O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS CONSTITUI-SE DE CONTEÚDOS QUE SE RELACIONEM COM O ESTUDO DA TERRA, DENTRE ELES TÊM-SE: GEOGRAFIA, GEOLOGIA, BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA. COMPREENDE-SE QUE É NECESSÁRIO PENSAR E PROPOR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE EXTRAPOLEM AS BARREIRAS FÍSICAS DA ESCOLA, FACILITANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AS GEOCIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TÊM SIDO CADA VEZ MAIS DEBATIDO ENTRE OS PROFESSORES. DESSA FORMA, É PROPOSTO NESSE ARTIGO A ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE PARQUES PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA – ES, CONTRIBUINDO PARA PROPORCIONAR AOS PROFESSORES OUTRAS FORMAS DE SE VISUALIZAR A CIDADE E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO COMO OS PARQUES. INTERAGINDO COM ESSES ESPAÇOS OS ALUNOS CONSEGUEM COMPREENDER MELHOR TEMAS COMO CLIMA, IMPACTOS AMBIENTAIS, GEOLOGIA BÁSICA, PAISAGEM, DINÂMICAS DA OCUPAÇÃO HUMANA, CONSCIÊNCIA E ÉTICA SOCIOAMBIENTAL, ENTRE OUTROS TEMAS DAS GEOCIÊNCIAS. O MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES APRESENTOU UM EXTREMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO QUE TANGE AO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS EM AMBIENTES COMO OS PARQUES, SUSCITANDO A IMPORTÂNCIA DESSES ESPAÇOS COMO CONTRIBUINTES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.