O RELATO DE EXPERIÊNCIA “A ESCRITA ESCOLAR NA PANDEMIA: UM RELATO DAS PRÁTICAS DOCENTES NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE A EXPERIÊNCIA NA SALA DE AULA NAS REGÊNCIAS DO SEGUNDO MÓDULO DO PROGRAMA FEDERAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - SUBPROJETO LÍNGUA PORTUGUESA. AS RESIDENTES ANNA JÚLIA WEBER E LARA MIRANDA RODRIGUES, TAMBÉM ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR), APLICARAM AO LONGO DO MÓDULO UMA “OFICINA DE ESCRITA” PARA OS ESTUDANTES DE TRÊS TURMAS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO REGULAR E TÉCNICO. COM AUXÍLIO DA PROFESSORA COORDENADORA NÍVEA ROHLING E DA PROFESSORA PRECEPTORA MARCIA CRISTINA LANZARINI, AS RESIDENTES TRABALHARAM ASPECTOS DA FORMATAÇÃO E AS NORMAS DA ABNT, DEPOIS DE PERCEBEREM A DIFICULDADE DOS ALUNOS DE REALIZAREM OS TRABALHOS DIGITALMENTE NO PRIMEIRO MÓDULO DO PROGRAMA. COMO REFERENCIAL TEÓRICO PARA O PLANEJAMENTO DAS AULAS, FORAM UTILIZADOS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC); INTRODUÇÃO À METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO (2007), DE MARIA MARGARIDA DE ANDRADE; LUTAR COM PALAVRAS (2007) E AULAS DE PORTUGUÊS (2003), AMBOS DE IRANDÉ ANTUNES. OS RESULTADOS DAS ATIVIDADES REALIZADAS COM OS ESTUDANTES FORAM POSITIVOS, AINDA QUE TENHA ALGUMAS DIFICULDADES A SEREM SUPERADAS. PERCEBEU-SE UM ENTENDIMENTO DAS FERRAMENTAS E PLATAFORMAS UTILIZADAS PARA A PRODUÇÃO DOS ALUNOS, ALÉM DE UMA MAIOR CLAREZA E OBJETIVIDADE DA ESCRITA PROPRIAMENTE DITA, QUE ERA O PRINCIPAL OBJETIVO DAS RESIDENTES AO PENSAREM A PROPOSTA DA OFICINA.