A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA
0 of 0"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 84543 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 266 "titulo" => "A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "O INSTRUMENTO “ENTREVISTA” FEZ PARTE DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), E OFERTADAS EM PERÍODO REMOTO, EM DETRIMENTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2). EM PERÍODOS “NORMAIS”, DOCENTES E DISCENTES ESTARIAM NAS SALAS DE AULA DA UNIVERSIDADE, REALIZANDO DIVERSAS OUTRAS ATIVIDADES PRÁTICAS, TAIS COMO: SEMINÁRIOS INTEGRADORES, VISITAS ÀS ESCOLAS, DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS. ENTRETANTO, COM O NOVO CENÁRIO DE EDUCAÇÃO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, AS DOCENTES DESSAS DISCIPLINAS APRESENTARAM A ENTREVISTA COMO POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO. PORTANTO, ESTE RELATO OBJETIVA DESCREVER A EXPERIÊNCIA COM O USO DA ENTREVISTA ENQUANTO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ASSIM, NO INÍCIO DO 3º PERÍODO, APÓS AS SEMANAS DE APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO, PERCEBEMOS A PRESENÇA DE UM INSTRUMENTO POUCO UTILIZADO NO CURSO DE PEDAGOGIA – A ENTREVISTA. NUM MOMENTO INICIAL, AS PRIMEIRAS PERGUNTAS QUE SURGIRAM ENTRE NÓS – ESTUDANTES – FORAM: COMO REALIZAR UMA ENTREVISTA EM MEIO A UMA PANDEMIA COM UM IDOSO DE 60 ANOS, CONSIDERADO DO GRUPO DE RISCO DA COVID-19? ENQUANTO NA SEGUNDA DISCIPLINA, TÍNHAMOS QUE BUSCAR UMA PROFISSIONAL QUE EM MEIO A TODO ESSE CAOS, ESTAVA LIDANDO COM TODAS AS SUAS RESPONSABILIDADES COMO PROFESSORA, TRABALHANDO EM CASA E EM DOBRO. DIANTE DESSE CENÁRIO, NÃO PODERÍAMOS IR ATÉ A CASA DESSAS PESSOAS POR CONTA DA PANDEMIA, E AINDA O RECEIO DA CONEXÃO TORNAR-SE INSTÁVEL, IMPOSSIBILITANDO O DIÁLOGO. A PRIMEIRA ENTREVISTA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA COM OBJETIVO DE COMPREENDER A REALIDADE DOS EDUCADORES NESSE PERÍODO DE PANDEMIA E ATÉ MESMO ANTES DELE. PARA ISSO, CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA PROFESSORA QUE RESIDE NA CIDADE DE SANTARÉM (PA), GRADUADA EM PEDAGOGIA E ATUANTE EM UM CMEI DE TEMPO INTEGRAL. DESTACAMOS QUE ESSE FOI O GRANDE DIFERENCIAL DESSE TRABALHO, UMA VEZ QUE SE NÃO FOSSE O PERÍODO DE PANDEMIA, NÃO EXISTIRIA OU SERIA BEM BAIXA A POSSIBILIDADE DE MANTER ESSE TIPO DE CONTATO COM DOCENTES DE OUTRO ESTADO. EM SÍNTESE, NA ENTREVISTA FOI POSSÍVEL COMPREENDER A EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE ESTA ENFATIZOU QUE SER PROFESSOR NÃO É UMA PROFISSÃO FÁCIL, DEVENDO-NOS ESTAR EM CONSTANTE ADAPTAÇÃO, E PRINCIPALMENTE ASSUMINDO UMA POSTURA INVESTIGATIVA. POR INTERMÉDIO DESSA AVALIAÇÃO COM ENTREVISTA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES PARA LIDAR COM AS REDES SOCIAIS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS, E AINDA O PROCESSO ÁRDUO DE PLANEJAMENTO E REPLANEJAMENTO FRENTE AO ENSINO REMOTO. AS FALAS DA PROFESSORA NOS REMETIAM AO EXERCÍCIO REFLEXIVO ACERCA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS QUE FORAM DESCORTINADAS AO LONGO DESSE PERÍODO PANDÊMICO, REITERANDO QUE A PRINCIPAL HABILIDADE DO PROFESSOR NESSE MOMENTO DIFÍCIL, SEM DÚVIDAS, FOI A CAPACIDADE DE SER RESILIENTE. NESSA ENTREVISTA, OS DESAFIOS FORAM A CONEXÃO QUE OSCILAVA EM ALGUNS MOMENTOS, ALÉM DO NERVOSISMO NATURAL DE CONDUZIR UMA ENTREVISTA COM ALGUÉM DESCONHECIDO, DE MODO QUE TAL ATIVIDADE NOS PERMITE O TREINO DA COMUNICAÇÃO, DESENVOLVENDO NOSSA ORALIDADE E PENSAMENTO LÓGICO FRENTE AO ROTEIRO ELABORADO PARA A ENTREVISTA. A SEGUNDA ENTREVISTA ESTEVE VINCULADA À DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COM OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE TRÊS FASES DISTINTAS DO ENTREVISTADO (IDOSO COM MAIS DE 60 ANOS), INFÂNCIA, PERÍODO ESCOLAR E SENESCÊNCIA, PENSANDO NOS ASPECTOS QUE SE DIFERENCIAM E SE ASSEMELHAM. PARA ESSA ATIVIDADE, CONTAMOS COM UM ENTREVISTADO FAMILIAR, SENDO UMA ATIVIDADE CONSIDERADA MUITO RICA POR NOS PROPICIAR O ENTENDIMENTO ACERCA DOS MOTIVOS QUE LEVARAM ESTE SENHOR A NÃO CONCLUIR OS ESTUDOS, PERMITINDO QUE NÓS, ENQUANTO ESTUDANTES, RECONHEÇAMOS OS DIFERENTES ENTRAVES QUE JUSTIFICAM A EVASÃO ESCOLAR, QUE NO CASO DO ENTREVISTADO, OS MOTIVOS ESTÃO VINCULADOS A QUESTÕES FINANCEIRAS E À NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA CUSTEAR A PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA. ATUALMENTE, ISSO TAMBÉM ACONTECE, ENTRETANTO EXISTEM PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM QUE VISAM MINIMIZAR O QUANTITATIVO DE ADULTOS NESSAS CONDIÇÕES. NA TRAJETÓRIA NARRADA PELO ENTREVISTADO, PUDEMOS PERCEBER OS DIFERENTES CONCEITOS DE INFÂNCIA, INCLUSIVE TRABALHADOS AO LONGO DA DISCIPLINA, NOS REMETENDO A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE DE TEMPOS ATRÁS. ALÉM DISSO, IDENTIFICAMOS O CENÁRIO ESCOLAR DA ÉPOCA, LISTADO PELO ENTREVISTADO COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, MAS COM MUITOS INDICADORES DE ENSINO TRADICIONAL, EM DESTAQUE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, REPORTADO PELO IDOSO, COMO UMA AULA DE MUITOS TRAUMAS EM RELAÇÃO A TABUADA. NESTA ENTREVISTA, O PRINCIPAL DESAFIO ERA A ACEITAÇÃO DO IDOSO EM PARTICIPAR DE NOSSA AVALIAÇÃO, ENTENDENDO QUE TODAS AS PERGUNTAS FAZIAM PARTE DE UM ROTEIRO, E QUE HAVERIA RESPEITO À FORMA DE COMUNICAÇÃO, IGNORANDO PRONÚNCIAS ERRADAS NA FALA E ASSEGURANDO A ASSERTIVIDADE NA HORA DE PROVER OS QUESTIONAMENTOS, EVITANDO BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO, MAL ESTAR, DENTRE OUTROS. POR FIM, A ENTREVISTA ADOTADA NO PERÍODO REMOTO DEMONSTROU-SE UMA RICA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DEBATIDOS EM AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, NOS PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E SÍNTESE. ASSIM, DEFENDEMOS QUE SEJA UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO CADA VEZ MAIS ADOTADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSTO QUE PRODUZ INÚMERAS APRENDIZAGENS PARA ALÉM DO CONTEÚDO APREENDIDO NAS DISCIPLINAS. ◀O INSTRUMENTO “ENTREVISTA” FEZ PARTE DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PED ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL, ENTREVISTA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID266_26102021212321.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDWIRGEM QUEZIA VARGAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDWIRGEM QUEZIA" "autor_email" => "edwirgemvargas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 84543 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 266 "titulo" => "A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "O INSTRUMENTO “ENTREVISTA” FEZ PARTE DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), E OFERTADAS EM PERÍODO REMOTO, EM DETRIMENTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2). EM PERÍODOS “NORMAIS”, DOCENTES E DISCENTES ESTARIAM NAS SALAS DE AULA DA UNIVERSIDADE, REALIZANDO DIVERSAS OUTRAS ATIVIDADES PRÁTICAS, TAIS COMO: SEMINÁRIOS INTEGRADORES, VISITAS ÀS ESCOLAS, DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS. ENTRETANTO, COM O NOVO CENÁRIO DE EDUCAÇÃO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, AS DOCENTES DESSAS DISCIPLINAS APRESENTARAM A ENTREVISTA COMO POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO. PORTANTO, ESTE RELATO OBJETIVA DESCREVER A EXPERIÊNCIA COM O USO DA ENTREVISTA ENQUANTO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ASSIM, NO INÍCIO DO 3º PERÍODO, APÓS AS SEMANAS DE APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO, PERCEBEMOS A PRESENÇA DE UM INSTRUMENTO POUCO UTILIZADO NO CURSO DE PEDAGOGIA – A ENTREVISTA. NUM MOMENTO INICIAL, AS PRIMEIRAS PERGUNTAS QUE SURGIRAM ENTRE NÓS – ESTUDANTES – FORAM: COMO REALIZAR UMA ENTREVISTA EM MEIO A UMA PANDEMIA COM UM IDOSO DE 60 ANOS, CONSIDERADO DO GRUPO DE RISCO DA COVID-19? ENQUANTO NA SEGUNDA DISCIPLINA, TÍNHAMOS QUE BUSCAR UMA PROFISSIONAL QUE EM MEIO A TODO ESSE CAOS, ESTAVA LIDANDO COM TODAS AS SUAS RESPONSABILIDADES COMO PROFESSORA, TRABALHANDO EM CASA E EM DOBRO. DIANTE DESSE CENÁRIO, NÃO PODERÍAMOS IR ATÉ A CASA DESSAS PESSOAS POR CONTA DA PANDEMIA, E AINDA O RECEIO DA CONEXÃO TORNAR-SE INSTÁVEL, IMPOSSIBILITANDO O DIÁLOGO. A PRIMEIRA ENTREVISTA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA COM OBJETIVO DE COMPREENDER A REALIDADE DOS EDUCADORES NESSE PERÍODO DE PANDEMIA E ATÉ MESMO ANTES DELE. PARA ISSO, CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA PROFESSORA QUE RESIDE NA CIDADE DE SANTARÉM (PA), GRADUADA EM PEDAGOGIA E ATUANTE EM UM CMEI DE TEMPO INTEGRAL. DESTACAMOS QUE ESSE FOI O GRANDE DIFERENCIAL DESSE TRABALHO, UMA VEZ QUE SE NÃO FOSSE O PERÍODO DE PANDEMIA, NÃO EXISTIRIA OU SERIA BEM BAIXA A POSSIBILIDADE DE MANTER ESSE TIPO DE CONTATO COM DOCENTES DE OUTRO ESTADO. EM SÍNTESE, NA ENTREVISTA FOI POSSÍVEL COMPREENDER A EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE ESTA ENFATIZOU QUE SER PROFESSOR NÃO É UMA PROFISSÃO FÁCIL, DEVENDO-NOS ESTAR EM CONSTANTE ADAPTAÇÃO, E PRINCIPALMENTE ASSUMINDO UMA POSTURA INVESTIGATIVA. POR INTERMÉDIO DESSA AVALIAÇÃO COM ENTREVISTA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES PARA LIDAR COM AS REDES SOCIAIS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS, E AINDA O PROCESSO ÁRDUO DE PLANEJAMENTO E REPLANEJAMENTO FRENTE AO ENSINO REMOTO. AS FALAS DA PROFESSORA NOS REMETIAM AO EXERCÍCIO REFLEXIVO ACERCA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS QUE FORAM DESCORTINADAS AO LONGO DESSE PERÍODO PANDÊMICO, REITERANDO QUE A PRINCIPAL HABILIDADE DO PROFESSOR NESSE MOMENTO DIFÍCIL, SEM DÚVIDAS, FOI A CAPACIDADE DE SER RESILIENTE. NESSA ENTREVISTA, OS DESAFIOS FORAM A CONEXÃO QUE OSCILAVA EM ALGUNS MOMENTOS, ALÉM DO NERVOSISMO NATURAL DE CONDUZIR UMA ENTREVISTA COM ALGUÉM DESCONHECIDO, DE MODO QUE TAL ATIVIDADE NOS PERMITE O TREINO DA COMUNICAÇÃO, DESENVOLVENDO NOSSA ORALIDADE E PENSAMENTO LÓGICO FRENTE AO ROTEIRO ELABORADO PARA A ENTREVISTA. A SEGUNDA ENTREVISTA ESTEVE VINCULADA À DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COM OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE TRÊS FASES DISTINTAS DO ENTREVISTADO (IDOSO COM MAIS DE 60 ANOS), INFÂNCIA, PERÍODO ESCOLAR E SENESCÊNCIA, PENSANDO NOS ASPECTOS QUE SE DIFERENCIAM E SE ASSEMELHAM. PARA ESSA ATIVIDADE, CONTAMOS COM UM ENTREVISTADO FAMILIAR, SENDO UMA ATIVIDADE CONSIDERADA MUITO RICA POR NOS PROPICIAR O ENTENDIMENTO ACERCA DOS MOTIVOS QUE LEVARAM ESTE SENHOR A NÃO CONCLUIR OS ESTUDOS, PERMITINDO QUE NÓS, ENQUANTO ESTUDANTES, RECONHEÇAMOS OS DIFERENTES ENTRAVES QUE JUSTIFICAM A EVASÃO ESCOLAR, QUE NO CASO DO ENTREVISTADO, OS MOTIVOS ESTÃO VINCULADOS A QUESTÕES FINANCEIRAS E À NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA CUSTEAR A PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA. ATUALMENTE, ISSO TAMBÉM ACONTECE, ENTRETANTO EXISTEM PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM QUE VISAM MINIMIZAR O QUANTITATIVO DE ADULTOS NESSAS CONDIÇÕES. NA TRAJETÓRIA NARRADA PELO ENTREVISTADO, PUDEMOS PERCEBER OS DIFERENTES CONCEITOS DE INFÂNCIA, INCLUSIVE TRABALHADOS AO LONGO DA DISCIPLINA, NOS REMETENDO A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE DE TEMPOS ATRÁS. ALÉM DISSO, IDENTIFICAMOS O CENÁRIO ESCOLAR DA ÉPOCA, LISTADO PELO ENTREVISTADO COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, MAS COM MUITOS INDICADORES DE ENSINO TRADICIONAL, EM DESTAQUE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, REPORTADO PELO IDOSO, COMO UMA AULA DE MUITOS TRAUMAS EM RELAÇÃO A TABUADA. NESTA ENTREVISTA, O PRINCIPAL DESAFIO ERA A ACEITAÇÃO DO IDOSO EM PARTICIPAR DE NOSSA AVALIAÇÃO, ENTENDENDO QUE TODAS AS PERGUNTAS FAZIAM PARTE DE UM ROTEIRO, E QUE HAVERIA RESPEITO À FORMA DE COMUNICAÇÃO, IGNORANDO PRONÚNCIAS ERRADAS NA FALA E ASSEGURANDO A ASSERTIVIDADE NA HORA DE PROVER OS QUESTIONAMENTOS, EVITANDO BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO, MAL ESTAR, DENTRE OUTROS. POR FIM, A ENTREVISTA ADOTADA NO PERÍODO REMOTO DEMONSTROU-SE UMA RICA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DEBATIDOS EM AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, NOS PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E SÍNTESE. ASSIM, DEFENDEMOS QUE SEJA UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO CADA VEZ MAIS ADOTADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSTO QUE PRODUZ INÚMERAS APRENDIZAGENS PARA ALÉM DO CONTEÚDO APREENDIDO NAS DISCIPLINAS. ◀O INSTRUMENTO “ENTREVISTA” FEZ PARTE DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PED ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL, ENTREVISTA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID266_26102021212321.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDWIRGEM QUEZIA VARGAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDWIRGEM QUEZIA" "autor_email" => "edwirgemvargas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }