEN?TIPO E HEREDITARIEDADE. \r\n
      ESSES CONTE?DOS S?O BASTANTE DESAFIADORES, POIS TRAZEM UMA VIS?O MAIS MOLECULAR A QUAL OS ALUNOS AINDA \r\n
      N?O TIVERAM ACESSO. SEM CONTAR QUE A METODOLOGIA ESCOLHIDA PELO DOCENTE PODE IMPLICAR NO \r\n
      ENTENDIMENTO DOS ASSUNTOS, O QUE LEVA A COMPREENS?O E MEMORIZA??O DAS DEFINI??ES E CONCEITOS SEM \r\n
      RELACIONAR AO COTIDIANO. AO PENSAR EM UM M?TODO, NA QUAL PODERIA AUXILIAR NA CONCENTRA??O E RACIOC?NIO \r\n
      MAIS SISTEMATIZADO E OBJETIVO SOBRE UMA DETERMINADA PROBLEM?TICA, O M?DICO INGL?S EDWARD DE BONO \r\n
      EM SEU LIVRO ?SEIS CHAP?US DO PENSAMENTO? PONTUA SOBRE ORIENTAR DE FORMA DIRETA O ESTUDO DE UMA \r\n
      SITUA??O PROBLEMA ATRAV?S DE V?RIOS TIPOS DE RACIOC?NIOS DIFERENTES. ESSA T?CNICA FAZ O USO DE SEIS \r\n
      CHAP?US, OS QUAIS REPRESENTAM UM TIPO DE PENSAMENTO, SEJA ELE MEDIADOR, EMOTIVO, CR?TICO, CRIATIVO, \r\n
      BEN?FICO OU COM BASE EM FATOS PROMOVENDO UM PENSAMENTO MAIS CR?TICO. PENSANDO EM FORMAR ALUNOS \r\n
      MAIS ATIVOS, REFLEXIVOS E CR?TICOS ACERCA DOS CONTE?DOS DE GEN?TICA E HEREDITARIEDADE, A PESQUISA TEVE \r\n
      COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA DA EDUCA??O B?SICA UTILIZANDO O M?TODO \r\n
      DA T?CNICA DOS SEIS CHAP?US E RECURSOS DIGITAIS AUXILIARES COM BASE NOS CONTE?DOS DE GEN?TICA E \r\n
      HEREDITARIEDADE, ALIADO ? TEM?TICA DE CLONAGEM. A INTERVEN??O FOI DESENVOLVIDA DE MANEIRA VIRTUAL NO \r\n
      ANO DE 2021, NO CENTRO DE EDUCA??O INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA, NAS TURMAS DO 1? ANO (EM REVIS?O \r\n
      DOS CONTE?DOS DO 9?) PELOS INTEGRANTES DO PIBID. A MESMA CONTOU COM DOIS ENCONTROS QUE SE DERAM DE \r\n
      FORMA S?NCRONA ATRAV?S DA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, NA QUAL O PRIMEIRO ENCONTRO FOI PARA \r\n
      DISPONIBILIZAR E EXPLICAR O MATERIAL DE REFER?NCIA PARA OS ALUNOS. ATRAV?S DO SITE DO PROGRAMA ELES \r\n
      PODERIAM ACESSAR O INFOGR?FICO COM O RESUMO DO CONTE?DO PRODUZIDO PELOS INTEGRANTES DO PROGRAMA, E \r\n
      UM V?DEO QUE ABORDAVA SOBRE O PROCESSO DE CLONAGEM, PARA QUE NO ENCONTRO SEGUINTE COM BASE NESSE \r\n
      REFERENCIAL PUDESSEM EXPRESSAR SEUS PENSAMENTOS ACERCA DO TEMA SEGUINDO A T?CNICA. NO SEGUNDO \r\n
      ENCONTRO S?NCRONO, OS INTEGRANTES UTILIZARAM COMO RECURSO A PLATAFORMA DIGITAL PADLET PARA A EXPOSI??O \r\n
       \r\n
      1 GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO \r\n
      RIO GRANDE DO NORTE - UERN, LETICIAJOSEANE@ALU.UERN.BR; \r\n
      2 GRADUANDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO \r\n
      RIO GRANDE DO NORTE - UERN, COSTANETO@ALU.UERN.BR;\r\n
      3 GRADUANDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO \r\n
      RIO GRANDE DO NORTE - UERN, LUCASMARINHEIRO@ALU.UERN.BR; \r\n
      4 MESTRE EM CI?NCIAS BIOL?GICAS. PROFESSORA DO SEEC- CENTRO DE EDUCA??O INTEGRADA PROFESSOR \r\n
      ELISEU VIANA- CEIPEV, ANDRESSAKLIMA@GMAIL.COM; \r\n
      5 MESTRE - DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS. UNIVERSIDADE DO ESTADO \r\n
      DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN, ISMENIAMARTINS@UERN.BR. \r\n
      DE OPINI?O DOS ALUNOS EM CADA CHAP?U, OS QUAIS REPRESENTAVAM UM TIPO DE PENSAMENTO, COMO APONTADO \r\n
      ANTERIORMENTE. PARA CONTAR COM A PARTICIPA??O DOS DISCENTES FOI NECESS?RIO EXPLICAR A DIN?MICA DA T?CNICA \r\n
      E COMO IRIA FUNCIONAR A REALIZA??O DA INTERVEN??O. PARA ACESSAR A PLATAFORMA, OS PARTICIPANTES DO PIBID \r\n
      DISPONIBILIZARAM O LINK E DE ACORDO COM A PERGUNTA DE CADA CHAP?U OS DISCENTES PODERIAM RESPONDER \r\n
      DIRETO NA PLATAFORMA, OU NO CHAT DO GOOGLE MEET, PARA QUE ASSIM PUDESSEM DISCUTIR SOBRE A RESPOSTA DE \r\n
      CADA QUESTIONAMENTO REALIZADO. OS PIBIDIANOS FICARAM COM O CHAP?U AZUL QUE SE TRATAVA DO MEDIADOR DA \r\n
      DISCUSS?O. ENT?O, A DIN?MICA TEVE IN?CIO COM O CHAP?U BRANCO, ONDE OS ALUNOS EXPUSERAM ATRAV?S DE \r\n
      FATOS SUAS OPINI?ES ACERCA DO QUE ELES COMPREENDERAM DO CONTE?DO E COMO ELES CONCEITUAM A GEN?TICA. \r\n
      PARTINDO PARA O SEGUNDO CHAP?U (VERMELHO), O QUAL SE TRATAVA DOS SENTIMENTOS, OU SEJA, COMO SE SENTIAM \r\n
      EM RELA??O AO PROCEDIMENTO DE CLONAGEM, GEROU BASTANTE DISCUSS?O E PERGUNTAS, POIS ELES CONSEGUIRAM \r\n
      TRAZER REFER?NCIAS DO SEU COTIDIANO AO CONTE?DO, COMENTANDO SOBRE NOVELAS E FILMES COM ESSA TEM?TICA\r\n
      E AT? MESMO A QUEST?O DE IRM?OS G?MEOS E O PL?GIO. O TERCEIRO CHAP?U ABORDADO FOI O PRETO, ONDE \r\n
      DEVERIAM COMENTAR SOBRE PONTOS NEGATIVOS E CR?TICOS ACERCA DO PROCEDIMENTO DE CLONAGEM, CONSTATANDO \r\n
      UMA VIS?O MAIS RELIGIOSA, EMP?TICA E ECOL?GICA SOBRE O ASSUNTO. NO CHAP?U AMARELO, IRIAM EXPOR SEU \r\n
      PENSAMENTO SOBRE OS BENEF?CIOS QUE A GEN?TICA TROUXE PARA A SOCIEDADE. J? NO VERDE, FORAM BASTANTE \r\n
      CRIATIVOS COM A FORMULA??O DE IDEIAS SOBRE O AVAN?O DA GEN?TICA E COMO ISSO PODERIA INFLUENCIAR EM SUAS \r\n
      VIDAS. COM INTUITO DE AVALIAR DE MANEIRA FORMATIVA O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A TEM?TICA E \r\n
      CONTE?DOS ABORDADOS, NA PLATAFORMA PADLET ELES DEVERIAM SE DIVIDIR EM GRUPOS E CONSTRUIR UM MAPA \r\n
      MENTAL COM OS TEMAS MENDEL E A GEN?TICA; CLONAGEM; TRANSG?NICOS E DOEN?AS HEREDIT?RIAS. OS ALUNOS \r\n
      NO MOMENTO S?NCRONO E NO ASS?NCRONO PARA A CONSTRU??O DO MAPA MENTAL DEMONSTRARAM BASTANTE \r\n
      ENTUSIASMO, E FOI PERCEPT?VEL QUE OS ASSUNTOS QUANDO ENSINADOS UTILIZANDO ESSES INSTRUMENTOS DID?TICOS \r\n
      INCENTIVAM A PARTICIPA??O E SENSO INVESTIGATIVO. ASSIM, A UTILIZA??O DE METODOLOGIAS ATIVAS E L?DICAS \r\n
      QUE COLOQUEM O ALUNO PARA PENSAR, REFLETIR E OPINAR TORNAM-SE MAIS EFICAZES PARA O APRENDIZADO. \r\n
      PORTANTO, A UTILIZA??O DA T?CNICA MOSTROU-SE RELEVANTE EM POSSIBILITAR AO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL \r\n
      DE CI?NCIAS QUE ESSE CONTE?DO APRESENTA EXECU??O PR?TICA E QUE O USO INDEVIDO DOS CONHECIMENTOS \r\n
      CIENT?FICOS PODEM ACARRETAR PROBLEMAS ?TICOS E SOCIAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, CIÊNCIAS, CLONAGEM, METODOLOGIA ATIVA, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID205_26102021170349.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETICIA JOSEANE BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LET"
    "autor_email" => "letjoseany@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRIMEIRO CONTATO COM OS CONCEITOS DE GEN?TICA, HEREDITARIEDADE E EVOLU??O ? NO ENSINO FUNDAMENTAL, DE MANEIRA QUE OS DISCENTES POSSAM COMPREENDER OS PROCESSOS NA QUAL AS CARACTER?STICAS S?O TRANSMITIDAS DE UM SER VIVO PARA OUTRO, OU COMO DETERMINADA ESP?CIE SE ADAPTA ? UM AMBIENTE, ELE PRECISA SABER OS CONCEITOS QUE EST?O ENVOLVIDOS TAIS COMO: GENES, CROMOSSOMOS, GEN?TIPO, FEN?TIPO E HEREDITARIEDADE. ESSES CONTE?DOS S?O BASTANTE DESAFIADORES, POIS TRAZEM UMA VIS?O MAIS MOLECULAR A QUAL OS ALUNOS AINDA N?O TIVERAM ACESSO. SEM CONTAR QUE A METODOLOGIA ESCOLHIDA PELO DOCENTE PODE IMPLICAR NO ENTENDIMENTO DOS ASSUNTOS, O QUE LEVA A COMPREENS?O E MEMORIZA??O DAS DEFINI??ES E CONCEITOS SEM RELACIONAR AO COTIDIANO. AO PENSAR EM UM M?TODO, NA QUAL PODERIA AUXILIAR NA CONCENTRA??O E RACIOC?NIO MAIS SISTEMATIZADO E OBJETIVO SOBRE UMA DETERMINADA PROBLEM?TICA, O M?DICO INGL?S EDWARD DE BONO EM SEU LIVRO ?SEIS CHAP?US DO PENSAMENTO? PONTUA SOBRE ORIENTAR DE FORMA DIRETA O ESTUDO DE UMA SITUA??O PROBLEMA ATRAV?S DE V?RIOS TIPOS DE RACIOC?NIOS DIFERENTES. ESSA T?CNICA FAZ O USO DE SEIS CHAP?US, OS QUAIS REPRESENTAM UM TIPO DE PENSAMENTO, SEJA ELE MEDIADOR, EMOTIVO, CR?TICO, CRIATIVO, BEN?FICO OU COM BASE EM FATOS PROMOVENDO UM PENSAMENTO MAIS CR?TICO. PENSANDO EM FORMAR ALUNOS MAIS ATIVOS, REFLEXIVOS E CR?TICOS ACERCA DOS CONTE?DOS DE GEN?TICA E HEREDITARIEDADE, A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA DA EDUCA??O B?SICA UTILIZANDO O M?TODO DA T?CNICA DOS SEIS CHAP?US E RECURSOS DIGITAIS AUXILIARES COM BASE NOS CONTE?DOS DE GEN?TICA E HEREDITARIEDADE, ALIADO ? TEM?TICA DE CLONAGEM. A INTERVEN??O FOI DESENVOLVIDA DE MANEIRA VIRTUAL NO ANO DE 2021, NO CENTRO DE EDUCA??O INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA, NAS TURMAS DO 1? ANO (EM REVIS?O DOS CONTE?DOS DO 9?) PELOS INTEGRANTES DO PIBID. A MESMA CONTOU COM DOIS ENCONTROS QUE SE DERAM DE FORMA S?NCRONA ATRAV?S DA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, NA QUAL O PRIMEIRO ENCONTRO FOI PARA DISPONIBILIZAR E EXPLICAR O MATERIAL DE REFER?NCIA PARA OS ALUNOS. ATRAV?S DO SITE DO PROGRAMA ELES PODERIAM ACESSAR O INFOGR?FICO COM O RESUMO DO CONTE?DO PRODUZIDO PELOS INTEGRANTES DO PROGRAMA, E UM V?DEO QUE ABORDAVA SOBRE O PROCESSO DE CLONAGEM, PARA QUE NO ENCONTRO SEGUINTE COM BASE NESSE REFERENCIAL PUDESSEM EXPRESSAR SEUS PENSAMENTOS ACERCA DO TEMA SEGUINDO A T?CNICA. NO SEGUNDO ENCONTRO S?NCRONO, OS INTEGRANTES UTILIZARAM COMO RECURSO A PLATAFORMA DIGITAL PADLET PARA A EXPOSI??O 1 GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN, LETICIAJOSEANE@ALU.UERN.BR; 2 GRADUANDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN, COSTANETO@ALU.UERN.BR; 3 GRADUANDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN, LUCASMARINHEIRO@ALU.UERN.BR; 4 MESTRE EM CI?NCIAS BIOL?GICAS. PROFESSORA DO SEEC- CENTRO DE EDUCA??O INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA- CEIPEV, ANDRESSAKLIMA@GMAIL.COM; 5 MESTRE - DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN, ISMENIAMARTINS@UERN.BR. DE OPINI?O DOS ALUNOS EM CADA CHAP?U, OS QUAIS REPRESENTAVAM UM TIPO DE PENSAMENTO, COMO APONTADO ANTERIORMENTE. PARA CONTAR COM A PARTICIPA??O DOS DISCENTES FOI NECESS?RIO EXPLICAR A DIN?MICA DA T?CNICA E COMO IRIA FUNCIONAR A REALIZA??O DA INTERVEN??O. PARA ACESSAR A PLATAFORMA, OS PARTICIPANTES DO PIBID DISPONIBILIZARAM O LINK E DE ACORDO COM A PERGUNTA DE CADA CHAP?U OS DISCENTES PODERIAM RESPONDER DIRETO NA PLATAFORMA, OU NO CHAT DO GOOGLE MEET, PARA QUE ASSIM PUDESSEM DISCUTIR SOBRE A RESPOSTA DE CADA QUESTIONAMENTO REALIZADO. OS PIBIDIANOS FICARAM COM O CHAP?U AZUL QUE SE TRATAVA DO MEDIADOR DA DISCUSS?O. ENT?O, A DIN?MICA TEVE IN?CIO COM O CHAP?U BRANCO, ONDE OS ALUNOS EXPUSERAM ATRAV?S DE FATOS SUAS OPINI?ES ACERCA DO QUE ELES COMPREENDERAM DO CONTE?DO E COMO ELES CONCEITUAM A GEN?TICA. PARTINDO PARA O SEGUNDO CHAP?U (VERMELHO), O QUAL SE TRATAVA DOS SENTIMENTOS, OU SEJA, COMO SE SENTIAM EM RELA??O AO PROCEDIMENTO DE CLONAGEM, GEROU BASTANTE DISCUSS?O E PERGUNTAS, POIS ELES CONSEGUIRAM TRAZER REFER?NCIAS DO SEU COTIDIANO AO CONTE?DO, COMENTANDO SOBRE NOVELAS E FILMES COM ESSA TEM?TICA E AT? MESMO A QUEST?O DE IRM?OS G?MEOS E O PL?GIO. O TERCEIRO CHAP?U ABORDADO FOI O PRETO, ONDE DEVERIAM COMENTAR SOBRE PONTOS NEGATIVOS E CR?TICOS ACERCA DO PROCEDIMENTO DE CLONAGEM, CONSTATANDO UMA VIS?O MAIS RELIGIOSA, EMP?TICA E ECOL?GICA SOBRE O ASSUNTO. NO CHAP?U AMARELO, IRIAM EXPOR SEU PENSAMENTO SOBRE OS BENEF?CIOS QUE A GEN?TICA TROUXE PARA A SOCIEDADE. J? NO VERDE, FORAM BASTANTE CRIATIVOS COM A FORMULA??O DE IDEIAS SOBRE O AVAN?O DA GEN?TICA E COMO ISSO PODERIA INFLUENCIAR EM SUAS VIDAS. COM INTUITO DE AVALIAR DE MANEIRA FORMATIVA O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A TEM?TICA E CONTE?DOS ABORDADOS, NA PLATAFORMA PADLET ELES DEVERIAM SE DIVIDIR EM GRUPOS E CONSTRUIR UM MAPA MENTAL COM OS TEMAS MENDEL E A GEN?TICA; CLONAGEM; TRANSG?NICOS E DOEN?AS HEREDIT?RIAS. OS ALUNOS NO MOMENTO S?NCRONO E NO ASS?NCRONO PARA A CONSTRU??O DO MAPA MENTAL DEMONSTRARAM BASTANTE ENTUSIASMO, E FOI PERCEPT?VEL QUE OS ASSUNTOS QUANDO ENSINADOS UTILIZANDO ESSES INSTRUMENTOS DID?TICOS INCENTIVAM A PARTICIPA??O E SENSO INVESTIGATIVO. ASSIM, A UTILIZA??O DE METODOLOGIAS ATIVAS E L?DICAS QUE COLOQUEM O ALUNO PARA PENSAR, REFLETIR E OPINAR TORNAM-SE MAIS EFICAZES PARA O APRENDIZADO. PORTANTO, A UTILIZA??O DA T?CNICA MOSTROU-SE RELEVANTE EM POSSIBILITAR AO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CI?NCIAS QUE ESSE CONTE?DO APRESENTA EXECU??O PR?TICA E QUE O USO INDEVIDO DOS CONHECIMENTOS CIENT?FICOS PODEM ACARRETAR PROBLEMAS ?TICOS E SOCIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.