ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIAS APRESENTARÁ SITUAÇÕES, ATIVIDADES E QUESTIONAMENTOS ONDE OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO PROJETO PIBID, NO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, NOS EDITAIS DE 2018-2019 E 2020-2021, ONDE O PRIMEIRO OCORREU DE FORMA TOTALMENTE PRESENCIAL E O SEGUNDO ACONTECE DE FORMA REMOTA DEVIDO AO PRESENTE PERÍODO PANDÊMICO EM QUE SE ENCONTRA O BRASIL, CONSTATARAM. O RELATO CONSTA AINDA COM OBSERVAÇÕES QUE OS PRÓPRIOS CO-AUTORES, QUE PARTICIPARAM EM UM DOS EDITAIS MENCIONADOS, TIVERAM COM RELAÇÃO AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS MANEIRAS DE PROJETO QUE ACONTECERAM, PRESENCIAL E REMOTO, EXPONDO AS MAIORES DIFERENÇAS ENTRE ELES, LEVANTANDO QUESTIONAMENTOS COMO HAVERIA ALGUM DOS EDITAIS QUE SERIA MELHOR APÓS LEVANTAR AS DIFICULDADES COLOCADAS PELOS ALUNOS, OU, ATÉ QUE PONTO CADA UM DOS MODOS SERIA MELHOR PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, VISTO QUE TODOS OS INTEGRANTES QUE PARTICIPARAM VISAVAM A LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COMO FORMAÇÃO.