Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH COMO POSSIBILIDADE DIDÁTICA NO ENSINO REMOTO: UMA EXEPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA

Palavra-chaves: GOOGLE EARTH, TECNOLÓGICO, ENSINO REMOTO, GEOGRAFIA, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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SOBRETUDO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, NO QUAL A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS QUE FACILITEM A PRÁTICA DE ANALISAR, INTERPRETAR E EXPLICAR O ESPAÇO E SUAS MODIFICAÇÕES RESULTANTES DA AÇÃO HUMANA, SE TORNOU ALGO INDISPENSÁVEL NO QUE DIZ RESPEITO A INOVAÇÃO DAS TÉCNICAS PEDAGÓGICAS PARA POSSIBILITAR UMA MAIOR E MELHOR ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO ABORDADO EM AULA E MINIMIZAR AS LACUNAS DEIXADAS PELA FALTA DE ESTUDOS NO MEIO. ASSIM SENDO AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PASSARAM A SER CADA DIA MAIS UTILIZADAS PELOS DOCENTES A FIM DE POTENCIALIZAR A PRAXES PEDAGÓGICA E TORNAR AS AULAS REMOTAS MAIS AGRADÁVEIS, NO ENTANTO É PRECISO CONSIDERAR AINDA QUE APESAR DE TEREM UMA ENORME SERVENTIA PARA AUXILIAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM, MUITAS DESTAS FERRAMENTAS NÃO ATINGEM DE FORMA HOMOGENIA TODAS AS CAMADAS DA SOCIEDADE. DESSA FORMA OS PIBIDIANOS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA-CFP SE DEPARARAM COM A NECESSIDADE DE OFERECER UM ENSINO GEOGRÁFICO MAIS EFICIENTE E INCLUSIVO NO TOCANTE AS AULAS REMOTAS, POR MEIO DAS GEOTECNOLOGIAS, EM ESPECIAL COM A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH POR SER MUITO ABRANGENTE EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DO COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA, ADEMAIS ESSA PLATAFORMA PODE PROPICIAR EXPERIÊNCIAS MAIS PRÓXIMAS DA REALIDADE COM SUAS IMAGENS DE SATÉLITE DE ALTA DEFINIÇÃO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE E A DISPONIBILIZAÇÃO DE IMAGENS 3D. OBJETIVOU-SE SUPERAR OS PROBLEMAS QUE SURGIRAM COM A PANDEMIA E COVID-19, DESENVOLVER UMA METODOLOGIA CAPAZ DE INOVAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MEIO AO PERÍODO DE ENSINO REMOTO, ESTABELECER UM ENSINO GEOGRÁFICO PAUTADO EM UMA FORMAÇÃO CRÍTICO-SOCIAL, BEM COMO GARANTIR QUE OS ALUNOS COMPREENDAM A GEOGRAFIA POR TRÁS DO SEU COTIDIANO. MEDIANTE O QUE JÁ FOI DITO, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE RELATAR UMA EXPERIENCIA EXECUTADA POR MEIO DE ENCONTROS VIRTUAIS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MÊS DE JULHO DE 2020 NA ESCOLA MUNICIPAL MATIAS DUARTE ROLIM, LOCALIZADA NO BAIRRO DOS REMÉDIOS, E ESTA FICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. UTILIZOU-SE COMO PRINCIPAL METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA FUNDAMENTADA NO ESTUDO DE CASO. MUITO EMBORA A PLATAFORMA POSSUA UM FÁCIL ACESSO, A MESMA AINDA NÃO HAVIA SIDO UTILIZADA PELOS PIBIDIANOS E O PROFESSOR SUPERVISOR. PORTANTO NOS DEDICAMOS NOS ESTUDOS E NAS DESCOBERTAS PARA TORNAR O ACESSO A ESSA TECNOLOGIA MAIS INTEGRADO, TENDO EM VISTA A REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES QUE PARTICIPAM DAS AULAS SÍNCRONAS POR MEIO DE REDES WIFI DE BAIXA POTÊNCIA E APARELHOS CELULARES QUE EM SUMA POSSUEM CAPACIDADE REDUZIDA PARA SUPORTAR A EXECUÇÃO DO EARTH, EXIGINDO ASSIM ANÁLISES DAS MELHORES POSSIBILIDADES PARA UTILIZAR O GOOGLE EARTH DURANTE AS AULAS REMOTAS. EM SEGUIDA PLANEJAMOS E REALIZAMOS TRÊS MOMENTOS PARA TRABALHAR E DISCUTIR O RELEVO, NOS QUAIS PRIMEIRAMENTE ABORDAMOS O TEMA PARTINDO DA LOCALIDADE E DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE CADA ALUNO; O SEGUNDO MOMENTO FOI DE ABORDAGEM DETALHADA A CERCA DO RELEVO, E O TERCEIRO MOMENTO FOI DEDICADO A EXPOSIÇÃO E INTERAÇÃO DE FORMA VIRTUAL COM DIVERSOS RELEVOS AO REDOR DO MUNDO BEM COMO OS RELEVOS PRESENTES NO BRASIL E NA REGIÃO NORDESTE, ATRAVÉS DAS IMAGENS DE SATÉLITES E PROJEÇÕES TRIDIMENSIONAIS OFERECIDAS PELO O GOOGLE EARTH, PROJETADAS POR UM DOS PIBIDIANOS PARA QUE TODOS OS ALUNOS PUDESSEM PARTICIPAR DA ATIVIDADE SEM INTERFERÊNCIAS. APÓS A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA COMPREENDEMOS QUE ESSE INSTRUMENTO PODE ENRIQUECER O RACIOCÍNIO ESPACIAL, INSTIGAR OS ALUNOS A SE TORNAREM INVESTIGADORES, POR INTERMÉDIO DA DESCOBERTA ELES PUDERAM APRENDER E FORAM TRANSPOSTOS PARA O LOCAL EM QUE O CONTEÚDO DESENROLA-SE POSSIBILITANDO MAIOR REALISMO NAS AULAS, E ASSIM OCORREU UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, TORNANDO AS AULAS MAIS INSTIGANTES E AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO-SOCIAL E INDIVIDUAL DE CADA UM. ATRAVÉS DE PESQUISAS QUANTITATIVAS VERIFICAMOS QUE 100% DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE O GOOGLE EARTH OS AUXILIOU NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ALÉM DISSO ELES TAMBÉM AFIRMARAM QUE FORAM INSTIGADOS A PENSAR O MOTIVO DA DIFERENCIAÇÃO ENTRE OS LUGARES. TAMBÉM CONSTATAMOS QUE A FALTA DE ACESSO A UMA INTERNET DE QUALIDADE PODE SER UM EMPECILHO NO USO DESSA FERRAMENTA, E SUA UTILIZAÇÃO EXIGE PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA TRAÇAR A ROTAS A SEREM PERCORRIDAS NO PROGRAMA PARA FACILITAR O PROCESSO DE EXIBIÇÃO E EVITAR INTERRUPÇÕES NO MOMENTO DA AULA EM DECORRÊNCIA DA CONEXÃO DE INTERNET. ENCONTRAMOS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA GOOGLE EARTH, UMA FORMA DE POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA EXPONDO DIFERENTES REALIDADES AOS ALUNOS, POR MEIO DA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O MEIO DIGITAL. O GOOGLE EARTH É UM RECURSO TECNOLÓGICO DE SIMPLES COMPREENSÃO, TENDO O(A) PROFESSOR(A) CONHECIMENTO A RESPEITO DAS FUNCIONALIDADES QUE O PROGRAMA DISPÕE E INTERPRETAÇÃO CLARA DAS IMAGENS A SEREM TRABALHADAS COM OS ALUNOS, A PROBABILIDADE DE CRIAR DINAMISMO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS SERÁ ENORME. PARA ALÉM DO QUE FOI CITADO, É PRECISO TER A DISPOSIÇÃO UMA BOA REDE DE INTERNET PARA NÃO COMPROMETER O DESEMPENHO DO PROGRAMA, SENDO INDISPENSÁVEL DESENVOLVER PROJETOS DENTRO DA PLATAFORMA E REPASSÁ-LOS ANTES DE UTILIZAR EM AULA PARA EVITAR OSCILAÇÕES NA INTERNET E NÃO COMPROMETER A AULA. UTILIZAR A PLATAFORMA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PROMOVEU UMA INOVAÇÃO NA NOSSA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AINDA APERFEIÇOOU O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, TENDO EM VISTA QUE O GOOGLE EARTH SE MOSTROU UMA OPÇÃO VIÁVEL, POR SER ACESSÍVEL E DE FÁCIL MANUSEIO ATÉ MESMO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS QUE PODEM CONHECER TANTO NOVOS LUGARES, COMO EXAMINAR EXEMPLOS DO CONTEÚDO ESTUDADO NA PRÓPRIA REGIÃO. A RELEVÂNCIA DA EXPERIÊNCIA É CONSTATADA A PARTIR DE RELATOS DE ALUNOS QUE CONTARAM QUE POSTERIOR A AULA REALIZADA UTILIZARAM A PLATAFORMA PARA PESQUISAR SOBRE OUTROS PAÍSES, E DO PRÓPRIO PROFESSOR SUPERVISOR QUE RELATOU SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA EM UM DADO PLANEJAMENTO DA ESCOLA O QUE ACABOU INCENTIVANDO A COLEGA DE TRABALHO A UTILIZAR A MESMA EM SUAS AULAS POR SER UM MEIO ASSERTIVO DE APERFEIÇOAR O ENSINO. POR FIM, CONSTATA-SE QUE O GOOGLE EARTH PODE SER UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, SOB CONDIÇÕES DE ADEQUAÇÃO FEITA PELO PROFESSOR DE ACORDO COM SEUS OBJETIVOS E COM AS NECESSIDADES DOS DISCENTES, TRAZENDO À TONA AULAS ENVOLVENTES E INCLUSIVAS."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

EM VIRTUDE DA PANDEMIA DE COVID-19, PESSOAS PELO MUNDO TODO FICARAM IMPOSSIBILITADAS DE MANTER CONTATO FÍSICO, MODIFICANDO ACENTUADAMENTE AS FORMAS DE INTERAÇÃO E AFETANDO DIRETAMENTE OS MAIS DIFERENCIADOS SETORES, DESDE OS DE BENS E CONSUMO ATÉ O SETOR EDUCACIONAL. PENSANDO NA SAÚDE DE TODO O CORPO DOCENTE, INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO DO MUNDO INTEIRO TIVERAM A NECESSIDADE DE INSTAURAR UM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COM INTUITO DE EVITAR O ÓCIO DOS ALUNOS E DAR SEGUIMENTO AO ANO LETIVO EM UM PERÍODO TÃO DESAFIADOR. A PARTIR DESSE NOVO FORMATO DE AULAS SURGIRAM AS NOVAS PRÁTICAS NO ENSINO ATRAVÉS DOS AMBIENTES VIRTUAIS. 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DESSA FORMA OS PIBIDIANOS DO SUBPROJETO GEOGRAFIA-CFP SE DEPARARAM COM A NECESSIDADE DE OFERECER UM ENSINO GEOGRÁFICO MAIS EFICIENTE E INCLUSIVO NO TOCANTE AS AULAS REMOTAS, POR MEIO DAS GEOTECNOLOGIAS, EM ESPECIAL COM A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH POR SER MUITO ABRANGENTE EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS DO COMPONENTE CURRICULAR GEOGRAFIA, ADEMAIS ESSA PLATAFORMA PODE PROPICIAR EXPERIÊNCIAS MAIS PRÓXIMAS DA REALIDADE COM SUAS IMAGENS DE SATÉLITE DE ALTA DEFINIÇÃO DA SUPERFÍCIE TERRESTRE E A DISPONIBILIZAÇÃO DE IMAGENS 3D. OBJETIVOU-SE SUPERAR OS PROBLEMAS QUE SURGIRAM COM A PANDEMIA E COVID-19, DESENVOLVER UMA METODOLOGIA CAPAZ DE INOVAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MEIO AO PERÍODO DE ENSINO REMOTO, ESTABELECER UM ENSINO GEOGRÁFICO PAUTADO EM UMA FORMAÇÃO CRÍTICO-SOCIAL, BEM COMO GARANTIR QUE OS ALUNOS COMPREENDAM A GEOGRAFIA POR TRÁS DO SEU COTIDIANO. MEDIANTE O QUE JÁ FOI DITO, O PRESENTE TRABALHO PRETENDE RELATAR UMA EXPERIENCIA EXECUTADA POR MEIO DE ENCONTROS VIRTUAIS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NO MÊS DE JULHO DE 2020 NA ESCOLA MUNICIPAL MATIAS DUARTE ROLIM, LOCALIZADA NO BAIRRO DOS REMÉDIOS, E ESTA FICA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAJAZEIRAS-PB. UTILIZOU-SE COMO PRINCIPAL METODOLOGIA A PESQUISA QUALITATIVA FUNDAMENTADA NO ESTUDO DE CASO. MUITO EMBORA A PLATAFORMA POSSUA UM FÁCIL ACESSO, A MESMA AINDA NÃO HAVIA SIDO UTILIZADA PELOS PIBIDIANOS E O PROFESSOR SUPERVISOR. PORTANTO NOS DEDICAMOS NOS ESTUDOS E NAS DESCOBERTAS PARA TORNAR O ACESSO A ESSA TECNOLOGIA MAIS INTEGRADO, TENDO EM VISTA A REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES QUE PARTICIPAM DAS AULAS SÍNCRONAS POR MEIO DE REDES WIFI DE BAIXA POTÊNCIA E APARELHOS CELULARES QUE EM SUMA POSSUEM CAPACIDADE REDUZIDA PARA SUPORTAR A EXECUÇÃO DO EARTH, EXIGINDO ASSIM ANÁLISES DAS MELHORES POSSIBILIDADES PARA UTILIZAR O GOOGLE EARTH DURANTE AS AULAS REMOTAS. EM SEGUIDA PLANEJAMOS E REALIZAMOS TRÊS MOMENTOS PARA TRABALHAR E DISCUTIR O RELEVO, NOS QUAIS PRIMEIRAMENTE ABORDAMOS O TEMA PARTINDO DA LOCALIDADE E DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE CADA ALUNO; O SEGUNDO MOMENTO FOI DE ABORDAGEM DETALHADA A CERCA DO RELEVO, E O TERCEIRO MOMENTO FOI DEDICADO A EXPOSIÇÃO E INTERAÇÃO DE FORMA VIRTUAL COM DIVERSOS RELEVOS AO REDOR DO MUNDO BEM COMO OS RELEVOS PRESENTES NO BRASIL E NA REGIÃO NORDESTE, ATRAVÉS DAS IMAGENS DE SATÉLITES E PROJEÇÕES TRIDIMENSIONAIS OFERECIDAS PELO O GOOGLE EARTH, PROJETADAS POR UM DOS PIBIDIANOS PARA QUE TODOS OS ALUNOS PUDESSEM PARTICIPAR DA ATIVIDADE SEM INTERFERÊNCIAS. APÓS A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA COMPREENDEMOS QUE ESSE INSTRUMENTO PODE ENRIQUECER O RACIOCÍNIO ESPACIAL, INSTIGAR OS ALUNOS A SE TORNAREM INVESTIGADORES, POR INTERMÉDIO DA DESCOBERTA ELES PUDERAM APRENDER E FORAM TRANSPOSTOS PARA O LOCAL EM QUE O CONTEÚDO DESENROLA-SE POSSIBILITANDO MAIOR REALISMO NAS AULAS, E ASSIM OCORREU UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS, TORNANDO AS AULAS MAIS INSTIGANTES E AUXILIANDO NO DESENVOLVIMENTO CRÍTICO-SOCIAL E INDIVIDUAL DE CADA UM. ATRAVÉS DE PESQUISAS QUANTITATIVAS VERIFICAMOS QUE 100% DOS DISCENTES AFIRMARAM QUE O GOOGLE EARTH OS AUXILIOU NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ALÉM DISSO ELES TAMBÉM AFIRMARAM QUE FORAM INSTIGADOS A PENSAR O MOTIVO DA DIFERENCIAÇÃO ENTRE OS LUGARES. TAMBÉM CONSTATAMOS QUE A FALTA DE ACESSO A UMA INTERNET DE QUALIDADE PODE SER UM EMPECILHO NO USO DESSA FERRAMENTA, E SUA UTILIZAÇÃO EXIGE PLANEJAMENTO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA TRAÇAR A ROTAS A SEREM PERCORRIDAS NO PROGRAMA PARA FACILITAR O PROCESSO DE EXIBIÇÃO E EVITAR INTERRUPÇÕES NO MOMENTO DA AULA EM DECORRÊNCIA DA CONEXÃO DE INTERNET. ENCONTRAMOS A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA GOOGLE EARTH, UMA FORMA DE POTENCIALIZAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA EXPONDO DIFERENTES REALIDADES AOS ALUNOS, POR MEIO DA APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O MEIO DIGITAL. O GOOGLE EARTH É UM RECURSO TECNOLÓGICO DE SIMPLES COMPREENSÃO, TENDO O(A) PROFESSOR(A) CONHECIMENTO A RESPEITO DAS FUNCIONALIDADES QUE O PROGRAMA DISPÕE E INTERPRETAÇÃO CLARA DAS IMAGENS A SEREM TRABALHADAS COM OS ALUNOS, A PROBABILIDADE DE CRIAR DINAMISMO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS SERÁ ENORME. PARA ALÉM DO QUE FOI CITADO, É PRECISO TER A DISPOSIÇÃO UMA BOA REDE DE INTERNET PARA NÃO COMPROMETER O DESEMPENHO DO PROGRAMA, SENDO INDISPENSÁVEL DESENVOLVER PROJETOS DENTRO DA PLATAFORMA E REPASSÁ-LOS ANTES DE UTILIZAR EM AULA PARA EVITAR OSCILAÇÕES NA INTERNET E NÃO COMPROMETER A AULA. UTILIZAR A PLATAFORMA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PROMOVEU UMA INOVAÇÃO NA NOSSA PRÁXIS PEDAGÓGICA E AINDA APERFEIÇOOU O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, TENDO EM VISTA QUE O GOOGLE EARTH SE MOSTROU UMA OPÇÃO VIÁVEL, POR SER ACESSÍVEL E DE FÁCIL MANUSEIO ATÉ MESMO PELOS PRÓPRIOS ALUNOS QUE PODEM CONHECER TANTO NOVOS LUGARES, COMO EXAMINAR EXEMPLOS DO CONTEÚDO ESTUDADO NA PRÓPRIA REGIÃO. A RELEVÂNCIA DA EXPERIÊNCIA É CONSTATADA A PARTIR DE RELATOS DE ALUNOS QUE CONTARAM QUE POSTERIOR A AULA REALIZADA UTILIZARAM A PLATAFORMA PARA PESQUISAR SOBRE OUTROS PAÍSES, E DO PRÓPRIO PROFESSOR SUPERVISOR QUE RELATOU SOBRE A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA EM UM DADO PLANEJAMENTO DA ESCOLA O QUE ACABOU INCENTIVANDO A COLEGA DE TRABALHO A UTILIZAR A MESMA EM SUAS AULAS POR SER UM MEIO ASSERTIVO DE APERFEIÇOAR O ENSINO. POR FIM, CONSTATA-SE QUE O GOOGLE EARTH PODE SER UTILIZADO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA, SOB CONDIÇÕES DE ADEQUAÇÃO FEITA PELO PROFESSOR DE ACORDO COM SEUS OBJETIVOS E COM AS NECESSIDADES DOS DISCENTES, TRAZENDO À TONA AULAS ENVOLVENTES E INCLUSIVAS.

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