FRENTE À PANDEMIA DA COVID-19, INSTITUIÇÕES DE ENSINO NECESSITARAM ADEQUAR SUAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS AO ENSINO REMOTO. POR ESSE MOTIVO, ESSE TRABALHO RELATA A EXPERIÊNCIA DA EQUIPE DO SUBPROJETO DE FÍSICA DO PIBID - UERJ COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. DEVIDO À NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO AO ENSINO MEDIADO POR TECNOLOGIAS FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES BASEADAS NO CONCEITO DE FORMAÇÃO INVENTIVA QUE OPORTUNIZOU AOS LICENCIANDOS A AUTONOMIA NECESSÁRIA PARA REPENSAR A PRÁTICA DOCENTE BUSCANDO ALTERNATIVAS PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS GERADOS PELO CENÁRIO PANDÊMICO. FORAM SUBMETIDOS RESUMOS EXPANDIDOS AO XXIV SIMPÓSIO NACIONAL DO ENSINO DE FÍSICA, AO II ENCONTRO CONJUNTO PIBID – RP DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E À XIX SEMANA DE GRADUAÇÃO DA UERJ, TOTALIZANDO NOVE TRABALHOS PRODUZIDOS PELO GRUPO EM 11 MESES DE ATIVIDADES. EMBORA A PANDEMIA TENHA IMPOSTO NOVOS DESAFIOS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES, FOI POSSÍVEL SUPERAR AS BARREIRAS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E REALIZAR O PROJETO COM RESULTADOS POSITIVOS.