NO INTUITO DE ROMPER AS TRADIÇÕES DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENDIDAS PELA FALA DO PROFESSOR E A ESCUTA ESTUDANTIL PASSIVA, APRESENTAMOS O PROJETO DESENVOLVENDO MAQUETES DIDÁTICAS COM MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS: ILUSTRANDO O ENSINO DE CITOLOGIA. ESSE TRABALHO FOI REALIZADO À DISTÂNCIA, VIA PLATAFORMAS VIRTUAIS E UTILIZOU RECURSOS CUJO ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL CASSIANO DO NASCIMENTO (LOCALIZADO NA CIDADE DE PELOTAS/RS) TINHAM EM SUAS CASAS. O FOCO DA PROPOSTA FOI O DESENVOLVIMENTO DE UMA MAQUETE DIDÁTICA DE CÉLULA EUCARIÓTICA ANIMAL, QUE PUDESSE AUXILIAR NA APRENDIZAGEM, ALÉM DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE DOS/AS ESTUDANTES. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, FIZEMOS ABORDAGENS REFERENTES À DISCUSSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BUSCANDO ESTABELECER UMA PONTE ENTRE DISCENTES E CONTEÚDOS. O PROCESSO METODOLÓGICO ADOTADO FOI DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS: APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS E CONSTRUÇÃO DAS MAQUETES. CADA DISCENTE CONSTRUIU SUA PRÓPRIA MAQUETE SOB ORIENTAÇÃO DAS ALUNAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, O PROJETO SOFREU DIMINUIÇÃO DE PARTICIPANTES POR CONTA DO AGRAVAMENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, DO AFASTAMENTO SOCIAL, E DAS DIFICULDADES ECONÔMICAS DOS PAIS E/OU RESPONSÁVEIS PELOS/AS ESTUDANTES. ESSAS QUESTÕES DIFICULTARAM AS CONDIÇÕES DE ACESSO À INTERNET POR PARTE DOS/AS ALUNOS/AS, QUE ACABOU CULMINANDO NO DESLIGAMENTO DE ALGUNS/MAS DISCENTES TANTO DO PROJETO, COMO DA PRÓPRIA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. OS QUESTIONÁRIOS RECEBIDOS FORAM AVALIADOS SEGUINDO A ANÁLISE DE CONTEÚDOS DE BARDIN E AS MAQUETES FORAM CORRIGIDAS COM AUXÍLIO DA PROFESSORA REGENTE DO COMPONENTE CURRICULAR. O PROJETO APRESENTOU BOA VIABILIDADE E ATINGIU A MAIORIA DOS OBJETIVOS.