DIANTE DA NECESSIDADE DE ASSEGURAR O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À EDUCAÇÃO, ESTE TRABALHO, FUNDAMENTADO NA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E NAS DETERMINAÇÕES DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, OBJETIVA CRIAR VERSÕES TÁTEIS DE REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS QUE SÃO UTILIZADAS EM AULAS E EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO PARA ILUSTRAR ESQUEMAS DE CONCEITOS DA TERMODINÂMICA, UTILIZANDO O SOFTWARE MONET. A ADAPTAÇÃO DE FIGURAS AUXILIA NA ELABORAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, DENTRO DA TEMÁTICA PROPOSTA, PARA SEREM MINISTRADAS EM TURMAS QUE INCLUAM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. O USO DO MONET NO PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE AULAS COLABORA PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, POIS OPORTUNIZA A ADAPTAÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO, PERMITINDO AOS ESTUDANTES COM OU SEM DEFICIÊNCIA VISUAL ACOMPANHAREM O CONTEÚDO NA MESMA AULA, DISPONIBILIZANDO, CONCOMITANTEMENTE, REPRESENTAÇÕES VISUAIS E TÁTEIS PARA A ILUSTRAÇÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS.