A PANDEMIA MUNDIAL DO COVID-19 FOI UMA SURPRESA PARA TODOS, OBRIGANDO AS PESSOAS A MUDAREM SUAS ROTINAS E SE ADAPTAREM À NOVA REALIDADE DE UM DISTANCIAMENTO SOCIAL. AS ESCOLAS E UNIVERSIDADES FECHARAM AS PORTAS E RAPIDAMENTE TIVERAM QUE MODIFICAR O AMBIENTE ESCOLAR PASSANDO DO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO (ONLINE). EM MEIO A TUDO ISSO, INICIA-SE O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO DOCENTE (PIBID) DA UNIFEI. TODO O TRABALHO QUE ANTERIORMENTE ERA FEITO PRESENCIALMENTE NA UNIFEI E NAS ESCOLAS TEVE QUE SER FORMATADO PARA O ENSINO REMOTO. OS PIBIDIANOS DE QUÍMICA DA UNIFEI TIVERAM DE CRIAR FORMAS DE SE CONECTAR COM OS ALUNOS DA ESCOLA, INTERAGIR COM ELES E DIVERSIFICAR O ENSINO REMOTO DE MODO A TORNAR INTERESSANTE E PROVEITOSO PARA OS MESMOS. TENTAR CRIAR UM VÍNCULO SEM NUNCA TER VISTO O ROSTO DE CADA UM. E COM ISSO VEIO AS TENTATIVAS, SUCESSOS, FALHAS E FRUSTRAÇÕES. ESSE ARTIGO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR PIBIDIANOS DE QUÍMICA DA UNIFEI, POR MEIO DE ESTUDO DE CASO E SEGUINDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. SENDO REALIZADAS POR MEIO DE RODAS DE CONVERSA ENTRE OS AUTORES E ANÁLISE DOS PORTFÓLIOS ESCRITOS PELOS PRÓPRIOS PIBIDIANOS PARA A COLETA DE DADOS.