Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL, ENTREVISTA, , Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
0 of 0
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 84543 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 266 "titulo" => "A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "O INSTRUMENTO “ENTREVISTA” FEZ PARTE DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), E OFERTADAS EM PERÍODO REMOTO, EM DETRIMENTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2). EM PERÍODOS “NORMAIS”, DOCENTES E DISCENTES ESTARIAM NAS SALAS DE AULA DA UNIVERSIDADE, REALIZANDO DIVERSAS OUTRAS ATIVIDADES PRÁTICAS, TAIS COMO: SEMINÁRIOS INTEGRADORES, VISITAS ÀS ESCOLAS, DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS. ENTRETANTO, COM O NOVO CENÁRIO DE EDUCAÇÃO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, AS DOCENTES DESSAS DISCIPLINAS APRESENTARAM A ENTREVISTA COMO POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO. PORTANTO, ESTE RELATO OBJETIVA DESCREVER A EXPERIÊNCIA COM O USO DA ENTREVISTA ENQUANTO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ASSIM, NO INÍCIO DO 3º PERÍODO, APÓS AS SEMANAS DE APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO, PERCEBEMOS A PRESENÇA DE UM INSTRUMENTO POUCO UTILIZADO NO CURSO DE PEDAGOGIA – A ENTREVISTA. NUM MOMENTO INICIAL, AS PRIMEIRAS PERGUNTAS QUE SURGIRAM ENTRE NÓS – ESTUDANTES – FORAM: COMO REALIZAR UMA ENTREVISTA EM MEIO A UMA PANDEMIA COM UM IDOSO DE 60 ANOS, CONSIDERADO DO GRUPO DE RISCO DA COVID-19? ENQUANTO NA SEGUNDA DISCIPLINA, TÍNHAMOS QUE BUSCAR UMA PROFISSIONAL QUE EM MEIO A TODO ESSE CAOS, ESTAVA LIDANDO COM TODAS AS SUAS RESPONSABILIDADES COMO PROFESSORA, TRABALHANDO EM CASA E EM DOBRO. DIANTE DESSE CENÁRIO, NÃO PODERÍAMOS IR ATÉ A CASA DESSAS PESSOAS POR CONTA DA PANDEMIA, E AINDA O RECEIO DA CONEXÃO TORNAR-SE INSTÁVEL, IMPOSSIBILITANDO O DIÁLOGO. A PRIMEIRA ENTREVISTA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA COM OBJETIVO DE COMPREENDER A REALIDADE DOS EDUCADORES NESSE PERÍODO DE PANDEMIA E ATÉ MESMO ANTES DELE. PARA ISSO, CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA PROFESSORA QUE RESIDE NA CIDADE DE SANTARÉM (PA), GRADUADA EM PEDAGOGIA E ATUANTE EM UM CMEI DE TEMPO INTEGRAL. DESTACAMOS QUE ESSE FOI O GRANDE DIFERENCIAL DESSE TRABALHO, UMA VEZ QUE SE NÃO FOSSE O PERÍODO DE PANDEMIA, NÃO EXISTIRIA OU SERIA BEM BAIXA A POSSIBILIDADE DE MANTER ESSE TIPO DE CONTATO COM DOCENTES DE OUTRO ESTADO. EM SÍNTESE, NA ENTREVISTA FOI POSSÍVEL COMPREENDER A EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE ESTA ENFATIZOU QUE SER PROFESSOR NÃO É UMA PROFISSÃO FÁCIL, DEVENDO-NOS ESTAR EM CONSTANTE ADAPTAÇÃO, E PRINCIPALMENTE ASSUMINDO UMA POSTURA INVESTIGATIVA. POR INTERMÉDIO DESSA AVALIAÇÃO COM ENTREVISTA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES PARA LIDAR COM AS REDES SOCIAIS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS, E AINDA O PROCESSO ÁRDUO DE PLANEJAMENTO E REPLANEJAMENTO FRENTE AO ENSINO REMOTO. AS FALAS DA PROFESSORA NOS REMETIAM AO EXERCÍCIO REFLEXIVO ACERCA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS QUE FORAM DESCORTINADAS AO LONGO DESSE PERÍODO PANDÊMICO, REITERANDO QUE A PRINCIPAL HABILIDADE DO PROFESSOR NESSE MOMENTO DIFÍCIL, SEM DÚVIDAS, FOI A CAPACIDADE DE SER RESILIENTE. NESSA ENTREVISTA, OS DESAFIOS FORAM A CONEXÃO QUE OSCILAVA EM ALGUNS MOMENTOS, ALÉM DO NERVOSISMO NATURAL DE CONDUZIR UMA ENTREVISTA COM ALGUÉM DESCONHECIDO, DE MODO QUE TAL ATIVIDADE NOS PERMITE O TREINO DA COMUNICAÇÃO, DESENVOLVENDO NOSSA ORALIDADE E PENSAMENTO LÓGICO FRENTE AO ROTEIRO ELABORADO PARA A ENTREVISTA. A SEGUNDA ENTREVISTA ESTEVE VINCULADA À DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COM OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE TRÊS FASES DISTINTAS DO ENTREVISTADO (IDOSO COM MAIS DE 60 ANOS), INFÂNCIA, PERÍODO ESCOLAR E SENESCÊNCIA, PENSANDO NOS ASPECTOS QUE SE DIFERENCIAM E SE ASSEMELHAM. PARA ESSA ATIVIDADE, CONTAMOS COM UM ENTREVISTADO FAMILIAR, SENDO UMA ATIVIDADE CONSIDERADA MUITO RICA POR NOS PROPICIAR O ENTENDIMENTO ACERCA DOS MOTIVOS QUE LEVARAM ESTE SENHOR A NÃO CONCLUIR OS ESTUDOS, PERMITINDO QUE NÓS, ENQUANTO ESTUDANTES, RECONHEÇAMOS OS DIFERENTES ENTRAVES QUE JUSTIFICAM A EVASÃO ESCOLAR, QUE NO CASO DO ENTREVISTADO, OS MOTIVOS ESTÃO VINCULADOS A QUESTÕES FINANCEIRAS E À NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA CUSTEAR A PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA. ATUALMENTE, ISSO TAMBÉM ACONTECE, ENTRETANTO EXISTEM PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM QUE VISAM MINIMIZAR O QUANTITATIVO DE ADULTOS NESSAS CONDIÇÕES. NA TRAJETÓRIA NARRADA PELO ENTREVISTADO, PUDEMOS PERCEBER OS DIFERENTES CONCEITOS DE INFÂNCIA, INCLUSIVE TRABALHADOS AO LONGO DA DISCIPLINA, NOS REMETENDO A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE DE TEMPOS ATRÁS. ALÉM DISSO, IDENTIFICAMOS O CENÁRIO ESCOLAR DA ÉPOCA, LISTADO PELO ENTREVISTADO COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, MAS COM MUITOS INDICADORES DE ENSINO TRADICIONAL, EM DESTAQUE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, REPORTADO PELO IDOSO, COMO UMA AULA DE MUITOS TRAUMAS EM RELAÇÃO A TABUADA. NESTA ENTREVISTA, O PRINCIPAL DESAFIO ERA A ACEITAÇÃO DO IDOSO EM PARTICIPAR DE NOSSA AVALIAÇÃO, ENTENDENDO QUE TODAS AS PERGUNTAS FAZIAM PARTE DE UM ROTEIRO, E QUE HAVERIA RESPEITO À FORMA DE COMUNICAÇÃO, IGNORANDO PRONÚNCIAS ERRADAS NA FALA E ASSEGURANDO A ASSERTIVIDADE NA HORA DE PROVER OS QUESTIONAMENTOS, EVITANDO BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO, MAL ESTAR, DENTRE OUTROS. POR FIM, A ENTREVISTA ADOTADA NO PERÍODO REMOTO DEMONSTROU-SE UMA RICA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DEBATIDOS EM AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, NOS PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E SÍNTESE. ASSIM, DEFENDEMOS QUE SEJA UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO CADA VEZ MAIS ADOTADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSTO QUE PRODUZ INÚMERAS APRENDIZAGENS PARA ALÉM DO CONTEÚDO APREENDIDO NAS DISCIPLINAS.O INSTRUMENTO “ENTREVISTA” FEZ PARTE DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PED" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL, ENTREVISTA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID266_26102021212321.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDWIRGEM QUEZIA VARGAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDWIRGEM QUEZIA" "autor_email" => "edwirgemvargas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 84543 "edicao_id" => 176 "trabalho_id" => 459 "inscrito_id" => 266 "titulo" => "A ENTREVISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "O INSTRUMENTO “ENTREVISTA” FEZ PARTE DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), E OFERTADAS EM PERÍODO REMOTO, EM DETRIMENTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2). EM PERÍODOS “NORMAIS”, DOCENTES E DISCENTES ESTARIAM NAS SALAS DE AULA DA UNIVERSIDADE, REALIZANDO DIVERSAS OUTRAS ATIVIDADES PRÁTICAS, TAIS COMO: SEMINÁRIOS INTEGRADORES, VISITAS ÀS ESCOLAS, DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS. ENTRETANTO, COM O NOVO CENÁRIO DE EDUCAÇÃO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, AS DOCENTES DESSAS DISCIPLINAS APRESENTARAM A ENTREVISTA COMO POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO. PORTANTO, ESTE RELATO OBJETIVA DESCREVER A EXPERIÊNCIA COM O USO DA ENTREVISTA ENQUANTO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ASSIM, NO INÍCIO DO 3º PERÍODO, APÓS AS SEMANAS DE APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO, PERCEBEMOS A PRESENÇA DE UM INSTRUMENTO POUCO UTILIZADO NO CURSO DE PEDAGOGIA – A ENTREVISTA. NUM MOMENTO INICIAL, AS PRIMEIRAS PERGUNTAS QUE SURGIRAM ENTRE NÓS – ESTUDANTES – FORAM: COMO REALIZAR UMA ENTREVISTA EM MEIO A UMA PANDEMIA COM UM IDOSO DE 60 ANOS, CONSIDERADO DO GRUPO DE RISCO DA COVID-19? ENQUANTO NA SEGUNDA DISCIPLINA, TÍNHAMOS QUE BUSCAR UMA PROFISSIONAL QUE EM MEIO A TODO ESSE CAOS, ESTAVA LIDANDO COM TODAS AS SUAS RESPONSABILIDADES COMO PROFESSORA, TRABALHANDO EM CASA E EM DOBRO. DIANTE DESSE CENÁRIO, NÃO PODERÍAMOS IR ATÉ A CASA DESSAS PESSOAS POR CONTA DA PANDEMIA, E AINDA O RECEIO DA CONEXÃO TORNAR-SE INSTÁVEL, IMPOSSIBILITANDO O DIÁLOGO. A PRIMEIRA ENTREVISTA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA COM OBJETIVO DE COMPREENDER A REALIDADE DOS EDUCADORES NESSE PERÍODO DE PANDEMIA E ATÉ MESMO ANTES DELE. PARA ISSO, CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA PROFESSORA QUE RESIDE NA CIDADE DE SANTARÉM (PA), GRADUADA EM PEDAGOGIA E ATUANTE EM UM CMEI DE TEMPO INTEGRAL. DESTACAMOS QUE ESSE FOI O GRANDE DIFERENCIAL DESSE TRABALHO, UMA VEZ QUE SE NÃO FOSSE O PERÍODO DE PANDEMIA, NÃO EXISTIRIA OU SERIA BEM BAIXA A POSSIBILIDADE DE MANTER ESSE TIPO DE CONTATO COM DOCENTES DE OUTRO ESTADO. EM SÍNTESE, NA ENTREVISTA FOI POSSÍVEL COMPREENDER A EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE ESTA ENFATIZOU QUE SER PROFESSOR NÃO É UMA PROFISSÃO FÁCIL, DEVENDO-NOS ESTAR EM CONSTANTE ADAPTAÇÃO, E PRINCIPALMENTE ASSUMINDO UMA POSTURA INVESTIGATIVA. POR INTERMÉDIO DESSA AVALIAÇÃO COM ENTREVISTA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES PARA LIDAR COM AS REDES SOCIAIS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS, E AINDA O PROCESSO ÁRDUO DE PLANEJAMENTO E REPLANEJAMENTO FRENTE AO ENSINO REMOTO. AS FALAS DA PROFESSORA NOS REMETIAM AO EXERCÍCIO REFLEXIVO ACERCA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS QUE FORAM DESCORTINADAS AO LONGO DESSE PERÍODO PANDÊMICO, REITERANDO QUE A PRINCIPAL HABILIDADE DO PROFESSOR NESSE MOMENTO DIFÍCIL, SEM DÚVIDAS, FOI A CAPACIDADE DE SER RESILIENTE. NESSA ENTREVISTA, OS DESAFIOS FORAM A CONEXÃO QUE OSCILAVA EM ALGUNS MOMENTOS, ALÉM DO NERVOSISMO NATURAL DE CONDUZIR UMA ENTREVISTA COM ALGUÉM DESCONHECIDO, DE MODO QUE TAL ATIVIDADE NOS PERMITE O TREINO DA COMUNICAÇÃO, DESENVOLVENDO NOSSA ORALIDADE E PENSAMENTO LÓGICO FRENTE AO ROTEIRO ELABORADO PARA A ENTREVISTA. A SEGUNDA ENTREVISTA ESTEVE VINCULADA À DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COM OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE TRÊS FASES DISTINTAS DO ENTREVISTADO (IDOSO COM MAIS DE 60 ANOS), INFÂNCIA, PERÍODO ESCOLAR E SENESCÊNCIA, PENSANDO NOS ASPECTOS QUE SE DIFERENCIAM E SE ASSEMELHAM. PARA ESSA ATIVIDADE, CONTAMOS COM UM ENTREVISTADO FAMILIAR, SENDO UMA ATIVIDADE CONSIDERADA MUITO RICA POR NOS PROPICIAR O ENTENDIMENTO ACERCA DOS MOTIVOS QUE LEVARAM ESTE SENHOR A NÃO CONCLUIR OS ESTUDOS, PERMITINDO QUE NÓS, ENQUANTO ESTUDANTES, RECONHEÇAMOS OS DIFERENTES ENTRAVES QUE JUSTIFICAM A EVASÃO ESCOLAR, QUE NO CASO DO ENTREVISTADO, OS MOTIVOS ESTÃO VINCULADOS A QUESTÕES FINANCEIRAS E À NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA CUSTEAR A PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA. ATUALMENTE, ISSO TAMBÉM ACONTECE, ENTRETANTO EXISTEM PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM QUE VISAM MINIMIZAR O QUANTITATIVO DE ADULTOS NESSAS CONDIÇÕES. NA TRAJETÓRIA NARRADA PELO ENTREVISTADO, PUDEMOS PERCEBER OS DIFERENTES CONCEITOS DE INFÂNCIA, INCLUSIVE TRABALHADOS AO LONGO DA DISCIPLINA, NOS REMETENDO A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE DE TEMPOS ATRÁS. ALÉM DISSO, IDENTIFICAMOS O CENÁRIO ESCOLAR DA ÉPOCA, LISTADO PELO ENTREVISTADO COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, MAS COM MUITOS INDICADORES DE ENSINO TRADICIONAL, EM DESTAQUE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, REPORTADO PELO IDOSO, COMO UMA AULA DE MUITOS TRAUMAS EM RELAÇÃO A TABUADA. NESTA ENTREVISTA, O PRINCIPAL DESAFIO ERA A ACEITAÇÃO DO IDOSO EM PARTICIPAR DE NOSSA AVALIAÇÃO, ENTENDENDO QUE TODAS AS PERGUNTAS FAZIAM PARTE DE UM ROTEIRO, E QUE HAVERIA RESPEITO À FORMA DE COMUNICAÇÃO, IGNORANDO PRONÚNCIAS ERRADAS NA FALA E ASSEGURANDO A ASSERTIVIDADE NA HORA DE PROVER OS QUESTIONAMENTOS, EVITANDO BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO, MAL ESTAR, DENTRE OUTROS. POR FIM, A ENTREVISTA ADOTADA NO PERÍODO REMOTO DEMONSTROU-SE UMA RICA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DEBATIDOS EM AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, NOS PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E SÍNTESE. ASSIM, DEFENDEMOS QUE SEJA UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO CADA VEZ MAIS ADOTADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSTO QUE PRODUZ INÚMERAS APRENDIZAGENS PARA ALÉM DO CONTEÚDO APREENDIDO NAS DISCIPLINAS.O INSTRUMENTO “ENTREVISTA” FEZ PARTE DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PED" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL, ENTREVISTA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID266_26102021212321.pdf" "created_at" => "2022-04-04 18:24:16" "updated_at" => "2022-04-12 08:11:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDWIRGEM QUEZIA VARGAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EDWIRGEM QUEZIA" "autor_email" => "edwirgemvargas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-enalic" "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg" "data_publicacao" => "2022-04-06" "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O INSTRUMENTO “ENTREVISTA” FEZ PARTE DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, OBRIGATÓRIAS NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), E OFERTADAS EM PERÍODO REMOTO, EM DETRIMENTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (SARS-COV-2). EM PERÍODOS “NORMAIS”, DOCENTES E DISCENTES ESTARIAM NAS SALAS DE AULA DA UNIVERSIDADE, REALIZANDO DIVERSAS OUTRAS ATIVIDADES PRÁTICAS, TAIS COMO: SEMINÁRIOS INTEGRADORES, VISITAS ÀS ESCOLAS, DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS. ENTRETANTO, COM O NOVO CENÁRIO DE EDUCAÇÃO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, AS DOCENTES DESSAS DISCIPLINAS APRESENTARAM A ENTREVISTA COMO POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO. PORTANTO, ESTE RELATO OBJETIVA DESCREVER A EXPERIÊNCIA COM O USO DA ENTREVISTA ENQUANTO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO EM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. ASSIM, NO INÍCIO DO 3º PERÍODO, APÓS AS SEMANAS DE APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO, PERCEBEMOS A PRESENÇA DE UM INSTRUMENTO POUCO UTILIZADO NO CURSO DE PEDAGOGIA – A ENTREVISTA. NUM MOMENTO INICIAL, AS PRIMEIRAS PERGUNTAS QUE SURGIRAM ENTRE NÓS – ESTUDANTES – FORAM: COMO REALIZAR UMA ENTREVISTA EM MEIO A UMA PANDEMIA COM UM IDOSO DE 60 ANOS, CONSIDERADO DO GRUPO DE RISCO DA COVID-19? ENQUANTO NA SEGUNDA DISCIPLINA, TÍNHAMOS QUE BUSCAR UMA PROFISSIONAL QUE EM MEIO A TODO ESSE CAOS, ESTAVA LIDANDO COM TODAS AS SUAS RESPONSABILIDADES COMO PROFESSORA, TRABALHANDO EM CASA E EM DOBRO. DIANTE DESSE CENÁRIO, NÃO PODERÍAMOS IR ATÉ A CASA DESSAS PESSOAS POR CONTA DA PANDEMIA, E AINDA O RECEIO DA CONEXÃO TORNAR-SE INSTÁVEL, IMPOSSIBILITANDO O DIÁLOGO. A PRIMEIRA ENTREVISTA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UMA ATIVIDADE DA DISCIPLINA DE DIDÁTICA COM OBJETIVO DE COMPREENDER A REALIDADE DOS EDUCADORES NESSE PERÍODO DE PANDEMIA E ATÉ MESMO ANTES DELE. PARA ISSO, CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE UMA PROFESSORA QUE RESIDE NA CIDADE DE SANTARÉM (PA), GRADUADA EM PEDAGOGIA E ATUANTE EM UM CMEI DE TEMPO INTEGRAL. DESTACAMOS QUE ESSE FOI O GRANDE DIFERENCIAL DESSE TRABALHO, UMA VEZ QUE SE NÃO FOSSE O PERÍODO DE PANDEMIA, NÃO EXISTIRIA OU SERIA BEM BAIXA A POSSIBILIDADE DE MANTER ESSE TIPO DE CONTATO COM DOCENTES DE OUTRO ESTADO. EM SÍNTESE, NA ENTREVISTA FOI POSSÍVEL COMPREENDER A EXPERIÊNCIA DA PROFESSORA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE ESTA ENFATIZOU QUE SER PROFESSOR NÃO É UMA PROFISSÃO FÁCIL, DEVENDO-NOS ESTAR EM CONSTANTE ADAPTAÇÃO, E PRINCIPALMENTE ASSUMINDO UMA POSTURA INVESTIGATIVA. POR INTERMÉDIO DESSA AVALIAÇÃO COM ENTREVISTA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES PARA LIDAR COM AS REDES SOCIAIS, MEIOS DE COMUNICAÇÃO COM PAIS E RESPONSÁVEIS, E AINDA O PROCESSO ÁRDUO DE PLANEJAMENTO E REPLANEJAMENTO FRENTE AO ENSINO REMOTO. AS FALAS DA PROFESSORA NOS REMETIAM AO EXERCÍCIO REFLEXIVO ACERCA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS QUE FORAM DESCORTINADAS AO LONGO DESSE PERÍODO PANDÊMICO, REITERANDO QUE A PRINCIPAL HABILIDADE DO PROFESSOR NESSE MOMENTO DIFÍCIL, SEM DÚVIDAS, FOI A CAPACIDADE DE SER RESILIENTE. NESSA ENTREVISTA, OS DESAFIOS FORAM A CONEXÃO QUE OSCILAVA EM ALGUNS MOMENTOS, ALÉM DO NERVOSISMO NATURAL DE CONDUZIR UMA ENTREVISTA COM ALGUÉM DESCONHECIDO, DE MODO QUE TAL ATIVIDADE NOS PERMITE O TREINO DA COMUNICAÇÃO, DESENVOLVENDO NOSSA ORALIDADE E PENSAMENTO LÓGICO FRENTE AO ROTEIRO ELABORADO PARA A ENTREVISTA. A SEGUNDA ENTREVISTA ESTEVE VINCULADA À DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, COM OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE TRÊS FASES DISTINTAS DO ENTREVISTADO (IDOSO COM MAIS DE 60 ANOS), INFÂNCIA, PERÍODO ESCOLAR E SENESCÊNCIA, PENSANDO NOS ASPECTOS QUE SE DIFERENCIAM E SE ASSEMELHAM. PARA ESSA ATIVIDADE, CONTAMOS COM UM ENTREVISTADO FAMILIAR, SENDO UMA ATIVIDADE CONSIDERADA MUITO RICA POR NOS PROPICIAR O ENTENDIMENTO ACERCA DOS MOTIVOS QUE LEVARAM ESTE SENHOR A NÃO CONCLUIR OS ESTUDOS, PERMITINDO QUE NÓS, ENQUANTO ESTUDANTES, RECONHEÇAMOS OS DIFERENTES ENTRAVES QUE JUSTIFICAM A EVASÃO ESCOLAR, QUE NO CASO DO ENTREVISTADO, OS MOTIVOS ESTÃO VINCULADOS A QUESTÕES FINANCEIRAS E À NECESSIDADE DE TRABALHAR PARA CUSTEAR A PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA. ATUALMENTE, ISSO TAMBÉM ACONTECE, ENTRETANTO EXISTEM PROGRAMAS DE APRENDIZAGEM QUE VISAM MINIMIZAR O QUANTITATIVO DE ADULTOS NESSAS CONDIÇÕES. NA TRAJETÓRIA NARRADA PELO ENTREVISTADO, PUDEMOS PERCEBER OS DIFERENTES CONCEITOS DE INFÂNCIA, INCLUSIVE TRABALHADOS AO LONGO DA DISCIPLINA, NOS REMETENDO A COMPREENSÃO DA SOCIEDADE DE TEMPOS ATRÁS. ALÉM DISSO, IDENTIFICAMOS O CENÁRIO ESCOLAR DA ÉPOCA, LISTADO PELO ENTREVISTADO COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM, MAS COM MUITOS INDICADORES DE ENSINO TRADICIONAL, EM DESTAQUE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA, REPORTADO PELO IDOSO, COMO UMA AULA DE MUITOS TRAUMAS EM RELAÇÃO A TABUADA. NESTA ENTREVISTA, O PRINCIPAL DESAFIO ERA A ACEITAÇÃO DO IDOSO EM PARTICIPAR DE NOSSA AVALIAÇÃO, ENTENDENDO QUE TODAS AS PERGUNTAS FAZIAM PARTE DE UM ROTEIRO, E QUE HAVERIA RESPEITO À FORMA DE COMUNICAÇÃO, IGNORANDO PRONÚNCIAS ERRADAS NA FALA E ASSEGURANDO A ASSERTIVIDADE NA HORA DE PROVER OS QUESTIONAMENTOS, EVITANDO BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO, MAL ESTAR, DENTRE OUTROS. POR FIM, A ENTREVISTA ADOTADA NO PERÍODO REMOTO DEMONSTROU-SE UMA RICA POSSIBILIDADE DE AMPLIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DEBATIDOS EM AULAS SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, NOS PERMITINDO O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO E SÍNTESE. ASSIM, DEFENDEMOS QUE SEJA UM INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO CADA VEZ MAIS ADOTADO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POSTO QUE PRODUZ INÚMERAS APRENDIZAGENS PARA ALÉM DO CONTEÚDO APREENDIDO NAS DISCIPLINAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.