Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS ESTUDOS EM UM PROJETO DE ENSINO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA PÚBLICA, ANÍSIO TEIXEIRA, , Comunicação Oral (CO) ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84653
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 391
    "inscrito_id" => 299
    "titulo" => "CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS ESTUDOS EM UM PROJETO DE ENSINO"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO APRESENTA UM DOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO PROJETO DE ENSINO GESTÃO ESCOLAR: LEITURAS SOBRE ANÍSIO TEIXEIRA. O PROJETO OFERECE À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA UM ESPAÇO DE LEITURA E DEBATE SOBRE O LEGADO DESSE IMPORTANTE INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. EM NOSSOS ESTUDOS APRENDEMOS QUE O SÉCULO XX FOI MARCADO POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES, AVANÇOS, RETROCESSOS E CONQUISTAS EM RELAÇÃO AO ACESSO À ESCOLA. DENTRO DESSAS MOVIMENTAÇÕES PODEMOS CITAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL, EM QUE SE DEDICOU A CONSTRUIR, ENTRE OUTRAS INICIATIVAS, UM CENTRO DE EDUCAÇÃO POPULAR, OU SEJA, UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, LAICA, DEMOCRÁTICA, GRATUITA, NA CIDADE DE SALVADOR, NA BAHIA. DENTRO DE UM CONTEXTO COM REFORMAS EDUCACIONAIS, ANÍSIO TEIXEIRA PROPÔS O CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO (CECR) PROJETANDO UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INTEGRAL QUE ATENDIA, NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO CIENTÍFICA, MAS TAMBÉM ENGLOBAVA ATIVIDADES CULTURAIS, DE TRABALHO, SOCIAIS, DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTE, DIRECIONADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM SEU TEMPO (TEIXEIRA, 1962; NUNES, 2009). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS APRESENTAR O CECR ENQUANTO UMA PROPOSTA DE MODELO DE ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL, PENSADO ESPECIFICAMENTE PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. PARA TANTO, UTILIZANDO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO (GIL, 2016) DE MANEIRA A AGREGAR O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, TOMAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA E DE PROFESSORAS TEREZINHA ÉBOLI (1969) E CLARICE NUNES (2009). OS RESULTADOS APONTAM QUE O CECR SURGE COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE POPULAR, EXPERIMENTAL E INTEGRADA COM A CIDADE. LOCALIZADO NO BAIRRO DA LIBERDADE, EM SALVADOR NA BAHIA, O CENTRO FOI IDEALIZADO NA DÉCADA DE 1950, SUA CONSTRUÇÃO FOI ESTRATEGICAMENTE PENSADA COM A ESTRUTURA FÍSICA E O PLANO PEDAGÓGICO VOLTADOS PARA UM LOCAL QUE SE INSTALARAM “GRUPOS DE FAMÍLIA, DE BAIXA CONDIÇÃO ECONÔMICA, EM SEUS CASEBRES DE ALVENARIA, COM UMA POPULAÇÃO INFANTIL SEM ASSISTÊNCIA, SEM ESCOLAS, PRATICAMENTE ABANDONADA.” (ÉBOLI, 1969, P. 11) PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO LOCAL, COMO FORMA DE CONTRARIAR A IMPROVISAÇÃO E AUSÊNCIA “[...] DE POLÍTICAS EDUCATIVAS CLARAS E CONSEQUENTES DOS GOVERNOS QUE SE SUCEDIAM” (NUNES, 2009, P. 124), ASSIM DANDO MAIOR CREDIBILIDADE PARA ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO FORMADORA DA NAÇÃO. NESSE SENTIDO, TINHA POR OBJETIVO REALIZAR UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE ESTIVESSE DIRETAMENTE LIGADA À ESCOLA PÚBLICA, SENDO UMA INSTITUIÇÃO PARA TODOS POSSIBILITANDO QUE CADA INDIVÍDUO TRABALHASSE COM A PRODUÇÃO DE UM CONHECIMENTO DE QUALIDADE RELACIONANDO A TEORIA COM OS DESENVOLVIMENTOS PRÁTICOS. NO QUE DIZ RESPEITO À ORGANIZAÇÃO, AS ATIVIDADES DO CENTRO ERAM REALIZADAS EM DOIS MOMENTOS, SENDO UM TURNO NAS ESCOLAS-CLASSE, EM QUE OCORRIA O ENSINO DAS LETRAS E DAS CIÊNCIAS, E O OUTRO NA ESCOLA-PARQUE, ONDE DESENVOLVIA-SE AS ATIVIDADES POR MEIO DE SETORES ESPECÍFICOS. NA ORGANIZAÇÃO DO CECR, QUATRO ESCOLAS-CLASSE SE INTERLIGAVAM COM UMA ESCOLA PARQUE. CADA ESCOLA-CLASSE ERA PROJETADA PARA ACOLHER DOZE TURMAS, EM QUE O ESTUDANTE TERIA CONTATO COM OS CONHECIMENTOS SOBRE AS LETRAS E CIÊNCIAS, DE MANEIRA A COMPOR O ENSINO CONVENCIONAL DA ÉPOCA, DURANTE O PERÍODO DE 4 HORAS (TEIXEIRA, 1959;1962). O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE ERA AVALIADO NO DECORRER DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, COM ISSO ERA POSSÍVEL OBSERVAR QUAIS ALUNOS NÃO TINHAM UM BOM DESEMPENHO E ERAM ORGANIZADOS ALGUNS CURSOS DE RECUPERAÇÃO NO DECORRER DO ANO PARA ATENDER À NECESSIDADE DOS ALUNOS. ASSIM, AQUELES ESTUDANTES QUE POSSUÍAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM TINHAM ATENDIMENTO COM UM PROFISSIONAL EM UMA SALA ESPECÍFICA PARA ESSE TIPO DE SITUAÇÃO (EBOLI, 1969; NUNES, 2009). TAL ESTRUTURA CONTRARIAVA O QUE ERA COMUMENTE UTILIZADO NAS DEMAIS INSTITUIÇÕES, FORTALECENDO O CARÁTER ESPECÍFICO DO ENSINO PROPOSTO. AO REUNIR AS QUATRO ESCOLAS-CLASSES, BUSCAVA-SE ATENDER APROXIMADAMENTE QUATRO MIL ESTUDANTES, SENDO DOIS MIL PARA CADA TURNO. AS ATIVIDADES NA ESCOLA PARQUE ERAM ORGANIZADAS EM SETORES, VISANDO A FORMAÇÃO DO CORPO, A FORMAÇÃO CULTURAL, PARA O TRABALHO E PARA A VIDA SOCIAL, SENDO ASSIM NOS OITO SETORES DA ESCOLA DESENVOLVIA-SE ATIVIDADES ESPECÍFICAS, DE ACORDO COM O INTERESSE DE CADA ALUNO. AS TURMAS ERAM ORGANIZADAS DE MANEIRA A COMPOR ENTRE 20 A 30 ESTUDANTES DURANTE O PERÍODO DE 4 HORAS, EM CONTRATURNO COM AS ESCOLAS-CLASSE (TEIXEIRA, 1967; NUNES, 2009).  OS SETORES QUE COMPUNHAM A ESCOLA-PARQUE ERAM: O RECREATIVO OU DE EDUCAÇÃO FÍSICA; O SOCIALIZANTE; DO TRABALHO; O ARTÍSTICO; O CULTURAL; A BIBLIOTECA; A DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO; A ASSISTÊNCIA MATERIAL; E, POR FIM, O SETOR MÉDICO-ODONTOLÓGICO. NO QUE TANGE AO SETOR RECREATIVO OU DE EDUCAÇÃO FÍSICA TINHA POR OBJETIVO AMPLIAR AS HABILIDADES POR MEIO DE: JOGOS (MOTORES, SENSORIAIS ADAPTADOS ÀS CONDIÇÕES FÍSICAS E PSÍQUICAS DAS CRIANÇAS); ATIVIDADES RÍTMICAS (MARCHAS, GALOPES, SALTITOS, AO SOM DE RITMOS, PALMAS, CONTAGEM, TAMBORIM; BRINQUEDOS CANTADOS, DANÇAS REGIONAIS E FOLCLÓRICAS); GINÁSTICAS; ATITUDES NATURAIS (CORRER, SALTAR, TREPAR, ARREMESSAR); INICIAÇÃO DESPORTIVAS (COM PRINCÍPIOS TÉCNICOS ESSENCIAIS, PROCESSOS PEDAGÓGICOS, JOGOS PRÉ-ESPORTIVOS OU GRANDES JOGOS;); E ESPORTES (ÉBOLI, 1969). EM RELAÇÃO AO SETOR SOCIALIZANTE OBJETIVAVA FOMENTAR A COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A COMUNIDADE ESCOLAR, DESENVOLVENDO ATIVIDADES COMO: GRÊMIO; LOJA; JORNAL; RÁDIO; O BANCO COMÉRCIO E INDÚSTRIA.  JÁ NO SETOR DO TRABALHO FREQUENTAVAM AS CRIANÇAS DE NOVE A QUATORZE ANOS PODENDO ESCOLHER ENTRE AS TÉCNICAS DE: CARTONAGEM; ARTEFATOS DE COURO; METAL; ALFAIATARIA; CERÂMICA; MODELAGEM; MADEIRA, TECELAGEM E TAPEÇARIA (ÉBOLI, 1969). NO SETOR ARTÍSTICO REALIZAVAM-SE AS ATIVIDADES DE TEATRO, MÚSICA E DANÇA, OS QUAIS COMPLEMENTAM A PROPOSTA DO SETOR CULTURAL E BIBLIOTECA, FOCADO EM LEITURAS, PESQUISAS, EXPOSIÇÕES, ESTUDO LIVRE E DIRIGIDO E, TAMBÉM, A HORA DO CONTO. SOBRE O SETOR DE DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO, ESTE ENVOLVIA A PARTE DA GESTÃO ESCOLAR (ÉBOLI, 1969).  QUANTO À ASSISTÊNCIA MATERIAL, TINHA COMO PROPOSTA AUXILIAR ESTUDANTES QUE NÃO POSSUÍAM CONDIÇÕES PARA ARCAR COM OS MATERIAIS, SENDO REALIZADOS EVENTOS PARA ARRECADAÇÃO DE FUNDOS E, POR FIM, ASSISTÊNCIA MÉDICO-ODONTOLÓGICA QUE VISAVA O ATENDIMENTO DIRECIONADO À SAÚDE DAQUELES QUE ESTUDAVAM NO CECR (ÉBOLI, 1969). APÓS O EXPOSTO, REAFIRMAMOS A IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA E DA FORMA PELA QUAL O CECR SE CONSTRUIU ENQUANTO MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O CONTEXTO BRASILEIRO, POIS, SUA ORGANIZAÇÃO DESEJAVA OPORTUNIZAR AO ALUNO A PARTICIPAÇÃO EM UM AMBIENTE RICO EM EXPERIÊNCIAS DIVERSIFICADAS E CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TAL COMO TEIXEIRA (1959; 1962; 1967), ÉBOLI (1969) E NUNES (2009) REGISTRARAM. TODA A ESTRUTURAÇÃO DO CENTRO REPRESENTOU UMA FORMA DE DEMOCRATIZAR O ENSINO PARA UMA EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE POPULAR, EM QUE É CONSTRUÍDA TODA SUA ESTRUTURA EM UM BAIRRO COM A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE DESFAVORECIDA. DESSA FORMA, O PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR DESENVOLVIDO POR ANÍSIO TEIXEIRA NO CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO PRECISA SER AMPLAMENTE DIVULGADO E AMPLIADO, EM ESPECIAL, NOS CURSOS DE LICENCIATURA E DE PEDAGOGIA, POIS APRESENTA ELEMENTOS IMPORTANTES PARA PENSARMOS A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR INTEGRAL NO ENSINO PÚBLICO. TRATA-SE DE UM MODELO DE ESCOLA INTEGRAL, PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, ATENDENDO OS EDUCANDOS COM OS APARATOS PEDAGÓGICOS MAIS QUALIFICADOS PARA PROMOVER UMA FORMAÇÃO INTEGRAL E IGUALITÁRIA PARA TODOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA PÚBLICA, ANÍSIO TEIXEIRA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA103_ID299_26102021190654.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA SAMPAIO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mcs.rodrigues@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84653
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 391
    "inscrito_id" => 299
    "titulo" => "CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A PARTIR DOS ESTUDOS EM UM PROJETO DE ENSINO"
    "resumo" => "ESSE TRABALHO APRESENTA UM DOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO PROJETO DE ENSINO GESTÃO ESCOLAR: LEITURAS SOBRE ANÍSIO TEIXEIRA. O PROJETO OFERECE À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA UM ESPAÇO DE LEITURA E DEBATE SOBRE O LEGADO DESSE IMPORTANTE INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. EM NOSSOS ESTUDOS APRENDEMOS QUE O SÉCULO XX FOI MARCADO POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES, AVANÇOS, RETROCESSOS E CONQUISTAS EM RELAÇÃO AO ACESSO À ESCOLA. DENTRO DESSAS MOVIMENTAÇÕES PODEMOS CITAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL, EM QUE SE DEDICOU A CONSTRUIR, ENTRE OUTRAS INICIATIVAS, UM CENTRO DE EDUCAÇÃO POPULAR, OU SEJA, UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, LAICA, DEMOCRÁTICA, GRATUITA, NA CIDADE DE SALVADOR, NA BAHIA. DENTRO DE UM CONTEXTO COM REFORMAS EDUCACIONAIS, ANÍSIO TEIXEIRA PROPÔS O CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO (CECR) PROJETANDO UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INTEGRAL QUE ATENDIA, NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO CIENTÍFICA, MAS TAMBÉM ENGLOBAVA ATIVIDADES CULTURAIS, DE TRABALHO, SOCIAIS, DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTE, DIRECIONADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM SEU TEMPO (TEIXEIRA, 1962; NUNES, 2009). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS APRESENTAR O CECR ENQUANTO UMA PROPOSTA DE MODELO DE ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL, PENSADO ESPECIFICAMENTE PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. PARA TANTO, UTILIZANDO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO (GIL, 2016) DE MANEIRA A AGREGAR O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, TOMAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA E DE PROFESSORAS TEREZINHA ÉBOLI (1969) E CLARICE NUNES (2009). OS RESULTADOS APONTAM QUE O CECR SURGE COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE POPULAR, EXPERIMENTAL E INTEGRADA COM A CIDADE. LOCALIZADO NO BAIRRO DA LIBERDADE, EM SALVADOR NA BAHIA, O CENTRO FOI IDEALIZADO NA DÉCADA DE 1950, SUA CONSTRUÇÃO FOI ESTRATEGICAMENTE PENSADA COM A ESTRUTURA FÍSICA E O PLANO PEDAGÓGICO VOLTADOS PARA UM LOCAL QUE SE INSTALARAM “GRUPOS DE FAMÍLIA, DE BAIXA CONDIÇÃO ECONÔMICA, EM SEUS CASEBRES DE ALVENARIA, COM UMA POPULAÇÃO INFANTIL SEM ASSISTÊNCIA, SEM ESCOLAS, PRATICAMENTE ABANDONADA.” (ÉBOLI, 1969, P. 11) PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO LOCAL, COMO FORMA DE CONTRARIAR A IMPROVISAÇÃO E AUSÊNCIA “[...] DE POLÍTICAS EDUCATIVAS CLARAS E CONSEQUENTES DOS GOVERNOS QUE SE SUCEDIAM” (NUNES, 2009, P. 124), ASSIM DANDO MAIOR CREDIBILIDADE PARA ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO FORMADORA DA NAÇÃO. NESSE SENTIDO, TINHA POR OBJETIVO REALIZAR UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE ESTIVESSE DIRETAMENTE LIGADA À ESCOLA PÚBLICA, SENDO UMA INSTITUIÇÃO PARA TODOS POSSIBILITANDO QUE CADA INDIVÍDUO TRABALHASSE COM A PRODUÇÃO DE UM CONHECIMENTO DE QUALIDADE RELACIONANDO A TEORIA COM OS DESENVOLVIMENTOS PRÁTICOS. NO QUE DIZ RESPEITO À ORGANIZAÇÃO, AS ATIVIDADES DO CENTRO ERAM REALIZADAS EM DOIS MOMENTOS, SENDO UM TURNO NAS ESCOLAS-CLASSE, EM QUE OCORRIA O ENSINO DAS LETRAS E DAS CIÊNCIAS, E O OUTRO NA ESCOLA-PARQUE, ONDE DESENVOLVIA-SE AS ATIVIDADES POR MEIO DE SETORES ESPECÍFICOS. NA ORGANIZAÇÃO DO CECR, QUATRO ESCOLAS-CLASSE SE INTERLIGAVAM COM UMA ESCOLA PARQUE. CADA ESCOLA-CLASSE ERA PROJETADA PARA ACOLHER DOZE TURMAS, EM QUE O ESTUDANTE TERIA CONTATO COM OS CONHECIMENTOS SOBRE AS LETRAS E CIÊNCIAS, DE MANEIRA A COMPOR O ENSINO CONVENCIONAL DA ÉPOCA, DURANTE O PERÍODO DE 4 HORAS (TEIXEIRA, 1959;1962). O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE ERA AVALIADO NO DECORRER DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, COM ISSO ERA POSSÍVEL OBSERVAR QUAIS ALUNOS NÃO TINHAM UM BOM DESEMPENHO E ERAM ORGANIZADOS ALGUNS CURSOS DE RECUPERAÇÃO NO DECORRER DO ANO PARA ATENDER À NECESSIDADE DOS ALUNOS. ASSIM, AQUELES ESTUDANTES QUE POSSUÍAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM TINHAM ATENDIMENTO COM UM PROFISSIONAL EM UMA SALA ESPECÍFICA PARA ESSE TIPO DE SITUAÇÃO (EBOLI, 1969; NUNES, 2009). TAL ESTRUTURA CONTRARIAVA O QUE ERA COMUMENTE UTILIZADO NAS DEMAIS INSTITUIÇÕES, FORTALECENDO O CARÁTER ESPECÍFICO DO ENSINO PROPOSTO. AO REUNIR AS QUATRO ESCOLAS-CLASSES, BUSCAVA-SE ATENDER APROXIMADAMENTE QUATRO MIL ESTUDANTES, SENDO DOIS MIL PARA CADA TURNO. AS ATIVIDADES NA ESCOLA PARQUE ERAM ORGANIZADAS EM SETORES, VISANDO A FORMAÇÃO DO CORPO, A FORMAÇÃO CULTURAL, PARA O TRABALHO E PARA A VIDA SOCIAL, SENDO ASSIM NOS OITO SETORES DA ESCOLA DESENVOLVIA-SE ATIVIDADES ESPECÍFICAS, DE ACORDO COM O INTERESSE DE CADA ALUNO. AS TURMAS ERAM ORGANIZADAS DE MANEIRA A COMPOR ENTRE 20 A 30 ESTUDANTES DURANTE O PERÍODO DE 4 HORAS, EM CONTRATURNO COM AS ESCOLAS-CLASSE (TEIXEIRA, 1967; NUNES, 2009).  OS SETORES QUE COMPUNHAM A ESCOLA-PARQUE ERAM: O RECREATIVO OU DE EDUCAÇÃO FÍSICA; O SOCIALIZANTE; DO TRABALHO; O ARTÍSTICO; O CULTURAL; A BIBLIOTECA; A DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO; A ASSISTÊNCIA MATERIAL; E, POR FIM, O SETOR MÉDICO-ODONTOLÓGICO. NO QUE TANGE AO SETOR RECREATIVO OU DE EDUCAÇÃO FÍSICA TINHA POR OBJETIVO AMPLIAR AS HABILIDADES POR MEIO DE: JOGOS (MOTORES, SENSORIAIS ADAPTADOS ÀS CONDIÇÕES FÍSICAS E PSÍQUICAS DAS CRIANÇAS); ATIVIDADES RÍTMICAS (MARCHAS, GALOPES, SALTITOS, AO SOM DE RITMOS, PALMAS, CONTAGEM, TAMBORIM; BRINQUEDOS CANTADOS, DANÇAS REGIONAIS E FOLCLÓRICAS); GINÁSTICAS; ATITUDES NATURAIS (CORRER, SALTAR, TREPAR, ARREMESSAR); INICIAÇÃO DESPORTIVAS (COM PRINCÍPIOS TÉCNICOS ESSENCIAIS, PROCESSOS PEDAGÓGICOS, JOGOS PRÉ-ESPORTIVOS OU GRANDES JOGOS;); E ESPORTES (ÉBOLI, 1969). EM RELAÇÃO AO SETOR SOCIALIZANTE OBJETIVAVA FOMENTAR A COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A COMUNIDADE ESCOLAR, DESENVOLVENDO ATIVIDADES COMO: GRÊMIO; LOJA; JORNAL; RÁDIO; O BANCO COMÉRCIO E INDÚSTRIA.  JÁ NO SETOR DO TRABALHO FREQUENTAVAM AS CRIANÇAS DE NOVE A QUATORZE ANOS PODENDO ESCOLHER ENTRE AS TÉCNICAS DE: CARTONAGEM; ARTEFATOS DE COURO; METAL; ALFAIATARIA; CERÂMICA; MODELAGEM; MADEIRA, TECELAGEM E TAPEÇARIA (ÉBOLI, 1969). NO SETOR ARTÍSTICO REALIZAVAM-SE AS ATIVIDADES DE TEATRO, MÚSICA E DANÇA, OS QUAIS COMPLEMENTAM A PROPOSTA DO SETOR CULTURAL E BIBLIOTECA, FOCADO EM LEITURAS, PESQUISAS, EXPOSIÇÕES, ESTUDO LIVRE E DIRIGIDO E, TAMBÉM, A HORA DO CONTO. SOBRE O SETOR DE DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO, ESTE ENVOLVIA A PARTE DA GESTÃO ESCOLAR (ÉBOLI, 1969).  QUANTO À ASSISTÊNCIA MATERIAL, TINHA COMO PROPOSTA AUXILIAR ESTUDANTES QUE NÃO POSSUÍAM CONDIÇÕES PARA ARCAR COM OS MATERIAIS, SENDO REALIZADOS EVENTOS PARA ARRECADAÇÃO DE FUNDOS E, POR FIM, ASSISTÊNCIA MÉDICO-ODONTOLÓGICA QUE VISAVA O ATENDIMENTO DIRECIONADO À SAÚDE DAQUELES QUE ESTUDAVAM NO CECR (ÉBOLI, 1969). APÓS O EXPOSTO, REAFIRMAMOS A IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA E DA FORMA PELA QUAL O CECR SE CONSTRUIU ENQUANTO MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O CONTEXTO BRASILEIRO, POIS, SUA ORGANIZAÇÃO DESEJAVA OPORTUNIZAR AO ALUNO A PARTICIPAÇÃO EM UM AMBIENTE RICO EM EXPERIÊNCIAS DIVERSIFICADAS E CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TAL COMO TEIXEIRA (1959; 1962; 1967), ÉBOLI (1969) E NUNES (2009) REGISTRARAM. TODA A ESTRUTURAÇÃO DO CENTRO REPRESENTOU UMA FORMA DE DEMOCRATIZAR O ENSINO PARA UMA EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE POPULAR, EM QUE É CONSTRUÍDA TODA SUA ESTRUTURA EM UM BAIRRO COM A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE DESFAVORECIDA. DESSA FORMA, O PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR DESENVOLVIDO POR ANÍSIO TEIXEIRA NO CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO PRECISA SER AMPLAMENTE DIVULGADO E AMPLIADO, EM ESPECIAL, NOS CURSOS DE LICENCIATURA E DE PEDAGOGIA, POIS APRESENTA ELEMENTOS IMPORTANTES PARA PENSARMOS A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR INTEGRAL NO ENSINO PÚBLICO. TRATA-SE DE UM MODELO DE ESCOLA INTEGRAL, PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, ATENDENDO OS EDUCANDOS COM OS APARATOS PEDAGÓGICOS MAIS QUALIFICADOS PARA PROMOVER UMA FORMAÇÃO INTEGRAL E IGUALITÁRIA PARA TODOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, ESCOLA PÚBLICA, ANÍSIO TEIXEIRA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA103_ID299_26102021190654.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLARA SAMPAIO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mcs.rodrigues@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESSE TRABALHO APRESENTA UM DOS ESTUDOS DESENVOLVIDOS NO PROJETO DE ENSINO GESTÃO ESCOLAR: LEITURAS SOBRE ANÍSIO TEIXEIRA. O PROJETO OFERECE À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA UM ESPAÇO DE LEITURA E DEBATE SOBRE O LEGADO DESSE IMPORTANTE INTELECTUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. EM NOSSOS ESTUDOS APRENDEMOS QUE O SÉCULO XX FOI MARCADO POR DIVERSAS TRANSFORMAÇÕES, AVANÇOS, RETROCESSOS E CONQUISTAS EM RELAÇÃO AO ACESSO À ESCOLA. DENTRO DESSAS MOVIMENTAÇÕES PODEMOS CITAR AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A EDUCAÇÃO NACIONAL, EM QUE SE DEDICOU A CONSTRUIR, ENTRE OUTRAS INICIATIVAS, UM CENTRO DE EDUCAÇÃO POPULAR, OU SEJA, UMA ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, LAICA, DEMOCRÁTICA, GRATUITA, NA CIDADE DE SALVADOR, NA BAHIA. DENTRO DE UM CONTEXTO COM REFORMAS EDUCACIONAIS, ANÍSIO TEIXEIRA PROPÔS O CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO (CECR) PROJETANDO UMA ESCOLA DE FORMAÇÃO INTEGRAL QUE ATENDIA, NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO CIENTÍFICA, MAS TAMBÉM ENGLOBAVA ATIVIDADES CULTURAIS, DE TRABALHO, SOCIAIS, DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ARTE, DIRECIONADA PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA EM SEU TEMPO (TEIXEIRA, 1962; NUNES, 2009). NESSE SENTIDO, OBJETIVAMOS APRESENTAR O CECR ENQUANTO UMA PROPOSTA DE MODELO DE ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL, PENSADO ESPECIFICAMENTE PARA O CONTEXTO BRASILEIRO. PARA TANTO, UTILIZANDO DE UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO (GIL, 2016) DE MANEIRA A AGREGAR O MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, TOMAMOS COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ANÍSIO TEIXEIRA E DE PROFESSORAS TEREZINHA ÉBOLI (1969) E CLARICE NUNES (2009). OS RESULTADOS APONTAM QUE O CECR SURGE COMO PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE POPULAR, EXPERIMENTAL E INTEGRADA COM A CIDADE. LOCALIZADO NO BAIRRO DA LIBERDADE, EM SALVADOR NA BAHIA, O CENTRO FOI IDEALIZADO NA DÉCADA DE 1950, SUA CONSTRUÇÃO FOI ESTRATEGICAMENTE PENSADA COM A ESTRUTURA FÍSICA E O PLANO PEDAGÓGICO VOLTADOS PARA UM LOCAL QUE SE INSTALARAM “GRUPOS DE FAMÍLIA, DE BAIXA CONDIÇÃO ECONÔMICA, EM SEUS CASEBRES DE ALVENARIA, COM UMA POPULAÇÃO INFANTIL SEM ASSISTÊNCIA, SEM ESCOLAS, PRATICAMENTE ABANDONADA.” (ÉBOLI, 1969, P. 11) PARA ATENDER AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO LOCAL, COMO FORMA DE CONTRARIAR A IMPROVISAÇÃO E AUSÊNCIA “[...] DE POLÍTICAS EDUCATIVAS CLARAS E CONSEQUENTES DOS GOVERNOS QUE SE SUCEDIAM” (NUNES, 2009, P. 124), ASSIM DANDO MAIOR CREDIBILIDADE PARA ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO FORMADORA DA NAÇÃO. NESSE SENTIDO, TINHA POR OBJETIVO REALIZAR UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE ESTIVESSE DIRETAMENTE LIGADA À ESCOLA PÚBLICA, SENDO UMA INSTITUIÇÃO PARA TODOS POSSIBILITANDO QUE CADA INDIVÍDUO TRABALHASSE COM A PRODUÇÃO DE UM CONHECIMENTO DE QUALIDADE RELACIONANDO A TEORIA COM OS DESENVOLVIMENTOS PRÁTICOS. NO QUE DIZ RESPEITO À ORGANIZAÇÃO, AS ATIVIDADES DO CENTRO ERAM REALIZADAS EM DOIS MOMENTOS, SENDO UM TURNO NAS ESCOLAS-CLASSE, EM QUE OCORRIA O ENSINO DAS LETRAS E DAS CIÊNCIAS, E O OUTRO NA ESCOLA-PARQUE, ONDE DESENVOLVIA-SE AS ATIVIDADES POR MEIO DE SETORES ESPECÍFICOS. NA ORGANIZAÇÃO DO CECR, QUATRO ESCOLAS-CLASSE SE INTERLIGAVAM COM UMA ESCOLA PARQUE. CADA ESCOLA-CLASSE ERA PROJETADA PARA ACOLHER DOZE TURMAS, EM QUE O ESTUDANTE TERIA CONTATO COM OS CONHECIMENTOS SOBRE AS LETRAS E CIÊNCIAS, DE MANEIRA A COMPOR O ENSINO CONVENCIONAL DA ÉPOCA, DURANTE O PERÍODO DE 4 HORAS (TEIXEIRA, 1959;1962). O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO ESTUDANTE ERA AVALIADO NO DECORRER DA REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, COM ISSO ERA POSSÍVEL OBSERVAR QUAIS ALUNOS NÃO TINHAM UM BOM DESEMPENHO E ERAM ORGANIZADOS ALGUNS CURSOS DE RECUPERAÇÃO NO DECORRER DO ANO PARA ATENDER À NECESSIDADE DOS ALUNOS. ASSIM, AQUELES ESTUDANTES QUE POSSUÍAM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM TINHAM ATENDIMENTO COM UM PROFISSIONAL EM UMA SALA ESPECÍFICA PARA ESSE TIPO DE SITUAÇÃO (EBOLI, 1969; NUNES, 2009). TAL ESTRUTURA CONTRARIAVA O QUE ERA COMUMENTE UTILIZADO NAS DEMAIS INSTITUIÇÕES, FORTALECENDO O CARÁTER ESPECÍFICO DO ENSINO PROPOSTO. AO REUNIR AS QUATRO ESCOLAS-CLASSES, BUSCAVA-SE ATENDER APROXIMADAMENTE QUATRO MIL ESTUDANTES, SENDO DOIS MIL PARA CADA TURNO. AS ATIVIDADES NA ESCOLA PARQUE ERAM ORGANIZADAS EM SETORES, VISANDO A FORMAÇÃO DO CORPO, A FORMAÇÃO CULTURAL, PARA O TRABALHO E PARA A VIDA SOCIAL, SENDO ASSIM NOS OITO SETORES DA ESCOLA DESENVOLVIA-SE ATIVIDADES ESPECÍFICAS, DE ACORDO COM O INTERESSE DE CADA ALUNO. AS TURMAS ERAM ORGANIZADAS DE MANEIRA A COMPOR ENTRE 20 A 30 ESTUDANTES DURANTE O PERÍODO DE 4 HORAS, EM CONTRATURNO COM AS ESCOLAS-CLASSE (TEIXEIRA, 1967; NUNES, 2009). OS SETORES QUE COMPUNHAM A ESCOLA-PARQUE ERAM: O RECREATIVO OU DE EDUCAÇÃO FÍSICA; O SOCIALIZANTE; DO TRABALHO; O ARTÍSTICO; O CULTURAL; A BIBLIOTECA; A DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO; A ASSISTÊNCIA MATERIAL; E, POR FIM, O SETOR MÉDICO-ODONTOLÓGICO. NO QUE TANGE AO SETOR RECREATIVO OU DE EDUCAÇÃO FÍSICA TINHA POR OBJETIVO AMPLIAR AS HABILIDADES POR MEIO DE: JOGOS (MOTORES, SENSORIAIS ADAPTADOS ÀS CONDIÇÕES FÍSICAS E PSÍQUICAS DAS CRIANÇAS); ATIVIDADES RÍTMICAS (MARCHAS, GALOPES, SALTITOS, AO SOM DE RITMOS, PALMAS, CONTAGEM, TAMBORIM; BRINQUEDOS CANTADOS, DANÇAS REGIONAIS E FOLCLÓRICAS); GINÁSTICAS; ATITUDES NATURAIS (CORRER, SALTAR, TREPAR, ARREMESSAR); INICIAÇÃO DESPORTIVAS (COM PRINCÍPIOS TÉCNICOS ESSENCIAIS, PROCESSOS PEDAGÓGICOS, JOGOS PRÉ-ESPORTIVOS OU GRANDES JOGOS;); E ESPORTES (ÉBOLI, 1969). EM RELAÇÃO AO SETOR SOCIALIZANTE OBJETIVAVA FOMENTAR A COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO COM OS COLEGAS E COM A COMUNIDADE ESCOLAR, DESENVOLVENDO ATIVIDADES COMO: GRÊMIO; LOJA; JORNAL; RÁDIO; O BANCO COMÉRCIO E INDÚSTRIA. JÁ NO SETOR DO TRABALHO FREQUENTAVAM AS CRIANÇAS DE NOVE A QUATORZE ANOS PODENDO ESCOLHER ENTRE AS TÉCNICAS DE: CARTONAGEM; ARTEFATOS DE COURO; METAL; ALFAIATARIA; CERÂMICA; MODELAGEM; MADEIRA, TECELAGEM E TAPEÇARIA (ÉBOLI, 1969). NO SETOR ARTÍSTICO REALIZAVAM-SE AS ATIVIDADES DE TEATRO, MÚSICA E DANÇA, OS QUAIS COMPLEMENTAM A PROPOSTA DO SETOR CULTURAL E BIBLIOTECA, FOCADO EM LEITURAS, PESQUISAS, EXPOSIÇÕES, ESTUDO LIVRE E DIRIGIDO E, TAMBÉM, A HORA DO CONTO. SOBRE O SETOR DE DIREÇÃO E ADMINISTRAÇÃO, ESTE ENVOLVIA A PARTE DA GESTÃO ESCOLAR (ÉBOLI, 1969). QUANTO À ASSISTÊNCIA MATERIAL, TINHA COMO PROPOSTA AUXILIAR ESTUDANTES QUE NÃO POSSUÍAM CONDIÇÕES PARA ARCAR COM OS MATERIAIS, SENDO REALIZADOS EVENTOS PARA ARRECADAÇÃO DE FUNDOS E, POR FIM, ASSISTÊNCIA MÉDICO-ODONTOLÓGICA QUE VISAVA O ATENDIMENTO DIRECIONADO À SAÚDE DAQUELES QUE ESTUDAVAM NO CECR (ÉBOLI, 1969). APÓS O EXPOSTO, REAFIRMAMOS A IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA E DA FORMA PELA QUAL O CECR SE CONSTRUIU ENQUANTO MODELO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O CONTEXTO BRASILEIRO, POIS, SUA ORGANIZAÇÃO DESEJAVA OPORTUNIZAR AO ALUNO A PARTICIPAÇÃO EM UM AMBIENTE RICO EM EXPERIÊNCIAS DIVERSIFICADAS E CONHECIMENTO CIENTÍFICO, TAL COMO TEIXEIRA (1959; 1962; 1967), ÉBOLI (1969) E NUNES (2009) REGISTRARAM. TODA A ESTRUTURAÇÃO DO CENTRO REPRESENTOU UMA FORMA DE DEMOCRATIZAR O ENSINO PARA UMA EDUCAÇÃO EFETIVAMENTE POPULAR, EM QUE É CONSTRUÍDA TODA SUA ESTRUTURA EM UM BAIRRO COM A POPULAÇÃO ECONOMICAMENTE DESFAVORECIDA. DESSA FORMA, O PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR DESENVOLVIDO POR ANÍSIO TEIXEIRA NO CENTRO EDUCACIONAL CARNEIRO RIBEIRO PRECISA SER AMPLAMENTE DIVULGADO E AMPLIADO, EM ESPECIAL, NOS CURSOS DE LICENCIATURA E DE PEDAGOGIA, POIS APRESENTA ELEMENTOS IMPORTANTES PARA PENSARMOS A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR INTEGRAL NO ENSINO PÚBLICO. TRATA-SE DE UM MODELO DE ESCOLA INTEGRAL, PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE, ATENDENDO OS EDUCANDOS COM OS APARATOS PEDAGÓGICOS MAIS QUALIFICADOS PARA PROMOVER UMA FORMAÇÃO INTEGRAL E IGUALITÁRIA PARA TODOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.