ESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA SITUA-SE NO BOJO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SOCIOLOGIA E SE PROPÔS A ACOMPANHAR, ANALISAR, INTERPRETAR E CRITICAR, À LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, AS ATIVIDADES QUE COMPÕEM O TRABALHO PEDAGÓGICO DO(A) DOCENTE PRECEPTOR(A) DO PROGRAMA. É NECESSÁRIO RESSALTAR QUE TODAS AS OBSERVAÇÕES DO TRABALHO EDUCATIVO FORAM REALIZADAS DE MANEIRA REMOTA, DENTRO DO CONTEXTO GLOBAL DE PANDEMIA E A NECESSIDADE DE ISOLAMENTO SOCIAL. ESTE É UM FATOR MUITO IMPORTANTE PORQUE TODAS AS ANÁLISES E CRÍTICAS QUE ESTE RELATO POSSA VIR A APRESENTAR DEVEM SER ENTENDIDAS DENTRO DESTE CONTEXTO SINGULAR, NÃO DEVENDO SER ENCARADAS COMO REGRA DO TRABALHO EDUCATIVO DO(A) DOCENTE ACOMPANHADO(A). A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS, VERIFICOU-SE QUE O(A) DOCENTE PRECEPTOR(A) APRESENTA UM BAIXO ÍNDICE DE AUTONOMIA NO QUE SE REFERE AO SEU TRABALHO EDUCATIVO, RECORRENDO, ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE, AOS MEIOS PEDAGÓGICOS, DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS OFICIAIS NO PROCESSO DE CONSTRUIR SUAS AULAS, REFORÇANDO O ENTENDIMENTO DE QUE NÃO HÁ, NO TRABALHO EDUCATIVO DO(A) DOCENTE OBSERVADO(A), QUALQUER CORRESPONDÊNCIA DE UM REFERENCIAL HISTÓRICO-CRÍTICO.