NESTE TRABALHO APRESENTAMOS UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP) SUBPROJETO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DESENVOLVIDO DE FORMA REMOTA VIA GOOGLE MEET EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, COM UMA PARCELA DOS ALUNOS NO AMBIENTE ESCOLAR E OUTRA EM CASA DE FORMA ONLINE SEGUINDO O MODELO HÍBRIDO ADOTADO NO ESTADO DO PARANÁ DEVIDO A COVID-19. DURANTE AS REUNIÕES DO PROJETO REALIZAMOS ESTUDOS E DISCUSSÕES A RESPEITO DE METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODERIAM SER UTILIZADOS PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA DE MODO A CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS ESTUDANTES. NOSSA PROPOSTA RECAIU SOBRE O USO DE JOGOS TENDO EM VISTA QUE, COMO RESSALTAM SMOLE, DINIZ, PESSOA E ISHIARA (2008) O ATO DE JOGAR PROMOVE A OBSERVAÇÃO, ANÁLISE, LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS, REFLEXÃO, TOMADA DE DECISÃO, ARGUMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO. PARTINDO DESSE PRINCÍPIO, ELABORAMOS, EM FORMATO POWERPOINT, O JOGO INTITULADO: “EM BUSCA DAS CAVEIRAS DE CRISTAL”, QUE TINHA COMO OBJETIVO TRABALHAR OS CONCEITOS DE ÁREA E VOLUME DE CILINDROS E PIRÂMIDES MEDIANTE UMA AVENTURA REPLETA DE DESAFIOS E PROBLEMAS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO A HISTÓRIA DOS POVOS MAIAS E EGÍPCIOS E AS RELAÇÕES DESSES POVOS COM A MATEMÁTICA. A PARTIR DA APLICAÇÃO DA ATIVIDADE E DAS DISCUSSÕES POSTERIORES AO MOMENTO DO JOGO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES, APESAR DE APRESENTAREM DIFICULDADES NA INTERPRETAÇÃO DE ALGUNS DESAFIOS, REALIZARAM OS MESMOS, TRABALHARAM EM GRUPO E APLICARAM COM DOMÍNIO OS CONCEITOS MATEMÁTICOS PRESENTES NA ATIVIDADE.