O PRIMEIRO CONTATO COM OS CONCEITOS DE GEN?TICA, HEREDITARIEDADE E EVOLU??O ? NO ENSINO FUNDAMENTAL,
DE MANEIRA QUE OS DISCENTES POSSAM COMPREENDER OS PROCESSOS NA QUAL AS CARACTER?STICAS S?O TRANSMITIDAS
DE UM SER VIVO PARA OUTRO, OU COMO DETERMINADA ESP?CIE SE ADAPTA ? UM AMBIENTE, ELE PRECISA SABER OS
CONCEITOS QUE EST?O ENVOLVIDOS TAIS COMO: GENES, CROMOSSOMOS, GEN?TIPO, FEN?TIPO E HEREDITARIEDADE.
ESSES CONTE?DOS S?O BASTANTE DESAFIADORES, POIS TRAZEM UMA VIS?O MAIS MOLECULAR A QUAL OS ALUNOS AINDA
N?O TIVERAM ACESSO. SEM CONTAR QUE A METODOLOGIA ESCOLHIDA PELO DOCENTE PODE IMPLICAR NO
ENTENDIMENTO DOS ASSUNTOS, O QUE LEVA A COMPREENS?O E MEMORIZA??O DAS DEFINI??ES E CONCEITOS SEM
RELACIONAR AO COTIDIANO. AO PENSAR EM UM M?TODO, NA QUAL PODERIA AUXILIAR NA CONCENTRA??O E RACIOC?NIO
MAIS SISTEMATIZADO E OBJETIVO SOBRE UMA DETERMINADA PROBLEM?TICA, O M?DICO INGL?S EDWARD DE BONO
EM SEU LIVRO ?SEIS CHAP?US DO PENSAMENTO? PONTUA SOBRE ORIENTAR DE FORMA DIRETA O ESTUDO DE UMA
SITUA??O PROBLEMA ATRAV?S DE V?RIOS TIPOS DE RACIOC?NIOS DIFERENTES. ESSA T?CNICA FAZ O USO DE SEIS
CHAP?US, OS QUAIS REPRESENTAM UM TIPO DE PENSAMENTO, SEJA ELE MEDIADOR, EMOTIVO, CR?TICO, CRIATIVO,
BEN?FICO OU COM BASE EM FATOS PROMOVENDO UM PENSAMENTO MAIS CR?TICO. PENSANDO EM FORMAR ALUNOS
MAIS ATIVOS, REFLEXIVOS E CR?TICOS ACERCA DOS CONTE?DOS DE GEN?TICA E HEREDITARIEDADE, A PESQUISA TEVE
COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM SALA DE AULA DA EDUCA??O B?SICA UTILIZANDO O M?TODO
DA T?CNICA DOS SEIS CHAP?US E RECURSOS DIGITAIS AUXILIARES COM BASE NOS CONTE?DOS DE GEN?TICA E
HEREDITARIEDADE, ALIADO ? TEM?TICA DE CLONAGEM. A INTERVEN??O FOI DESENVOLVIDA DE MANEIRA VIRTUAL NO
ANO DE 2021, NO CENTRO DE EDUCA??O INTEGRADA PROFESSOR ELISEU VIANA, NAS TURMAS DO 1? ANO (EM REVIS?O
DOS CONTE?DOS DO 9?) PELOS INTEGRANTES DO PIBID. A MESMA CONTOU COM DOIS ENCONTROS QUE SE DERAM DE
FORMA S?NCRONA ATRAV?S DA PLATAFORMA DO GOOGLE MEET, NA QUAL O PRIMEIRO ENCONTRO FOI PARA
DISPONIBILIZAR E EXPLICAR O MATERIAL DE REFER?NCIA PARA OS ALUNOS. ATRAV?S DO SITE DO PROGRAMA ELES
PODERIAM ACESSAR O INFOGR?FICO COM O RESUMO DO CONTE?DO PRODUZIDO PELOS INTEGRANTES DO PROGRAMA, E
UM V?DEO QUE ABORDAVA SOBRE O PROCESSO DE CLONAGEM, PARA QUE NO ENCONTRO SEGUINTE COM BASE NESSE
REFERENCIAL PUDESSEM EXPRESSAR SEUS PENSAMENTOS ACERCA DO TEMA SEGUINDO A T?CNICA. NO SEGUNDO
ENCONTRO S?NCRONO, OS INTEGRANTES UTILIZARAM COMO RECURSO A PLATAFORMA DIGITAL PADLET PARA A EXPOSI??O
1 GRADUANDA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO
RIO GRANDE DO NORTE - UERN, LETICIAJOSEANE@ALU.UERN.BR;
2 GRADUANDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO
RIO GRANDE DO NORTE - UERN, COSTANETO@ALU.UERN.BR;
3 GRADUANDO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO
RIO GRANDE DO NORTE - UERN, LUCASMARINHEIRO@ALU.UERN.BR;
4 MESTRE EM CI?NCIAS BIOL?GICAS. PROFESSORA DO SEEC- CENTRO DE EDUCA??O INTEGRADA PROFESSOR
ELISEU VIANA- CEIPEV, ANDRESSAKLIMA@GMAIL.COM;
5 MESTRE - DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS. UNIVERSIDADE DO ESTADO
DO RIO GRANDE DO NORTE- UERN, ISMENIAMARTINS@UERN.BR.
DE OPINI?O DOS ALUNOS EM CADA CHAP?U, OS QUAIS REPRESENTAVAM UM TIPO DE PENSAMENTO, COMO APONTADO
ANTERIORMENTE. PARA CONTAR COM A PARTICIPA??O DOS DISCENTES FOI NECESS?RIO EXPLICAR A DIN?MICA DA T?CNICA
E COMO IRIA FUNCIONAR A REALIZA??O DA INTERVEN??O. PARA ACESSAR A PLATAFORMA, OS PARTICIPANTES DO PIBID
DISPONIBILIZARAM O LINK E DE ACORDO COM A PERGUNTA DE CADA CHAP?U OS DISCENTES PODERIAM RESPONDER
DIRETO NA PLATAFORMA, OU NO CHAT DO GOOGLE MEET, PARA QUE ASSIM PUDESSEM DISCUTIR SOBRE A RESPOSTA DE
CADA QUESTIONAMENTO REALIZADO. OS PIBIDIANOS FICARAM COM O CHAP?U AZUL QUE SE TRATAVA DO MEDIADOR DA
DISCUSS?O. ENT?O, A DIN?MICA TEVE IN?CIO COM O CHAP?U BRANCO, ONDE OS ALUNOS EXPUSERAM ATRAV?S DE
FATOS SUAS OPINI?ES ACERCA DO QUE ELES COMPREENDERAM DO CONTE?DO E COMO ELES CONCEITUAM A GEN?TICA.
PARTINDO PARA O SEGUNDO CHAP?U (VERMELHO), O QUAL SE TRATAVA DOS SENTIMENTOS, OU SEJA, COMO SE SENTIAM
EM RELA??O AO PROCEDIMENTO DE CLONAGEM, GEROU BASTANTE DISCUSS?O E PERGUNTAS, POIS ELES CONSEGUIRAM
TRAZER REFER?NCIAS DO SEU COTIDIANO AO CONTE?DO, COMENTANDO SOBRE NOVELAS E FILMES COM ESSA TEM?TICA
E AT? MESMO A QUEST?O DE IRM?OS G?MEOS E O PL?GIO. O TERCEIRO CHAP?U ABORDADO FOI O PRETO, ONDE
DEVERIAM COMENTAR SOBRE PONTOS NEGATIVOS E CR?TICOS ACERCA DO PROCEDIMENTO DE CLONAGEM, CONSTATANDO
UMA VIS?O MAIS RELIGIOSA, EMP?TICA E ECOL?GICA SOBRE O ASSUNTO. NO CHAP?U AMARELO, IRIAM EXPOR SEU
PENSAMENTO SOBRE OS BENEF?CIOS QUE A GEN?TICA TROUXE PARA A SOCIEDADE. J? NO VERDE, FORAM BASTANTE
CRIATIVOS COM A FORMULA??O DE IDEIAS SOBRE O AVAN?O DA GEN?TICA E COMO ISSO PODERIA INFLUENCIAR EM SUAS
VIDAS. COM INTUITO DE AVALIAR DE MANEIRA FORMATIVA O ENTENDIMENTO DOS ALUNOS SOBRE A TEM?TICA E
CONTE?DOS ABORDADOS, NA PLATAFORMA PADLET ELES DEVERIAM SE DIVIDIR EM GRUPOS E CONSTRUIR UM MAPA
MENTAL COM OS TEMAS MENDEL E A GEN?TICA; CLONAGEM; TRANSG?NICOS E DOEN?AS HEREDIT?RIAS. OS ALUNOS
NO MOMENTO S?NCRONO E NO ASS?NCRONO PARA A CONSTRU??O DO MAPA MENTAL DEMONSTRARAM BASTANTE
ENTUSIASMO, E FOI PERCEPT?VEL QUE OS ASSUNTOS QUANDO ENSINADOS UTILIZANDO ESSES INSTRUMENTOS DID?TICOS
INCENTIVAM A PARTICIPA??O E SENSO INVESTIGATIVO. ASSIM, A UTILIZA??O DE METODOLOGIAS ATIVAS E L?DICAS
QUE COLOQUEM O ALUNO PARA PENSAR, REFLETIR E OPINAR TORNAM-SE MAIS EFICAZES PARA O APRENDIZADO.
PORTANTO, A UTILIZA??O DA T?CNICA MOSTROU-SE RELEVANTE EM POSSIBILITAR AO ALUNO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DE CI?NCIAS QUE ESSE CONTE?DO APRESENTA EXECU??O PR?TICA E QUE O USO INDEVIDO DOS CONHECIMENTOS
CIENT?FICOS PODEM ACARRETAR PROBLEMAS ?TICOS E SOCIAIS.