Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID UNINTER NA PERSPECTIVA REMOTA: AS INTERAÇÕES E IMPLICAÇÕES DIDÁTICO-METODOLÓGICAS

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO REMOTO, FORMAÇÃO DOCENTE, , Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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DIANTE DESTE CENÁRIO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) , O QUAL TEM POR OBJETIVO A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, PROPORCIONANDO DESTA FORMA UM MAIOR TEMPO E VÍNCULO COM AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; A TROCA DE IDEIAS E DEBATES ENTRE PROFESSORES, SUPERVISORES E LICENCIANDOS; A COMPREENSÃO DA REALIDADE DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO; E UMA TEORIA E PRÁTICA (PRÁXIS) EDUCATIVA MAIS SIGNIFICATIVA E QUALITATIVA (DOMINSCHEK; ALVES, 2017), EFETUOU A TRANSFERÊNCIA DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O AMBIENTE VIRTUAL. VALE RESSALTAR QUE A EXISTÊNCIA DO PROGRAMA PERPASSA O CONTEXTO DA PRÓPRIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL, O QUAL POSSUI DIVERSOS PROBLEMAS, DESDE SEU HISTÓRICO, A FALTA DE INVESTIMENTOS, A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL, AS RELAÇÕES FORMATIVAS, A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE, PERMANÊNCIA E A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE DOS ALUNOS QUE, POR VEZES, TEM POUCA APROPRIAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA NOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS, SENDO DE CUNHO OBSERVATÓRIO (GATTI, 2010). NESSA PERSPECTIVA, COM O CENÁRIO PANDÊMICO E AS RELAÇÕES EDUCATIVAS NO FORMATO VIRTUAL, PROPORCIONOU-SE O ESTUDO EM CASA, COM PARTICIPAÇÕES EM MINICURSOS, LIVES, EVENTOS, SEMINÁRIOS DE PESQUISA E AS REUNIÕES FORMATIVA, QUE ACONTECERAM DUAS VEZES AO MÊS COM A PARTICIPAÇÃO DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA MARLI PIOVEZAN, LOCALIZADA EM CURITIBA, PARANÁ. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO, A QUAL TEM ORIGEM NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, NO PROJETO “IMPACTOS DO PIBID E À DOCÊNCIA”, LIGADO AO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E POLÍTICA – GHESP, JUNTO À PARTICIPAÇÃO DOS AUTORES NO PIBID UNINTER, ANALISOU COMO ACONTECEU AS ATIVIDADES FORMATIVAS DO PROGRAMA DENTRO DESTE PERÍODO, TENDO COMO QUESTÃO NORTEADORA: “QUAL O IMPACTO DIDÁTICO-METODOLÓGICA DA PRÁXIS EDUCATIVA, ISTO É, DA RELAÇÃO ESCOLAR NO PIBID EM UM CONTEXTO REMOTO?”. NO QUE TANGE A METODOLOGIA PARA RESPONDER AO OBJETIVO PROPOSTO, ESTE TRABALHO UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA (SEVERINO, 2016B, P. 125), A QUAL CONTEMPLA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE “SE REALIZA A PARTIR DO REGISTRO DISPONÍVEL, DECORRENTE DE PESQUISAS ANTERIORES, EM DOCUMENTOS IMPRESSOS” OU VIRTUAIS, “COMO LIVROS, ARTIGOS, TESES ETC.” (SEVERINO, 2016B, P. 131). 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CABE DESTACAR QUE OS RELATÓRIOS FORAM ENTREGUES A MANEIRA QUE CADA DISCENTE COMPREENDEU A DINÂMICA DO PROGRAMA, ENVOLVENDO OS TÓPICOS: A APRESENTAÇÃO DO PROJETO, A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, OS DIRECIONAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, A AVALIAÇÃO CRÍTICA DO PIBID E AS CONSIDERAÇÕES FINAIS VALE CONSIDERAR QUE AS CONCESSÕES DO USO DOS RELATÓRIOS FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DO COMITÊ DE ÉTICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER (NÚMERO 46094021.0.0000.5573). DESTARTE, O PROGRAMA PODE SER SINTETIZADO EM TRÊS NÚCLEOS DE ATIVIDADES BASILARES, SENDO OS ENCONTROS FORMATIVOS, OS QUAIS OCORREM ENTRE OS PROFESSORES ORIENTADORES, PROFESSORES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES E LICENCIANDOS, ENVOLVENDO MOMENTOS DE APROPRIAÇÃO TEÓRICA (LEITURAS DIRIGIDAS DE TEXTOS, ARTIGOS, LIVROS), COM DEBATES, SOCIALIZAÇÕES COLETIVAS E APRESENTAÇÕES, DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE, CONSCIÊNCIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO DOS INTEGRANTES (DOMINSCHEK; ALVES, 2017); AS VISITAS SEMANAIS NA ESCOLA QUE, COM AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES, OPORTUNIZAM UMA MAIOR EXPERIÊNCIA COM O AMBIENTE EDUCATIVO, O CONTATO DIRETO COM OS DISCENTES E SUAS RELAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS, UMA MAIOR PRÁTICA DIDÁTICO-METODOLÓGICA, TENDO ENVOLVIMENTO COM O CORPO DOCENTE, O SETOR PEDAGÓGICO, OS AGENTES ESCOLARES, A APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE, ALÉM DA ELABORAÇÃO E A REALIZAÇÃO DE PROJETOS JUNTO ÀS TURMAS (GATTI ET AL, 2014); E AS PESQUISAS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO CIENTIFICA-ACADÊMICA, DIALOGANDO COM A PRÓPRIA SOCIEDADE OS RESULTADOS DAS INVESTIGAÇÕES PROPOSTAS NO ÂMBITO EDUCATIVO (SEVERINO, 2016A), ARTICULANDO A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 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TOMANDO POR BASE OS EVENTOS NO CENÁRIO VIRTUAL, POR NÃO HAVER A LIMITAÇÃO GEOGRÁFICA, POSSIBILITOU-SE SUA MAIOR PARTICIPAÇÃO EM ÂMBITO INTERNO (DA INSTITUIÇÃO) E EXTERNOS (OUTROS ESTADOS), MOBILIZANDO A PRODUÇÃO DE TRABALHOS E APROFUNDAMENTOS EM TEMAS ACERCA DA EDUCAÇÃO, SEJA NO AMPARO DA FORMAÇÃO DOCENTE, NA RELAÇÃO ESCOLAR, NAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E OUTROS ASSUNTOS. PORTANTO, MESMO NO CONTEXTO REMOTO, CONTINUAMOS COM O MOVIMENTO DE APROPRIAÇÃO DAS LEITURAS E DIRECIONAMENTOS FUTUROS, BEM COMO AS SOCIALIZAÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS COM ABORDAGENS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO PANDÊMICO, ONDE OCORREU A PRODUÇÃO DE MATERIAIS E COMO SE DEU O DESENVOLVIMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM, CONSIDERANDO A INTEGRIDADE DA CRIANÇA, DIALOGANDO DIRETAMENTE COM OS PIBIDIANO DE FORMA CONTEXTUALIZADAS SOBRE O AMBIENTE REMOTO DE ENSINO. EM RELAÇÃO AOS EVENTOS, CONSEGUIMOS PERCEBER UM MAIOR ACESSO, VISTO QUE O DESLOCAMENTO NÃO SE FEZ NECESSÁRIO, POSSIBILITANDO UM MELHOR ENGAJAMENTO DOS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA. OU SEJA, MESMO QUE NÃO TENHAMOS PASSADO PELA EXPERIÊNCIA OU ACONTECIDO A VIVÊNCIA (BONDIA, 2002) NO AMBIENTE ESCOLAR, O PROCESSO PROPORCIONADO PELO PROGRAMA CONTINUA TRANSFORMANDO, TOCANDO E HUMANIZANDO"
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NO ANO DE 2020, INICIAMOS UM TRÁGICO MOMENTO HISTÓRICO, VIVENCIANDO A PANDEMIA OCASIONADA PELO VÍRUS SARS-COV-2 (COVID-19), INSTAURANDO O ISOLAMENTO SOCIAL, E, COM ISSO, A ESTRUTURA EDUCACIONAL BRASILEIRA PRECISOU SER MODIFICADA EM TODOS OS NÍVEIS EDUCACIONAIS: MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, EFETUANDO A TRANSIÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PARA AULAS REMOTAS EM CONTEXTO VIRTUAL (SAVIANI; GALVÃO, 2021). NESSE SENTIDO, AS INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR E SEUS PROGRAMAS, PROJETOS E ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, SEGUIRAM A MESMA MANOBRA, ISTO É, MUDARAM PARA O FORMATO ONLINE. DIANTE DESTE CENÁRIO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) , O QUAL TEM POR OBJETIVO A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, PROPORCIONANDO DESTA FORMA UM MAIOR TEMPO E VÍNCULO COM AS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; A TROCA DE IDEIAS E DEBATES ENTRE PROFESSORES, SUPERVISORES E LICENCIANDOS; A COMPREENSÃO DA REALIDADE DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO; E UMA TEORIA E PRÁTICA (PRÁXIS) EDUCATIVA MAIS SIGNIFICATIVA E QUALITATIVA (DOMINSCHEK; ALVES, 2017), EFETUOU A TRANSFERÊNCIA DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS PARA O AMBIENTE VIRTUAL. VALE RESSALTAR QUE A EXISTÊNCIA DO PROGRAMA PERPASSA O CONTEXTO DA PRÓPRIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL, O QUAL POSSUI DIVERSOS PROBLEMAS, DESDE SEU HISTÓRICO, A FALTA DE INVESTIMENTOS, A DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E SOCIAL, AS RELAÇÕES FORMATIVAS, A TRÍADE ACESSO, QUALIDADE, PERMANÊNCIA E A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE DOS ALUNOS QUE, POR VEZES, TEM POUCA APROPRIAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA NOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS, SENDO DE CUNHO OBSERVATÓRIO (GATTI, 2010). NESSA PERSPECTIVA, COM O CENÁRIO PANDÊMICO E AS RELAÇÕES EDUCATIVAS NO FORMATO VIRTUAL, PROPORCIONOU-SE O ESTUDO EM CASA, COM PARTICIPAÇÕES EM MINICURSOS, LIVES, EVENTOS, SEMINÁRIOS DE PESQUISA E AS REUNIÕES FORMATIVA, QUE ACONTECERAM DUAS VEZES AO MÊS COM A PARTICIPAÇÃO DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA MARLI PIOVEZAN, LOCALIZADA EM CURITIBA, PARANÁ. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO, A QUAL TEM ORIGEM NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA, NO PROJETO “IMPACTOS DO PIBID E À DOCÊNCIA”, LIGADO AO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E POLÍTICA – GHESP, JUNTO À PARTICIPAÇÃO DOS AUTORES NO PIBID UNINTER, ANALISOU COMO ACONTECEU AS ATIVIDADES FORMATIVAS DO PROGRAMA DENTRO DESTE PERÍODO, TENDO COMO QUESTÃO NORTEADORA: “QUAL O IMPACTO DIDÁTICO-METODOLÓGICA DA PRÁXIS EDUCATIVA, ISTO É, DA RELAÇÃO ESCOLAR NO PIBID EM UM CONTEXTO REMOTO?”. NO QUE TANGE A METODOLOGIA PARA RESPONDER AO OBJETIVO PROPOSTO, ESTE TRABALHO UTILIZOU A ABORDAGEM QUALITATIVA (SEVERINO, 2016B, P. 125), A QUAL CONTEMPLA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUE “SE REALIZA A PARTIR DO REGISTRO DISPONÍVEL, DECORRENTE DE PESQUISAS ANTERIORES, EM DOCUMENTOS IMPRESSOS” OU VIRTUAIS, “COMO LIVROS, ARTIGOS, TESES ETC.” (SEVERINO, 2016B, P. 131). ALÉM DISSO, COMO TÉCNICA DE PESQUISA, TAMBÉM SE OPTOU PELA DOCUMENTAÇÃO, ENTENDIDA COMO “TODA FORMA DE REGISTRO E SISTEMATIZAÇÃO DE DADOS, INFORMAÇÕES, COLOCANDO-OS EM CONDIÇÕES DE ANÁLISE POR PARTE DO PESQUISADOR” (SEVERINO, 2016B, P. 132). DESSE MODO, ALÉM DA PRINCIPAL BASE TEÓRICA ENVOLVENDO DOMINSCHEK E ALVES (2017), GATTI (2010, 2014) SAVIANI E GALVÃO (2021), SIGNORELLI E ANDRÉ (2019) E SEVERINO (2016A, 2016B), UTILIZARAM-SE OS RELATÓRIOS PRODUZIDOS PELOS DISCENTES NO CONTEXTO VIRTUAL DO PIBID, PONDERANDO ASSIM SUAS AVALIAÇÕES CRÍTICAS E CONSIDERAÇÕES FINAIS, HAVENDO DESTA FORMA O CONTRAPONTO DO NOVO FORMATO, QUE FOI COLOCADO EM PRÁTICA PARA A CONTINUAÇÃO DO PROGRAMA. PARA TANTO, CONSIDERAMOS O CONTEXTO HISTÓRICO CONSTRUÍDO PELA HUMANIDADE, ENVOLVENDO SUAS RELAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS, POLÍTICAS E EDUCACIONAIS. CABE DESTACAR QUE OS RELATÓRIOS FORAM ENTREGUES A MANEIRA QUE CADA DISCENTE COMPREENDEU A DINÂMICA DO PROGRAMA, ENVOLVENDO OS TÓPICOS: A APRESENTAÇÃO DO PROJETO, A DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS, OS DIRECIONAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, A AVALIAÇÃO CRÍTICA DO PIBID E AS CONSIDERAÇÕES FINAIS VALE CONSIDERAR QUE AS CONCESSÕES DO USO DOS RELATÓRIOS FORAM OBTIDAS ATRAVÉS DO COMITÊ DE ÉTICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER (NÚMERO 46094021.0.0000.5573). DESTARTE, O PROGRAMA PODE SER SINTETIZADO EM TRÊS NÚCLEOS DE ATIVIDADES BASILARES, SENDO OS ENCONTROS FORMATIVOS, OS QUAIS OCORREM ENTRE OS PROFESSORES ORIENTADORES, PROFESSORES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES E LICENCIANDOS, ENVOLVENDO MOMENTOS DE APROPRIAÇÃO TEÓRICA (LEITURAS DIRIGIDAS DE TEXTOS, ARTIGOS, LIVROS), COM DEBATES, SOCIALIZAÇÕES COLETIVAS E APRESENTAÇÕES, DESENVOLVENDO A CRIATIVIDADE, CONSCIÊNCIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO DOS INTEGRANTES (DOMINSCHEK; ALVES, 2017); AS VISITAS SEMANAIS NA ESCOLA QUE, COM AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES, OPORTUNIZAM UMA MAIOR EXPERIÊNCIA COM O AMBIENTE EDUCATIVO, O CONTATO DIRETO COM OS DISCENTES E SUAS RELAÇÕES SOCIOEMOCIONAIS, UMA MAIOR PRÁTICA DIDÁTICO-METODOLÓGICA, TENDO ENVOLVIMENTO COM O CORPO DOCENTE, O SETOR PEDAGÓGICO, OS AGENTES ESCOLARES, A APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE, ALÉM DA ELABORAÇÃO E A REALIZAÇÃO DE PROJETOS JUNTO ÀS TURMAS (GATTI ET AL, 2014); E AS PESQUISAS E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS, PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO CIENTIFICA-ACADÊMICA, DIALOGANDO COM A PRÓPRIA SOCIEDADE OS RESULTADOS DAS INVESTIGAÇÕES PROPOSTAS NO ÂMBITO EDUCATIVO (SEVERINO, 2016A), ARTICULANDO A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. PENSANDO NO MOVIMENTO VIRTUAL, OS ENCONTROS FORMATIVOS ACONTECERAM DUAS VEZES NO MÊS, NO PERÍODO NOTURNO (18H), COM DURAÇÃO DE NO MÁXIMO DUAS HORAS, OS QUAIS CONSTARAM COM CERTAS DIFICULDADES QUE PERPASSAVAM AS REUNIÕES. ENTRE ELAS, PODE-SE DESTACAR A ACESSIBILIDADE E A DISPONIBILIDADE, UMA VEZ QUE NEM TODOS TEM FACILMENTE ACESSO À INTERNET (ALÉM DA INSTABILIDADE DA REDE), A UM COMPUTADOR, CELULAR OU TABLET, ACOMPANHANDO PARCIALMENTE OS ENCONTROS, E, MUITAS VEZES, OS PRÓPRIOS DISCENTES ESTÃO EM OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS, UMA VEZ QUE DEVIDO AO ISOLAMENTO, MUITOS TIVERAM SUA ROTINA ALTERADA, TENDO QUE DAR CONTA DO LADO PROFISSIONAL (COMO IR E VIR DO TRABALHO OU ATÉ MESMO ESTAR EM HORÁRIO DE EXPEDIENTE), EDUCACIONAL, FAMILIAR E ATIVIDADES DOMÉSTICAS, ENTRE OUTROS PONTOS, SEM FALAR A QUESTÃO PSICOLÓGICA. JÁ NA RELAÇÃO DA PRÁTICA ESCOLAR, O DIÁLOGO CLARO E CONTEXTUALIZADO PROMOVIDO PELAS PROFESSORAS COLABOROU NÃO SÓ PARA A COMPREENSÃO DOS DIRECIONAMENTOS E AÇÕES EXECUTADAS DIANTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, COMO TAMBÉM PROPORCIONOU A PROFISSIONALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA (SIGNORELLI; ANDRÉ, 2019), A MATERIALIDADE DA RELAÇÃO EDUCACIONAL, DAS SITUAÇÕES CONCRETAS EXPERIÊNCIAS POR ELAS, ISTO É, DOS PLANEJAMENTOS E SEUS DESDOBRAMENTOS EM SALA, DOS EXEMPLOS UTILIZADOS, DAS ESTRATÉGIAS CONJUNTAS DIRECIONADAS PARA CADA ESTUDANTE A DEPENDER DAS SUAS DIFICULDADES, ENTRE OUTROS PONTOS, COMO OS PROJETOS INSTAURADOS NA INSTITUIÇÃO E AS DINÂMICAS CORRELATAS DO CRESCIMENTO BIOPSICOSSOCIAL DOS ALUNOS. ESSE PROCESSO GESTADO NO INTERIOR DO PIBID, MESMO QUE VIRTUALMENTE, COLABORA PARA UMA MAIOR CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA, REFLEXIVA E SIGNIFICATIVA DO LICENCIANDO, AGREGANDO UMA APROPRIAÇÃO DIDÁTICO-METODOLÓGICA (MESMO QUE INDIRETAMENTE). TOMANDO POR BASE OS EVENTOS NO CENÁRIO VIRTUAL, POR NÃO HAVER A LIMITAÇÃO GEOGRÁFICA, POSSIBILITOU-SE SUA MAIOR PARTICIPAÇÃO EM ÂMBITO INTERNO (DA INSTITUIÇÃO) E EXTERNOS (OUTROS ESTADOS), MOBILIZANDO A PRODUÇÃO DE TRABALHOS E APROFUNDAMENTOS EM TEMAS ACERCA DA EDUCAÇÃO, SEJA NO AMPARO DA FORMAÇÃO DOCENTE, NA RELAÇÃO ESCOLAR, NAS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E OUTROS ASSUNTOS. PORTANTO, MESMO NO CONTEXTO REMOTO, CONTINUAMOS COM O MOVIMENTO DE APROPRIAÇÃO DAS LEITURAS E DIRECIONAMENTOS FUTUROS, BEM COMO AS SOCIALIZAÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS COM ABORDAGENS METODOLÓGICAS UTILIZADAS NO CONTEXTO PANDÊMICO, ONDE OCORREU A PRODUÇÃO DE MATERIAIS E COMO SE DEU O DESENVOLVIMENTO AVALIATIVO DA APRENDIZAGEM, CONSIDERANDO A INTEGRIDADE DA CRIANÇA, DIALOGANDO DIRETAMENTE COM OS PIBIDIANO DE FORMA CONTEXTUALIZADAS SOBRE O AMBIENTE REMOTO DE ENSINO. EM RELAÇÃO AOS EVENTOS, CONSEGUIMOS PERCEBER UM MAIOR ACESSO, VISTO QUE O DESLOCAMENTO NÃO SE FEZ NECESSÁRIO, POSSIBILITANDO UM MELHOR ENGAJAMENTO DOS QUE PARTICIPAM DO PROGRAMA. OU SEJA, MESMO QUE NÃO TENHAMOS PASSADO PELA EXPERIÊNCIA OU ACONTECIDO A VIVÊNCIA (BONDIA, 2002) NO AMBIENTE ESCOLAR, O PROCESSO PROPORCIONADO PELO PROGRAMA CONTINUA TRANSFORMANDO, TOCANDO E HUMANIZANDO

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