Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DURANTE O REGIME REMOTO – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA

Palavra-chaves: PANDEMIA, ENSINO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PLANEJAMENTO DE ENSINO, SOFTWARES EDUCACIONAIS Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84684
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 1542
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DURANTE O REGIME REMOTO – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FORNECER AO LEITOR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI VIVENCIADA PELAS RESIDENTES, ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, JUNTO AO PROFESSOR PRECEPTOR, DURANTE O SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS FORAM REALIZADAS EM TRÊS TURMAS DO 8° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG. A INTERVENÇÃO QUE SERÁ RELATADA NESTE DOCUMENTO, FOI ELABORADA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE PREPARO E A SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO ENSINO. NESSE SENTIDO, NOS APOIAREMOS EM SANTOS E PERIN. ALÉM DISSO, COMO FORMA DE SUGESTÃO, A FIM DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO ATRAVÉS DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL. A PARTIR DAÍ, DE ACORDO COM A ATIVIDADE ELABORADA E POR SUA VEZ PUBLICADA NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, OS RESULTADOS OBTIDOS NÃO FORAM TÃO SATISFATÓRIOS QUANTO AGUARDADOS. ENTRETANTO, DURANTE A AULA SÍNCRONA, ATRAVÉS DO CONTATO DIRETO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, AS DÚVIDAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES PUDERAM SER SANADAS. ENFIM, POR MEIO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROJETO, CONSEGUIMOS EVIDENCIAR QUE UM PLANEJAMENTO DO ENSINO SISTEMATIZADO PODE PROPORCIONAR UM DIRECIONAMENTO DAS AULAS, BEM COMO, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PROPICIAM UMA INTERAÇÃO MAIOR DOS EDUCADORES COM OS EDUCANDOS PROMOVENDO UMA AULA MAIS DINÂMICA. EM SUMA, ESSES DOIS RECURSOS PEDAGÓGICOS CONTRIBUEM MUITO PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PLANEJAMENTO DE ENSINO, SOFTWARES EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1542_26102021174655.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE MITZI DE OLIVEIRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE MITZI"
    "autor_email" => "mitziisabelleot@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84684
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 347
    "inscrito_id" => 1542
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES NAS AULAS DE MATEMÁTICA DURANTE O REGIME REMOTO – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FORNECER AO LEITOR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI VIVENCIADA PELAS RESIDENTES, ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, JUNTO AO PROFESSOR PRECEPTOR, DURANTE O SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS FORAM REALIZADAS EM TRÊS TURMAS DO 8° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG. A INTERVENÇÃO QUE SERÁ RELATADA NESTE DOCUMENTO, FOI ELABORADA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE PREPARO E A SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO ENSINO. NESSE SENTIDO, NOS APOIAREMOS EM SANTOS E PERIN. ALÉM DISSO, COMO FORMA DE SUGESTÃO, A FIM DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO ATRAVÉS DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL. A PARTIR DAÍ, DE ACORDO COM A ATIVIDADE ELABORADA E POR SUA VEZ PUBLICADA NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, OS RESULTADOS OBTIDOS NÃO FORAM TÃO SATISFATÓRIOS QUANTO AGUARDADOS. ENTRETANTO, DURANTE A AULA SÍNCRONA, ATRAVÉS DO CONTATO DIRETO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, AS DÚVIDAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES PUDERAM SER SANADAS. ENFIM, POR MEIO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROJETO, CONSEGUIMOS EVIDENCIAR QUE UM PLANEJAMENTO DO ENSINO SISTEMATIZADO PODE PROPORCIONAR UM DIRECIONAMENTO DAS AULAS, BEM COMO, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PROPICIAM UMA INTERAÇÃO MAIOR DOS EDUCADORES COM OS EDUCANDOS PROMOVENDO UMA AULA MAIS DINÂMICA. EM SUMA, ESSES DOIS RECURSOS PEDAGÓGICOS CONTRIBUEM MUITO PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, PLANEJAMENTO DE ENSINO, SOFTWARES EDUCACIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1542_26102021174655.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE MITZI DE OLIVEIRA TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE MITZI"
    "autor_email" => "mitziisabelleot@gmail.com"
    "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O SEGUINTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO FORNECER AO LEITOR O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA QUE FOI VIVENCIADA PELAS RESIDENTES, ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO CURSO DE MATEMÁTICA DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, JUNTO AO PROFESSOR PRECEPTOR, DURANTE O SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS FORAM REALIZADAS EM TRÊS TURMAS DO 8° ANO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG. A INTERVENÇÃO QUE SERÁ RELATADA NESTE DOCUMENTO, FOI ELABORADA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DE PREPARO E A SISTEMATIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO DO ENSINO. NESSE SENTIDO, NOS APOIAREMOS EM SANTOS E PERIN. ALÉM DISSO, COMO FORMA DE SUGESTÃO, A FIM DE POTENCIALIZAR A PRÁTICA, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO ATRAVÉS DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL. A PARTIR DAÍ, DE ACORDO COM A ATIVIDADE ELABORADA E POR SUA VEZ PUBLICADA NA PLATAFORMA GOOGLE FORMS, OS RESULTADOS OBTIDOS NÃO FORAM TÃO SATISFATÓRIOS QUANTO AGUARDADOS. ENTRETANTO, DURANTE A AULA SÍNCRONA, ATRAVÉS DO CONTATO DIRETO ENTRE PROFESSOR E ALUNO, AS DÚVIDAS APRESENTADAS PELOS ESTUDANTES PUDERAM SER SANADAS. ENFIM, POR MEIO DAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PROJETO, CONSEGUIMOS EVIDENCIAR QUE UM PLANEJAMENTO DO ENSINO SISTEMATIZADO PODE PROPORCIONAR UM DIRECIONAMENTO DAS AULAS, BEM COMO, A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PROPICIAM UMA INTERAÇÃO MAIOR DOS EDUCADORES COM OS EDUCANDOS PROMOVENDO UMA AULA MAIS DINÂMICA. EM SUMA, ESSES DOIS RECURSOS PEDAGÓGICOS CONTRIBUEM MUITO PARA AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.