Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DICIONÁRIOS ESCOLARES E ESTRATÉGIAS DE (COMPREENSÃO EM) LEITURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: LÉXICO, VOCABULÁRIO., DICIONÁRIOS ESCOLARES., ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS (DE COMPREENSÃO EM) LEITURA., , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84696
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 1103
    "titulo" => "DICIONÁRIOS ESCOLARES E ESTRATÉGIAS DE (COMPREENSÃO EM) LEITURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "UMA BÍBLIA E UM DICIONÁRIO SÃO AS OBRAS QUE A MAIOR PARTE DOS LARES, MESMO OS MAIS SIMPLES E ATÉ MESMO OS MAIS LETRADOS, POSSUEM. O PRIMEIRO, SÍMBOLO DE FÉ. O SEGUNDO, DO RECONHECIMENTO DA LÍNGUA ENSINADA NA ESCOLA, A LÍNGUA NACIONAL. A PRESENÇA DOS DICIONÁRIOS SINALIZA A CRENÇA DE QUE HÁ UMA FONTE DE CONHECIMENTO QUE PODE SER CONSULTADA QUANDO DÚVIDAS A RESPEITO DAS PALAVRAS FOREM ENCONTRADAS. CONTUDO, ESTA FONTE NEM SEMPRE ESTÁ ACESSÍVEL, EM SUA FORMA, PARA QUEM NÃO FOI ENSINADO A TRABALHAR COM ELA – NA CONTEMPORANEIDADE, PAPEL ESTE DA ESCOLA. DESSE MODO, OS DICIONÁRIOS ESCOLARES SÃO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O CONSULENTE PODE, NESTE ASPECTO, COMPREENDER E SE BENEFICIAR DE TODO CONHECIMENTO QUE UM DICIONÁRIO PODE OFERECER. ASSIM, O DICIONÁRIO PODE SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PRESENTE EM TODOS OS COMPONENTES CURRICULARES, TRANSFORMANDO O USUÁRIO E FAZENDO COM QUE ELE SEJA CAPAZ DE UTILIZAR O SEU CONHECIMENTO ADQUIRIDO AO LONGO DE SUA VIDA. AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO DICIONÁRIO CONTRIBUEM PARA O CONHECIMENTO DA LÍNGUA, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL E CONSEQUENTEMENTE, PARA MELHORAR A COMPREENSÃO EM LEITURA. A LEITURA PERMITE ENRIQUECER O VOCABULÁRIO DE UMA LÍNGUA. AFINAL, NÃO É POSSÍVEL COMPREENDER UM TEXTO SEM CONHECER O SEU VOCABULÁRIO. NESSE SENTIDO, O CONHECIMENTO DO VOCABULÁRIO É FUNDAMENTAL PARA COMPREENSÃO DA LEITURA, DO MESMO MODO QUE A LEITURA TAMBÉM TEM PAPEL DE DESTAQUE NA AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO. O USO DO DICIONÁRIO, NESTE CONTEXTO, TORNA-SE UM RECURSO IMPORTANTE TANTO PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO, QUANTO NA PRODUÇÃO LINGUÍSTICA. ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL TÊM DEMONSTRADO QUE O DICIONÁRIO ESCOLAR PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO LEXICAL DO ALUNO, POR ISSO AS PROPOSTAS LEXICOGRÁFICAS DOS DICIONÁRIOS ESCOLARES DEVEM SER DESTINADAS AO PERFIL DO PÚBLICO ESPECÍFICO. DIANTE DISSO, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO DISCUTIR E PROPOR UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO E SEU USO, POR EXEMPLO, EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O TRABALHO JÁ REALIZADO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTE FIM. A PARTIR DA SELEÇÃO DE UM CONJUNTO DE TEXTOS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS, SE BUSCARÁ TESTAR EM DOIS GRUPOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO CICLO – GRUPO DE CONTROLE E EXPERIMENTAL –, A EFETIVIDADE DESTA ESTRATÉGIA E COMO ELA CONTRIBUI PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO USO DO DICIONÁRIO E SEU PAPEL NA COMPREENSÃO EM LEITURA. ESTE TRABALHO COMPREENDE UMA INTERVENÇÃO DE CUNHO EXPERIMENTAL. NESSE VIÉS, DESTACAMOS QUE OS DICIONÁRIOS POSSUEM GRANDE POTENCIAL PEDAGÓGICO PORQUE CONTRIBUEM PARA (A COMPREENSÃO EM) LEITURA, ESCRITA E EXPRESSÃO DOS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO INFORMAÇÕES SOBRE O LÉXICO, SEUS USOS, SIGNIFICADOS E SENTIDOS. SENDO ASSIM, CONTRIBUEM PARA A ALFABETIZAÇÃO E PARA O DESENVOLVIMENTO (DA COMPREENSÃO EM) LEITURA. MUDANÇAS NO USO, NAS FORMAS, PROPÓSITOS DE USO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O USO DO DICIONÁRIO DE FORMA MAIS EFETIVA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE SUA CONSULTA, SÃO RESULTADOS QUE SE ESPERA VERIFICAR NA ANÁLISE DE DADOS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS (DIDÁTICAS) DAS HABILIDADES DE USO DO DICIONÁRIO PARA A AMPLIAÇÃO DO LÉXICO, VISANDO À COMPREENSÃO LEITORA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS DICIONÁRIOS PASSARAM A CONTEMPLAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS SOMENTE A PARTIR DE 2001, ATRAVÉS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. EM 2012, O MEC SELECIONOU E DISTRIBUIU PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DICIONÁRIOS ADEQUADOS ÀS FAIXAS ETÁRIAS ESPECÍFICAS PARA CADA ANO ESCOLAR. PARA ESTA PESQUISA SERÃO UTILIZADOS, COMO SUPORTE E APOIO, OS DICIONÁRIOS DO TIPO 3, QUE FORAM SELECIONADOS E DISTRIBUÍDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – DICIONÁRIOS. ESSES DICIONÁRIOS SÃO DESTINADOS PARA ESTUDANTES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSUEM UMA PROPOSTA LEXICOGRÁFICA ADEQUADA AOS NÍVEIS DE ENSINO. PERCEBEMOS QUE, MESMO O MEC DISTRIBUINDO OS DICIONÁRIOS PARA AS ESCOLAS DE TODO O PAÍS, ELES AINDA SÃO POUCO UTILIZADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO OU FORMAÇÃO NA ÁREA, OS DICIONÁRIOS SÃO NÃO EXPLORADOS DE FORMA ADEQUADA EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, É PRECISO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS PREOCUPEM-SE EM FORNECER AOS PROFESSORES MAIS FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES SOBRE LÉXICO, LEXICOGRAFIA E DICIONÁRIO. ASSIM, BUSCA-SE QUE O DICIONÁRIO SEJA UTILIZADO DE FORMA CONSTANTE EM SALA DE AULA, PARA QUE SE TORNE UM INSTRUMENTO PRESENTE DE APOIO E SUPORTE EM TODO O CONTEXTO ESCOLAR, A FIM DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E PSICOLINGUÍSTICO DOS ESTUDANTES, AMPLIANDO SUAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DA ESCOLA, OU SEJA, NO MUNDO DO TRABALHO, NA SUA COMUNIDADE E OFERECER AO PROFESSOR SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES DOCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LÉXICO, VOCABULÁRIO., DICIONÁRIOS ESCOLARES., ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS (DE COMPREENSÃO EM) LEITURA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1103_14102021154745.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA MARANGONI MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA"
    "autor_email" => "cintia_rmz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84696
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 1103
    "titulo" => "DICIONÁRIOS ESCOLARES E ESTRATÉGIAS DE (COMPREENSÃO EM) LEITURA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "UMA BÍBLIA E UM DICIONÁRIO SÃO AS OBRAS QUE A MAIOR PARTE DOS LARES, MESMO OS MAIS SIMPLES E ATÉ MESMO OS MAIS LETRADOS, POSSUEM. O PRIMEIRO, SÍMBOLO DE FÉ. O SEGUNDO, DO RECONHECIMENTO DA LÍNGUA ENSINADA NA ESCOLA, A LÍNGUA NACIONAL. A PRESENÇA DOS DICIONÁRIOS SINALIZA A CRENÇA DE QUE HÁ UMA FONTE DE CONHECIMENTO QUE PODE SER CONSULTADA QUANDO DÚVIDAS A RESPEITO DAS PALAVRAS FOREM ENCONTRADAS. CONTUDO, ESTA FONTE NEM SEMPRE ESTÁ ACESSÍVEL, EM SUA FORMA, PARA QUEM NÃO FOI ENSINADO A TRABALHAR COM ELA – NA CONTEMPORANEIDADE, PAPEL ESTE DA ESCOLA. DESSE MODO, OS DICIONÁRIOS ESCOLARES SÃO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O CONSULENTE PODE, NESTE ASPECTO, COMPREENDER E SE BENEFICIAR DE TODO CONHECIMENTO QUE UM DICIONÁRIO PODE OFERECER. ASSIM, O DICIONÁRIO PODE SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PRESENTE EM TODOS OS COMPONENTES CURRICULARES, TRANSFORMANDO O USUÁRIO E FAZENDO COM QUE ELE SEJA CAPAZ DE UTILIZAR O SEU CONHECIMENTO ADQUIRIDO AO LONGO DE SUA VIDA. AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO DICIONÁRIO CONTRIBUEM PARA O CONHECIMENTO DA LÍNGUA, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL E CONSEQUENTEMENTE, PARA MELHORAR A COMPREENSÃO EM LEITURA. A LEITURA PERMITE ENRIQUECER O VOCABULÁRIO DE UMA LÍNGUA. AFINAL, NÃO É POSSÍVEL COMPREENDER UM TEXTO SEM CONHECER O SEU VOCABULÁRIO. NESSE SENTIDO, O CONHECIMENTO DO VOCABULÁRIO É FUNDAMENTAL PARA COMPREENSÃO DA LEITURA, DO MESMO MODO QUE A LEITURA TAMBÉM TEM PAPEL DE DESTAQUE NA AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO. O USO DO DICIONÁRIO, NESTE CONTEXTO, TORNA-SE UM RECURSO IMPORTANTE TANTO PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO, QUANTO NA PRODUÇÃO LINGUÍSTICA. ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL TÊM DEMONSTRADO QUE O DICIONÁRIO ESCOLAR PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO LEXICAL DO ALUNO, POR ISSO AS PROPOSTAS LEXICOGRÁFICAS DOS DICIONÁRIOS ESCOLARES DEVEM SER DESTINADAS AO PERFIL DO PÚBLICO ESPECÍFICO. DIANTE DISSO, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO DISCUTIR E PROPOR UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO E SEU USO, POR EXEMPLO, EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O TRABALHO JÁ REALIZADO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTE FIM. A PARTIR DA SELEÇÃO DE UM CONJUNTO DE TEXTOS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS, SE BUSCARÁ TESTAR EM DOIS GRUPOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO CICLO – GRUPO DE CONTROLE E EXPERIMENTAL –, A EFETIVIDADE DESTA ESTRATÉGIA E COMO ELA CONTRIBUI PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO USO DO DICIONÁRIO E SEU PAPEL NA COMPREENSÃO EM LEITURA. ESTE TRABALHO COMPREENDE UMA INTERVENÇÃO DE CUNHO EXPERIMENTAL. NESSE VIÉS, DESTACAMOS QUE OS DICIONÁRIOS POSSUEM GRANDE POTENCIAL PEDAGÓGICO PORQUE CONTRIBUEM PARA (A COMPREENSÃO EM) LEITURA, ESCRITA E EXPRESSÃO DOS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO INFORMAÇÕES SOBRE O LÉXICO, SEUS USOS, SIGNIFICADOS E SENTIDOS. SENDO ASSIM, CONTRIBUEM PARA A ALFABETIZAÇÃO E PARA O DESENVOLVIMENTO (DA COMPREENSÃO EM) LEITURA. MUDANÇAS NO USO, NAS FORMAS, PROPÓSITOS DE USO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O USO DO DICIONÁRIO DE FORMA MAIS EFETIVA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE SUA CONSULTA, SÃO RESULTADOS QUE SE ESPERA VERIFICAR NA ANÁLISE DE DADOS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS (DIDÁTICAS) DAS HABILIDADES DE USO DO DICIONÁRIO PARA A AMPLIAÇÃO DO LÉXICO, VISANDO À COMPREENSÃO LEITORA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS DICIONÁRIOS PASSARAM A CONTEMPLAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS SOMENTE A PARTIR DE 2001, ATRAVÉS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. EM 2012, O MEC SELECIONOU E DISTRIBUIU PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DICIONÁRIOS ADEQUADOS ÀS FAIXAS ETÁRIAS ESPECÍFICAS PARA CADA ANO ESCOLAR. PARA ESTA PESQUISA SERÃO UTILIZADOS, COMO SUPORTE E APOIO, OS DICIONÁRIOS DO TIPO 3, QUE FORAM SELECIONADOS E DISTRIBUÍDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – DICIONÁRIOS. ESSES DICIONÁRIOS SÃO DESTINADOS PARA ESTUDANTES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSUEM UMA PROPOSTA LEXICOGRÁFICA ADEQUADA AOS NÍVEIS DE ENSINO. PERCEBEMOS QUE, MESMO O MEC DISTRIBUINDO OS DICIONÁRIOS PARA AS ESCOLAS DE TODO O PAÍS, ELES AINDA SÃO POUCO UTILIZADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO OU FORMAÇÃO NA ÁREA, OS DICIONÁRIOS SÃO NÃO EXPLORADOS DE FORMA ADEQUADA EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, É PRECISO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS PREOCUPEM-SE EM FORNECER AOS PROFESSORES MAIS FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES SOBRE LÉXICO, LEXICOGRAFIA E DICIONÁRIO. ASSIM, BUSCA-SE QUE O DICIONÁRIO SEJA UTILIZADO DE FORMA CONSTANTE EM SALA DE AULA, PARA QUE SE TORNE UM INSTRUMENTO PRESENTE DE APOIO E SUPORTE EM TODO O CONTEXTO ESCOLAR, A FIM DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E PSICOLINGUÍSTICO DOS ESTUDANTES, AMPLIANDO SUAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DA ESCOLA, OU SEJA, NO MUNDO DO TRABALHO, NA SUA COMUNIDADE E OFERECER AO PROFESSOR SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES DOCENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LÉXICO, VOCABULÁRIO., DICIONÁRIOS ESCOLARES., ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS (DE COMPREENSÃO EM) LEITURA., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1103_14102021154745.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINTIA MARANGONI MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "CINTIA"
    "autor_email" => "cintia_rmz@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

UMA BÍBLIA E UM DICIONÁRIO SÃO AS OBRAS QUE A MAIOR PARTE DOS LARES, MESMO OS MAIS SIMPLES E ATÉ MESMO OS MAIS LETRADOS, POSSUEM. O PRIMEIRO, SÍMBOLO DE FÉ. O SEGUNDO, DO RECONHECIMENTO DA LÍNGUA ENSINADA NA ESCOLA, A LÍNGUA NACIONAL. A PRESENÇA DOS DICIONÁRIOS SINALIZA A CRENÇA DE QUE HÁ UMA FONTE DE CONHECIMENTO QUE PODE SER CONSULTADA QUANDO DÚVIDAS A RESPEITO DAS PALAVRAS FOREM ENCONTRADAS. CONTUDO, ESTA FONTE NEM SEMPRE ESTÁ ACESSÍVEL, EM SUA FORMA, PARA QUEM NÃO FOI ENSINADO A TRABALHAR COM ELA – NA CONTEMPORANEIDADE, PAPEL ESTE DA ESCOLA. DESSE MODO, OS DICIONÁRIOS ESCOLARES SÃO FUNDAMENTAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. O CONSULENTE PODE, NESTE ASPECTO, COMPREENDER E SE BENEFICIAR DE TODO CONHECIMENTO QUE UM DICIONÁRIO PODE OFERECER. ASSIM, O DICIONÁRIO PODE SER UTILIZADO COMO UM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM PRESENTE EM TODOS OS COMPONENTES CURRICULARES, TRANSFORMANDO O USUÁRIO E FAZENDO COM QUE ELE SEJA CAPAZ DE UTILIZAR O SEU CONHECIMENTO ADQUIRIDO AO LONGO DE SUA VIDA. AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELO DICIONÁRIO CONTRIBUEM PARA O CONHECIMENTO DA LÍNGUA, BEM COMO PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEXICAL E CONSEQUENTEMENTE, PARA MELHORAR A COMPREENSÃO EM LEITURA. A LEITURA PERMITE ENRIQUECER O VOCABULÁRIO DE UMA LÍNGUA. AFINAL, NÃO É POSSÍVEL COMPREENDER UM TEXTO SEM CONHECER O SEU VOCABULÁRIO. NESSE SENTIDO, O CONHECIMENTO DO VOCABULÁRIO É FUNDAMENTAL PARA COMPREENSÃO DA LEITURA, DO MESMO MODO QUE A LEITURA TAMBÉM TEM PAPEL DE DESTAQUE NA AQUISIÇÃO DE VOCABULÁRIO. O USO DO DICIONÁRIO, NESTE CONTEXTO, TORNA-SE UM RECURSO IMPORTANTE TANTO PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO, QUANTO NA PRODUÇÃO LINGUÍSTICA. ESTUDOS REALIZADOS NO BRASIL TÊM DEMONSTRADO QUE O DICIONÁRIO ESCOLAR PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO LEXICAL DO ALUNO, POR ISSO AS PROPOSTAS LEXICOGRÁFICAS DOS DICIONÁRIOS ESCOLARES DEVEM SER DESTINADAS AO PERFIL DO PÚBLICO ESPECÍFICO. DIANTE DISSO, ESTA PESQUISA TEM POR OBJETIVO DISCUTIR E PROPOR UM TRABALHO DE INTERVENÇÃO PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE VOCABULÁRIO E SEU USO, POR EXEMPLO, EM SALA DE AULA, CONSIDERANDO O TRABALHO JÁ REALIZADO DE ELABORAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTE FIM. A PARTIR DA SELEÇÃO DE UM CONJUNTO DE TEXTOS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS, SE BUSCARÁ TESTAR EM DOIS GRUPOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO CICLO – GRUPO DE CONTROLE E EXPERIMENTAL –, A EFETIVIDADE DESTA ESTRATÉGIA E COMO ELA CONTRIBUI PARA A AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO DO USO DO DICIONÁRIO E SEU PAPEL NA COMPREENSÃO EM LEITURA. ESTE TRABALHO COMPREENDE UMA INTERVENÇÃO DE CUNHO EXPERIMENTAL. NESSE VIÉS, DESTACAMOS QUE OS DICIONÁRIOS POSSUEM GRANDE POTENCIAL PEDAGÓGICO PORQUE CONTRIBUEM PARA (A COMPREENSÃO EM) LEITURA, ESCRITA E EXPRESSÃO DOS ESTUDANTES, PROPORCIONANDO INFORMAÇÕES SOBRE O LÉXICO, SEUS USOS, SIGNIFICADOS E SENTIDOS. SENDO ASSIM, CONTRIBUEM PARA A ALFABETIZAÇÃO E PARA O DESENVOLVIMENTO (DA COMPREENSÃO EM) LEITURA. MUDANÇAS NO USO, NAS FORMAS, PROPÓSITOS DE USO E AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA O USO DO DICIONÁRIO DE FORMA MAIS EFETIVA, AMPLIANDO AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE SUA CONSULTA, SÃO RESULTADOS QUE SE ESPERA VERIFICAR NA ANÁLISE DE DADOS A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS (DIDÁTICAS) DAS HABILIDADES DE USO DO DICIONÁRIO PARA A AMPLIAÇÃO DO LÉXICO, VISANDO À COMPREENSÃO LEITORA. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE OS DICIONÁRIOS PASSARAM A CONTEMPLAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS SOMENTE A PARTIR DE 2001, ATRAVÉS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. EM 2012, O MEC SELECIONOU E DISTRIBUIU PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS DICIONÁRIOS ADEQUADOS ÀS FAIXAS ETÁRIAS ESPECÍFICAS PARA CADA ANO ESCOLAR. PARA ESTA PESQUISA SERÃO UTILIZADOS, COMO SUPORTE E APOIO, OS DICIONÁRIOS DO TIPO 3, QUE FORAM SELECIONADOS E DISTRIBUÍDOS PELO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD) – DICIONÁRIOS. ESSES DICIONÁRIOS SÃO DESTINADOS PARA ESTUDANTES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E POSSUEM UMA PROPOSTA LEXICOGRÁFICA ADEQUADA AOS NÍVEIS DE ENSINO. PERCEBEMOS QUE, MESMO O MEC DISTRIBUINDO OS DICIONÁRIOS PARA AS ESCOLAS DE TODO O PAÍS, ELES AINDA SÃO POUCO UTILIZADOS NO AMBIENTE ESCOLAR. POR AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO OU FORMAÇÃO NA ÁREA, OS DICIONÁRIOS SÃO NÃO EXPLORADOS DE FORMA ADEQUADA EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, É PRECISO QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS GOVERNAMENTAIS PREOCUPEM-SE EM FORNECER AOS PROFESSORES MAIS FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO ESPECÍFICA EM RELAÇÃO ÀS QUESTÕES SOBRE LÉXICO, LEXICOGRAFIA E DICIONÁRIO. ASSIM, BUSCA-SE QUE O DICIONÁRIO SEJA UTILIZADO DE FORMA CONSTANTE EM SALA DE AULA, PARA QUE SE TORNE UM INSTRUMENTO PRESENTE DE APOIO E SUPORTE EM TODO O CONTEXTO ESCOLAR, A FIM DE CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO E PSICOLINGUÍSTICO DOS ESTUDANTES, AMPLIANDO SUAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM DENTRO E FORA DA ESCOLA, OU SEJA, NO MUNDO DO TRABALHO, NA SUA COMUNIDADE E OFERECER AO PROFESSOR SUPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES DOCENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.