ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO RELATAR UMA PRÁTICA DESENVOLVIDA EM TRÊS TURMAS DE LICENCIATURA INTEGRADA DO IEMCI/UFPA, PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS, A PARTIR DO EIXO TEMÁTICO “ESTÁGIOS TEMÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO, CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA E GEOGRAFIA), CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS EM SITUAÇÕES REAIS OU SIMULADAS II”, ATRAVÉS DE 14 OFICINAS ABORDANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DESSE NÍVEL DE ENSINO, TENDO COMO ESTRATÉGIA FORMATIVA O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS, DESENVOLVIDAS DE FORMA REMOTA. A METODOLOGIA CONSISTE EM UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES PREVISTAS NO PLANO DE TRABALHO DA DISCIPLINA ELABORADO PELO PROFESSOR REGENTE DA TURMA E OS ALUNOS DOUTORANDOS PARTICIPANTES DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA; ANOTAÇÕES DIÁRIAS, COMENTÁRIOS DOS ALUNOS REGISTRADOS NO CHAT, AS GRAVAÇÕES DAS AULAS, DOS PLANOS DAS OFICINAS E OS RELATÓRIOS FINAIS ENTREGUES. A PARTIR DOS TEMAS SORTEADOS, OS GRADUANDOS DESENVOLVERAM UM PLANO ORIENTADO DE TRABALHO PARA CADA TEMÁTICA QUE FORAM SOCIALIZADOS COM OS ORIENTADORES E DEMAIS INTEGRANTES DA TURMA. REALIZARAM AS OFICINAS DE FORMA REMOTA, UTILIZANDO DIFERENTES ATIVIDADES LÚDICAS COM RECURSOS MATERIAIS VARIADOS ENVOLVENDO JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS EM DISCUSSÃO. FOI DISCUTIDO A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA LÚDICA NOS ANOS INICIAIS O QUE PROPORCIONOU AOS FUTUROS DOCENTES, A PERCEPÇÃO DE QUE PODEM CONTRIBUIR PARA DESENVOLVER NOS ALUNOS DIFERENTES ASPECTOS COMO OS COGNITIVOS, SOCIAIS E CULTURAIS E POSSIBILITA INSERIR OS ALUNOS EM CONTEXTOS INTERATIVOS DOS ALUNOS ENTRE SI E COM OS OBJETOS DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PARA UMA APRENDIZAGEM DIVERTIDA E INTERATIVA, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES.