ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO COMPARTILHAR A EXPERIÊNCIA DE APLICAR O MÉTODO DE JORNADAS PELO WHATSAPP, DESENVOLVIDO PELO PROJETO SOCIAL BIBLIOTECA DE AULAS, NAS ESCOLAS EM QUE O PIBID/ARTES - UERJ ATUA. POR MEIO DAS JORNADAS DO AFETO FOI POSSÍVEL INTERAGIR COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS PARCEIRAS, PROPORCIONANDO UM ESPAÇO DE ESCUTA ATIVA ONDE DIALOGAMOS SOBRE ANSIEDADE, EXPECTATIVAS E ANGÚSTIA, NO CONTEXTO DA PANDEMIA, E COMO LIDAR COM ESSAS QUESTÕES ATRAVÉS DA ARTE. COM ESSA EXPERIÊNCIA, NOS SURPREENDEMOS COM A INTERAÇÃO E RETORNO POSITIVO DOS ALUNOS. A ESCOLHA DA PLATAFORMA ─ EXPLORANDO O UNIVERSO DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL DESCRITA POR M. GOHN ─ E O USO DE UMA LINGUAGEM QUE JÁ FAZ PARTE DO MUNDO DELES, CONTRIBUIU PARA O SUCESSO DA PROPOSTA AO APROXIMAR A ESCOLA AO UNIVERSO DO ALUNO. ALÉM DISSO, AS JORNADAS SE UTILIZAM DE ALGUNS CONCEITOS DESCRITOS POR BELL HOOKS E PAULO FREIRE COM O OBJETIVO DE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO ATIVA E AUTÔNOMA DOS ESTUDANTES. PELOS RELATOS DOS SUPERVISORES, VIMOS COMO A ATIVIDADE APROXIMOU OS ALUNOS DE SEUS PARES E DE SEUS PROFESSORES, E COMO AS QUESTÕES APRESENTADAS ECOARAM EM OUTROS MOMENTOS, TORNANDO OS ALUNOS MAIS ATIVOS NAS AULAS. ENTENDEMOS QUE ESTA EXPERIÊNCIA NÃO SUBSTITUI AS AÇÕES E ATIVIDADES APLICADAS PELA ESCOLA, NO ENTANTO, TANTO O MÉTODO DESENVOLVIDO QUANTO A FERRAMENTA UTILIZADA PODEM SE TORNAR ALIADOS AO ALCANÇAR OS ALUNOS E DESPERTAR O INTERESSE DOS MESMOS.