Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A UTILIZAÇÃO DE PARQUES PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA – ES

Palavra-chaves: PARQUES, EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO FORMAL, GEOCIÊNCIAS, ENSINO Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85402
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 597
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PARQUES PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA – ES"
    "resumo" => "O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS CONSTITUI-SE DE CONTEÚDOS QUE SE RELACIONEM COM O ESTUDO DA TERRA, DENTRE ELES TÊM-SE: GEOGRAFIA, GEOLOGIA, BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA. COMPREENDE-SE QUE É NECESSÁRIO PENSAR E PROPOR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE EXTRAPOLEM AS BARREIRAS FÍSICAS DA ESCOLA, FACILITANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AS GEOCIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TÊM SIDO CADA VEZ MAIS DEBATIDO ENTRE OS PROFESSORES. DESSA FORMA, É PROPOSTO NESSE ARTIGO A ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE PARQUES PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA – ES, CONTRIBUINDO PARA PROPORCIONAR AOS PROFESSORES OUTRAS FORMAS DE SE VISUALIZAR A CIDADE E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO COMO OS PARQUES. INTERAGINDO COM ESSES ESPAÇOS OS ALUNOS CONSEGUEM COMPREENDER MELHOR TEMAS COMO CLIMA, IMPACTOS AMBIENTAIS, GEOLOGIA BÁSICA, PAISAGEM, DINÂMICAS DA OCUPAÇÃO HUMANA, CONSCIÊNCIA E ÉTICA SOCIOAMBIENTAL, ENTRE OUTROS TEMAS DAS GEOCIÊNCIAS. O MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES APRESENTOU UM EXTREMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO QUE TANGE AO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS EM AMBIENTES COMO OS PARQUES, SUSCITANDO A IMPORTÂNCIA DESSES ESPAÇOS COMO CONTRIBUINTES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PARQUES , EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO FORMAL , GEOCIÊNCIAS , ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "626bfb38a9425_29042022115032.pdf"
    "created_at" => "2022-04-29 11:50:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLYNE MORAES SPERANDIO"
    "autor_nome_curto" => "KAROLYNE MORAES SPERANDIO"
    "autor_email" => "karolyne.sperandio@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85402
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 597
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE PARQUES PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA – ES"
    "resumo" => "O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS CONSTITUI-SE DE CONTEÚDOS QUE SE RELACIONEM COM O ESTUDO DA TERRA, DENTRE ELES TÊM-SE: GEOGRAFIA, GEOLOGIA, BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA. COMPREENDE-SE QUE É NECESSÁRIO PENSAR E PROPOR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE EXTRAPOLEM AS BARREIRAS FÍSICAS DA ESCOLA, FACILITANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AS GEOCIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TÊM SIDO CADA VEZ MAIS DEBATIDO ENTRE OS PROFESSORES. DESSA FORMA, É PROPOSTO NESSE ARTIGO A ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE PARQUES PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA – ES, CONTRIBUINDO PARA PROPORCIONAR AOS PROFESSORES OUTRAS FORMAS DE SE VISUALIZAR A CIDADE E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO COMO OS PARQUES. INTERAGINDO COM ESSES ESPAÇOS OS ALUNOS CONSEGUEM COMPREENDER MELHOR TEMAS COMO CLIMA, IMPACTOS AMBIENTAIS, GEOLOGIA BÁSICA, PAISAGEM, DINÂMICAS DA OCUPAÇÃO HUMANA, CONSCIÊNCIA E ÉTICA SOCIOAMBIENTAL, ENTRE OUTROS TEMAS DAS GEOCIÊNCIAS. O MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES APRESENTOU UM EXTREMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO QUE TANGE AO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS EM AMBIENTES COMO OS PARQUES, SUSCITANDO A IMPORTÂNCIA DESSES ESPAÇOS COMO CONTRIBUINTES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PARQUES , EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO FORMAL , GEOCIÊNCIAS , ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "626bfb38a9425_29042022115032.pdf"
    "created_at" => "2022-04-29 11:50:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROLYNE MORAES SPERANDIO"
    "autor_nome_curto" => "KAROLYNE MORAES SPERANDIO"
    "autor_email" => "karolyne.sperandio@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS CONSTITUI-SE DE CONTEÚDOS QUE SE RELACIONEM COM O ESTUDO DA TERRA, DENTRE ELES TÊM-SE: GEOGRAFIA, GEOLOGIA, BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA. COMPREENDE-SE QUE É NECESSÁRIO PENSAR E PROPOR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE EXTRAPOLEM AS BARREIRAS FÍSICAS DA ESCOLA, FACILITANDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AS GEOCIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO TÊM SIDO CADA VEZ MAIS DEBATIDO ENTRE OS PROFESSORES. DESSA FORMA, É PROPOSTO NESSE ARTIGO A ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DE PARQUES PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA – ES, CONTRIBUINDO PARA PROPORCIONAR AOS PROFESSORES OUTRAS FORMAS DE SE VISUALIZAR A CIDADE E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO COMO OS PARQUES. INTERAGINDO COM ESSES ESPAÇOS OS ALUNOS CONSEGUEM COMPREENDER MELHOR TEMAS COMO CLIMA, IMPACTOS AMBIENTAIS, GEOLOGIA BÁSICA, PAISAGEM, DINÂMICAS DA OCUPAÇÃO HUMANA, CONSCIÊNCIA E ÉTICA SOCIOAMBIENTAL, ENTRE OUTROS TEMAS DAS GEOCIÊNCIAS. O MUNICÍPIO DE VITÓRIA - ES APRESENTOU UM EXTREMO POTENCIAL PEDAGÓGICO NO QUE TANGE AO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS EM AMBIENTES COMO OS PARQUES, SUSCITANDO A IMPORTÂNCIA DESSES ESPAÇOS COMO CONTRIBUINTES PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.