CONSIDERANDO A CONJUNTURA SINGULAR IMPOSTA EM CARÁTER MUNDIAL, DEVIDO À EXPLOSÃO REPENTINA DE CASOS DE COVID-19, AS RELAÇÕES HUMANAS FORAM EMERGENCIALMENTE ADAPTADAS À UMA REALIDADE ONLINE. AS ATIVIDADES ESCOLARES NÃO ESCAPARAM DESSE IMPACTO, E DESPREVENIDAMENTE OS ENCONTROS PEDAGÓGICOS TORNARAM-SE VIRTUAIS, ENQUANTO OUTRAS INTERAÇÕES CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE ESCOLAR PERMANECERAM SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO. DADO O CARÁTER EMERGENCIAL DESSAS MUDANÇAS, DIVERSOS INSTRUMENTOS VIRTUAIS MEDIADORES DA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MOSTRARAM-SE COMUNS E NECESSÁRIOS PARA O ANDAMENTO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA, COMO PLATAFORMAS DE ENSINO, SOFTWARES DE VIDEOCONFERÊNCIA, RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E OUTRAS FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO PESQUISOU O PAPEL DE FERRAMENTAS LÚDICAS VIRTUAIS NO CENÁRIO DO ENSINO REMOTO, REFLETINDO SOBRE AS POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES DA APLICAÇÃO DESSES RECURSOS EM SALA DE AULA, COM BASE NA PERCEPÇÃO DISCENTE. ENTENDE-SE POR FERRAMENTA LÚDICA VIRTUAL UM INSTRUMENTO DIDÁTICO NA FORMA DE RECURSO DIGITAL, CUJA FUNÇÃO É AUXILIAR O E A ESTUDANTE NO ACESSO DIGITAL ÀS INFORMAÇÕES, AO MESMO TEMPO EM QUE PROPORCIONA MOMENTOS DE DIVERSÃO E INTERAÇÃO SOCIOEMOCIONAL COM O(A) OUTRO(A) E CONSIGO MESMO(A). CONFORME DISCUSSÕES DE TEÓRICOS E TEÓRICAS DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, O LÚDICO PROPORCIONA O AUTOCONHECIMENTO, O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E A SOCIALIZAÇÃO DE ALUNOS E ALUNAS, AUXILIANDO NO ESTABELECIMENTO DE UMA SALA DE AULA MAIS PARTICIPATIVA E INCLUSIVA. ISSO DIALOGA COM OS TRABALHOS DO TEÓRICO CONSTRUTIVISTA JEAN PIAGET, QUE REFLETE SOBRE O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ISTO É, DA PARTICIPAÇÃO DIRETA DOS ALUNOS E ALUNAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, A LUDICIDADE CONVERSA COM A AUTOPOIESE DE HUMBERTO MATURANA E FRANCISCO VARELA, CONCEPÇÃO QUE ENTENDE O ALUNO E ALUNA COMO UM SISTEMA COGNITIVO CIRCULAR E AUTORREGULADOR. COMPREENDENDO O E A ESTUDANTE COMO UM SISTEMA AUTOPOIÉTICO, PERCEBE-SE A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ESCOLAR COMO FONTE DE MATÉRIA-PRIMA PARA QUE TAL SISTEMA APRENDENTE FUNCIONE, E É NO ÂMBITO DESSE AMBIENTE QUE O LÚDICO MOSTRA SEUS EFEITOS. NESSE SENTIDO, INTEGRANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR), EM CONJUNTO COM A SUPERVISORA DA EQUIPE-ESCOLA DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (CEP), EM CURITIBA, IMPLEMENTARAM DIVERSAS FERRAMENTAS LÚDICAS VIRTUAIS COMO KAHOOT, EDUCAPLAY, ENTRE OUTROS, EM AULAS REMOTAS PARA A TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DO CEP. A PESQUISA SE INICIOU COM UM EXTENSO PROCESSO TEÓRICO-FORMATIVO EM PENSAMENTO SISTÊMICO E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA, GUIADO PELA PROFESSORA COORDENADORA DO PROGRAMA. TAL FORMAÇÃO MOTIVOU A EQUIPE-ESCOLA CEP A BUSCAR ALTERNATIVAS QUE SUPERASSEM O INEVITÁVEL MECANICISMO DAS AULAS REMOTAS, DESSA FORMA ENCONTRANDO AS FERRAMENTAS LÚDICAS VIRTUAIS COMO OBJETO DE ESTUDO. A EFETIVAÇÃO DO PROCESSO DE APLICAÇÃO E ANÁLISE DESSAS FERRAMENTAS CITADAS SE DEU ATRAVÉS DE QUATRO ETAPAS PRINCIPAIS: BUSCA, SIMULAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO. PRIMEIRAMENTE, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO COLETIVO EM BUSCA DE POTENCIAIS FERRAMENTAS LÚDICAS VIRTUAIS PARA AULAS REMOTAS. NA SEQUÊNCIA, FORAM REALIZADAS SIMULAÇÕES DO USO DESSES RECURSOS DIGITAIS EM REUNIÕES REMOTAS COM OS INTEGRANTES DA EQUIPE-ESCOLA, QUE AVALIARAM O FUNCIONAMENTO E APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS. POSTERIORMENTE, AS FERRAMENTAS MAIS BEM AVALIADAS PELOS(AS) INTEGRANTES DO PIBID/UFPR – BIOLOGIA, COMO O KAHOOT, EDUCAPLAY, WORDWALL E PADLET, FORAM IMPLEMENTADAS EM REGÊNCIAS REMOTAS COM DISCENTES DO CEP. POR ÚLTIMO, ESSES RECURSOS DIGITAIS FORAM AVALIADOS ATRAVÉS DE FORMULÁRIOS DE PERCEPÇÃO ONLINE, VIA GOOGLE FORMS. ESSES FORMULÁRIOS FORAM APLICADOS PELA PROFESSORA SUPERVISORA DURANTE AS AULAS COMO PARTE DO SISTEMA AVALIATIVO DO TRIMESTRE, REGISTRADO EM SEU PLANO DE TRABALHO DOCENTE. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS PELA APLICAÇÃO DOS FORMULÁRIOS, CONSTATOU-SE O INTERESSE E DEMANDA DOS E DAS DISCENTES PELAS FERRAMENTAS LÚDICAS VIRTUAIS NAS REGÊNCIAS SÍNCRONAS DURANTE O PERÍODO VIVENCIADO. OS RESULTADOS PERCEBIDOS DEMONSTRAM QUE EXISTEM MAIORES PREFERÊNCIAS DOS E DAS DISCENTES POR DETERMINADAS FERRAMENTAS EM RELAÇÃO A OUTRAS, DEVIDO A ALGUNS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO EMERGIDOS NAS RESPOSTAS. A MAIOR PARTE DOS E DAS PARTICIPANTES DA AVALIAÇÃO MENCIONOU A FACILIDADE DE USO E ACESSO EM DIFERENTES DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS (SMARTPHONES, COMPUTADORES E TABLETS) E A INTERATIVIDADE PROPORCIONADA PELA FERRAMENTA, COMO CARACTERÍSTICAS AGRADÁVEIS EM UM RECURSO DIDÁTICO VIRTUAL. AS RESPOSTAS TAMBÉM DEMONSTRARAM QUE A APROXIMAÇÃO AO LÚDICO É UMA MANEIRA DE ESTIMULAR A CRIATIVIDADE, AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO DISCENTE E ESTREITAR LAÇOS ENTRE PROFESSORES, PROFESSORAS, ALUNOS E ALUNAS. ISSO É IMPRESCINDÍVEL NO CONTEXTO DE UM AMBIENTE ESTRUTURADO EMERGENCIALMENTE SOB AS CONDIÇÕES ATÍPICAS DA PANDEMIA DA COVID-19. ALÉM DISSO, OS E AS ESTUDANTES DESTACARAM O PAPEL DAS FERRAMENTAS LÚDICAS VIRTUAIS NA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS E NO APRENDIZADO DE CONCEITOS ENVOLVENDO OS TEMAS MINISTRADOS DURANTE AS AULAS DE BIOLOGIA; EXPLICITANDO, PORTANTO, A EFICÁCIA DAS FERRAMENTAS LÚDICAS VIRTUAIS COMO AUXILIADORAS NO ENSINO REMOTO, TANTO NO ÂMBITO INTERPESSOAL, QUANTO NO EMOCIONAL E PEDAGÓGICO. POR FIM, OS PRODUTOS DESSE ESTUDO FORAM COMPILADOS E ESTRUTURADOS EM FORMA DE OFICINA DIDÁTICA, QUE FOI MINISTRADA TANTO PARA PROFESSORES E PROFESSORAS DA REDE BÁSICA DE ENSINO, QUANTO PARA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA. À VISTA DISSO, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE O PROCESSO EDUCADOR – IMBUÍDO NO TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO – FOI CONTINUAMENTE AVALIADO E DIVULGADO EM EVENTOS CIENTÍFICOS, COMO FORMA DE AMPLIAR O ALCANCE DAS INFORMAÇÕES CONSTRUÍDAS E REPERCUTIR OS PRODUTOS DESSE TRABALHO.