Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO FORMATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES DESTA ABORDAGEM COMO ORGANIZADORES DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE CETONAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, CONTRIBUIÇÕES, ENSINO DE QUÍMICA, PROBLEMATIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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DIFERENTES ESTUDOS DEFENDEM QUE TAL ABORDAGEM NÃO NECESSITA FICAR RESTRITA AO USO EM SALA DE AULA, MAS PODE SER USADA NA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS E EM PROCESSOS FORMATIVOS, VISANDO A AÇÃO E A REFLEXÃO E SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA TRAJETÓRIA FORMATIVA DE DOIS LICENCIANDOS EM QUÍMICA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS LONDRINA. OS REFERIDOS LICENCIANDOS SÃO PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA E TINHAM COMO UMA DAS ATIVIDADES DE SEUS PLANOS DE TRABALHO O PLANEJAMENTO E DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA SOBRE A TEMÁTICA DA FUNÇÃO ORGÂNICA CETONA, PAUTADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS, DESENVOLVIDA COM ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, DO PERÍODO NOTURNO, DO COLÉGIO ESTADUAL ALBINO FEIJÓ SANCHES, DA CIDADE DE LONDRINA, NO ESTADO DO PARANÁ, NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO, COM O PROPÓSITO DE DESENVOLVER ESTE CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ESTIMULAR OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. EM TERMOS METODOLÓGICOS, ESTA PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA ANÁLISE DE DIÁRIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS LICENCIANDOS, ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS E ANÁLISE DOCUMENTAL DO PLANEJAMENTO DA AULA. ESTE MATERIAL FOI ANALISADO, COM INSPIRAÇÃO NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, DE MODO A APRESENTARMOS E DISCUTIRMOS AQUILO QUE CONSIDERAMOS SER POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA TRAJETÓRIA FORMATIVA DESTES LICENCIANDOS EM QUÍMICA, EM ESPECIAL, NO QUE ESTÁ RELACIONADO A TRÊS CATEGORIAS A PRIORI: PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO. NO QUE DIZ RESPEITO AO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM QUESTÃO, ESTA ACONTECEU A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS PELOS ALUNOS-BOLSISTAS E DOS CONHECIMENTOS OBTIDOS SOBRE OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO REFERIDO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES E NAS DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO. PARA TANTO, UM DOS GRANDES DESAFIOS FOI PLANEJAR E DESENVOLVER A TEMÁTICA MENCIONADA A PARTIR DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL QUE ENVOLVESSE SITUAÇÕES DO COTIDIANO QUE ESTIVESSEM RELACIONADAS À REALIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES DA ESCOLA. NESTA ETAPA, OS LICENCIANDOS DEFINIRAM QUE LEVARIAM OS ESTUDANTES A PENSAR ACERCA DE QUE AS CETONAS NÃO SÃO APENAS OS REMOVEDORES DE ESMALTES, COMO MUITOS ACREDITAVAM, MAS SIM SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO PRESENTES EM VÁRIOS CONTEXTOS DO NOSSO COTIDIANO. LOGO, OS ACADÊMICOS PUDERAM PERCEBER QUE A ETAPA DA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL PRECISA CONTEMPLAR SITUAÇÕES REAIS QUE OS ALUNOS CONHEÇAM E NÃO DEVE SER RESTRITA A EXERCÍCIOS QUE EXIJAM DOS ESTUDANTES A SIMPLES MEMORIZAÇÃO E REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTA É UMA ETAPA QUE, A PARTIR DO QUESTIONAMENTO PROPOSTO, DEVE INSTIGAR OS ESTUDANTES A LEVANTAR HIPÓTESES, DESPERTANDO NELES UMA CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA. NO MOMENTO DA ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, POR SUA VEZ, A NECESSIDADE DE ESCLARECER A DIFERENÇA ENTRE AS FUNÇÕES ORGÂNICAS ALDEÍDOS E CETONAS; IDENTIFICAR O GRUPO FUNCIONAL CARBONILA EM UM CARBONO SECUNDÁRIO; DISCUTIR CARACTERÍSTICAS, PROPRIEDADES E REGRAS DE NOMENCLATURA DESTA FUNÇÃO ORGÂNICA, ENTRE OUTRAS, FORAM DEMANDAS DESENVOLVIDAS A PARTIR DA SELEÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS DISTINTOS COMO IMAGENS, SLIDES, JOGOS, FORMULÁRIOS E SITES. NESTE SENTIDO, OS ACADÊMICOS PUDERAM NOTAR QUE UMA DIVERSIDADE DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E RECURSOS PODEM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS NÃO SÓ EM TERMOS CONCEITUAIS, MAS TAMBÉM PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. ALÉM DISSO, PENSAR EM ATIVIDADES QUE PROMOVAM A INTERAÇÃO ALUNO-ALUNO E PROFESSOR-ALUNO PODE ESTIMULAR O ESTUDANTE A DESENVOLVER UMA AUTONOMIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NA ETAPA FINAL, A APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO, A SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA FOI RETOMADA PARA SER DISCUTIDA À LUZ DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS DESENVOLVIDOS NA FASE ANTERIOR. ALÉM DISSO, ATIVIDADES PROPOSTAS PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO, RELACIONADAS À TEMÁTICA, FORAM ESCOLHIDAS PARA SEREM DISCUTIDAS COM OS ALUNOS. OU SEJA, SEGUNDO OS LICENCIANDOS, É PRECISO VALORIZAR ATIVIDADES QUE EXIJAM TOMADA DE DECISÃO, VALORIZANDO MULTIPLICIDADE DE ESTRATÉGIAS COMO AS PROPOSTAS PELOS ACADÊMICOS. POR FIM, OUTRAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO FORMATIVOS DESTES FUTUROS PROFESSORES FOI A PERCEPÇÃO DE QUE ESTA ABORDAGEM METODOLÓGICA NÃO É MAIS UMA RECEITA MILAGROSA PARA O CONTEXTO DE SALA DE AULA, MAS SIM, UM CAMPO INTERESSANTE DE INVESTIGAÇÃO E MOTIVAÇÃO PARA PENSAR E FAZER O ENSINO DE QUÍMICA MAIS INTERESSANTE."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A PROPOSTA DIDÁTICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS É ATUALMENTE INCORPORADA EM DIVERSAS PROPOSTAS DE ENSINO E, EM ESPECIAL, NO ENSINO DE QUÍMICA. ESTA METODOLOGIA, QUE UTILIZA A ABORDAGEM TEMÁTICA NA PERSPECTIVA DIALÓGICO-PROBLEMATIZADORA DE PAULO FREIRE, É ORGANIZADA EM TRÊS MOMENTOS COM FUNÇÕES ESPECÍFICAS E DIFERENCIADAS ENTRE SI: 1) PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL: MOMENTO EM QUE O PROFESSOR AGE COMO MEDIADOR, FOMENTANDO UMA DISCUSSÃO DE MODO A EXPLORAR EXPLICAÇÕES CONTRADITÓRIAS E LEVANTAR AS LIMITAÇÕES DO CONHECIMENTO; 2) ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO: MOMENTO EM QUE SÃO APRESENTADOS E ORGANIZADOS OS CONHECIMENTOS PARA RESPONDER A POSSÍVEIS QUESTIONAMENTOS QUE SURGIRAM NO PRIMEIRO MOMENTO; E 3) APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO: MOMENTO EM QUE A SITUAÇÃO INICIAL É ANALISADA E INTERPRETADA COM BASE NOS CONHECIMENTOS EXPOSTOS NO SEGUNDO MOMENTO PARA QUE OS ESTUDANTE POSSAM RESPONDER A SITUAÇÃO-PROBLEMA E OUTRAS SITUAÇÕES QUE POSSAM SURGIR. DIFERENTES ESTUDOS DEFENDEM QUE TAL ABORDAGEM NÃO NECESSITA FICAR RESTRITA AO USO EM SALA DE AULA, MAS PODE SER USADA NA CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS E EM PROCESSOS FORMATIVOS, VISANDO A AÇÃO E A REFLEXÃO E SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA TRAJETÓRIA FORMATIVA DE DOIS LICENCIANDOS EM QUÍMICA, DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ – CAMPUS LONDRINA. 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ESTE MATERIAL FOI ANALISADO, COM INSPIRAÇÃO NA ANÁLISE DE CONTEÚDO, DE MODO A APRESENTARMOS E DISCUTIRMOS AQUILO QUE CONSIDERAMOS SER POTENCIAIS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA TRAJETÓRIA FORMATIVA DESTES LICENCIANDOS EM QUÍMICA, EM ESPECIAL, NO QUE ESTÁ RELACIONADO A TRÊS CATEGORIAS A PRIORI: PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO. NO QUE DIZ RESPEITO AO PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM QUESTÃO, ESTA ACONTECEU A PARTIR DOS ESTUDOS REALIZADOS PELOS ALUNOS-BOLSISTAS E DOS CONHECIMENTOS OBTIDOS SOBRE OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NO REFERIDO PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES E NAS DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO CURSO DE GRADUAÇÃO. PARA TANTO, UM DOS GRANDES DESAFIOS FOI PLANEJAR E DESENVOLVER A TEMÁTICA MENCIONADA A PARTIR DE UMA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL QUE ENVOLVESSE SITUAÇÕES DO COTIDIANO QUE ESTIVESSEM RELACIONADAS À REALIDADE EDUCACIONAL DOS ESTUDANTES DA ESCOLA. NESTA ETAPA, OS LICENCIANDOS DEFINIRAM QUE LEVARIAM OS ESTUDANTES A PENSAR ACERCA DE QUE AS CETONAS NÃO SÃO APENAS OS REMOVEDORES DE ESMALTES, COMO MUITOS ACREDITAVAM, MAS SIM SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO PRESENTES EM VÁRIOS CONTEXTOS DO NOSSO COTIDIANO. LOGO, OS ACADÊMICOS PUDERAM PERCEBER QUE A ETAPA DA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL PRECISA CONTEMPLAR SITUAÇÕES REAIS QUE OS ALUNOS CONHEÇAM E NÃO DEVE SER RESTRITA A EXERCÍCIOS QUE EXIJAM DOS ESTUDANTES A SIMPLES MEMORIZAÇÃO E REPRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. ESTA É UMA ETAPA QUE, A PARTIR DO QUESTIONAMENTO PROPOSTO, DEVE INSTIGAR OS ESTUDANTES A LEVANTAR HIPÓTESES, DESPERTANDO NELES UMA CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA. 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