O OBJETIVO DESTE ARTIGO É RELATAR A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS RESIDENTES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA, QUANTO AO USO DE PODCAST, NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ADOTADO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, QUE TEM COMO UM DOS OBJETIVOS INSERIR OS ALUNOS DAS LICENCIATURAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, EM BUSCA DE APRIMORAR A FORMAÇÃO E DESENVOLVER DIFERENTES PROJETOS, PROPORCIONANDO AO LICENCIANDO A OPORTUNIDADE DE SER ATIVO NA PRÁTICA DOCENTE E ADQUIRIR EXPERIÊNCIAS, TEVE QUE SE ADEQUAR À NOVA REALIDADE DE ENSINO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. NESSE CONTEXTO, FOI CADA VEZ MAIS NECESSÁRIA A CONCRETIZAÇÃO DE NOVAS ESTRUTURAS E MANEIRAS DE MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, NÚCLEO DE MATEMÁTICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS, UNESP BAURU, TRABALHOU EM PARCERIA COM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS , NA CIDADE DE BAURU, SENDO QUE O PRIMEIRO E SEGUNDO AUTORES DESTE TRABALHO, LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA ATUAM COMO RESIDENTES VOLUNTÁRIOS NA E. E. JOÃO MARINGONI. DURANTE AS ATIVIDADES, OS RESIDENTES REALIZARAM ROTEIROS DE ESTUDOS E PRODUZIRAM PODCASTS, QUE SINTETIZAVAM E EXEMPLIFICAVAM O CONTEÚDO PROPOSTO DE ÁREA E VOLUME DE PRISMAS. O PODCAST, INTITULADO “MATHCAST” MOSTRA SITUAÇÕES PROBLEMAS HIPOTÉTICAS, ONDE OS AUTORES INTERPRETARAM PERSONAGENS E SIMULARAM SITUAÇÕES ONDE SERIAM UTILIZADOS OS CÁLCULOS DE ÁREA E VOLUME DE PRIMAS. A PARTIR DA PRODUÇÃO DOS PODCASTS, FOI POSSÍVEL TRABALHAR COM UM PRODUTO EDUCACIONAL NOVO E TECNOLÓGICO, A FIM DE GERAR MOTIVAÇÃO AOS ALUNOS E DESENVOLVER A CRIATIVIDADE, DESPERTANDO INTERESSE NOS CONTEÚDOS ABORDADOS, COMO UM EXCELENTE RECURSO A SER UTILIZADO NA PRÁTICA DOCENTE.