O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) É OFERTADO DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL (FI) E OPORTUNIZA AOS ACADÊMICOS A INSERÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. NESSE CONTEXTO, OS INTEGRANTES DESSE PROGRAMA ADQUIREM EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM SIGNIFICATIVAMENTE COM A SUA FORMAÇÃO E COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA. LOGO, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA DISCUTIR SOBRE ELE E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FI DOCENTE, VISTO QUE ELE AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DE FUTUROS PROFISSIONAIS REFLEXIVOS, CRÍTICOS E ENGAJADOS COM O ENSINO DA GEOGRAFIA ESCOLAR. ASSIM SENDO, ESTA PESQUISA DESENVOLVEU-SE POR INTERMÉDIO DO PIBID EM UMA REALIDADE NUNCA VIVENCIADA DESDE A SUA CRIAÇÃO, COM A ANÁLISE ENTRE OUTUBRO DE 2020 E SETEMBRO DE 2021, OU SEJA, COINCIDE COM O CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19, OCASIONADA PELO VÍRUS SARS-COV-2 QUE SURGIU NO FINAL DE 2019 NA CHINA E SE PROPAGOU POR TODO O MUNDO, O QUE ACARRETOU IMPACTOS NA SOCIEDADE, SOBRETUDO NO SISTEMA EDUCACIONAL. NESSA CONJUNTURA DE ISOLAMENTO SOCIAL, E TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE NÃO INTERROMPER AS AULAS, O SISTEMA EDUCACIONAL OPTOU POR CONTINUAR DE FORMA REMOTA POR MEIO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE), QUE SURGIU COMO ALTERNATIVA PARA O PERÍODO PANDÊMICO. FACE AO EXPOSTO, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVOS: INVESTIGAR OS DESAFIOS QUE PERPASSARAM O PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI), DO CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19; ANALISAR O DESEMPENHO DOS DISCENTES BOLSISTAS PARTICIPANTES DO PIBID E COMO ISSO REFLETIU NA SUA FORMAÇÃO INICIAL, ALÉM DE DISCUTIR A ARTICULAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA ENTRE A IES E AS ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO CONTEMPLADAS COM O PROGRAMA NO MOMENTO PANDÊMICO. O PRESENTE TRABALHO DESENVOLVEU-SE POR MEIO DE ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS EM ARTIGOS E LIVROS QUE DISCUTEM A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA. DENTRE OS AUTORES, DESTACAM-SE PIMENTA (2006), NÓVOA (2019) E SOUZA (2020) DENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, TAMBÉM SE REALIZOU UM LEVANTAMENTO DOCUMENTAL SOBRE AS LEIS E PORTARIAS DO PIBID. TENDO EM VISTA UMA MELHOR VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE, O PROGRAMA FOI IMPLANTADO POR MEIO DA PORTARIA DE Nº 38 EM 12 DE DEZEMBRO DE 2007, PUBLICADA PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) E PELO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). SUA IMPLEMENTAÇÃO OPORTUNIZOU AOS DISCENTES ADENTRAREM NO CONTEXTO ESCOLAR AINDA NA PRIMEIRA METADE DO CURSO. DESSA FORMA, O PROGRAMA É DE SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE DE GEOGRAFIA, UMA VEZ QUE OS ACADÊMICOS APROXIMAM-SE DA REALIDADE DE SUA FUTURA PROFISSÃO E SE PREPARAM PARA SUA ATUAÇÃO DOCENTE. A INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA OCORREU POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO (ONLINE) REALIZADA VIA GOOGLE FORMS DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL, COM O PROPÓSITO DE ANALISAR DE FORMA DETALHADA A VISÃO DOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DO MESMO FRENTE AO ERE. NESSA PERSPECTIVA, O QUESTIONÁRIO CONTINHA 10 PERGUNTAS DO TIPO ABERTA, COM A PRETENSÃO DE OBTER AS OPINIÕES DOS PARTICIPANTES QUANTO AO DESEMPENHO E OS DESAFIOS DURANTE A VIVÊNCIA NO PROGRAMA. DESSARTE, OS POSICIONAMENTOS DOS PIBIDIANOS SOBRE AS INDAGAÇÕES DO PIBID, COM ÊNFASE NOS DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE EM GEOGRAFIA, EVIDENCIAM-SE, DIANTE DOS RELATOS, QUE ALGUNS PIBIDIANOS ESTÃO OBTENDO UMA BOA FORMAÇÃO, E A MAIORIA EXTERNARAM OS IMPASSES QUE PERPASSAM O PROGRAMA NO ENSINO REMOTO, DENTRE ELES: A FALTA DE AMBIENTE PARA SE CONCENTRAR NOS ESTUDOS; INACESSIBILIDADE À INTERNET E A DESMOTIVAÇÃO DEVIDO OS ALUNOS NÃO ACOMPANHAREM AS AULAS, O QUE IMPOSSIBILITA A EFICIÊNCIA SIGNIFICATIVA DO PIBID. TODAVIA, O PIBID FRENTE À PANDEMIA REMONTA A EXPERIÊNCIAS TOTALMENTE DIFERENTES DO ENSINO PRESENCIAL, VISTO QUE PRECISOU SE ADAPTAR AO ERE. ASSIM, OS PIBIDIANOS FIZERAM SUA MONITORIA E DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES SOMENTE PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). NESTE SEGUIMENTO, AS TDIC´S TORNARAM-SE O CAMINHO MAIS VIÁVEL NO ERE, NO ENTANTO, APESAR DO MUNDO ESTAR EM ESTREITA LIGAÇÃO COM ELAS, MUITOS EDUCADORES E EDUCANDOS NÃO TEM ACESSO OU NÃO SABEM MANUSEÁ-LAS, CARACTERIZANDO O QUE CHAMAMOS DE EXCLUSÃO DIGITAL E ANALFABETISMO DIGITAL. DIANTE DISSO, O SISTEMA EDUCACIONAL PRECISOU SE REINVENTAR PARA CONTINUAR COM AS AULAS, OS PROFESSORES QUE NÃO TINHAM CONTATO COM OS RECURSOS TECNOLÓGICOS TIVERAM QUE PROCURAR AJUDA E SE FAMILIARIZAR COM ESSAS FERRAMENTAS. SOBRE OS ALUNOS DAS ESCOLAS-CAMPO (ESCOLAS CONTEMPLADAS NO PIBID GEOGRAFIA), MUITOS ENCONTRAM IMPASSES PARA ASSISTIR AS AULAS EM DECORRÊNCIA DE AUSÊNCIA AO ACESSO À INTERNET E DE APARELHOS TECNOLÓGICOS DE QUALIDADE, COMO COMPUTADORES, CELULARES E OUTROS. EM UMA OUTRA PERSPECTIVA, O ERE, POR MAIS DESAFIADOR QUE SEJA, OPORTUNIZOU AOS PIBIDIANOS UM APROFUNDAMENTO COM OS VARIADOS TIPOS DE RECURSOS E FERRAMENTAS QUE AS TDIC’S OFERECEM E QUE AUXILIAM EM SUA PRÁTICA DOCENTE. NO QUE TANGE À RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA DA UFPI COM ESCOLAS BENEFICIADAS PELO PROGRAMA, É NOTÓRIO DESTACAR O GRANDE DISTANCIAMENTO QUE EXISTE, UMA VEZ QUE FICAM LIMITADOS A PRODUÇÕES ELABORADAS SOMENTE PELAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. LOGO, O ERE AFETA ESSA TROCA DE RELAÇÃO, AFLIGINDO EM MUITOS CASOS O APERFEIÇOAMENTO NO PIBID DE GEOGRAFIA, POIS OS ACADÊMICOS CARECEM DO AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR E, POR ISSO, TAMPOUCO ALCANÇAM UMA REFLEXÃO E CRITICIDADE SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA MEDIADO PRESENCIALMENTE. PORTANTO, CONSTATA-SE QUE A CONSOLIDAÇÃO DO PROGRAMA NO ERE OCORREU DE FORMAS BEM DISTINTAS E COM EXPERIÊNCIAS DIFERENTES NOS OLHARES DOS PIBIDIANOS, VISTO QUE A PESQUISA EVIDENCIOU QUE O PIBID SE TORNA MAIS EFICIENTE DE MODO PRESENCIAL, POIS POSSIBILITA AOS ACADÊMICOS A VIVÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR E A REALIDADE DE SUA FUTURA ATUAÇÃO PROFISSIONAL. DESTE MODO, CONCLUI-SE QUE TODO O CORPO DO PROGRAMA TEVE QUE SE REINVENTAR NO DESENVOLVIMENTO DO PIBID, COM A BUSCA DE ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS PARA ADAPTAR-SE AO ERE. ADEMAIS, ISSO REMONTA À PROFISSÃO DOCENTE, QUE TEM UM PAPEL DESAFIADOR EM SUA PRÁTICA DOCENTE, UMA VEZ QUE ESTÃO SEMPRE EM BUSCA DE METODOLOGIAS, TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM DIFERENTES REALIDADES QUE SURGEM DURANTE SUA TRAJETÓRIA COMO EDUCADOR(A).