DURANTE A PANDEMIA, COM O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, PROFESSORES DE CIÊNCIAS ENCONTRARAM ADVERSIDADES NO QUE DIZ RESPEITO À APLICAÇÃO METODOLÓGICA DAS AULAS, PRINCIPALMENTE PARA DESPERTAR O INTERESSE NOS ALUNOS ACERCA DOS CONTEÚDOS. PORTANTO, OS PROFESSORES FORAM DESAFIADOS A ENCONTRAR METODOLOGIAS QUE INSTIGASSEM OS ALUNOS COM QUESTÕES INVESTIGATIVAS E ATIVIDADES QUE PROPICIASSEM A ARGUMENTAÇÃO. PARA ISSO, DOIS RESIDENTES APLICARAM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI) EM COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DE MARINGÁ/PR, COM O TEMA “PANDEMIAS E A HISTÓRIA DA VACINAÇÃO”, SENDO O OBJETIVO DESTE TRABALHO O DE RELATAR AS VIVÊNCIAS E REFLEXÕES ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DESTA SEQUÊNCIA. OS ALUNOS MOSTRARAM-SE INTERESSADOS COM AS PROPOSTAS APRESENTADAS PELOS RESIDENTES, CONSTRUINDO O CONHECIMENTO A PARTIR DE QUESTIONAMENTOS E EVIDENCIANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO PARA O APRENDIZADO.