O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR OS PRINCIPAIS RESULTADOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
NO ÂMBITO DA DISCIPLINA PRÁTICA DE ENSINO IV, OFERTADA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS,
DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. A DISCIPLINA CITADA COMPÕE O CURRÍCULO DO REFERIDO CURSO O
QUAL CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DAS/DOS ESTUDANTES E AUXILIA NO SEU PROCESSO DE INSERÇÃO NAS
ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO, DE FORMA ARTICULADA AOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. A METODOLOGIA UTILIZADA
CONCENTRA-SE NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS NA ESCOLA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2019, NESSE MOMENTO AINDA
COM A SISTEMÁTICA PRESENCIAL, ASSIM COMO GRUPOS DE DISCUSSÃO COM ESTUDANTES DA ESCOLA, QUE TORNOU
POSSÍVEL CONSTRUIR UM BREVE PANORAMA ACERCA DAS PERSPECTIVAS DISCENTES, NO QUE DIZ RESPEITO À AUTONOMIA
ESTUDANTIL E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR, ATRAVÉS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP).. PARA O
DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO FORAM UTILIZADAS ATIVIDADES REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESPECÍFICA,
SITUADA NA CIDADE DE MARACANAÚ, A QUAL OPTAMOS POR UTILIZAR UM NOME FICTÍCIO COM O INTUITO DE GARANTIR
O SEU SIGILO, PORTANTO ESTIVEMOS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CONECTANDO MENTES. AS VIVÊNCIAS E
OBSERVAÇÕES NA ESCOLA, OCORRERAM NOS VÁRIOS ESPAÇOS ESCOLARES BUSCANDO OBSERVAR AS VÁRIAS DINÂMICAS
ESTABELECIDAS ENTRE OS SUJEITOS QUE A COMPÕEM, ALÉM DE BUSCAR REALIZAR UMA ESCUTA ATIVA DOS/AS
ESTUDANTES, SUAS PERSPECTIVAS E DEMANDAS. ANALISOU-SE AINDA O PROJETO POLÍTICO E PEDAGÓGICO DA
INSTITUIÇÃO, COMPREENDENDO-O COMO UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA O ESTABELECIMENTO DE ESTRATÉGIAS,
AÇÕES E METAS EDUCATIVAS, ALÉM DE FRUTO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO, E CONSEQUENTEMENTE DE DISPUTAS
POR PODER. A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO JUSTIFICA-SE, ENTÃO, PELA NECESSIDADE DE CONTEXTUALIZAÇÃO, DISCUSSÃO
E TENSIONAMENTO DAS RELAÇÕES E DIÁLOGOS ENTRE AS/OS ESTUDANTES, SUAS PERSPECTIVAS E AUTONOMIA E O MODO
COMO A ESCOLA SE ORGANIZA E ESTRUTURA AS RELAÇÕES, UTILIZANDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. PARA TANTO E
COMPREENDENDO A COMPLEXIDADE DA TEMÁTICA, OPTOU-SE POR ESTRUTURAR O TRABALHO EM TRÊS EIXOS, SENDO ELES
FOMENTADOS EM UM PRIMEIRO MOMENTO COM A DISCUSSÃO SOBRE PARTICIPAÇÃO, JUVENTUDES E ESPAÇO ESCOLAR,
COMO SEGUNDA PARTE, OPTOU-SE POR DISCUTIR SOBRE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO ESTUDANTIL
E CULMINAMOS COM A DISCUSSÃO SOBRE OS ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE O PPP E A AUTONOMIA ESTUDANTIL.
ESSES DESDOBRAMENTOS E DISCUSSÕES ESTÃO PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO, QUE BUSCA PARA
ALÉM DE TRAZER UMA DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS OBSERVADOS, ANALISÁ-LOS A PARTIR DAS REFERÊNCIAS DEBATIDAS
AO LONGO DO SEMESTRE. COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO TRABALHO, FORAM UTILIZADAS AS CONTRIBUIÇÕES DE
JUAREZ DAYRELL (2005)”. A PESQUISA FOI FUNDAMENTAL PARA AS NOSSAS REFLEXÕES NO QUE DIZ RESPEITO À
COMPREENSÃO DO CONCEITO DE JUVENTUDES, PENSANDO A SUA PLURALIDADE E NÃO HOMOGENEIZAÇÃO VISTO COMO
INSTRUMENTO DE PODER E CONTROLE DESSAS CONDIÇÕES JUVENIS. A PARTIR DA LEITURA DE JUAREZ DAYRELL E MARTINS
(2013), CONSIDERAMOS PERTINENTE PENSAR UMA EDUCAÇÃO QUE OFERTE, ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS,
QUESTÕES PRÁTICAS, QUE POSSAM RECONHECER AINDA A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES PARTICIPATIVAS PARA OS/AS
ESTUDANTES E POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA. DIALOGAMOS A PARTIR DE MACIEL
PEREIRA SILVA (2015), PARA PENSARMOS AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS COM O ADVENTO DA TECNOLOGIA E OS MODOS
COMO ESTAS TÊM ESTADO PRESENTES NAS VIDAS DOS JOVENS E AS MODIFICADO. REFLETIMOS A PARTIR DE MIRIAM
ABRAMOVAY, MARY GARCIA CASTRO E JÚLIO JACOBO WAISELFISZ (2015) ACERCA DA CONDIÇÃO JUVENIL E O MODO
COMO A ESCOLA TENDE A NEGÁ-LA, TIRANDO DO JOVEM A SUA CONDIÇÃO DE JOVEM E TRANSFORMANDO-O APENAS EM
ALUNO, O QUAL ESSE CONCEITO ACARRETA QUESTÕES ANALÍTICAS FUNDAMENTAIS QUANDO EM DEBATE COM A
COMPREENSÃO SOBRE ESSE ESPAÇO, ESCOLA, E AS JUVENTUDES. NOS AUXILIOU NA COMPREENSÃO E NO
TENSIONAMENTO SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, AS CONSIDERAÇÕES DE CASTELLI E CROCE (2016), QUE
REALIZAM CONSIDERAÇÕES ACERCA DA RELAÇÃO IDENTITÁRIA, DE AUTONOMIA PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E
FINANCEIRA QUE É EXERCIDA PELO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. AINDA COM RELAÇÃO A DISCUSSÃO ACERCA DO
PPP, IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES NOS TRAZ MOACIR GADOTTI (1997), NOS AJUDANDO A DISCUTIR A EDUCAÇÃO E
MAIS ESPECIFICAMENTE AS AÇÕES QUE SE VOLTAM AO DESENVOLVIMENTO CIDADÃO DO CORPO DISCENTE. COM
RELAÇÃO ÀS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR A AUTONOMIA, UTILIZAMOS PAULO FREIRE (2007), EM QUE ELE PENSA OS
PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DESSA AUTONOMIA E O COMPREENDE ENQUANTO PROCESSO, NOS AJUDANDO A PERCEBER
QUE A AUTONOMIA É CONSTRUÍDA DURANTE TODA A VIDA. NO TOCANTE A COMPREENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO, BRANDÃO
(2007) APRESENTA ELEMENTOS FUNDAMENTAIS SOBRE A NECESSIDADE DE ROMPIMENTO COM UM IDEÁRIO DE PRÁTICA
EDUCATIVA ENRAIZADA EM ASPECTOS TRADICIONAIS E DIALOGA COM A IMPORTÂNCIA DE UMA RELAÇÃO MAIS ÍNTIMA
COM O COTIDIANO, DESSE MODO A EDUCAÇÃO APRESENTA-SE TAMBÉM EM UMA PLURALIDADE, EDUCAÇÕES. RESENDE
(2015), POR FIM, COLABORA PARA A CARACTERIZAÇÃO DESSE DEBATE NO QUAL DIRECIONA O OLHAR PARA O PPP SEM
NEGAR SUAS RELAÇÕES TÊNUES E DE REPRODUÇÃO HISTÓRICA E CONJUNTURAL, O QUAL NOS POSSIBILITA DISCUTIR SOBRE
A ESCOLA E SEU CARÁTER PLURAL, DEMOCRÁTICO E COLABORATIVO. DENTRE OS ASPECTOS MAIS RELEVANTES APONTADOS
PELOS/AS INTERLOCUTORES/AS, RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE UM DIÁLOGO MAIS EFETIVO NA COMUNIDADE ESCOLAR
PENSANDO O ESPAÇO E SEU ASPECTO DEMOCRÁTICO, BEM COMO A NECESSIDADE DE ESCUTA DESSES/AS JOVENS E
MAIOR INTERLOCUÇÃO COM AS REALIDADES COMUNITÁRIAS AO PROPOR O MOVIMENTO DE ULTRAPASSAGEM DOS MUROS
FORMAIS E SIMBÓLICOS DA ESCOLA. CONSIDERAMOS A INICIATIVA DA DISCIPLINA MENCIONADA SALUTAR PARA A
FORMAÇÃO DOCENTE DIANTE DO ALCANCE QUALITATIVO E CRÍTICO DA ESCOLA COMO UM CAMPO DE TENSÕES QUE SÃO
FRUTOS DA HISTÓRIA E SEUS DESDOBRAMENTOS.
REFERÊNCIAS
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MIRIAM ABRAMOVAY, MARY GARCIA CASTRO, JÚLIO JACOBO WAISELFISZ. BRASÍLIA-DF: FLACSO - BRASIL, OEI,
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PALAVRAS-CHAVES: JUVENTUDES; ESCOLA; PARTICIPAÇÃO; PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.