Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LITERATURA INFANTIL NO YOUTUBE: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PIBID ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: PIBID, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LITERATURA, FORMAÇÃO INICIAL, Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84818
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 417
    "inscrito_id" => 167
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL NO YOUTUBE: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PIBID ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA - PROPORCIONA A INSER??O DOS LICENCIANDOS AO COTIDIANO ESCOLAR DA REDE P?BLICA DE EDUCA??O, EM QUE PODEMOS VIVENCIAR A APROXIMA??O ENTRE TEORIA E PR?TICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POR MEIO DO EDITAL 2/2020 DA COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR (CAPES), O N?CLEO ALFABETIZA??O MANAUS FOI FORMADO NO FINAL DE 2019, SENDO COMPOSTO POR 25 ESTUDANTES DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). O PIBID ALFABETIZA??O MANAUS EMERGE NUM CONTEXTO PAND?MICO, DE MODO QUE AS A??ES E PR?TICAS PEDAG?GICAS DESENVOLVIDAS NO CICLO 2020-2022 T?M SIDO REMOTAS EM DETRIMENTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAV?RUS (SARS-COV-2). O V?RUS IDENTIFICADO NO FINAL DO ANO DE 2019, NA CIDADE DE WUHAN, NA CHINA, SE PROLIFEROU RAPIDAMENTE NO MUNDO TODO E TEM CONTAMINADO E CEIFADO MAIS DE 600 MIL VIDAS. EM MAR?O DE 2020, OS CASOS DE COVID-19 CHEGARAM A MANAUS, OCASIONANDO UM CAOS NAS ?REAS DE SA?DE, EDUCA??O E ECONOMIA. DESSA FORMA, MEDIDAS SANIT?RIAS FORAM ESTABELECIDAS PARA ACHATAR A CURVA DO V?RUS, TAIS COMO O ISOLAMENTO SOCIAL QUE ORIGINOU O FECHAMENTO DAS ESCOLAS, DE MODO QUE A CRIA??O E IMPLEMENTA??O DE UM REGIME ESPECIAL DE AULAS N?O PRESENCIAIS PARA ATENDER OS ALUNOS DA REDE P?BLICA DE ENSINO NO AMAZONAS FOI EXTREMAMENTE NECESS?RIO. ESSE PER?ODO AT?PICO QUE ESTUDANTES E PROFESSORES EST?O VIVENCIANDO GEROU UM REPLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID, QUE EM CICLOS ANTERIORES ERA REALIZADO DENTRO DAS ESCOLAS-CAMPO, DE MODO QUE POR CONTA DO CEN?RIO PAND?MICO DO NOVO CORONAV?RUS (COVID-19), AS ATIVIDADES DO N?CLEO ALFABETIZA??O MANAUS DA UFAM TEM SIDO REALIZADAS REMOTAMENTE. ASSIM, PARA ALCAN?AR AS CRIAN?AS DAS ESCOLAS-CAMPO, O GRUPO DE PIBIDIANOS PRECISOU SE REINVENTAR, DESENVOLVENDO NOVAS HABILIDADES FRENTE AO ENSINO REMOTO, TAIS COMO: GRAVA??O E EDI??O DE V?DEOS, CRIA??O DE FOLDERS/INFOGR?FICOS E MANUSEIO DE APLICATIVOS DIVERSOS. NESTE TRABALHO, EVOCAMOS AS CONTA??ES DE HIST?RIAS CRIADAS E DISPONIBILIZADAS NO CANAL DO YOUTUBE DO NOSSO N?CLEO COM O OBJETIVO DE DIVULGAR A LITERATURA INFANTIL PARA CRIAN?AS E ADOLESCENTES POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. NO CAMPO TE?RICO DO TEXTO, REFOR?AMOS QUE N?O BASTA SOMENTE QUERER CONTAR HIST?RIAS, ? NECESS?RIO PREPARO E PLANEJAMENTO, ASSIM COMO ANTES DE TUDO, O EDUCADOR PRECISA SER UM LEITOR PRATICANTE QUE SE ENCANTE COM A LEITURA PARA PODER ENCANTAR OS DEMAIS, PORQUE O OBJETIVO DE UM BOM CONTADOR DE HIST?RIA NA EDUCA??O B?SICA ? MEDIAR, MOTIVAR E INCENTIVAR ATRAV?S DAS SUAS NARRA??ES, NOVOS LEITORES. SENDO ASSIM, O EDUCADOR NECESSITA DESPERTAR O CONTADOR DE HIST?RIA QUE EXISTE DENTRO DE SI, PARA ISSO PODE UTILIZAR ESTRAT?GIAS E AT? MESMO RECURSOS METODOL?GICOS NA HORA DA NARRA??O DAS HIST?RIAS. TAIS ESTRAT?GIAS CONSISTEM EM ESTUDAR ATENTAMENTE A OBRA QUE SER? TRABALHADA COM AS CRIAN?AS A FIM DE ELENCAR ELEMENTOS IMPORTANTES NO PLANEJAMENTO DA NARRA??O, OU AINDA, FAZER ADAPTA??ES PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO E TAMB?M, SE NECESS?RIO, ESCOLHER T?CNICAS QUE PODEM ENRIQUECER A HIST?RIA. FAZ-SE NECESS?RIO EVIDENCIAR, QUE ANTES DISSO, O EDUCADOR PRECISA MARAVILHAR-SE LENDO A OBRA, ASSIMILAR E REFLETIR ACERCA DA MENSAGEM PROPOSTA PARA DESTACAR OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS QUE SER?O DESENVOLVIDOS PERANTE A MESMA. SENDO ASSIM, AS CONTA??ES DE HIST?RIA DE LITERATURA INFANTIL GERENCIADAS PELO  PIBID ALFABETIZA??O MANAUS BUSCARAM PROPICIAR QUE AS CRIAN?AS LIDEM COM SENTIMENTOS, COMPREENDAM A REALIDADE, DESENVOLVAM SUA CRIATIVIDADE E O GOSTO PELA LEITURA ATRAV?S DESSA FORMA SIMB?LICA. DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), O CONTATO COM A LITERATURA INFANTIL PELAS CRIAN?AS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA, ESTIMULA A IMAGINA??O E AMPLIA O CONHECIMENTO DE MUNDO. J? O REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE (2019) REFOR?A QUE ? IMPORTANTE ENVOLVER AS CRIAN?AS EM PR?TICAS DE LEITURA LITER?RIA, CONSIDERANDO SEU POTENCIAL TRANSFORMADOR E HUMANIZADOR, VALORIZANDO TAMB?M A LITERATURA LOCAL, REGIONAL E NACIONAL COMO FORMA DE ACESSO ?S DIMENS?ES L?DICAS, DE IMAGIN?RIO E ENCANTAMENTO. EM SE TRATANDO DE ASPECTOS METODOL?GICOS, ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, CUJO OBJETIVO REFERE-SE A DIVULGAR AS A??ES DE CONTA??O DE HIST?RIA POR MEIO DO CANAL DO YOUTUBE DO N?CLEO DE ALFABETIZA??O DO PIBID MANAUS. OS RESULTADOS INDICAM A EXIST?NCIA DE 21 (VINTE E UM) V?DEOS DE CONTA??O DE HIST?RIAS REALIZADOS PELOS PR?PRIOS PIBIDIANOS. TAIS V?DEOS S?O FRUTO DA BUSCA DE PERSISTIR E PROPORCIONAR O ACESSO DOS ALUNOS DE MATERIAL DID?TICO FAVORECENDO O SEU PROCESSO DE ENSINO, MESMO DIANTE DO MOMENTO AT?PICO DE PANDEMIA. O CANAL POSSUI TR?S LISTAS DE REPRODU??O, EM ALUS?O AOS TR?S SUBGRUPOS (EDUCA??O INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS ESPECIAL). OS V?DEOS FORAM CATEGORIZADOS, CONFORME SUA TIPOLOGIA, A SABER: NARRA??O COM IMAGENS DO LIVRO, NARRA??O COM USO DE SLIDES ILUSTRATIVOS, NARRA??O COM USO DE OBJETOS E HIST?RIA CANTADA. NO ARTIGO, BUSCAREMOS ELENCAR O NOME DAS HIST?RIAS POSTADAS NO CANAL, BEM COMO OS OBJETIVOS DESTINADOS A CADA CONTA??O. POR FIM, OBSERVAMOS QUE DURANTE AS PRODU??ES E GRAVA??ES DOS V?DEOS, OS DESAFIOS APRESENTADOS PELA MAIORIA DOS PIBIDIANOS, CONSISTIU EM TER QUE LIDAR COM A TIMIDEZ E COM BARULHOS EXTERNOS NA HORA DE GRAVAR SEU V?DEO DE CONTA??O DE HIST?RIA. AL?M DISSO, ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE TIVEMOS FORMA??ES PARA DESPERTAR O APRENDIZADO COM SOFTWARES E APLICATIVOS DE EDI??O DE V?DEOS A FIM DE CONTRIBUIR E SUBSIDIAR O NOSSO TRABALHO REMOTO. POR FIM, CONSIDERAMOS QUE A LITERATURA INFANTIL FAVORECE O PROCESSO DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO DE FORMA L?DICA E PRAZEROSA, DE MODO QUE AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS PELO N?CLEO DE ALFABETIZA??O MANAUS DO PIBID NA MODALIDADE REMOTA, REPRESENTAM UM GANHO COGNITIVO NA FORMA??O DE PROFESSORES, PERMITINDO DIALOGAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, POR VEZES T?O ? MARGEM DOS CURSOS DE PEDAGOGIA, ASSEGURANDO A CONTINUIDADE DA INTERA??O COM AS ESCOLAS-CAMPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "PIBID, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LITERATURA, FORMAÇÃO INICIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID167_26102021201126.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMELA ROBERTA DE LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAMELA"
    "autor_email" => "samela.rlvieira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84818
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 417
    "inscrito_id" => 167
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL NO YOUTUBE: UMA EXPERIÊNCIA COM CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PIBID ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "O PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA - PROPORCIONA A INSER??O DOS LICENCIANDOS AO COTIDIANO ESCOLAR DA REDE P?BLICA DE EDUCA??O, EM QUE PODEMOS VIVENCIAR A APROXIMA??O ENTRE TEORIA E PR?TICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POR MEIO DO EDITAL 2/2020 DA COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR (CAPES), O N?CLEO ALFABETIZA??O MANAUS FOI FORMADO NO FINAL DE 2019, SENDO COMPOSTO POR 25 ESTUDANTES DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). O PIBID ALFABETIZA??O MANAUS EMERGE NUM CONTEXTO PAND?MICO, DE MODO QUE AS A??ES E PR?TICAS PEDAG?GICAS DESENVOLVIDAS NO CICLO 2020-2022 T?M SIDO REMOTAS EM DETRIMENTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAV?RUS (SARS-COV-2). O V?RUS IDENTIFICADO NO FINAL DO ANO DE 2019, NA CIDADE DE WUHAN, NA CHINA, SE PROLIFEROU RAPIDAMENTE NO MUNDO TODO E TEM CONTAMINADO E CEIFADO MAIS DE 600 MIL VIDAS. EM MAR?O DE 2020, OS CASOS DE COVID-19 CHEGARAM A MANAUS, OCASIONANDO UM CAOS NAS ?REAS DE SA?DE, EDUCA??O E ECONOMIA. DESSA FORMA, MEDIDAS SANIT?RIAS FORAM ESTABELECIDAS PARA ACHATAR A CURVA DO V?RUS, TAIS COMO O ISOLAMENTO SOCIAL QUE ORIGINOU O FECHAMENTO DAS ESCOLAS, DE MODO QUE A CRIA??O E IMPLEMENTA??O DE UM REGIME ESPECIAL DE AULAS N?O PRESENCIAIS PARA ATENDER OS ALUNOS DA REDE P?BLICA DE ENSINO NO AMAZONAS FOI EXTREMAMENTE NECESS?RIO. ESSE PER?ODO AT?PICO QUE ESTUDANTES E PROFESSORES EST?O VIVENCIANDO GEROU UM REPLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID, QUE EM CICLOS ANTERIORES ERA REALIZADO DENTRO DAS ESCOLAS-CAMPO, DE MODO QUE POR CONTA DO CEN?RIO PAND?MICO DO NOVO CORONAV?RUS (COVID-19), AS ATIVIDADES DO N?CLEO ALFABETIZA??O MANAUS DA UFAM TEM SIDO REALIZADAS REMOTAMENTE. ASSIM, PARA ALCAN?AR AS CRIAN?AS DAS ESCOLAS-CAMPO, O GRUPO DE PIBIDIANOS PRECISOU SE REINVENTAR, DESENVOLVENDO NOVAS HABILIDADES FRENTE AO ENSINO REMOTO, TAIS COMO: GRAVA??O E EDI??O DE V?DEOS, CRIA??O DE FOLDERS/INFOGR?FICOS E MANUSEIO DE APLICATIVOS DIVERSOS. NESTE TRABALHO, EVOCAMOS AS CONTA??ES DE HIST?RIAS CRIADAS E DISPONIBILIZADAS NO CANAL DO YOUTUBE DO NOSSO N?CLEO COM O OBJETIVO DE DIVULGAR A LITERATURA INFANTIL PARA CRIAN?AS E ADOLESCENTES POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. NO CAMPO TE?RICO DO TEXTO, REFOR?AMOS QUE N?O BASTA SOMENTE QUERER CONTAR HIST?RIAS, ? NECESS?RIO PREPARO E PLANEJAMENTO, ASSIM COMO ANTES DE TUDO, O EDUCADOR PRECISA SER UM LEITOR PRATICANTE QUE SE ENCANTE COM A LEITURA PARA PODER ENCANTAR OS DEMAIS, PORQUE O OBJETIVO DE UM BOM CONTADOR DE HIST?RIA NA EDUCA??O B?SICA ? MEDIAR, MOTIVAR E INCENTIVAR ATRAV?S DAS SUAS NARRA??ES, NOVOS LEITORES. SENDO ASSIM, O EDUCADOR NECESSITA DESPERTAR O CONTADOR DE HIST?RIA QUE EXISTE DENTRO DE SI, PARA ISSO PODE UTILIZAR ESTRAT?GIAS E AT? MESMO RECURSOS METODOL?GICOS NA HORA DA NARRA??O DAS HIST?RIAS. TAIS ESTRAT?GIAS CONSISTEM EM ESTUDAR ATENTAMENTE A OBRA QUE SER? TRABALHADA COM AS CRIAN?AS A FIM DE ELENCAR ELEMENTOS IMPORTANTES NO PLANEJAMENTO DA NARRA??O, OU AINDA, FAZER ADAPTA??ES PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO E TAMB?M, SE NECESS?RIO, ESCOLHER T?CNICAS QUE PODEM ENRIQUECER A HIST?RIA. FAZ-SE NECESS?RIO EVIDENCIAR, QUE ANTES DISSO, O EDUCADOR PRECISA MARAVILHAR-SE LENDO A OBRA, ASSIMILAR E REFLETIR ACERCA DA MENSAGEM PROPOSTA PARA DESTACAR OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS QUE SER?O DESENVOLVIDOS PERANTE A MESMA. SENDO ASSIM, AS CONTA??ES DE HIST?RIA DE LITERATURA INFANTIL GERENCIADAS PELO  PIBID ALFABETIZA??O MANAUS BUSCARAM PROPICIAR QUE AS CRIAN?AS LIDEM COM SENTIMENTOS, COMPREENDAM A REALIDADE, DESENVOLVAM SUA CRIATIVIDADE E O GOSTO PELA LEITURA ATRAV?S DESSA FORMA SIMB?LICA. DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), O CONTATO COM A LITERATURA INFANTIL PELAS CRIAN?AS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA, ESTIMULA A IMAGINA??O E AMPLIA O CONHECIMENTO DE MUNDO. J? O REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE (2019) REFOR?A QUE ? IMPORTANTE ENVOLVER AS CRIAN?AS EM PR?TICAS DE LEITURA LITER?RIA, CONSIDERANDO SEU POTENCIAL TRANSFORMADOR E HUMANIZADOR, VALORIZANDO TAMB?M A LITERATURA LOCAL, REGIONAL E NACIONAL COMO FORMA DE ACESSO ?S DIMENS?ES L?DICAS, DE IMAGIN?RIO E ENCANTAMENTO. EM SE TRATANDO DE ASPECTOS METODOL?GICOS, ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, CUJO OBJETIVO REFERE-SE A DIVULGAR AS A??ES DE CONTA??O DE HIST?RIA POR MEIO DO CANAL DO YOUTUBE DO N?CLEO DE ALFABETIZA??O DO PIBID MANAUS. OS RESULTADOS INDICAM A EXIST?NCIA DE 21 (VINTE E UM) V?DEOS DE CONTA??O DE HIST?RIAS REALIZADOS PELOS PR?PRIOS PIBIDIANOS. TAIS V?DEOS S?O FRUTO DA BUSCA DE PERSISTIR E PROPORCIONAR O ACESSO DOS ALUNOS DE MATERIAL DID?TICO FAVORECENDO O SEU PROCESSO DE ENSINO, MESMO DIANTE DO MOMENTO AT?PICO DE PANDEMIA. O CANAL POSSUI TR?S LISTAS DE REPRODU??O, EM ALUS?O AOS TR?S SUBGRUPOS (EDUCA??O INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS ESPECIAL). OS V?DEOS FORAM CATEGORIZADOS, CONFORME SUA TIPOLOGIA, A SABER: NARRA??O COM IMAGENS DO LIVRO, NARRA??O COM USO DE SLIDES ILUSTRATIVOS, NARRA??O COM USO DE OBJETOS E HIST?RIA CANTADA. NO ARTIGO, BUSCAREMOS ELENCAR O NOME DAS HIST?RIAS POSTADAS NO CANAL, BEM COMO OS OBJETIVOS DESTINADOS A CADA CONTA??O. POR FIM, OBSERVAMOS QUE DURANTE AS PRODU??ES E GRAVA??ES DOS V?DEOS, OS DESAFIOS APRESENTADOS PELA MAIORIA DOS PIBIDIANOS, CONSISTIU EM TER QUE LIDAR COM A TIMIDEZ E COM BARULHOS EXTERNOS NA HORA DE GRAVAR SEU V?DEO DE CONTA??O DE HIST?RIA. AL?M DISSO, ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE TIVEMOS FORMA??ES PARA DESPERTAR O APRENDIZADO COM SOFTWARES E APLICATIVOS DE EDI??O DE V?DEOS A FIM DE CONTRIBUIR E SUBSIDIAR O NOSSO TRABALHO REMOTO. POR FIM, CONSIDERAMOS QUE A LITERATURA INFANTIL FAVORECE O PROCESSO DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO DE FORMA L?DICA E PRAZEROSA, DE MODO QUE AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS PELO N?CLEO DE ALFABETIZA??O MANAUS DO PIBID NA MODALIDADE REMOTA, REPRESENTAM UM GANHO COGNITIVO NA FORMA??O DE PROFESSORES, PERMITINDO DIALOGAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, POR VEZES T?O ? MARGEM DOS CURSOS DE PEDAGOGIA, ASSEGURANDO A CONTINUIDADE DA INTERA??O COM AS ESCOLAS-CAMPO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => "PIBID, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, LITERATURA, FORMAÇÃO INICIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA105_ID167_26102021201126.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMELA ROBERTA DE LIMA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "SAMELA"
    "autor_email" => "samela.rlvieira@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFAM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIA??O ? DOC?NCIA - PROPORCIONA A INSER??O DOS LICENCIANDOS AO COTIDIANO ESCOLAR DA REDE P?BLICA DE EDUCA??O, EM QUE PODEMOS VIVENCIAR A APROXIMA??O ENTRE TEORIA E PR?TICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. POR MEIO DO EDITAL 2/2020 DA COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR (CAPES), O N?CLEO ALFABETIZA??O MANAUS FOI FORMADO NO FINAL DE 2019, SENDO COMPOSTO POR 25 ESTUDANTES DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM). O PIBID ALFABETIZA??O MANAUS EMERGE NUM CONTEXTO PAND?MICO, DE MODO QUE AS A??ES E PR?TICAS PEDAG?GICAS DESENVOLVIDAS NO CICLO 2020-2022 T?M SIDO REMOTAS EM DETRIMENTO DA PANDEMIA DO NOVO CORONAV?RUS (SARS-COV-2). O V?RUS IDENTIFICADO NO FINAL DO ANO DE 2019, NA CIDADE DE WUHAN, NA CHINA, SE PROLIFEROU RAPIDAMENTE NO MUNDO TODO E TEM CONTAMINADO E CEIFADO MAIS DE 600 MIL VIDAS. EM MAR?O DE 2020, OS CASOS DE COVID-19 CHEGARAM A MANAUS, OCASIONANDO UM CAOS NAS ?REAS DE SA?DE, EDUCA??O E ECONOMIA. DESSA FORMA, MEDIDAS SANIT?RIAS FORAM ESTABELECIDAS PARA ACHATAR A CURVA DO V?RUS, TAIS COMO O ISOLAMENTO SOCIAL QUE ORIGINOU O FECHAMENTO DAS ESCOLAS, DE MODO QUE A CRIA??O E IMPLEMENTA??O DE UM REGIME ESPECIAL DE AULAS N?O PRESENCIAIS PARA ATENDER OS ALUNOS DA REDE P?BLICA DE ENSINO NO AMAZONAS FOI EXTREMAMENTE NECESS?RIO. ESSE PER?ODO AT?PICO QUE ESTUDANTES E PROFESSORES EST?O VIVENCIANDO GEROU UM REPLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DO PIBID, QUE EM CICLOS ANTERIORES ERA REALIZADO DENTRO DAS ESCOLAS-CAMPO, DE MODO QUE POR CONTA DO CEN?RIO PAND?MICO DO NOVO CORONAV?RUS (COVID-19), AS ATIVIDADES DO N?CLEO ALFABETIZA??O MANAUS DA UFAM TEM SIDO REALIZADAS REMOTAMENTE. ASSIM, PARA ALCAN?AR AS CRIAN?AS DAS ESCOLAS-CAMPO, O GRUPO DE PIBIDIANOS PRECISOU SE REINVENTAR, DESENVOLVENDO NOVAS HABILIDADES FRENTE AO ENSINO REMOTO, TAIS COMO: GRAVA??O E EDI??O DE V?DEOS, CRIA??O DE FOLDERS/INFOGR?FICOS E MANUSEIO DE APLICATIVOS DIVERSOS. NESTE TRABALHO, EVOCAMOS AS CONTA??ES DE HIST?RIAS CRIADAS E DISPONIBILIZADAS NO CANAL DO YOUTUBE DO NOSSO N?CLEO COM O OBJETIVO DE DIVULGAR A LITERATURA INFANTIL PARA CRIAN?AS E ADOLESCENTES POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. NO CAMPO TE?RICO DO TEXTO, REFOR?AMOS QUE N?O BASTA SOMENTE QUERER CONTAR HIST?RIAS, ? NECESS?RIO PREPARO E PLANEJAMENTO, ASSIM COMO ANTES DE TUDO, O EDUCADOR PRECISA SER UM LEITOR PRATICANTE QUE SE ENCANTE COM A LEITURA PARA PODER ENCANTAR OS DEMAIS, PORQUE O OBJETIVO DE UM BOM CONTADOR DE HIST?RIA NA EDUCA??O B?SICA ? MEDIAR, MOTIVAR E INCENTIVAR ATRAV?S DAS SUAS NARRA??ES, NOVOS LEITORES. SENDO ASSIM, O EDUCADOR NECESSITA DESPERTAR O CONTADOR DE HIST?RIA QUE EXISTE DENTRO DE SI, PARA ISSO PODE UTILIZAR ESTRAT?GIAS E AT? MESMO RECURSOS METODOL?GICOS NA HORA DA NARRA??O DAS HIST?RIAS. TAIS ESTRAT?GIAS CONSISTEM EM ESTUDAR ATENTAMENTE A OBRA QUE SER? TRABALHADA COM AS CRIAN?AS A FIM DE ELENCAR ELEMENTOS IMPORTANTES NO PLANEJAMENTO DA NARRA??O, OU AINDA, FAZER ADAPTA??ES PARA UM MELHOR ENTENDIMENTO E TAMB?M, SE NECESS?RIO, ESCOLHER T?CNICAS QUE PODEM ENRIQUECER A HIST?RIA. FAZ-SE NECESS?RIO EVIDENCIAR, QUE ANTES DISSO, O EDUCADOR PRECISA MARAVILHAR-SE LENDO A OBRA, ASSIMILAR E REFLETIR ACERCA DA MENSAGEM PROPOSTA PARA DESTACAR OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS QUE SER?O DESENVOLVIDOS PERANTE A MESMA. SENDO ASSIM, AS CONTA??ES DE HIST?RIA DE LITERATURA INFANTIL GERENCIADAS PELO PIBID ALFABETIZA??O MANAUS BUSCARAM PROPICIAR QUE AS CRIAN?AS LIDEM COM SENTIMENTOS, COMPREENDAM A REALIDADE, DESENVOLVAM SUA CRIATIVIDADE E O GOSTO PELA LEITURA ATRAV?S DESSA FORMA SIMB?LICA. DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), O CONTATO COM A LITERATURA INFANTIL PELAS CRIAN?AS CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DO GOSTO PELA LEITURA, ESTIMULA A IMAGINA??O E AMPLIA O CONHECIMENTO DE MUNDO. J? O REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE (2019) REFOR?A QUE ? IMPORTANTE ENVOLVER AS CRIAN?AS EM PR?TICAS DE LEITURA LITER?RIA, CONSIDERANDO SEU POTENCIAL TRANSFORMADOR E HUMANIZADOR, VALORIZANDO TAMB?M A LITERATURA LOCAL, REGIONAL E NACIONAL COMO FORMA DE ACESSO ?S DIMENS?ES L?DICAS, DE IMAGIN?RIO E ENCANTAMENTO. EM SE TRATANDO DE ASPECTOS METODOL?GICOS, ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DESCRITIVA, CUJO OBJETIVO REFERE-SE A DIVULGAR AS A??ES DE CONTA??O DE HIST?RIA POR MEIO DO CANAL DO YOUTUBE DO N?CLEO DE ALFABETIZA??O DO PIBID MANAUS. OS RESULTADOS INDICAM A EXIST?NCIA DE 21 (VINTE E UM) V?DEOS DE CONTA??O DE HIST?RIAS REALIZADOS PELOS PR?PRIOS PIBIDIANOS. TAIS V?DEOS S?O FRUTO DA BUSCA DE PERSISTIR E PROPORCIONAR O ACESSO DOS ALUNOS DE MATERIAL DID?TICO FAVORECENDO O SEU PROCESSO DE ENSINO, MESMO DIANTE DO MOMENTO AT?PICO DE PANDEMIA. O CANAL POSSUI TR?S LISTAS DE REPRODU??O, EM ALUS?O AOS TR?S SUBGRUPOS (EDUCA??O INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS ESPECIAL). OS V?DEOS FORAM CATEGORIZADOS, CONFORME SUA TIPOLOGIA, A SABER: NARRA??O COM IMAGENS DO LIVRO, NARRA??O COM USO DE SLIDES ILUSTRATIVOS, NARRA??O COM USO DE OBJETOS E HIST?RIA CANTADA. NO ARTIGO, BUSCAREMOS ELENCAR O NOME DAS HIST?RIAS POSTADAS NO CANAL, BEM COMO OS OBJETIVOS DESTINADOS A CADA CONTA??O. POR FIM, OBSERVAMOS QUE DURANTE AS PRODU??ES E GRAVA??ES DOS V?DEOS, OS DESAFIOS APRESENTADOS PELA MAIORIA DOS PIBIDIANOS, CONSISTIU EM TER QUE LIDAR COM A TIMIDEZ E COM BARULHOS EXTERNOS NA HORA DE GRAVAR SEU V?DEO DE CONTA??O DE HIST?RIA. AL?M DISSO, ? IMPORTANTE RESSALTAR QUE TIVEMOS FORMA??ES PARA DESPERTAR O APRENDIZADO COM SOFTWARES E APLICATIVOS DE EDI??O DE V?DEOS A FIM DE CONTRIBUIR E SUBSIDIAR O NOSSO TRABALHO REMOTO. POR FIM, CONSIDERAMOS QUE A LITERATURA INFANTIL FAVORECE O PROCESSO DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO DE FORMA L?DICA E PRAZEROSA, DE MODO QUE AS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS PELO N?CLEO DE ALFABETIZA??O MANAUS DO PIBID NA MODALIDADE REMOTA, REPRESENTAM UM GANHO COGNITIVO NA FORMA??O DE PROFESSORES, PERMITINDO DIALOGAR COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, POR VEZES T?O ? MARGEM DOS CURSOS DE PEDAGOGIA, ASSEGURANDO A CONTINUIDADE DA INTERA??O COM AS ESCOLAS-CAMPO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.