AS MUDANÇAS INSTALADAS NO CONTEXTO EDUCACIONAL, DEVIDO A PANDEMIA DO COVID 19, EVIDENCIARAM DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE TRABALHAR A LEITURA NO MODELO REMOTO. ESCASSEZ DO ACESSO À INTERNET E DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, SÃO OS PRINCIPAIS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS E PROFESSORES DURANTE O ENSINO REMOTO. BASEANDO-SE NA OBRA MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA PROPOSTA POR ROJO E MOURA(2012) MULTILETRAMENTOS DEFINIDO POR ELES COMO A MULTIPLICIDADE DE LINGUAGENS TEXTUAIS, SEJAM IMPRESSOS, DIGITAIS, OU MÍDIAS AUDIOVISUAIS QUE ESTÃO PRESENTES NA DIVERSIDADE CULTURAL FOI DESENVOLVIDO CONFORME O SUBPROJETO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNIMONTES, O PROJETO “CONTOS NA CIBERCULTURA: DA TELA À PÁGINA”, COM ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO TEXTUAL E ESCRITA DE CONTOS AUTORAIS DOS ACADÊMICOS BOLSISTAS . AS ATIVIDADES FORAM DISPONIBILIZADAS AOS ALUNOS DE FORMA IMPRESSA E EM PDF, SENDO APRESENTADO NESTE TRABALHO OS RESULTADOS DOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA ESCOLA ESTADUAL CAIO MARTINS, SITUADA EM JANUÁRIA-MG. PARA PROMOVER INTERAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES, FORAM INTRODUZIDOS VÍDEOS COM CHAMADAS CRIATIVAS, E DISTRIBUÍDOS BRINDES AOS MAIS ATIVOS. ANALISANDO AS ATIVIDADES DEVOLVIDAS PELOS ALUNOS, OBSERVAMOS QUE O RENDIMENTO FOI INSATISFATÓRIO, APESAR DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS. CONCLUI-SE QUE O ENSINO REMOTO DIFICULTOU O TRABALHO COM CONTOS CONFORME PLANEJADO.